2 dias sem alteração na fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

wagnerlibardi

Well-Known Member
Joined
Jul 17, 2014
Messages
329
Reaction score
59
Pessoal,

Fiz minha brassagem de uma Lager e ao termino adicionei o fermento direto no mostro (não hidratei) que estava a 25 graus. Passaram-se 2 dias e não teve nenhuma alteração. Nada de espuma, nada de air lock trabalhando e a densidade não mudou nada também. Está fermentando à 11 graus como recomendado pelo fabricante do fermento para lager.

Isso é normal?
 
Pessoal,

Fiz minha brassagem de uma Lager e ao termino adicionei o fermento direto no mostro (não hidratei) que estava a 25 graus. Passaram-se 2 dias e não teve nenhuma alteração. Nada de espuma, nada de air lock trabalhando e a densidade não mudou nada também. Está fermentando à 11 graus como recomendado pelo fabricante do fermento para lager.

Isso é normal?

"Normal" dá pra dizer que sim, mas longe de "ideal", devido as condições que vc submeteu o fermento (nao reidratação e talvez quantidade), esses fatores aumentam o lag time da fermentação. Quanto de fermento vc utilizou?
 
"Normal" dá pra dizer que sim, mas longe de "ideal", devido as condições que vc submeteu o fermento (nao reidratação e talvez quantidade), esses fatores aumentam o lag time da fermentação. Quanto de fermento vc utilizou?

1 pacote (11,5g) para 20L
 
Sugestão é hidratar com 10mL para cada grama de fermento !!

Mas é por isso que eu gosto de Ale. Coloquei no fermentador sábado às 17:00 e ontem as 08:00 airlock bombando !!
 
Só para você pensar na próxima brassagem:

Minha primeira cerveja, 10 litros de mosto a 1058 de gravidade, com um pitch direto do pacote, 10gramas para 10 litros, sem hidratação, deu um lag time de 20 horas.

A segunda, mesma densidade, porém com o fermento hidratado conforme eu li aqui no fórum: lag time de 4 horas.

Ambos usando S-04 nas mesmas condiçoes de temperatura.

O trabalho de hidratar o fermento é pequeno comparado ao benefício que ele trás.
 
Só para você pensar na próxima brassagem:

Minha primeira cerveja, 10 litros de mosto a 1058 de gravidade, com um pitch direto do pacote, 10gramas para 10 litros, sem hidratação, deu um lag time de 20 horas.

A segunda, mesma densidade, porém com o fermento hidratado conforme eu li aqui no fórum: lag time de 4 horas.

Ambos usando S-04 nas mesmas condiçoes de temperatura.

O trabalho de hidratar o fermento é pequeno comparado ao benefício que ele trás.

Vou hidratar na próxima brassagem.
 
1 pacote (11,5g) para 20L

Lager é de 2 a 3 pacotes por 20 litros pelo menos, hidratado. Não hidratar pode considerar que por volta de 50% das celulas morreram. Então vc tem aí mais ou menos 1/4 do pitching rate adequado... Na próxima reidrate e use mais fermento. Pode calcular a quantidade de fermento pela calculadora do brewersfriend.
 
Lager é de 2 a 3 pacotes por 20 litros pelo menos, hidratado. Não hidratar pode considerar que por volta de 50% das celulas morreram. Então vc tem aí mais ou menos 1/4 do pitching rate adequado... Na próxima reidrate e use mais fermento. Pode calcular a quantidade de fermento pela calculadora do brewersfriend.

Está no site da fermentis que 1 pacote é para 10 a 20 litros s-23
 
Está no site da fermentis que 1 pacote é para 10 a 20 litros s-23

Olá Wagner,

Essa é uma questão bastante frequente, sobre a quantidade recomendada pelo fabricante e a quantidade a usar. Essa aqui é uma resposta do Guenther, de 3 dias atrás sobre a mesma questão, sendo que o caso é uma ALE:

Não, normalmente um pacote não serve pra 20 litros.

Vai fermentar? Vai. Mesmo que coloque 2 gramas vai fermentar.... mas isso está longe de ser a dosagem correta segundo a literatura (não segundo o fabricante, que no geral, não se deve confiar para o caso de fermento seco).

Ou seja, como disse o Zé... 1 pacote, hidratado com água, tudo certinho. Errar pra cima nunca vai te dar problema em 95% dos casos... errar pra baixo vai.

E cara, fermento seco, via de regra, não se deve fracionar e guardar.

Abraço,

(http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?p=5096890#post5096890)

Pra lagers a quantidade é multiplicada por 2.

Abraço
 
Pessoal, estou com a seguinte situação e gostaria de uma ajuda. Achei melhor aproveitar esse POST de lag time.

Fabriquei no domingo uma Vienna Lager. São 100L de cerveja final. OG em 1055

Utilizei 150g de fermento seco W34/70 que foram devidamente hidratados da seguinte forma:
1500ml de água previamente fervida. Ao chegar na temperatura ambiente (cerca de 30C) coloquei todo o fermento aos poucos. De 5 min em 5min balançava um pouco a mistura (com cuidado) para homogeneizar a mistura. Deixei descansando uns 15min antes de colocar no fermentador.

Tenho dois tanques. Um de 70L e outro de 30L. Coloquei 70% do fermento hidratado em um tanque e 30% no outro tanque. A cerveja estava em cerca de 25C.

Coloquei as duas geladeiras para 12C (controlo por TIC).

Ontem a noite, ou seja, cerca de 30h de mosto no tanque não havia qualquer atividade nos dois airlocks.

O fermentador grande está em 12 brix (refratômetro) e o tanque pequeno em 8.4 brix. (?). Sei que a medida de refratômetro sofre variação pela presença do álcool e não é confiável. Utilizo somente (após devida correção em softwares) para avaliar final da fermentação (quando eu faço a medição real pelo densímetro).

Mesmo assim, porque será que deu tanta diferença no dois tanques? Será que é porque o pequeno chega na temperatura de fermentação mais rápido? Porque nenhum dos airlocks demonstram ação? Esse lag time é normal?

Trata-se da minha segunda lager mas é a primeira com lag time tão grande. E olha que na anterior (Pilsen) eu usei fermento seco direto (que não é recomendado).
 
Olá cnlemos,

Provavelmente a diferença de densidade entre as duas fermentações se deve à diferenças de quantidade de fermento inoculado, vc estimou 30 e 70% pelo volume do fermento hidratado? as vezes nao é uma medida muito confiável.

Não borbulhar no airlock não significa que a cerveja já nao esteja fermentando. Como são 12ºC, antes de começar a liberar CO2, o mosto vai absorver todo o CO2 correspondente à quantidade do gás que se dissolve no líquido à essa temperatura.

As vezes diferenças de headspace (espaço livre no fermentador) interferem no lag time aparente, dando a impressão de que em um caso foi mais rápido que o outro.

Sugiro que vc fique tranquilo e espere. Pra mim sempre foi comum ter umas 36 horas sem bolhas no airlock nas lagers.

Abraço
 
Tu encheu o grande primeiro, e depois o pequeno?

Depois de encher os dois, mediu a densidade em cada um?

Pode ter dado diferença na hora de encher, pois o mosto mais denso tende a ficar em baixo.

Bom, tirando esse problema, eu vejo coisas muito mais preocupantes:

1) Inocular a 25 uma lager - não é uma boa. Pra Ale dá pra fazer isso.... lager, não.

2) Temperatura de fermentação.... as melhores indicações de lagers que já vi até hoje recomendam começar pelos 8 graus, não em 12.

3) Aparentemente, foi pouco fermento.

Abraço,
 
Tiago,
como o erlenmeyer tem gradução em ML ficou fácil estipular a quantidade do fermento hidratado que eu deveria medir. Como um fermentador tem 70L de capacidade e o outro 30L, fiz a proporação 70/30 do fermento hidratado. Será que a quantidade de células pode variar muito?
Algo como os 70% em volume ter 50% das células e os outros 30% do volume com os outros 50% das células? Eu procurei dar uma leve homogeneizada no fermento hidratado antes de inocular.

Obrigado pela explicação da questão da absorção do CO2 no estágio inicial da fermentação. Não sabia.

Guenther,
sim, enchi o tanque maior primeiro e depois o menor. Interessante a análise da densidade do mosto. Esse pode ser um fator sim. Eu acabei não medindo a densidade dos dois tanques. Eu medi apenas do tanque maior pois presumi que a densidade entre ambos não iria variar.

O correto é inocular fermentos Lager à qual temperatura?
Já que não comecei com 12C, qual problema pode ocorrer na cerveja? Devo baixar hoje para 8C ??? Qual a vantagem de começar com temperatura mais baixa?

Com relação à quantidade de fermento eu utilizei a calculadora da Brewersfriend. Utilizei 150g para 100L, proporção de 1,5g/L. Qual proporção é a ideal? 1,75g/L ?

No prospecto da Fermentis:
Fermentation temperature: 9-22°C (48.2-71.6°F) ideally 12-15°C (53.6-59°F)

Obrigado!!!
 
Tiago,
como o erlenmeyer tem gradução em ML ficou fácil estipular a quantidade do fermento hidratado que eu deveria medir. Como um fermentador tem 70L de capacidade e o outro 30L, fiz a proporação 70/30 do fermento hidratado. Será que a quantidade de células pode variar muito?
Algo como os 70% em volume ter 50% das células e os outros 30% do volume com os outros 50% das células? Eu procurei dar uma leve homogeneizada no fermento hidratado antes de inocular.

Obrigado pela explicação da questão da absorção do CO2 no estágio inicial da fermentação. Não sabia.

Guenther,
sim, enchi o tanque maior primeiro e depois o menor. Interessante a análise da densidade do mosto. Esse pode ser um fator sim. Eu acabei não medindo a densidade dos dois tanques. Eu medi apenas do tanque maior pois presumi que a densidade entre ambos não iria variar.

O correto é inocular fermentos Lager à qual temperatura?
Já que não comecei com 12C, qual problema pode ocorrer na cerveja? Devo baixar hoje para 8C ??? Qual a vantagem de começar com temperatura mais baixa?

Com relação à quantidade de fermento eu utilizei a calculadora da Brewersfriend. Utilizei 150g para 100L, proporção de 1,5g/L. Qual proporção é a ideal? 1,75g/L ?

No prospecto da Fermentis:
Fermentation temperature: 9-22°C (48.2-71.6°F) ideally 12-15°C (53.6-59°F)

Obrigado!!!
Esqueça indicação de fabricantes, ainda mais de fermento seco. Siga a literatura.

Não sei de que forma tu usou a calculadora do Brewer's Friend, mas fez algo errado.

Acabei de fazer as contas com ela, utilizando fator "Pro Brewer Lagers 1.5", que significa 1.5 milhões de células por ML por grau Plato, e pra 100 litros a 1055 de OG, precisaria de 204 gramas de fermento.

Refaz as contas aí e vê o que erraste.

Particularmente, eu sou até mais radical e uso o Pro Brewer 1.75 ou 2, dependendo do caso.

Abraço,
 
Guenther,

devo ter colocado a densidade do mosto errada. Como acabei usando um sache a mais tive um total de 161g ao inves das 204g necessárias.
Under Picthing de 21%. :smack:

Vou manter meu planejamento da fermentação e avaliar o resultado.

Vou postando aqui...
Obrigado.

Cristiano.
 
Back
Top