É possível que a cerveja perca carbonatação se armazenada deitada?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Joined
Dec 29, 2019
Messages
900
Reaction score
474
Location
Sao Paulo
Olá galera, estou com a pulga atrás da orelha aqui... Envasei a uns 20 dias uma leva de APA, com açúcar direto na garrafa na proporção de 10g/L. Sei que não é o recomendado, mas fiz exatamente para testar o resultado. Pois bem, com 10 dias na garrafa (armazenadas em temperatura ambiente (20~25º) dentro de caixas de papelão) abri a primeira e pimba! Delícia, bem carbonatada exatamente como esperava. Peguei metade dessa leva e mandei pra geladeira (6~8º). A outra metade, ficou mais 7 dias lá nas caixas, até que as coloquei no freezer (2º) deitadas por uma questão de espaço. Venho notando que essas que estão deitadas a 4 dias no freezer (2º) parecem estar perdendo parte da carbonatação com o passar dos dias. A cada dia tenho a impressão de estarem menos carbonatadas, seria isso então coisa da minha cabeça, coincidência ou realmente há a possibilidade das garrafas deitadas perderem carbonatação, ou talvez ainda relacionado à temperatura, que está inferior as que estão em pé na geladeira??
 
Tenta tirar uma do freezer, deixa ela subir um pouco a temperatura e abre pra ver, pode ser que gelada, (2º), ela "diminua" a carbonatação por contração, senão me engano tem uma relação de temperatura e carbonatação, mas não tenho propriedade para lhe falar
 
Tenta tirar uma do freezer, deixa ela subir um pouco a temperatura e abre pra ver, pode ser que gelada, (2º), ela "diminua" a carbonatação por contração, senão me engano tem uma relação de temperatura e carbonatação, mas não tenho propriedade para lhe falar

mas a relação é inversamente proporcional, gases são geralmente mais solúveis em temperaturas menores

@EDGAR LOUZANO VERDILE mas ta dando diferença significativa? não pode ter sido uma variação na sua adição?
 
mas a relação é inversamente proporcional, gases são geralmente mais solúveis em temperaturas menores

@EDGAR LOUZANO VERDILE mas ta dando diferença significativa? não pode ter sido uma variação na sua adição?
@Trops Sobre a relação temperatura x gases solúveis você está certo, porém creio que foi a relação entre temperatura x pressão que o @ricardok14 quis dizer... menor temperatura = menos pressão...
Já quanto a variação na adição, cheguei a pensar nisso mas seria coincidência tripla eu estar pegando exatamente na ordem kkk.. Além do que se houve variação foi mínima...
Enfim, cometi um erro devido a um travamento do meu PC e criei dois tópicos com o mesmo assunto... Vamos tratar por ESTE (CLIQUE AQUI)que está mais completa a explicação...
Não achei como excluir o tópico...
 
Back
Top