Águas das cidades brasileiras

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

paulo1

Moderador
Joined
May 8, 2013
Messages
601
Reaction score
357
A ideia desse tópico é reunir informações sobre as características químicas (relevantes para a produção de cerveja) das águas das cidades brasileiras. Compartilhe aqui os dados da sua cidade.

Listagem por ordem alfabética dos nomes das cidades:

Belo Horizonte / MG - Referente ao bairro São Luis, região da Pampulha (informações da COPASA-MG p/ período de Janeiro a Julho de 2013) - Contribuição de @gabrielfurtado

Belo Horizonte / MG (Bairro Sagrada Família, set/2014 a set/2015) - Contribuição de @leandrocosta

Belo Horizonte / MG (Bairro Sagrada Família, ago/2015) - Contribuição de @leandrocosta

Belo Horizonte / MG (Bairro Serra, média 10/2016 a 10/2017) - Contribuição de @gustavomdgc

Belo Horizonte / MG (Zona Leste, maio/2017) - Contribuição de @*******

Bento Gonçalves / RS (2/9/2013) - Contribuição de @Trindade

Bento Gonçalves / RS (média de 2014 e 2015) - Contribuição de @scantoni

Canoas / RS (Bairro Igara, data não informada) - Contribuição de @hades

Curitiba / PR (Estações Iraí e Iguaçu) - Contribuição de @aleodoni (arquivo do BeerSmith aqui)

Esteio / RS ( Estação de tratamento de Esteio, data não informada) - Contribuição de @Josimar_Becker

Florianóplis / SC (Santo Antônio de Lisboa) - Contribuição do @Ronaldo

Garibaldi / RS (Média 2014/2015/2016) - Contribuição de @Sidnei

Gramado / RS (Média de 2015 a 2017) - Contribuição de Manoel Rodrigues via lista CervaSerra

Londrina / PR (09/09/2015, média das últimas 30 análises) - Contribuição do @ticops

Niterói / RJ (outubro/2014) - Contribuição de @danielperez

Niterói / RJ (janeiro/2015) - Contribuição de @danielperez

Nova Bassano / RS - Contribuição de @rafaeldb

Paulínea / SP (04/05/2015) - Contribuição de @alanlisboa

Porto Alegre / RS (ETA Moinhos de Vento, em 25/3/2013)

Porto Alegre / RS (Bairro Anchieta, cortesia de Leonardo Sewald - Cervejaria Seasons, análise realizada pelo Green Lab em 26/05/2013)

Porto Alegre / RS(ETA Menino Deus, novembro de 2014 a fevereiro de 2015) - Contribuição do @grupis

Porto Alegre / RS(ETA Menino Deus, média de maio a junho de 2016) - Contribuição do @Lorran

Porto Alegre / RS(ETA Tristeza, fornecida em 5/4/2018) - Contribuição de @CaMenegha

Porto Alegre / RS(ETA São João, abril de 2014 a maio de 2015) - Contribuição do @alexandrepaz

Rio de Janeiro / RJ (Sistema Guandu, dezembro de 2016) - Contribuição de @bruno12345

Rio Grande / RS (Praia do Cassino) - Contribuição de @grupis

Santo André / SP (Maio/2017) - Contribuição de @ChaZz

São José / SC (Barreiros) - Contribuição de @jairo

São Paulo / SP (Guarapiranga, abril/2017) - Contribuição de @dfcandiani

São Paulo / SP (Morumbi) - Contribuição de @leosardinha

São Paulo / SP (ETA GUARAU - 03/07/2013) - Contribuição de @Dexavator

Sapucaia do Sul / RS ( Estação de tratamento de Esteio, data não informada) - contribuição de @Josimar
 
Last edited:
Jairo

Segue abaixo os valores médios dos parâmetros de análise da água tratada fornecida na localidade de Santo Antônio de Lisboa/Floripa:

pH = 6,91
Cor Aparente = 10,6 uH
Turbidez = 3,2 NTU
Flúor = 0,7 mg / L
Cloro Residual Livre = 1,1 mg / L
Ferro = 0,18 mg / L
Alcalinidade Total = 15,3 mg / L CaCO3
Carbonatos = 0,0 mg / L CaCO3
Bicarbonatos = 15,3 mg / L CaCO3
Dureza Total = 10,7 mg / L CaCO3
Cloretos = 13,3 mg / L
Sulfato = 12,0 mg / L SO4
Sódio = 3,3 mg / L
Chumbo = < 0,0014 mg / L
 
Quase uma água destilada. Obrigado Ronaldo. Será que os valores se repetem nas outras localidades? Estou em São José. ABraços.
 
Jairo,
As companhias de água fazem monitoramento constante nas estações de tratamento.
Tenta entrar em contato com a companhia local, ai deve ser a Casan, certo?!
Informando teu endereço e o que você quer saber (cloreto, potássio, pH etc)
Aqui em POA solicitei ao DMAE (Dep. Municipal de Água e Esgotos) e eles me informaram na boa.

Abraço.
 
Sou de Fortaleza e tô doido pra saber a composição da água daqui. Usei ela pra fazer duas cervejas sem correção nenhuma, só fervendo mesmo.

No caso das águas postadas ai, todas elas estão dentro do que seria ideal para fazer cerveja ou precisam de correção? Todas me parecem muito "moles" em relação ao que seria uma água cervejeira. Estou certo?
 
Sou de Fortaleza e tô doido pra saber a composição da água daqui. Usei ela pra fazer duas cervejas sem correção nenhuma, só fervendo mesmo.

No caso das águas postadas ai, todas elas estão dentro do que seria ideal para fazer cerveja ou precisam de correção? Todas me parecem muito "moles" em relação ao que seria uma água cervejeira. Estou certo?

Depende qual estilo vc quer brassar.
Essas águas são ideias para manipular pois são baixas em minerais.
Dá uma olhada na seção sobre Brew Science / Água.
Postei um powerpoint com algumas dicas e orientações.
Abs
 
No caso das águas postadas ai, todas elas estão dentro do que seria ideal para fazer cerveja ou precisam de correção? Todas me parecem muito "moles" em relação ao que seria uma água cervejeira. Estou certo?

Essas águas são ótimas, porque adicionar sais é muito mais fácil do que remover. Você pode facilmiente obter qualquer perfil a partir delas.
 
Depende qual estilo vc quer brassar.
Essas águas são ideias para manipular pois são baixas em minerais.
Dá uma olhada na seção sobre Brew Science / Água.
Postei um powerpoint com algumas dicas e orientações.
Abs

Vi lá, muito bom aquele material. Vou tentar pegar o perfil da água daqui pra saber o que corrigir dependendo do estilo.

Valeu!
 
A água daqui de Fortaleza não tem cloro em demasia Neudson? Nem com uso de filtro de carvão não sai o gosto do cloro. Não teve nenhum problema usando ela?

Não tenho meus equipamentos ainda e faço cerveja com o Jorge Fulegarem, que já faz cerveja em casa tem uns bons anos. Ele só usa água mineral.
 
A água daqui de Fortaleza não tem cloro em demasia Neudson? Nem com uso de filtro de carvão não sai o gosto do cloro. Não teve nenhum problema usando ela?

Não tenho meus equipamentos ainda e faço cerveja com o Jorge Fulegarem, que já faz cerveja em casa tem uns bons anos. Ele só usa água mineral.

Cara, não sei, vou saber o resultado nas que eu fiz nos últimos dois finais de semana. Mas o que eu fiz foi ferver a água que ia utilizar antes de começar. Fervi bem, pra tentar evaporar o cloro.

A amostra que tirei essa semana de uma me pareceu boa.
 
Rodrigo, usado dois filtros de carvão em série que não tem erro. Muita gente (inclusive eu) adota essa configuração com sucesso.
 
Rodrigo, usado dois filtros de carvão em série que não tem erro. Muita gente (inclusive eu) adota essa configuração com sucesso.

No curso de Vassouras/SENAI eles ensinam que basta um filtro, e dar um repouso de 10min com a panela aberta aos 50C, antes de colocar o malte. Todo o cloro já deverá ter evaporado.:drunk:
 
Jairo

Segue abaixo os valores médios dos parâmetros de análise da água tratada fornecida na localidade de Santo Antônio de Lisboa/Floripa:

pH = 6,91
Cor Aparente = 10,6 uH
Turbidez = 3,2 NTU
Flúor = 0,7 mg / L
Cloro Residual Livre = 1,1 mg / L
Ferro = 0,18 mg / L
Alcalinidade Total = 15,3 mg / L CaCO3
Carbonatos = 0,0 mg / L CaCO3
Bicarbonatos = 15,3 mg / L CaCO3
Dureza Total = 10,7 mg / L CaCO3
Cloretos = 13,3 mg / L
Sulfato = 12,0 mg / L SO4
Sódio = 3,3 mg / L
Chumbo = < 0,0014 mg / L


Ronaldo,
se essa é a mesma água que chega até a Trindade, eu duvido dos valores fornecidos pela CASAN.
Primeiro, devido ao efeito sazonal. A condutividade dela muda tremendamente no decorrer do ano.
Segundo, devido ao trajeto que essa água faz até chegar na torneira.
Qualquer morador da Trindade sabe que a água daqui é amarela!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Isso deve ser pela ferrugem desprendida nos canos.

Vc sabe como/quando/onde esse laudo foi gerado?
Provavelmente esses valores devem se referir a água da fonte.
A água que chega nos bairros chega completamente disvirtuada da fonte, além dos níveis elevadíssimos de Al do tratamento empregado. Isso eles não comunicam!

Abraço!!!
 
Ronaldo,
se essa é a mesma água que chega até a Trindade, eu duvido dos valores fornecidos pela CASAN.
Primeiro, devido ao efeito sazonal. A condutividade dela muda tremendamente no decorrer do ano.
Segundo, devido ao trajeto que essa água faz até chegar na torneira.
Qualquer morador da Trindade sabe que a água daqui é amarela!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Isso deve ser pela ferrugem desprendida nos canos.

Vc sabe como/quando/onde esse laudo foi gerado?
Provavelmente esses valores devem se referir a água da fonte.
A água que chega nos bairros chega completamente disvirtuada da fonte, além dos níveis elevadíssimos de Al do tratamento empregado. Isso eles não comunicam!

Abraço!!!

Luis,

Esse laudo é de uns 6 meses atrás. Existe sazonalidade, sim!
Esse laudo é da ETA de Santo Antônio de Lisboa.
Como utilizo água da chuva :rockin:, não me preocupei mto, pedi a título de curiosidade.
abs
 
Relatório de água fornecido pelo laboratório Green lab de Porto Alegre para a água que utilizamos na cervejaria (Bairro Anchieta):


Alcalinidade Total mg CaCO3/L 14,3
Cloro Livre 0
Cálcio mg Ca/L 4,911
Cloreto mg Cl/L 18,0
Coliformes Termotolerantes UFC/100mL Ausência em 100 mL
Coliformes Totais UFC/100mL Ausência em 100 mL
Dureza Total mg CaCO3/L 49,1
Ferro mg Fe/L 0,032
Fluoreto mg F/L 0,68
Magnésio mg Mg/L 1,876
Nitrato mg N-NO3 1,39
Nitrito mg N-NO2 < 0,004
pH - 6,7
Potássio mg K/L 2,291
Sódio mg Na/L 7,214
Sulfato mg SO4/L 4,44
Turbidez NTU < 1,0


Importante lembrar que água muda ao longo do tempo, logo é sempre bom solicitar nova análise com uma certa periodicidade. Isso vale especialmente para aqueles que utilizam agua de poço, pois como não há o pré-processamento feito por uma estação ou empresa de tratamento de água, qualquer alteração climática na região já pode afetar os parâmetros. No final, usar água de poço é bom, mas precisa de mais atenção por parte do cervejeiro.

Isso me lembra aquela velha propagaganda comumente usada por algumas grandes cervejarias: "usamos água do aquífero Guarani". Porra, 70% da água do aquífero é imprópria para consumo, que m#$rda de propaganda é essa!? :confused:
 
Dados da água de São José - SC, mais precisamente de Barreiros:

Data da coleta: 06/05/13
- pH: 7,54
- Cor Aparente: 7,0 mg/L PtCo
- Turbidez: 1,49 NTU
- Alcalinidade Total: 8,6 mg/L em CaCO3
- Alcalinidade Bicarbonato: 8,6 mg/L em CaCO3
- Cloreto: 6,6 mg/L
- Dureza Total: 9,7 mg/L
- Ferro: 0,046 mg/L
- Sódio: 1,1 mg/L
- Sulfato: 3,9 mg/L

Abraços a todos, Jairo
 
Informações da COPASA-MG referente ao bairro São Luis (região da Pampulha) em Belo Horizonte - MG no período de Janeiro a Julho de 2013.

pH: 7,8
Turbidez: 0,27 UT
Ferro total: 0,026 mg/L Fe
Fluoreto: 0,72 mg/L F
Cor: < 2,5 UH
Condutividade: 121,65 µS/cm
Cloretos: 9,82 mg/L Cl-
Sulfato: 9,94 mg/L SO4
Sódio: 3,46 mg/L Na
Dureza total: 64,76 mg/L
Dureza Cálcio: 54,25 mg/L
Cloro: 1,4 mg/L Cl-
 
Obrigado, Gabriel. Já adicionei os dados no post inicial.
 
prezados, recebi esta informação da concessionaria que abastece a região. Algo a dizer? Creio ser bastante dura, difícil modificar. Certo?

Nova Bassano - RS

Dureza da água: 74 mg/L CaCO3
Cálcio (Ca++): 19 mg/L
Magnésio (Mg++): 6,5 mg/L
Bicarbonato (HCO3-): 130 mg/L
Sódio (Na+): 19 mg/L
Cloreto (Cl-): 5,4 mg/L
Sulfato (SO4&#8211;): 2,15 mg/L
Nitrito: ND (não detectado)
Alcalinidade: 107 mg/L CaCO3
 
Rafael, a sua água tem concentrações bem baixas de praticamente todos os íons, com exceção do bicarbonato.

Usando essa água sem qualquer modificação, você terá dificuldades em obter o pH ideal na mosturação de cervejas claras.

A boa notícia é que o bicarbonato pode ser removido facilmente, fervendo previamente a água (com uma pequena adição de cálcio no seu caso).

Talvez esse capítulo do Palmer tenha informações úteis para você:
http://www.howtobrew.com/section3/chapter15-1.html
 
prezados, recebi esta informação da concessionaria que abastece a região. Algo a dizer? Creio ser bastante dura, difícil modificar. Certo?

Nova Bassano - RS

Dureza da água: 74 mg/L CaCO3
Cálcio (Ca++): 19 mg/L
Magnésio (Mg++): 6,5 mg/L
Bicarbonato (HCO3-): 130 mg/L
Sódio (Na+): 19 mg/L
Cloreto (Cl-): 5,4 mg/L
Sulfato (SO4&#8211;): 2,15 mg/L
Nitrito: ND (não detectado)
Alcalinidade: 107 mg/L CaCO3

Rafael,
tua água é bem interessante!
Na real ela é relativamente leve.
A alcalinidade tá num nível OK, boa pra uma vasta diversidade de estilos.
Veja que a dureza da água é uma consequência da concentração de Ca e Mg. Dado que a concentração dos dois íons na tua água é baixa, vc pode até aumentá-las quando produzir cervejas mais escuras. Além disso, um ponto bem positivo é que o teor de cloro e sulfato é também baixo. Isso te permite adicionar tanto sulfato de calcio (CaSO4) quanto cloreto de calcio (CaCl2) para controle de pH, o que te dá liberdade para brincar com o balanço malte/lúpulo (i.e., [Cloro]/[Sulfato]).
Também uso água leve em minhas brassagens e sempre "altero" o equilíbrio malte/lúpulo até encontrar um ponto ideal pro meu paladar.
Abraço!
 
Dados da água de São José - SC, mais precisamente de Barreiros:

Data da coleta: 06/05/13
- pH: 7,54
- Cor Aparente: 7,0 mg/L PtCo
- Turbidez: 1,49 NTU
- Alcalinidade Total: 8,6 mg/L em CaCO3
- Alcalinidade Bicarbonato: 8,6 mg/L em CaCO3
- Cloreto: 6,6 mg/L
- Dureza Total: 9,7 mg/L
- Ferro: 0,046 mg/L
- Sódio: 1,1 mg/L
- Sulfato: 3,9 mg/L

Abraços a todos, Jairo

Jairo,
engraçado que eles não reportam os níveis de calcio, isso é ruim. Eles reportam a duzera, que é a soma Ca + Mg.
Além disso, sabidamente a Casan "fode" a população com níveis muito elevados de Alumínio, isso eles realmente não comunicam.
Dá uma olhada nessa concentração de ferro na água. Isso é suficiente pra iniciar o que chamamos de processo Fenton, a partir de um residual de peróxido de hidrogênio que as leveduras produzem na fase aeróbica. Isso "poderia" resultar em algum prejuízo pra fermentação ou algum off flavor. Eu filtraria essa água com filtro de carvão ativado e silica antes de usá-la!
Eu não uso água da Casan NEM FUDENDO!!!!
Abraço!
 
Como vcs contactam as fornecedoras de água para terem em mãos esses dados?
 
Muito obrigado pelas respostas acima

Mas surgiram outras dúvidas. Nas tabelas que informam a quantidade de ions para determinada cerveja/cidade estão falando em mg/1l. Deduzo que tenha que multiplicar essas quantidades pelo tamanha do meu mash em litros, certo?
Pois a quantidade de sais que devo adicionar a um mash de 20 litros deve ser 5x menor do que para um de 100litros. Correto?

Espero ter sido lúcido. haha
 
Muito obrigado pelas respostas acima

Mas surgiram outras dúvidas. Nas tabelas que informam a quantidade de ions para determinada cerveja/cidade estão falando em mg/1l. Deduzo que tenha que multiplicar essas quantidades pelo tamanha do meu mash em litros, certo?
Pois a quantidade de sais que devo adicionar a um mash de 20 litros deve ser 5x menor do que para um de 100litros. Correto?

Espero ter sido lúcido. haha

Exato Rafael.
Todas as massas são dadas para um volume de 1L (1 mg/L = 1 ppm). Pra saber a quantidade em mg que vc terá em 20 L, só multiplicar por 20 e assim por diante...
 
Segue propriedades da água de Bento Gonçalves - RS
 

Attachments

  • Bento Gonçalves-ETA Bento Gonçalves-Principal .pdf
    52.6 KB · Views: 174
Consegui a do meu bairro!

São Paulo Capital, Morumbi

Cloreto (mg/L): 23 mg/L

Sulfato (mg/L): 6,01 mg/L

Sódio (mg/L): 11,5 mg/L

Potássio (mg/L): 3,4 mg/L

Magnésio (mg/L): 5,96 mg CaCO3/L (somente como resultado parcial da Dureza Total)

Cálcio (mg/L): 38,44 mg CaCO3/L (somente como resultado parcial da Dureza Total)

Dureza (mg/L): 44,39 mg CaCO3/L

Alcalinidade total (mg/L): Não realizamos este ensaio

pH: entre 6,0 e 9,0
 
Pessoal, editei o post inicial, deixando só os links para as análises postadas nesse tópico (estava ficando inviável listar todas as análises completas num único post).

Aproveito para postar aqui a análise de Porto Alegre:

Porto Alegre / RS (referentes a ETA Moinhos de Vento, coletados no dia 25/3/2013)

  • Cloreto (mg/L): 14,11
  • Sulfato (mg/L): 3,52
  • Sódio (mg/L): 6,49
  • Potássio (mg/L): 2,73
  • Magnésio (mg/L): 2,17
  • Cálcio (mg/L): 5,39
  • Dureza (mg/L): 22,39
  • Alcalinidade total (mg/L): 8,0
  • pH: 6,4
 
Alguém sabe quem faz esse serviço de análise de água ?

Eu tenho poço artesiano em casa, é profundo pra caramba, abaixo da camada de rocha de arenito.
 
Alguém sabe quem faz esse serviço de análise de água ?

Eu tenho poço artesiano em casa, é profundo pra caramba, abaixo da camada de rocha de arenito.

Feiten,

Aqui em NH fazem análise na fundação liberato... fui ontem mesmo me informar. Pedi por cloretos, sulfatos, dureza, alcalinidade e pH, magnésio acho que nào fazem, ainda estou esperando resposta...
 
Back
Top