1ª Trasfega

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Renan

Well-Known Member
Joined
Jun 12, 2013
Messages
97
Reaction score
23
Olá, estou com um hidromel fermentando a uma semana e até hoje ainda vejo bolhas saindo do air-lock, a minha dúvida é a seguinte:

- Já posso fazer a primeira trasfega dele?

Pensei também em uma alternativa, como quero um hidromel mais seco com uma FG de no máximo 1,025 pensei em fazer a transfega e, conforme a densidade que der, colocar mais fermento nele.

P.s.: minha principal preocupação é evitar uma autólise no hidromel.
 
Oi Renan,

Fazer trasfega de um mosto que não foi 100% fermentado pra depois botar mais fermento não faz muito sentido. Faça igual cerveja, sobe alguns graus até o fim da fermentação pra continuar ativa e só depois que ela tiver completa transfira pra outro recipiente. Pode confiar que não vai ter autólise assim tão rápido.

Abraço
 
Fiz a primeira trasfega neste ultimo final de semana, tomei até um susto :p

5 gramas do fermento conseguiram atenuar o hidromel de 1090+ pra 1020 e diferente do fermento de cerveja ele não fez sujeira nenhuma no balde, só a lama no fundo, o fermento de cerveja sempre deixa aquela crosta onde se forma a espuma no começo da fermentação.

E o sabor do hidromel já estava mais ou menos bom. Agora estou curioso pra ver como ele vai ficar depois de clarificar e envelhecer por uns 8 meses.
 
Vai provando a cada mês, os meus com 3 meses já tem ficado muito bons, mas eu faço mais de uma trasfega, a primeira é a mais rápida sim, vou medindo a densidade mas em média 2 a 3 semanas já fermentou quase 100%
 
Seu fermento come pouco açucar mesmo ou você parou a fermentação diminuindo a temperatura?
Os meus que fiz com 1090 chegaram a 1005, ficando bem secos.

Conte como ficou :)

Abs,
 
Back
Top