1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

É necessário passivação em Postmix novo ?

Discussão em 'Envase' iniciado por brunolinsalves, 25/11/17.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 25/11/17 #1

brunolinsalves

brunolinsalves

brunolinsalves

Well-Known Member

Afiliado:
    4/11/15
    Curtidas Recebidas:
    9
    Bom dia pessoal,

Recentemente comprei um postmix novo, na loja dos lamas, e me surgiu uma dúvida: é necessário fazer a passivação do postmix novo ?

Desde já, agradeço pela atenção.

2. 26/11/17 #2

ricardo

ricardo

ricardo

Well-Known Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    89
    Esperei alguém te responder, mas na minha opinião não seria necessário.
    Já para panelas de fervura acho que é obrigatório, tanto inox quanto alumínio.
    Vou esperar outros mestres se posicionarem com esta pergunta, diga-se de passagem, de extrema relevância para o cervejeiro caseiro.

brunolinsalves curtiu isso.
  3. 27/11/17 #3

Sorvetero

Sorvetero

Sorvetero

Member

Afiliado:
    30/3/15
    Curtidas Recebidas:
    5
    Vou expor minha opinião como engenheiro, não como cervejeiro.
    A função da passivação é criar uma "monocamada" oxidada do material, com o objetivo de não haver deposição de material da superficie no seu alimento (sim, trato cerveja como alimento).
    Portanto, somente deve-se falar de passivação em materiais que podem sofrer oxidação. Já, para equipamentos em inox, eles ja vem com a superficie tratada para não sofrer oxidação em excesso e, consequentemente perder elétrons de forma significativa para sua cerveja.

Assim, concluindo, criar uma camada de passivação de forma "caseira" so é significativo em panela de alumínio, cobre, galvanizado... O inóx ja possui uma camada "passivada".

Paiakan, Alex e brunolinsalves curtiram isso.
  4. 27/11/17 #4

ricardo

ricardo

ricardo

Well-Known Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    89
    Acho que a dúvida inicial é devido à página dos produtos SS Brew Tech comercializados por uma loja de PoA, onde diz:

"A passivação é uma etapa posterior a limpeza. Nesta etapa a intenção é "sequestrar" qualquer ion de ferro que possa estar livre na parede de inox, para evitar ferrugem. Isso é geralmente feito com um ácido forte (aí o motivo porque não esfregamos o inox pois ao riscar, iremos expor novos ions).
    Na indústria ela é feita com ácido nítrico em concentrações superiores a 20%. Porém este ácido muito perigoso nesta concentração, por isso nós não vendemos no nosso site.
    Alguns cervejeiros utilizam o ácido peracético para a passivação. Porém no nosso caso recomendamos fazê-la com ácido cítrico (ainda indisponível para venda a WE Consultoria, mas facilmente encontrado na Internet)."

SandroRibeiro e brunolinsalves curtiram isso.
  5. 27/11/17 #5

brunolinsalves

brunolinsalves

brunolinsalves

Well-Known Member

Afiliado:
    4/11/15
    Curtidas Recebidas:
    9
    Obrigado Ricardo e Sorvetero pelas respostas.

Eu tinha enviado um email para o lamas para tentar sanar essa dúvida. Segue o meu email e a resposta deles:

Pessoal, há alguns dias eu levantei um questionamento sobre a necessidade de passivação do postmix. Na dúvida eu tinha enviado um email para o lamas (onde eu adquiri o postmix) para esclarecer essa dúvida. Segue o questionamento e a resposta:

Email do questionamento: Recentemente eu adquiri um Postmix novo e tenho uma dúvida sobre este produto. Já que o equipamento é novo (nunca utilizado), é necessário fazer algum procedimento antes do primeiro uso ? Tipo uma passivação do inox ? Se sim, como devo proceder ?

Email da resposta: Não é necessário, o post mix já vai pronto para uso :)

Agora, eu não sei se já vem pronto para uso porque eles já fazem algum tipo de procedimento ou porque não é necessário.

6. 15/9/19 #6

Bruno Martins da Silva

Bruno Martins da Silva

Bruno Martins da Silva

Active Member

Afiliado:
    5/5/18
    Curtidas Recebidas:
    4
    A mesma conclusão para o barril/keg, certo?

7. 27/10/19 #7

Thiago Guimarães Coelho

Thiago Guimarães Coelho

Thiago Guimarães Coelho

Well-Known Member

Afiliado:
    30/12/18
    Curtidas Recebidas:
    9
    O ideal é fazer a passivaçao.
    No processo de fabricação a soldagem em alguns pontos acabam prejudicando a camada de oxidos.
    Alguns fabricantes ja fazem a passivacão e outros não .
    Então como forma de aumentar a vida útil do barril é recomendado.
    A grande maioria dos fabricantes não realiza a passivacão.

Compartilhe esta Página