A blond ale que não ficou blond

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fraukman

Active Member
Joined
Jul 26, 2016
Messages
32
Reaction score
3
Pessoal venho passando por um problema de cor nas minhas brassagens, foram 2 até o momento e as duas ficaram mais escuras do que deveriam, gostaria de saber se vocês tem ideia do que pode estar causando isso ?

Para 10 litros.
era para ser uma Belgian blonde ale

Grain Bill:
malte pilsen - 2.4 kg
malte vienna - 0.3 kg
malte melano - 0.1 kg
açúcar cristal - 0.160 kg
flocos de aveia - 0.150 kg

Fermento Fermentis (BE-256) Abbaye


2uh2z54.jpg



Eu tive uma eficiencia de mostura maior do que o esperado, estimei 65% e deu 72%, mas não sei se tem alguma relação com isso.

Agradeço desde já.
 
Como vc tem feito o aquecimento? Usa fogo ou resistencia?
Essa cor não pode ter vindo da caramelização do açúcar?
:mug:
 
Você ficou movimentando o mosto enquanto estava com o fogo ligado? Pode ter sido caramelização dos açucares do mosto.
 
Eu uso resistência mas ligo só até atingir a strike temp, depois desligo e adiciono os grãos e deixo lá fazendo a conversão com a resistência desligada mesmo


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pelos ingredientes era pra ter ficado bem mais claro

Vc tá pondo o açúcar em qual momento?

André Wenderosck
 
Coloquei nos 5 minutos finais da fervura. E possível que tenha caramelizado?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Antes de por o açúcar ela já está nessa cor?

Acho que e muito pouco tempo pra o açúcar caramelizar em 10l de mosto

Se não quando fizéssemos o prime iríamos colocar "calda de caramelo" em vez calda de acucar na cerveja

André Wenderosck
 
Realmente não faz muito sentido. Pelo que eu lembro acho que ela já estava meio escura na mostura mesmo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pode ser esse Melano que vc tá pondo

Tenta tirar ele é põe um Munich claro 15 EBC
Vc já colocou a aveia que ajuda a reter espuma o melano tá ai só pra escurecer e dar um pouco de corpo que o Viena já faz

Um detalhe se seu monitor estiver descalibado pode estar dando essa diferença de cor entre o software e é o copo

André Wenderosck
 
Obrigado pela ajuda, vou tentar ajustar o monitor e mudar os maltes. Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Bom pra ajustar cor do monitor so imprimir uma tabela de cores (com tinta original ou em gráfica) e ver se tem diferença da impressa do que aparece no monitor

André Wenderosck
 
Caramelização é difícil pois só ocorre em temperaturas bem acima da temperatura de ebulição.
Mas pode, e acredito que seja, a reação de Maillard já que esta acontece em temperaturas bem mais baixas.
A intensidade e o tempo de fervura vão ter influência nesta reação bem como a quantidade de proteínas e aminoácidos presentes no mosto (ó o melanoidina aí).
 
Foi uma fervura bem intensa já que a resistência é de 3kw e tinha uns 15 L de mosto.
Já ouvi falar dessa reação mas nunca parei para estudar ela então acho que vou dar uma pesquisada. Obrigado.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pode ser esse Melano que vc tá pondo

Tenta tirar ele é põe um Munich claro 15 EBC
Vc já colocou a aveia que ajuda a reter espuma o melano tá ai só pra escurecer e dar um pouco de corpo que o Viena já faz

Um detalhe se seu monitor estiver descalibado pode estar dando essa diferença de cor entre o software e é o copo

André Wenderosck

amigo,

qual malte pilsen usou?
 
Foi uma fervura bem intensa já que a resistência é de 3kw e tinha uns 15 L de mosto.
Já ouvi falar dessa reação mas nunca parei para estudar ela então acho que vou dar uma pesquisada. Obrigado.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Se não me engano, uma resistencia muito potente pra uma quantidade de liquido muito pequena, pode resultar em caramelização.
Justamente pelo excesso de calor e pelo pouco liquido pra absorver e dissipar esse calor. Ainda mais estando a resistencia imersa no liquido.
 
Opa, eu não afirmei isso, apenas respondi a pergunta do amigo onde ele perguntou qual malte pilsen eu usei.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Back
Top