1ª Receita - American Pale Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

DouglasSilva

Member
Joined
Sep 21, 2014
Messages
14
Reaction score
4
Olá pessoal!

Nesta última quarta-feira (24/09) fiz minha primeira brassagem :rockin:
Planejei fazer 20 litros, mas resultou em 19 litros no fermentador. Segue abaixo a receita que criei no BS2:

American Pale Ale

Maltes
5,00 kg - Pilsen Argentino Cargill WE (2,0 SRM) - 95,2 %
0,25 kg - Chateau Cara Gold WE (60,9 SRM) - 4,8 %

Lúpulos
8,00 g - Columbus WE [16,70 %] - Boil 60,0 min - 17,4 IBUs
12,00 g - Cascade WE [7,30 %] - Boil 30,0 min - 8,8 IBUs
15,00 g - Cascade WE [7,30 %] - Boil 10,0 min - 5,2 IBUs

Fermento
2 pcts Safale American (DCL/Fermentis #US-05)

OG => 1056
IBU => 31,4
SRM => 7,5

Mosturação
90 minutos com penela fechada e fogareiro desligado, com temperatura inicial em 68º com Mash Out até 76ºC. Panela com fundo falso. Usei 16 litros de água mineral para a mosturação.

Filtragem e lavagem com Fly Sparge em 76º até resultar em 23 litros na panela de fervura.

Fervura
Iniciada com 23 litros, e terminou em 19 litros no fermentador. Usei uma pastilha de Whirfloc quando faltava 15 minutos. Após terminar a fervura, fiz um whirlpool, tampei a panela e esperei 15 minutos. Passei o mosto quente para o fermentador com o chiller já lá dentro resfriando.

Fermentação
Hidratei o fermento com um erlenmeyer, utilizei mais ou menos 300 ml de água mineral a temperatura de 26º para hidratar os dois pacotes. Coloquei o fermento no recipiente, aguardei 15 minutos para misturar um pouco, e depois fui misturando um pouco a cada 5 minutos até ficar bem misturado.

No dia seguinte, quinta-feira, o Airlock já estava em plena ação.
Iniciei a fermentação em 18ºC. Ontem aumentei a temperatura aos poucos até chegar 20ºC.

Pela receita o OG planejado era de 1053, mas resultou em OG de 1056.
O ABV planejado era de 5,2%.

Então é isso, acho que não esqueci nenhum detalhe.

Tenho a dúvida se esta receita realmente é uma American Pale Ale, alguém pode me dizer?

Abraço! :mug:
 
Olá Douglas,

Estou a procura de uma receita simples, (minha primeira compra irá ser de saca fechada), e gostei do que usou na sua receita.

Como ficou a cerveja?

Abraço.
 
Douglas,

A receita tá dentro dos parâmetros do estilo, só faria um dry hopping pra aumentar o aroma de lúpulo já que sua ultima adição foi aos 10min.
 
Olá Douglas,

Estou a procura de uma receita simples, (minha primeira compra irá ser de saca fechada), e gostei do que usou na sua receita.

Como ficou a cerveja?

Abraço.

Olá Alexandre!

Ainda não provei a cerveja, pois está no processo de clarificação.
Amanhã vou engarrafá-la, e acho que poderei provar só daqui a umas 2 semanas.
Assim que estiver pronta, postarei aqui o resultado obtido.

Abraço!
 
Douglas,

A receita tá dentro dos parâmetros do estilo, só faria um dry hopping pra aumentar o aroma de lúpulo já que sua ultima adição foi aos 10min.

Olá Tiago!

Obrigado pela dica, mas agora não será possível, pois a cerveja já está no processo de clarificação e já coloquei a gelatina no sábado.
Pretendo engarrafar amanhã ou quarta-feira.

Estou fazendo uma IPA que também está no processo de clarificação, e nesta eu fiz um dry hopping durante a fermentação secundária.

Estou clarificando a mais ou menos 3ºC (não consegui diminuir mais a temperatura da geladeira). Nesta temperatura, com mais o uso da gelatina, tu saberia me dizer se a cerveja ficará cristalina?

Abraço! :mug:
 
Olá Tiago!

Obrigado pela dica, mas agora não será possível, pois a cerveja já está no processo de clarificação e já coloquei a gelatina no sábado.
Pretendo engarrafar amanhã ou quarta-feira.

Estou fazendo uma IPA que também está no processo de clarificação, e nesta eu fiz um dry hopping durante a fermentação secundária.

Estou clarificando a mais ou menos 3ºC (não consegui diminuir mais a temperatura da geladeira). Nesta temperatura, com mais o uso da gelatina, tu saberia me dizer se a cerveja ficará cristalina?

Abraço! :mug:

Ficará sim, deixa uns 3 ou 4 dias q já tá cristalina...

Abraço
 
Reparei que tu usou 2 pcts de fermento... Numa leva de 20L um pacote só do US-05 não daria conta?
 
Reparei que tu usou 2 pcts de fermento... Numa leva de 20L um pacote só do US-05 não daria conta?

O correto neste caso é usar 2 pacotes mesmo.
O uso de um pacote ficaria muito perto do mínimo necessário.
A dica que recebi foi de usar 1 grama por litro de cerveja.
Ao usar fermento, se deve errar pra cima, nunca pra baixo.

Abraço! :mug:
 
Resultado final:

O F.G ficou em 1011.
Teor alcoólico: 6,2%.
Usei gelatina para clarificar e o resultado foi bem positivo.
Total de 15 litros engarrafados.
10 dias após o envase, as cervejas já estavam bem carbonatadas.
A cerveja não gerou nenhum off flavor que eu, como iniciante, possa ter percebido.
O que deu errado foi o teor alcoólico, que deu bem mais do que eu queria. Talvez o motivo seja por ter ido menos líquido ao fermentador do que eu havia planejado.
Gostei bastante da cerveja.
 
Parabéns Douglas, queria saber se você teria algum contato para irmos trocando algumas ideias, estou iniciando também, acredito que seria bacana irmos juntos nessa caminhada. Abc
 
Olá Douglas,


Você fez um processo diferente: logo após o whirpool deixar 15 minutos e então transferir quente para o fermentador para então resfriar.

Desse modo ainda deu para decantar bem o trub?

Vou testar este método para ver se me facilita um pouco a vida =D

P.s.: uma dica, eu não tamparia a panela com mosto quente após a fervura, pois pode voltar DMS pro mosto.
 
Olá Douglas,


Você fez um processo diferente: logo após o whirpool deixar 15 minutos e então transferir quente para o fermentador para então resfriar.

Desse modo ainda deu para decantar bem o trub?

Vou testar este método para ver se me facilita um pouco a vida =D

P.s.: uma dica, eu não tamparia a panela com mosto quente após a fervura, pois pode voltar DMS pro mosto.

Cara, eu não deixaria de tampar a panela depois da fervura. Meio arriscado.
Supõe-se que todo DMS evapore após 90 minutos de fervura, sendo malte pilsen de base, ou 45/60 minutos com malte pale ale.

Abraço
 
Olá Douglas,


Você fez um processo diferente: logo após o whirpool deixar 15 minutos e então transferir quente para o fermentador para então resfriar.

Desse modo ainda deu para decantar bem o trub?

Vou testar este método para ver se me facilita um pouco a vida =D

P.s.: uma dica, eu não tamparia a panela com mosto quente após a fervura, pois pode voltar DMS pro mosto.

Olá Renan! Sim, o trub decantou bem. Optei por este método pois achei mais prático :D
 
Eai Douglas,
Também sou iniciante e cara gostei muito da sua receita, vou comprar os insumos e faze-la, vamos ver no que vai dar.
Parabéns!
 
Bom dia.

Estranhei o tempo de fervura e a quantidade perdida de mosto. Apenas 4 litros perdidos em 90 minutos de fervura? Sem contar que ainda teve o trub etc..
 
Usei essa receita como base de uma APA.
Fiz as seguintes modificações:

Troquei o malte pilsen por pale ale;
Fiz dry hopping com 65g de lupulo (comprei 50g de cascade e 50g de columbus, usei o indicado dessa receita durante a fervura e usei todo o resto pro dry hopping) no início da fermentação secundária.

Estou no início da fermentação secundária, fiz dry hppong ontem.

Por enquanto tenho o seguinte:
- Terminei a fervura com 19l
- OG 1058
- 17l no balde fermentador
- FG 1012 (não sei se vai atenuar mais, acho que não).
- Aroma bem pronunciado de melão

Parece estar ficando ótima.

Obrigado por postar sua receita, Douglas.
=)
 
Usei essa receita como base de uma APA.
Fiz as seguintes modificações:

Troquei o malte pilsen por pale ale;
Fiz dry hopping com 65g de lupulo (comprei 50g de cascade e 50g de columbus, usei o indicado dessa receita durante a fervura e usei todo o resto pro dry hopping) no início da fermentação secundária.

Estou no início da fermentação secundária, fiz dry hppong ontem.

Por enquanto tenho o seguinte:
- Terminei a fervura com 19l
- OG 1058
- 17l no balde fermentador
- FG 1012 (não sei se vai atenuar mais, acho que não).
- Aroma bem pronunciado de melão

Parece estar ficando ótima.

Obrigado por postar sua receita, Douglas.
=)


Legal, fico feliz por minha receita ter te ajudado.
Quando ficar pronta, posta aqui o resultado e algumas fotos também.
Abraço :mug:
 
Douglas, o teor alcoólico está relacionado ao volume de açúcares fermentáveis que você extraiu. Se você utilizou um software, verifique se inseriu os dados corretamente, inclusive eficiência do seu equipamento. Verifique a temperatura que está usando na mostura também.
 
Olá Tiago!

Obrigado pela dica, mas agora não será possível, pois a cerveja já está no processo de clarificação e já coloquei a gelatina no sábado.
Pretendo engarrafar amanhã ou quarta-feira.

Estou fazendo uma IPA que também está no processo de clarificação, e nesta eu fiz um dry hopping durante a fermentação secundária.

Estou clarificando a mais ou menos 3ºC (não consegui diminuir mais a temperatura da geladeira). Nesta temperatura, com mais o uso da gelatina, tu saberia me dizer se a cerveja ficará cristalina?

Abraço! :mug:
vc pode colocar umas garrafas d´água congeladas dentro da geladeira que vai conseguir chegar a zero.
 
Back
Top