Açúcar no BeerSmith

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

BrunoMiguell

Well-Known Member
Joined
Sep 18, 2013
Messages
58
Reaction score
5
Boa noite pessoal!

Estou desenvolvendo umas receitas no BeerSmith usando açúcar e uma coisa está me deixando desconfiado. Com a mesma quantidade de maltes, quando eu retiro o açúcar da receita, a OG diminui (até aí tudo bem), mas a FG estimada aumenta.

Isso ficou muito evidente numa Tripel:

7kg Pilsen
1,15kg de açúcar de cana
Mostura a 65 graus
OG 1,080 FG 1,006 (meio bizarro chegar nessa atenuação pelo que li, mas enfim)
Aí se eu tiro o açúcar:
OG 1,062 e FG 1,010

Aconteceu também numa IPA que eu coloquei 250g de açúcar.
OG 1,065 FG 1,012
Tirando o açúcar:
OG 1,061 FG 1,013

Sei que a cerveja fica mais seca com o açúcar, e é por isso mesmo que eu estou usando. Mas a FG não deveria ficar a mesma com ou sem o açúcar, já que ele é 100% fermentável? Ou o açúcar "ajuda" o fermento a consumir algum dos açucares do malte? :confused:
 
Bruno, chuto que o software pode estar considerando que com mais álcool a levedura vai ter sua performance reduzida no final. Pode estar considerando também que a levedura fique mais preguiçosa com a glicose fácil.
 
Boa noite pessoal!

Estou desenvolvendo umas receitas no BeerSmith usando açúcar e uma coisa está me deixando desconfiado. Com a mesma quantidade de maltes, quando eu retiro o açúcar da receita, a OG diminui (até aí tudo bem), mas a FG estimada aumenta.

Isso ficou muito evidente numa Tripel:

7kg Pilsen
1,15kg de açúcar de cana
Mostura a 65 graus
OG 1,080 FG 1,006 (meio bizarro chegar nessa atenuação pelo que li, mas enfim)
Aí se eu tiro o açúcar:
OG 1,062 e FG 1,010

Aconteceu também numa IPA que eu coloquei 250g de açúcar.
OG 1,065 FG 1,012
Tirando o açúcar:
OG 1,061 FG 1,013

Sei que a cerveja fica mais seca com o açúcar, e é por isso mesmo que eu estou usando. Mas a FG não deveria ficar a mesma com ou sem o açúcar, já que ele é 100% fermentável? Ou o açúcar "ajuda" o fermento a consumir algum dos açucares do malte? :confused:

Você mesmo respondeu sua pergunta.
Açucar é 100% fermentavel, por isso a fg diminui quando usa o açucar.
uma cerveja feita 100% com açucar chegando a 1040 por exemplo, poderia chegar a 1000 de fg. Mas uma cerveja puro malte com 1040 de og, não chegaria nunca a 1000 de fg.
 
Mas tem um porém aí que me deixou na dúvida também.

Ele só tirou o açúcar, na visão simplista isso deveria manter a mesma FG e não aumentar ela. Vejam que ele manteve o mesmo malte, não aumentou o malte para atingir a mesma OG que utilizando açúcar.
 
Inclusive fermentar 100% açúcar pode chegar abaixo de 1.000, já que a densidade do álcool é menor que a da água.

Por isto que se vc pegar uma receita com 4kg de malte, e uma receita com 4k de malte mais 1kg de açúcar, a FG desta última será menor que a primeira, pois gerou mais álcool.
 
Inclusive fermentar 100% açúcar pode chegar abaixo de 1.000, já que a densidade do álcool é menor que a da água.

Por isto que se vc pegar uma receita com 4kg de malte, e uma receita com 4k de malte mais 1kg de açúcar, a FG desta última será menor que a primeira, pois gerou mais álcool.

Agora fez sentido, quando utilizado açúcar o volume da solução tem mais álcool diluído o que causa uma FG menor.
 
Bruno, chuto que o software pode estar considerando que com mais álcool a levedura vai ter sua performance reduzida no final. Pode estar considerando também que a levedura fique mais preguiçosa com a glicose fácil.

Pois é, mas o que está acontecendo é o inverso. :(

Você mesmo respondeu sua pergunta.
Açucar é 100% fermentavel, por isso a fg diminui quando usa o açucar.
uma cerveja feita 100% com açucar chegando a 1040 por exemplo, poderia chegar a 1000 de fg. Mas uma cerveja puro malte com 1040 de og, não chegaria nunca a 1000 de fg.

Mas como o Fagner falou, a quantidade de malte segue a mesma. Então, na minha cabeça, a FG deveria ser a mesma, pois sobrariam os mesmos açúcares não fermentáveis do malte.

Inclusive fermentar 100% açúcar pode chegar abaixo de 1.000, já que a densidade do álcool é menor que a da água.

Por isto que se vc pegar uma receita com 4kg de malte, e uma receita com 4k de malte mais 1kg de açúcar, a FG desta última será menor que a primeira, pois gerou mais álcool.

Hummm... Confesso que não tinha me atentado com a densidade do álcool.
Postei todas as respostas só pra companhar o raciocínio, mas acho que aí matou.. :mug:
 
Eu tinha entendido o contrário rs
Faz todo o sentido sobre a densidade do alcool
 
Back
Top