1 ou 2 pacotes de fermento?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Tricologan

Member
Joined
Jul 25, 2018
Messages
6
Reaction score
0
Location
Pindamonhangaba
Bom dia pessoal, sou novo aqui e vou fazer em breve minha primeira brassagem

Estou estudando bastante pra não fazer coisa errada e perder a leva.

Eis a minha dúvida. Comprei na Lamas um kit pronto de 20l de Amber Ale e veio um pacote de 10g de fermento m15 da Mangrove's Jack. Por curiosidade, coloquei a receita no brewer's friend pra ver se o estilo bate e lá falou que preciso fazer starter, pois tem pouco mais da metade necessaria de fermento.

Como nunca fiz e não quero errar na primeira leva, acham melhor eu comprar mais um saquinho de M15 e fazer a leva com 2 pra não ter problema? Ou 1 realmente serve, hidratando antes apenas. Olhei no site do fabricante do fermento e lá diz que ele faz até 23l com um saquinho de 10g

Valeu pessoal.
 
Esta é uma discussão interminável.

Dá para usar um pacote somente (bem hidratado, com somente água a 35ºC) Dá.
Vai ficar bom? vai.

Mas as calculadoras dizem que precisa o dobro? Dizem.
E precisa ? Precisa sim.

Vai ficar melhor se eu colocar mais fermento (2pct) ? Vai.
Vou notar a diferença? Depende. Um novato nunca veria a diferença, muitos veteranos não notam até hoje.

Agora a parte séria da coisa: Uma coisa é produzir segundo as especificações de quem estuda muito e entende do assunto, onde se tem o reflexo nas "calculadoras de fermento/pitch rate", é o estado da arte da fermentação, quase 100% de garantia de uma fermentação saudável, adequada e equilibrada, com poucos defeitos se levada de maneira minimamente correta. Outra é usar "1 pacote para 20l", onde haverá um pequeno under pitch, um maior estresse das leveduras para chegarem a quantidade correta. Menos fermento exige maior oxigenação, um melhor controle de temperatura principalmente no início da fermentação.

Minha experiência pessoal: comecei com 1 pacote para 20l. Lendo e consultando o fórum passei a seguir a linha do 2x20l. Passei a fazer starters do pacote para atingir o pitch rate. Melhorou muito (soma-se a experiência total adquirida no processo todo). As vezes por preguiça ou falta de tempo não consigo fazer o starter. Nestes casos hidrato bem o fermento, uso o 1 pacote para 20l e começo os primeiros 2 dias com temperatura 2ºC abaixo do que seria minha temperatura inicial, além de dar mais tempo em temperaturas mais altas na secundária.

Mas não encana demais, com 1 pacote vai dar cerveja boa da mesma maneira.
 
Estou na sexta brassagem usei sempre 1 pacote e agora fiz uma brassagem de 45 litros e dividi em 2 galões notei uma cor mais clara no galão que coloquei menos fermento (uns 4-5 litros de cerveja e lama) e na outra que coloquei uns 70% do pacote ficou pouco mais escura, já envasei tem um tempo e elas ficam prontas lá pra domingo a terça, vou degusta-las e ver o que deu, problema que aumentei a brassagem e a ideia era fazer um starter ou reaproveitar a lama que tinha aqui, porém não estava separada e nunca fiz o reaproveitamento, ai fiquei com medo e não coloquei, enfim nem lembro se usei 2 ou 1 pacote, vou perguntar o meu amigo que faz comigo ou olhar as anotações mas creio que foram 2, mas mesmo assim era pra termos feito o starter, não fizemos pq marcamos um dia e não deu e ai marcamos pro outro logo seguida e não deu tempo, enfim espero que dê certo igual as outras que eu gostei bastante.
 
Un
Bom dia pessoal, sou novo aqui e vou fazer em breve minha primeira brassagem

Estou estudando bastante pra não fazer coisa errada e perder a leva.

Eis a minha dúvida. Comprei na Lamas um kit pronto de 20l de Amber Ale e veio um pacote de 10g de fermento m15 da Mangrove's Jack. Por curiosidade, coloquei a receita no brewer's friend pra ver se o estilo bate e lá falou que preciso fazer starter, pois tem pouco mais da metade necessaria de fermento.

Como nunca fiz e não quero errar na primeira leva, acham melhor eu comprar mais um saquinho de M15 e fazer a leva com 2 pra não ter problema? Ou 1 realmente serve, hidratando antes apenas. Olhei no site do fabricante do fermento e lá diz que ele faz até 23l com um saquinho de 10g

Valeu pessoal.

Única coisa que eu acho descuido, pra ser bem polido, é o Lamas não fazer as devidas ressalvas, mais uma vez precisas, que o Jean fez.
A discussão é realmente interminável, e o critério só nós mesmo, com experiência e provando, é que poderemos definir. Porém, a orientação de referência, e não a dos fabricantes, deveria estar clara para nós quando compramos de fornecedores, sites, etc. que se colocam como experts no assunto de cervejaria artesanal.
 
Bom dia pessoal, sou novo aqui e vou fazer em breve minha primeira brassagem

Estou estudando bastante pra não fazer coisa errada e perder a leva.

Eis a minha dúvida. Comprei na Lamas um kit pronto de 20l de Amber Ale e veio um pacote de 10g de fermento m15 da Mangrove's Jack. Por curiosidade, coloquei a receita no brewer's friend pra ver se o estilo bate e lá falou que preciso fazer starter, pois tem pouco mais da metade necessaria de fermento.

Como nunca fiz e não quero errar na primeira leva, acham melhor eu comprar mais um saquinho de M15 e fazer a leva com 2 pra não ter problema? Ou 1 realmente serve, hidratando antes apenas. Olhei no site do fabricante do fermento e lá diz que ele faz até 23l com um saquinho de 10g

Valeu pessoal.
Eu ja contei algumas vezes, as celula viaveis de alguns lotes de us5. Todos ficaram entre 78 a 85 bilhoes por pacote.

Eu sempre sigo a famosa formula: celulas =og*0,75*litros em ml (lager 1,5).

Esta errado usar um pacote pra 20 litros? Obviamente nao....entao cada um usa a dosagem que melhor resultados lhe trazer, porem tenha em mente que o pacotinho pode ter sofrido desde a fabricacao ate sua casa.
 
Boa noite senhores, deixo aqui minha opinião:
@Tricologan, sua primeira brassagem né? Bem vindo a esse hobby sem volta, quando comecei, há 3 anos atrás, nunca pensei que seria tão prazeroso fazer cerveja ( gosto mais do que tomar KKK). Me fez lembrar disso porque eu comecei com um kit da Lamas também, não fiz sanitização, não fiz controle de temperatura, não hidratei o fermento e engarrafei em pet. Mesmo assim saiu cerveja( até gostosa diga-se de passagem).
Minha sugestão é que você por enquanto se preocupe com a pitch rate, um pacote faz 20L tranquilo. Preocupa-se nas primeiras brassagens em duas coisas somente: Sanitização e controle de temperatura da fermentação. Se você se preocupar com esses dois fatores, vai sair cerveja boa, acredite! No mais te desejo boa sorte e boa brassagem, sucesso mano!
 
Valeu pessoal, ainda não fiz essa brassagem, vou fazer nesse sábado. Como tive tempo, acabei comprando outro pacote de levedura e vou fazer com 2 mesmo para não ter problema. Espero que saia cerveja boa....hahahah
 
É foi 1 mesmo, ficou fraca, teve uma que deu muito gas na hora de abrir mas nao carbonata, não entendi foi nada...
@Thiago Barbosa , quanto tempo estava carbonatando ?

o processo de carbonatação natural ou por primming ocorre em 2 etapas, produção do CO2 (e a ocupação do espaço do gargalo da garrafa, criando pressão) e a absorção desde CO2 pelo líquido. Normalmente isto leva entre 7 e 14 dias. Uma boa dica é depois de 7 dias (se não estiver frio demais) colocar as garrafas em refrigeração por pelo menos 2 dias, isto facilita a solubilização do gás e estabiliza a solução.
 
Abri algumas outras uns 2 dias depois, deu muita carbonatação, até além do esperado, agora que ficou confuso mesmo, de toda forma não vou mais fazer priming no fermentador e sim na garrafa para ser exato!
 
Thiago, tive uns "problemas" com carbonatação devido ao frio. Demorou bem mais que o usual para atingir o esperado agora no inverno. Cara, acho que precisão será sempre maior com a mistura do priming no fermentador que garrafa a garrafa. Acho também que o que vc relatou parece o que observei com manômetro. A pressão aumenta até um ponto e depois com a solubilização do gás que estava no headspace ela diminui. Talvez abrindo nesse momento a garrafa pode-se ter a impressão de sobrecarbonatação... mas isso é um chute.
 

Latest posts

Back
Top