a cerveja está acida e um pouco aguada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Feb 23, 2022
Messages
10
Reaction score
1
Location
laranja da terra es
boa noite, fiz minha segunda remessa de cerveja utilizando o método biab, a primeiro cerveja teve um gosto acido nela era uma session ipa. a segundo estou fazendo a fermentação e hoje medi a OG dela e notei que a fermentação foi rápida. A OG passou de 1.035 para aproximadamente 1.014 em 3 dias , porem notei um gosto acido novamente na cerveja e está aguada. será que ouve um contaminação e devo jogar fora a remessa?
 
olha, eu nunca fiz session ipa, mas acho que 1035 é uma og baixa demais... Nem as minha WeissBier ficam tão baixa assim... Dê mais detalhes pra galera analisar, se possível poste a receita e o procedimento passo a passo da sua brassagem com rampas, sanitização...
 
Das duas uma, ou a cerveja tá verde, e dá essa sensação de acidez, ou ela ta contaminada. Qual fermento você usou?
 
3 dias ainda está fermentando muito. Normal é 7 ou mais. Eu fermento uns 10 ou 12 dias. E 1035 realmente pra IPA, é muito baixo. Cerveja vai ficar com pouquíssimo alcool. Ou colocou muito água ou pouco malte. Passa a receita e a quantidade de água que usou. Assim o pessoal vai entender mais facilmente pra te ajudar.
 
A receita foi 1,5 kg de Malte Pale Ale Maris Otter, 200 gramas de flocos de aveia e 200 gramas de Malte Castle Malting. foi utilizado 30 gramas de lúpulo columbus sendo 10 gramas a 60 minutos e o 20 no final da fervura, 30 gramas de lúpulo cascade no final da fervura. 10 litros de agua para mostura e 5 para lavagem.
 
Caro Raykar,

Quantos litros de cerveja preparou? Qual a variedade do Castle Malting? Você fez controle de temperatura? Como?
Muitas vezes a acidez pode ser confundida com a sensação de álcool superior provocada por uso de pouco fermento em relação ao volume do mosto. O uso de um software ou o site do brewersfriend para criar sua receita vai ajudar muito no preparo da sua bebida.
Enfim, passe mais informações para poder ajudar.
 
boa noite, fiz minha segunda remessa de cerveja utilizando o método biab, a primeiro cerveja teve um gosto acido nela era uma session ipa. a segundo estou fazendo a fermentação e hoje medi a OG dela e notei que a fermentação foi rápida. A OG passou de 1.035 para aproximadamente 1.014 em 3 dias , porem notei um gosto acido novamente na cerveja e está aguada. será que ouve um contaminação e devo jogar fora a remessa?

Tente sempre validar as receitas por aqui no fórum ou em grupo de whats, enfim.... as vezes o que os caras fazem no youtube e outras reder sociais não funcionam muito bem na vida de um mero mortal.
 
O aguado que vc sente pode ser por conta da OG baixa. O ácido talvez falte maturar. Lembro que fiz uma Cream Ale e resolvi provar logo após o descanso de diacetil. Estava mto ácida. Então para disfarçar sentei o dedo na polpa de maracujá direto no balde. Disfarçou, mas continuou ácida. Então maturei a 12°C por 7 dias e ela arredondou. Até a acidez do maracujá sumiu.
 
O aguado que vc sente pode ser por conta da OG baixa. O ácido talvez falte maturar. Lembro que fiz uma Cream Ale e resolvi provar logo após o descanso de diacetil. Estava mto ácida. Então para disfarçar sentei o dedo na polpa de maracujá direto no balde. Disfarçou, mas continuou ácida. Então maturei a 12°C por 7 dias e ela arredondou. Até a acidez do maracujá sumiu.
sim, eu provei ela final de semana e já estava menos acida agora irei deixar ela parada por mais alguns dias para acabar de arredondar.
 
Sempre faço Ultra Session IPAs para o dia a dia. A minha fica com 2,5% de alcool. É bem leve mesmo. Porém mosturo a 72 graus para dar mais corpo, e utilizo maltes caramelo, aveia, munich pelo mesmo motivo. Utilizo fermento inglês de baixa atenuação também. A OG começa em 1035 e termina em 1015 mais ou menos. Acho que fica bem aceitável para os dias quentes. Você pode encher os canecos que não fica "borracho". Quanto à acidez é só deixar o fermentador alguns dias a uns 22 graus que desaparece. Também seria bom deixar a zero grau durante uns 5 dias para limpar o excesso de sedimentos de fermento, lúpulo e aveia.
 
Back
Top