É possível refermentar a cerveja depois de gelada?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

caeliojunior

Well-Known Member
Joined
Aug 11, 2017
Messages
165
Reaction score
17
Boa tarde, galera!

Fiz uma leva de stout e usei 4,5g de açúcar por litro. Por volta do 17°, o manometro estabilizou em 2.7. Achei pouco, mas mesmo assim, coloquei as cervejas na geladeira e deixei a do manometro fora.
Qdo voltei de viagem, depois de 3 dias, o manometro marcava 3.0, ou seja, voltou a fermentar. (não houve mudanças de temperaturas significativas em minha cidade)
Para teste, coloquei 3 garrafas com temperatura controlada a 28°.
Isso pode dar certo? posso perder qualidade da cerveja com isso, caso volte a fermentar?

Valeu, mestres!!
 
Se tu não pasteurizou, a levedura está viva dentro da garrafa. Ter gelado as garrafas simplesmente deixou elas em dormência, mas não mortas.
Provavelmente tua fermentação não foi completa, mas as leveduras não consumiram todos os açúcares disponíveis, a tal da stuck fermentation. Ao colocar açúcar para primming as leveduras foram no açúcar mais simples para consumir, normalmente há até uma reprodução da leveduras, deixando a maltose de lado. Depois de algum tempo sem mais o que comer, vão atrás dos açúcares residuais da garrafa.
 
Se tu não pasteurizou, a levedura está viva dentro da garrafa. Ter gelado as garrafas simplesmente deixou elas em dormência, mas não mortas.
Provavelmente tua fermentação não foi completa, mas as leveduras não consumiram todos os açúcares disponíveis, a tal da stuck fermentation. Ao colocar açúcar para primming as leveduras foram no açúcar mais simples para consumir, normalmente há até uma reprodução da leveduras, deixando a maltose de lado. Depois de algum tempo sem mais o que comer, vão atrás dos açúcares residuais da garrafa.
Sim, mas voltar a refermentar todas as garrafas novamente, alguma contra indicação?
 
Sim, mas voltar a refermentar todas as garrafas novamente, alguma contra indicação?
Como disse o @tomazela ,

vai refermentar e aumentar a carbonatação:
Pode explodir garrafas,
Pode ficar muito carbonatada
Vai alterar um pouco o corpo da cerveja com relação ao atual

Fica esperto e controlando: garrafas explodindo não são a coisa mais lega para se ter em casa.
 
Não há problema algum.

A não ser que tenha muito açúcar residual e gere muito CO², podendo ocasionar em explosões das garradas. Portanto, é bom você ir testando.

Geralmente chega em um ponto que estabiliza
Obrigado mais uma vez, Tomazela!
 
Como disse o @tomazela ,

vai refermentar e aumentar a carbonatação:
Pode explodir garrafas,
Pode ficar muito carbonatada
Vai alterar um pouco o corpo da cerveja com relação ao atual

Fica esperto e controlando: garrafas explodindo não são a coisa mais lega para se ter em casa.
Entendo... mas como isso poderia influenciar no corpo da cerveja?
 
Quero aproveitar o post para perguntar:
A cerveja feita com priming (claro, depois de estabelizada numa determinada pressão) pode ficar sem refrigeração por meses? ou necessariamente deve ir pra geladeira depois de determinado tempo?

Obrigado!
 
Quero aproveitar o post para perguntar:
A cerveja feita com priming (claro, depois de estabelizada numa determinada pressão) pode ficar sem refrigeração por meses? ou necessariamente deve ir pra geladeira depois de determinado tempo?

Obrigado!
Pode, e até anos ... hehehhe

Tenho uma Robust Porter que envasei em 31/Março/2017 e cada vez ela está mais interessante.

É claro que há estilos e grists que se prestam a ficar mais tempo envasados do que outros. Pale Ale é algo que não funciona bem em longo tempo de guarda, maltes escuros já são melhores. Cervejas belgas para o meu gosto ficam redondas depois de 6 meses na garrafa.

Só se manda para a geladeira o que vai se beber ou aqui que tu quer que pare de fermentar/maturar.
 
Quero aproveitar o post para perguntar:
A cerveja feita com priming (claro, depois de estabelizada numa determinada pressão) pode ficar sem refrigeração por meses? ou necessariamente deve ir pra geladeira depois de determinado tempo?

Obrigado!

Na minha opinião, a maioria das cervejas é melhor beber jovem, até uns 6 meses. Weiss por exemplo, quanto mais fresca melhor.

Já as mais escuras e as mais fortes, tendem a se beneficiar de uma maturação bem longa. BarleyWine por exemplo, pode ficar tranquilamente 1 ano pra mais que tendem a melhorar.

As IPAs vão perdendo o frescor e o aroma dos lúpulos com o passar do tempo, em contrapartida podem desenvolver características complexas e interessantes.

Essa sua pergunta você mesmo terá as respostas ao longo do tempo.

As minhas brejas dificilmente duram mais do que 3 ou 4 meses...kkk

Mas percebi que as IPAs, quanto mais jovens, melhor, pq eu gosto mesmo é do aroma de lupulo fresco
 
Pode, e até anos ... hehehhe

Tenho uma Robust Porter que envasei em 31/Março/2017 e cada vez ela está mais interessante.

É claro que há estilos e grists que se prestam a ficar mais tempo envasados do que outros. Pale Ale é algo que não funciona bem em longo tempo de guarda, maltes escuros já são melhores. Cervejas belgas para o meu gosto ficam redondas depois de 6 meses na garrafa.

Só se manda para a geladeira o que vai se beber ou aqui que tu quer que pare de fermentar/maturar.
Blz, meu irmão!! valeu mesmo pela dica!
 
Na minha opinião, a maioria das cervejas é melhor beber jovem, até uns 6 meses. Weiss por exemplo, quanto mais fresca melhor.

Já as mais escuras e as mais fortes, tendem a se beneficiar de uma maturação bem longa. BarleyWine por exemplo, pode ficar tranquilamente 1 ano pra mais que tendem a melhorar.

As IPAs vão perdendo o frescor e o aroma dos lúpulos com o passar do tempo, em contrapartida podem desenvolver características complexas e interessantes.

Essa sua pergunta você mesmo terá as respostas ao longo do tempo.

As minhas brejas dificilmente duram mais do que 3 ou 4 meses...kkk

Mas percebi que as IPAs, quanto mais jovens, melhor, pq eu gosto mesmo é do aroma de lupulo fresco

Entendi! vc diz... duram quase 3 ou 4 meses, sem refrigeração, certo?
 
Já deixei sem refrigeração por uns 4 meses, bem protegidas de luz. Mas se você quer as cervejas mais frescas, sem envelhecimento, então é melhor manter refrigerada.

As vezes o manometro obriga que a gente resfrie rapidamente, não é? Stouts, como são menos carbonatadas, ou seja, menos açucar, não tem esse problema. Mas a maioria das minhas IPAS não acontece isso... Chega quase nos 4.0 BAR. Daí, sou obrigado...
 
As vezes o manometro obriga que a gente resfrie rapidamente, não é? Stouts, como são menos carbonatadas, ou seja, menos açucar, não tem esse problema. Mas a maioria das minhas IPAS não acontece isso... Chega quase nos 4.0 BAR. Daí, sou obrigado...
Cara,

Se chegou a 4.0 BAR algo tu está errando. Ou muito açúcar no priming ou fermentações não completas antes.
 
Back
Top