1°Brassagem - Estaria Tudo Certo ?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

MarceloJapa

Active Member
Joined
Oct 3, 2019
Messages
37
Reaction score
10
Location
sao paulo
Fala galera, sou novo aqui, porem a 1 ano ou mais venho ´´namorando´´ fazer a cerveja artesanal. Nesse tempo fiz muito estudo e decidi enfim fazer uma brassagem fim de semana passada.
Gostaria da opinião de voces se esta correta ou não e duvidas sobre alguns equipamentos que não possuo ainda.

Fiz uma Pilsen basica mesmo.(ainda não entendo de nomes e estilos )
Para 20 litros finais
Usei 5 kilos de malte Pilsen da Agraria
Lupulo Usei 30g do Nugget
1 Pacote de Fermento Us-05

Comprei os equipamentos para fazer BIAB ( menos trabalho para iniciante)

O processo foi o seguinte, aqueci 29 litros de agua de mostura ate 72°c, coloquei o Bag e adicionei o malte, devidamente moido, na panela de mosturação, mexi o malte ate não ter pelotas de malte e tampei a mesma e deixei la parado por 90 minutos. ( dificil a vontade de abrir a tampa e ver )
Apos os 90 minutos de Mosturação, retirei o Bag com o malte e fiz uma pequena lavagem com 9 litros de agua aquecida em 72°C e liguei o fogo para ir a fervura.( pelo que entendi no forum, BIAB não necessita de Mash-Out).
Na fervura, aos 60 minutos adicionei 10g do lupulo Nugget e 20g aos 15 minutos, como estava na receita que comprei do brewshop.
Apos o termino da fervura, fiz o whirpool e felizmente consegui fazer o cone para ajudar a baixar o trub e esperei por mais ou menos 10 minutos para o mosto parar, panela ficou fechada nesse tempo.
Para resfriar usei um chillher de contra-fluxo, sanitizado antes da brassagem com solucao de iodo e agua fervendo por uns 5 minutos e com alcool 70%, aparentemente deu certo, consegui baixar a temperatura do mosto a 25°c mais ou menos, e coloquei o balde fermentador na geladeira, tampada para baixar a temperatura e ir hidratando o fermento.
Hidratei o Fermento com agua, fervida previamente, esperei a agua chegar ate mais ou menos 20°c para colocar o fermento e aguardei 30 minutos para jogar no mosto.
Decidi fazer blow-off ao inves do airlock, com agua e alcool 70 na garrafa.
Nao vi sinal de bolhas saindo da mangueira( acho que 3 dias se passaram, porem sei que pode ser muitos problemas, o maior de vedacao, entao nao fiquei doido e decidi esperar ate esse fim de semana e medir pelo densimetro)
Pela receita, a fermentacao primaria seria de 15°c por 7 dias e apos descer a temperatura para 5°c ou menos para o cold crash.
Pretendo fazer cold crash o mais perto de 0°c possivel, com gelatina adicionada quando a temperatura do mosto estiver perto de 7°c ,5°c e deixar por 3 dias.

Ai vem algumas duvidas e preciso da experiencia de voces, sei que alguns ou todos os estilos de cerveja é necessario fazer a fermentacao secundaria ou o descanso de diacetil, devo fazer ou apenas seguir a receita ?
Caso faça a fermentacao secundaria, subo gradativamente a temperatura ou ja seto o termostato para 5°c acima da temperatura de fermentacao ?
Na hora do envase, pretendo fazer por seringa, com 4 ml(calda com mesma proporção de agua x acucar) para garrafa de 600ml, porem ainda nao possuo o Manometro, é importante comprar para acompanhar a pressao e evitar algum acidente ?

Desculpa se tem alguns erros na descricao dos processos, porem espero a ajuda de voces
abracos
 
Olá.

Vc está fazendo uma Ale com malte pilsen. Não uma Pilsen em si, mas isso você assimila depois.
Estou achando a temperatura de 15º de fermentação muito baixa, talvez por isso sua fermentação está lenta, este fermento trabalha bem em 18º - 22º, pode até ser uma tentativa de deixar uma cerveja mais limpa de esteres, mas não sei se funcionará para este fermento em 15º, ele já é um fermento que não gera muitos esteres(aromas)
Vc não tem densímetro para medir a densidade ainda? Este sim é importante.
Você pode fazer o descanso, se fizer sobe gradativamente.
O Manômetro é interessante, é algo a mais para controle do processo, eu nunca usei e nunca tive problemas, mas não faço o primming direto na garrafa.
Leia o tópico de fermentação e também dos demais processos do fórum, tem muita informação e da pra aprender bastante coisa.
 
Principalmente para quem engarrafa e faz primming, considero muito importante fazer o descanso de diacetil. Menos para eliminação de um possível diacetil presente mas principalmente para, elevando a temperatura até o limite do fermento, garantir que a fermentação foi completa. Caso haja uma fermentação incompleta, depois de engarrafada e em temperatura ambiente deve ocorrer supercarbonatação e há a possibilidade de explodir a garrafa.

Ainda mais pela temperatura que vc usou para fermentar, bem baixa para esse fermento, como o companheiro falou aí acima.
 
Olá.

Vc está fazendo uma Ale com malte pilsen. Não uma Pilsen em si, mas isso você assimila depois.
Estou achando a temperatura de 15º de fermentação muito baixa, talvez por isso sua fermentação está lenta, este fermento trabalha bem em 18º - 22º, pode até ser uma tentativa de deixar uma cerveja mais limpa de esteres, mas não sei se funcionará para este fermento em 15º, ele já é um fermento que não gera muitos esteres(aromas)
Vc não tem densímetro para medir a densidade ainda? Este sim é importante.
Você pode fazer o descanso, se fizer sobe gradativamente.
O Manômetro é interessante, é algo a mais para controle do processo, eu nunca usei e nunca tive problemas, mas não faço o primming direto na garrafa.
Leia o tópico de fermentação e também dos demais processos do fórum, tem muita informação e da pra aprender bastante coisa.

Fala Vicentini blz ?
Vou seguir seu conselho e subir 1°c por dia ate chegar na faixo dos 18°c no minimo, como é a 1°brassagem, segui a temperatura da receita.
No caso do densimetro eu tenho sim, minha O.G deu 1045 e hoje uns 5 dias apos depois fui medir e estava em 1020. Receita diz que a F.G seria de 1007.
Acho que ate a data do envase, vejo se tenho condições financeiras para comprar o manometro kkkk dificil hoje gastar R$120,00 com o manometro completo sem pesar no orcamento.
Estou lendo o guia de fermentação sim, entendi que tenho de fazer a fermentacao secundaria, porem como na receita nao tinha especificado, fiquei em duvida, mas por precauçao irei fazer sim.
Muito obrigado pela ajuda
abracos
 
Principalmente para quem engarrafa e faz primming, considero muito importante fazer o descanso de diacetil. Menos para eliminação de um possível diacetil presente mas principalmente para, elevando a temperatura até o limite do fermento, garantir que a fermentação foi completa. Caso haja uma fermentação incompleta, depois de engarrafada e em temperatura ambiente deve ocorrer supercarbonatação e há a possibilidade de explodir a garrafa.

Ainda mais pela temperatura que vc usou para fermentar, bem baixa para esse fermento, como o companheiro falou aí acima.

Fala Osternack, blz ?
Irei fazer sim o descanso de diacetil, melhor seguir as dicas de cervejeiros experientes do que receitas prontas de brewshops, 3 dias a mais na fase de fermentaçao é bem melhor que uma ''bomba'' caseira em casa.
Obrigado pela ajuda
Abraços
 
Fala amigos, depois de subir a temperatura como nosso amigo Vicentini disse, subi a temperatura 1°C por dia e dexei na faixa dos 20°C.
Minha O.G tinha sido de 1045, medida com densimentro na temperatura de 20°C.
No domingo, depois de uns 8 dias de fermentação primaria fui medir a F.G e deu 1012, achei um pouco alta em comparação com a receita ( sei que sao apenas indicativos e não numeros exatos) que a F.G seria de 1008.
Segunda fui medir a densidade e estava em 1012, a principio a F.G estabilizou.
Lendo o forum, acho que o problema foi de pouco fermento ( utilizei 1 pacote do us-05 para 18 litros finais de cerveja) e o ideal seria de 2 pacotes para minha leva. Ou mesmo na hora da mostura com temperatura alta( uso termometro tipo espeto, não sei se esta correto a medicao ) deixei mais açucar não-fermentavel no mosto.
Obs.: Ja tentei dar uma ''sacudida'' leve no fermentador no domingo para ver se o fermento voltava a ativa e nada.
Minha duvida, essa diferença de 4 pontos na F.G, poderia me trazer algum problema de supercarbonatação no envase ?
Ou devo deixar mais alguns dias e tirar mais uma amostra daqui uns 2 dias ?
Li aqui no forum tambem, de tirar uma amostra e colocar um pouco de fermento para verificar se existe algum açucar residual.
Se puderem me dar uma luz ficaria muito grato.
Abracos
 
Fala amigos, depois de subir a temperatura como nosso amigo Vicentini disse, subi a temperatura 1°C por dia e dexei na faixa dos 20°C.
Minha O.G tinha sido de 1045, medida com densimentro na temperatura de 20°C.
No domingo, depois de uns 8 dias de fermentação primaria fui medir a F.G e deu 1012, achei um pouco alta em comparação com a receita ( sei que sao apenas indicativos e não numeros exatos) que a F.G seria de 1008.
Segunda fui medir a densidade e estava em 1012, a principio a F.G estabilizou.
Lendo o forum, acho que o problema foi de pouco fermento ( utilizei 1 pacote do us-05 para 18 litros finais de cerveja) e o ideal seria de 2 pacotes para minha leva. Ou mesmo na hora da mostura com temperatura alta( uso termometro tipo espeto, não sei se esta correto a medicao ) deixei mais açucar não-fermentavel no mosto.
Obs.: Ja tentei dar uma ''sacudida'' leve no fermentador no domingo para ver se o fermento voltava a ativa e nada.
Minha duvida, essa diferença de 4 pontos na F.G, poderia me trazer algum problema de supercarbonatação no envase ?
Ou devo deixar mais alguns dias e tirar mais uma amostra daqui uns 2 dias ?
Li aqui no forum tambem, de tirar uma amostra e colocar um pouco de fermento para verificar se existe algum açucar residual.
Se puderem me dar uma luz ficaria muito grato.
Abracos
Se foi problema apenas de temperatura alta na mostura... não vai ter problema nenhum. Esse açúcar que sobrou é não fermentável.
Se foi pouca levedura... ou qualquer outro problema que esse açúcar residual seja fermentável ainda.... sim pode ter problema.

Ideal seria mesmo testar pra ver se esse açúcar não vai ser convertido...
Deixar uma amostra fora da geladeira... adicionar fermento... ver se a densidade se mantém.
 
Se foi problema apenas de temperatura alta na mostura... não vai ter problema nenhum. Esse açúcar que sobrou é não fermentável.
Se foi pouca levedura... ou qualquer outro problema que esse açúcar residual seja fermentável ainda.... sim pode ter problema.

Ideal seria mesmo testar pra ver se esse açúcar não vai ser convertido...
Deixar uma amostra fora da geladeira... adicionar fermento... ver se a densidade se mantém.

Erro de principiante mesmo, primeira brassagem é complicado, mesmo tendo "estudado" por um bom tempo kkkkkk
Sera que posso deixar com fermento de pao ? So para ver se ha açucares fermentaveis ? Ou melhor ter um para cerveja mesmo ?
E no caso de deixar uma amostra, 2 dias estão bons ?
abracos
 
Olá pessoal, sou iniciante, gostaria de começar com bastantes testes loucos antes de investir mesmo, em tudo certinho, o que acham da minha receita ?

500 gramas malte cevada
250 gramas malte milho
150 gramas de trigo
100 gramas de flocos de aveia


3 litros de agua


5 gramas de fermento flaishmann


15 gramas de lupulo

Muita doidera, mas sera que consigo algo com isso ? pelo menos um principio de cerveja ?
 
Então, 1.012 é um OG comum para grande parte das cervejas caseiras. Pela sua explicação, utilizando 50g de levedura, sem hidratar, sem fazer starter (que nem seria necessário), e ainda fazendo sua mostura toda na faixa ideal de alfa-amilase (72°C), o que você tem aí é açúcar não fermentável. Vai para o corpo da cerveja.

Mas se você quiser testar com fermento de pão, vá fundo. Coloca a levedura, agita e aguarda 24h para ver alguma atividade e/ou atenuação.
 
Olá pessoal, sou iniciante, gostaria de começar com bastantes testes loucos antes de investir mesmo, em tudo certinho, o que acham da minha receita ?

500 gramas malte cevada
250 gramas malte milho
150 gramas de trigo
100 gramas de flocos de aveia


3 litros de agua


5 gramas de fermento flaishmann


15 gramas de lupulo

Muita doidera, mas sera que consigo algo com isso ? pelo menos um principio de cerveja ?

No final você pode até ter uma cerveja aparentando ser normal, mas vai ficar ruim de paladar (senão de aroma, que vai puxar para o próprio fermento). Fora que você vai ter que se preocupar com parada protéica por causa do trigo e da aveia. Porque você não tenta fazer com dois maltes de cevada (um base, como Pilsen, e outro especial), e um sachê de levedura de cerveja (tipo US-05)? Não vai gastar muito com os insumos, vai ser mais simples de fazer e tem chances de ter um resultado bem melhor.
 
Olá pessoal, sou iniciante, gostaria de começar com bastantes testes loucos antes de investir mesmo, em tudo certinho, o que acham da minha receita ?

500 gramas malte cevada
250 gramas malte milho
150 gramas de trigo
100 gramas de flocos de aveia


3 litros de agua


5 gramas de fermento flaishmann


15 gramas de lupulo

Muita doidera, mas sera que consigo algo com isso ? pelo menos um principio de cerveja ?

Fala Jhonatan blz ?
No caso ja tem equipamento para fazer ou queria tentar fazer sem equipamento nenhum ?
abracos
 
Então, 1.012 é um OG comum para grande parte das cervejas caseiras. Pela sua explicação, utilizando 50g de levedura, sem hidratar, sem fazer starter (que nem seria necessário), e ainda fazendo sua mostura toda na faixa ideal de alfa-amilase (72°C), o que você tem aí é açúcar não fermentável. Vai para o corpo da cerveja.

Mas se você quiser testar com fermento de pão, vá fundo. Coloca a levedura, agita e aguarda 24h para ver alguma atividade e/ou atenuação.

Fala Moret blz ?
Como é a 1°brassagem, fico com receio de envasar ''bombas'' por isso irei fazer o teste com fermento de pão, não ira custar nada e garantir a segurança.
Hoje a noite vou deixar o teste rolando e depois vejo se baixou a F.G ou se estabilizou.
abracos
 
Boa noite
Sou novo aqui, comecei a estudar sobre cerveja faz uns 8 meses.
Essa é a minha segunda Brassagem,
Segue receita...fiz no BS (5L)
Classic American Pilsner
800g pilsen
300 trigo claro
200g vienna
1 pacote levedura BRY-97
8g chinook 30 min
5g chinook 0 min
8g cascade - Dry Hop últimos 2 dias de maturação
6g gelatina 3 dias de maturação
5 dias fermentação 20C
10 dias zero grau
8g açúcar p/ 1litro (primming)
10 dias envasada temp hambiente...
OG 1065 FG 1018
IBU 23,4
ABV 7,2
SRM 8,6
Amanhã eu vou envasar...
unnamed.jpg

***Dúvida a minha primeira vez, a cerveja ficou choca e senti aroma forte do fermento e do alcool...tem algo que posso fazer para evitar isso e dessa vez ficque boa?
Valeu
 
Fala Jhonatan blz ?
No caso ja tem equipamento para fazer ou queria tentar fazer sem equipamento nenhum ?
abracos

Bom dia Marcelo, tudo blz ?
Então, primeiramente faria sem equipamentos, ai conforme resultados, estaria adquirindo, para fazer certo, no momento estou querendo testes para ir ganhando experiencia.

Obrigado
 
No final você pode até ter uma cerveja aparentando ser normal, mas vai ficar ruim de paladar (senão de aroma, que vai puxar para o próprio fermento). Fora que você vai ter que se preocupar com parada protéica por causa do trigo e da aveia. Porque você não tenta fazer com dois maltes de cevada (um base, como Pilsen, e outro especial), e um sachê de levedura de cerveja (tipo US-05)? Não vai gastar muito com os insumos, vai ser mais simples de fazer e tem chances de ter um resultado bem melhor.

Legal sua dica cara, muito obrigado, vou dar mais uma analisada aqui, seguirei seus conselhos.
 
Bom dia Marcelo, tudo blz ?
Então, primeiramente faria sem equipamentos, ai conforme resultados, estaria adquirindo, para fazer certo, no momento estou querendo testes para ir ganhando experiencia.

Obrigado
Fala Jhonatan
É muito dificil fazer sem ter pelo menos alguns equipamentos basicos, acho que pelo menos um termometro para a mostura, um densimetro para medir O.G e a F.G( muito importante para não envasar ''bombas'') e um arrolhador com tampinhas.
Tem esse canal que vejo bastante e me ajuda em algumas duvidas.

Abracos
 
Boa noite
Sou novo aqui, comecei a estudar sobre cerveja faz uns 8 meses.
Essa é a minha segunda Brassagem,
Segue receita...fiz no BS (5L)
Classic American Pilsner
800g pilsen
300 trigo claro
200g vienna
1 pacote levedura BRY-97
8g chinook 30 min
5g chinook 0 min
8g cascade - Dry Hop últimos 2 dias de maturação
6g gelatina 3 dias de maturação
5 dias fermentação 20C
10 dias zero grau
8g açúcar p/ 1litro (primming)
10 dias envasada temp hambiente...
OG 1065 FG 1018
IBU 23,4
ABV 7,2
SRM 8,6
Amanhã eu vou envasar... View attachment 122642
***Dúvida a minha primeira vez, a cerveja ficou choca e senti aroma forte do fermento e do alcool...tem algo que posso fazer para evitar isso e dessa vez ficque boa?
Valeu

Fala Jeferson blz ?
Como sou iniciante não posso lhe ajudar, porem gostaria que continuasse postando novidades da breja para acompanhar os resultados. Porque esse seu ''problema'' pode ser o meu quando envasar tambem, assim podemos ir melhorando.
No caso algum amigo experiente ira te ajudar aqui no forum
Abracos
 
Fala Jhonatan
É muito dificil fazer sem ter pelo menos alguns equipamentos basicos, acho que pelo menos um termometro para a mostura, um densimetro para medir O.G e a F.G( muito importante para não envasar ''bombas'') e um arrolhador com tampinhas.
Tem esse canal que vejo bastante e me ajuda em algumas duvidas.

Abracos


Showw !! obrigado
 
Esse fermento BRY-97 é o American West Coast. É um fermento Ale. Então sua cerveja vai sair mais uma American Strong Blonde Ale, se é que isso existe.
5 dias em 18°C é muito pouco. Eu deixaria no mínimo 8 dias em 18 mas subiria a 22°C por uns 3 ou 4 dias.
Depois disso é que faria o Cold Crash o mais próximo do zero graus por uns 3 dias.
 
Esse fermento BRY-97 é o American West Coast. É um fermento Ale. Então sua cerveja vai sair mais uma American Strong Blonde Ale, se é que isso existe.
5 dias em 18°C é muito pouco. Eu deixaria no mínimo 8 dias em 18 mas subiria a 22°C por uns 3 ou 4 dias.
Depois disso é que faria o Cold Crash o mais próximo do zero graus por uns 3 dias.
valeu vou fazer isso, obrigado!
 
Voltando um pouco ao começo kkkk
Fiz o teste para verificar a F.G, com adição de fermento de pão e a F.G ficou estabilizada, então comecei a subir a temperatura.
Hoje ja setei para 22°c. Amanha para 23°C e sabado para 24°c
Minhas duvidas novamente:
1° No caso estou elevando a temperatura para a fermentação secundaria, preciso chegar realmente aos 25°c ou passado apenas sabado que a temperatura estara em 24°C e serão 3 dias subindo a temperatura, poderia ir para o cold crash ?

2°Estava pensando em fazer o cold crash por 5 dias e no 3°dia adicionar gelatina para ajudar a clarificar a cerveja e chegando no 5 dia envasar, Estaria bom esse tempo de 5 dias ou devo deixar um pouco mais ? (lembrando que fiz com malte pilsen apenas e pouco lupulo).

3°Sobre o envase, tenho algumas garrafas de Heineken, ja li no forum que devo apenas armazanar em local escuro(ex.dentro da caixa de papelão para evitar luz) que não irei ter problemas.
Penso em carbonatação media, algo em torno de 4 ml por garrafa ( solucao de açucar x agua igual).
Com quanto tempo poderia experimentar a primeira cerveja ? Com 7 dias a carbonatação estaria boa ? Ou seguir as ''ordens'' comuns do forum de aguardar entre 2 semanas ?
abracos
 
Back
Top