1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Águas das cidades brasileiras

Discussão em 'Brew Science' iniciado por paulo, 13/6/13.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 8/2/17 #81

Krishna

Krishna

Krishna

Well-Known Member

Afiliado:
    18/9/16
    Curtidas Recebidas:
    85
    Alguém tem os dados da zona leste de BH? Exatamente, bairro Jardim América. Só achei o relatório geral da COPASA, mas parece que existem diferenças entre regiões, certo?

2. 8/2/17 #82

leandrocosta

leandrocosta

leandrocosta

Well-Known Member

Afiliado:
    14/1/15
    Curtidas Recebidas:
    30
    Mande e-mail pra dvqa@copasa.com.br passando o seu endereço e pedindo o histórico da qualidade da água da sua região.
    E poste aqui o resultado.

Krishna curtiu isso.
  3. 18/4/17 #83

dfcandiani

dfcandiani

dfcandiani

New Member

Afiliado:
    18/4/17
    Curtidas Recebidas:
    0
    Consegui para a região da Guarapiranga (Rio Bonito/Cidade Dutra Zona Sul) em São Paulo.

Prezado(a) Sr(a) David Figueiredo Candiani,

A sua solicitação de acesso a documentos, dados e informações, de protocolo 34351175793, data 09/04/2017, FOI ATENDIDA.

Órgão/Entidade: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo
    SIC: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP

Solicitação:
    Prezada Senhora (sr.), recentemente comecei a fazer cerveja em casa e dentre as principais características a serem controladas está a composição da água, como não encontrei no site da Sabesp as características listadas abaixo (e também não fui atendido por meio eletrônico, protocolo Fale Conosco Nº 46799-18), gostaria de saber se seria possível que me fossem enviadas por email algumas informações para a região da Guarapiranga, são estas características:

- Calcio
    - Magnésio
    -Sódio
    -Potassio
    -Cloretos
    -Sulfatos
    -Bicarbonatos

Agradeço desde já sua atenção

Resposta:

Prezado David Figueiredo Candiani;

Em atendimento a seu pedido segue resposta da área responsável:

"Em atendimento ao questionamento formulado, segue a resposta:

A SABESP cumpre rigorosamente a Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Dos parâmetros solicitados são monitorados, conforme Portaria 2914/11, sódio, cloreto e sulfato, cujo valores são expressos na tabela abaixo:

Análise 17/1/2017
    Cloreto 20,0 mg/L
    Sódio 11,0 mg/L
    Sulfato 18,0 mg/L

Valor Máximo permitido Portaria 2914
    Cloreto: 250,0 mg/L
    Sódio: 200,0 mg/L
    Sulfato: 250,0 mg/L"

Atenciosamente,
    SIC SABESP

4. 6/5/17 #84

Krishna

Krishna

Krishna

Well-Known Member

Afiliado:
    18/9/16
    Curtidas Recebidas:
    85
    Opa Leandro!

Fiz o que você indicou. Aproveitei o texto do @dfcandiani, aí em cima. Mandaram dois email pra mim, com dois resultados diferentes.

O primeiro email, em forma de texto:

Sulfatos mg/L SO4 20,61
    Cloretos mg/L Cl-6,08
    pH - 7,26
    Sódio mg/L Na 5,04
    Nesse veio o aviso: Os parâmetros Cálcio, Potássio, Magnésio e Alcalinidades não são exigidos pela portaria nº 2914/2011 do Ministério da Saúde, embora estejam implantados em nosso laboratório.

Depois mandaram outro email, com um arquivo em pfd. Dái fiz um print e ta mais abaixo na foto. Esse já veio mais completo, apesar dos valores diferentes...

Abraço a todos.

Arquivos Anexados:

• agua.jpg
      agua.jpg
      Tamanho:
      54.5 KB
      Visitas:
      238
  5. 6/5/17 #85

dfcandiani

dfcandiani

dfcandiani

New Member

Afiliado:
    18/4/17
    Curtidas Recebidas:
    0
    E agora, em qual confiar:p...hshshshs (nessas horas é que dá ainda mais saudade de morar em BH, muito melhor nesse aspecto, a empresa de aguas é bem mais atenciosa). Se você tiver PHmetro tente ver qual valor deve estar mais próximo, o pdf deve ser mais antigo um pouco, e os dados do texto do email mais atualizados, que alguem só deu um crtl C+ctrl V no email que te enviram (só especulação da minha parte).
    abrs
    David

6. 9/5/17 #86

MarioGaloDoido

MarioGaloDoido

MarioGaloDoido

Member

Afiliado:
    8/6/16
    Curtidas Recebidas:
    5
    Galera, vou precisar de ajuda para entender... Nesta análise cadê o Calcio (Ca)? Ele é o primeiro valor solicitado pela calculadora de água do https://www.brewersfriend.com/water-chemistry/

São eles:

Ca+2, Mg+2, SO4-2, Na+, Cl-, HCO3-, Alkalinity

Abraços a todos...

7. 20/7/17 #87

aleodoni

aleodoni

aleodoni

New Member

Afiliado:
    17/7/14
    Curtidas Recebidas:
    3
    Pessoal, de acordo com conversas e laudos requisitados pelo pessoal da Sanepar, consegui essas informações para perfil da água (não se esqueça que Curitiba é abastecida por estações de tratamento, portanto esses valores correspondem às estações Iraí e Iguaçu).
    Com base nisso, criei o perfil da água no BeerSmith e estou compartilhando com vocês.

Arquivos Anexados:

rgaudim, mvrinaldi e Carbobiach curtiram isso.
  8. 21/7/17 #88

bruno12345

bruno12345

bruno12345

Well-Known Member

Afiliado:
    5/6/16
    Curtidas Recebidas:
    122
    Rio de Janeiro - Sistema Guandu

Consegui no site da CEDAE algumas informações sobre a água do sistema Guandu que abastece bia parte da cidade do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense:

Os dados abaixo se referem ao segundo semestre de 2016 (dados coletados em dezembro). No site, a CEDAE disponibiliza os relatórios semestrais onde podemos verificar as informações desejadas. Infelizmente, nestes relatorios não constam as quantidades de calcio, magnesio, carbonato e bicarbonato. Entrei em contato por e-mail para obter tais informações e recebi uma resposta aproximada para as quantidades de calcio e magnecio (obtidas atraves da dureza total da agua). Como a água deste sistema é uma água (bem) mole, mesmo que esses valores (calcio e magnesio) sejam apenas aproximados, creio que não farão muita diferença para o nosso proposito. Seguem os dados abaixo (sempre em mg/l - exceto o PH):

Fluoreto: 0,80
    Nitrato: 1,28
    Aluminio: 0,10
    Cloreto: 12,1
    Dureza total: 28,9 mg/l CaCO3
    Ferro: 0,08
    Sódio: 12,0
    Sulfato:20,51
    Zinco: 0,005
    Calcio (aprox. calculado a partir da dureza total): <11,56
    Magnesuo (idem): <8,33
    Carbonato: Não informado
    Bicarbonato: Não informado
    PH: 6,9

domvito e (deletar usuário) curtiram isso.
  9. 21/8/17 #89

paulo

paulo

paulo

Moderador Supporter

Afiliado:
    9/5/13
    Curtidas Recebidas:
    357
    Valores informados pela Corsan para Gramado/RS. Contribuição de Manoel Rodrigues via lista CervaSerra.

Média de 2015 a 2017 em mg/L:

Na: 1,7
    HCO3: 10,7
    Ca: 3,3
    Cl: 3
    Mg: 0,9
    SO4: 5,6

Dureza (CaCO3): 11,7
    Alcalinidade (CaCO3: 8,5

pH: 6,3

10. 21/8/17 #90

paulo

paulo

paulo

Moderador Supporter

Afiliado:
    9/5/13
    Curtidas Recebidas:
    357
    Para quem não usa BeerSmith:

pH 6.7
    Cálcio 45.0
    Magnésio 5.0
    Sódio 3.46
    Sulfato 12.5
    Cloreto 7.5
    Bicarbonato 20.0

Carbobiach curtiu isso.
  11. 28/9/17 #91

Carbobiach

Carbobiach

Carbobiach

Well-Known Member

Afiliado:
    24/7/17
    Curtidas Recebidas:
    95
    Prezados, bom dia!

Sei que Curitiba já foi listada, no entanto, gostaria de fazer minha adição. Segue o relatório oficial da Sanepar do perfil da água da ETA Iguaçu (que abastece minha região (CIC)).
    Cálcio e magnésio não constam diretamente, mas sim em forma de dureza total de 28.8ppm e eu não sei se considero toda a molécula do sal ou se, por peso molecular, distribuo proporcionalmente a cada íon de elemento, já que as unidades de dureza são relativas ao CaCO3. Também, então, não saberia informar como relacionar o magnésio. Bicarbonato também não consta. Contudo, acredito que o relatório completo e estes dados possam ser complementares aos já informados.

Pode-se extrair:

pH = 6.6 a 6.7 = 6.68 (realizei diversas medições de pontos distintos, sendo da caixa d'água e da rua diretamente e em diversos dias)
    Sódio = 6.29
    Sulfato = 5.0
    Cloreto = 11.8

O arquivo do BeerSmith é composto dos dados diretos do relatório que obtive e os que não consegui extrair são do que foi postado anteriormente.

Eric Carbobiach

Arquivos Anexados:

ValdirSoares curtiu isso.
  12. 28/9/17 #92

amadeuvolpato

amadeuvolpato

amadeuvolpato

Well-Known Member

Afiliado:
    14/6/13
    Curtidas Recebidas:
    29
    Ok, no meu caso uso água de poço semi artesiano da minha chácara que fica em Campo Largo, 20 Km de Curitiba, quero fazer uma analise dela, alguem da região já fez? onde? quanto custa? seriam esta a lista a ser analisada?
    - Calcio
    - Magnésio
    - Sódio
    - Potassio
    - Cloretos
    - Sulfatos
    - Bicarbonatos

13. 28/9/17 #93

Carbobiach

Carbobiach

Carbobiach

Well-Known Member

Afiliado:
    24/7/17
    Curtidas Recebidas:
    95
    Sim, é esta a listagem. O pH também é interessante saber e este você pode medir em casa com um phmetro. Os demais, só com análise em laboratório para confiabilidade. Como se trata de um poço, o perfil da água será "único" e você terá mais confiança com testes com amostras exclusivas do local.
    Não tenho ideia de quanto custa um teste, acredito, pelo que vi nos posts por aqui, que entre R$ 500,00 e R$ 1000,00, o que, ao meu ver, não vale à pena. Acredito que seja melhor usar água da rede e pedir pra Sanepar o perfil do local onde você mora. Optei por isto, porque a água mineral sai muito cara.
    Se usar da rede, lembre antes de ferver para se livrar do cloro, depois só ajustar para o perfil que deseja.

Abraço, boas brejas!

Cordialmente, Eric Carbobiach

14. 29/9/17 #94

amadeuvolpato

amadeuvolpato

amadeuvolpato

Well-Known Member

Afiliado:
    14/6/13
    Curtidas Recebidas:
    29
    Aí está o porquê, fiz várias cervejas com água da rede e do meu poço, água do poço foi de longe a melhor, mas obrigado pela ajuda, boas brejas a todos nós

Enviado de meu LG-K430 usando Tapatalk

15. 29/9/17 #95

Inspirion

Inspirion

Inspirion

Well-Known Member

Afiliado:
    4/1/14
    Curtidas Recebidas:
    2
    Caros, seguindo a lista do inicio do post, vi que há água de trés regiões de SP, mas não encontro em parte alguma uma analise da água do sistema cantareira. Alguém tem essa analise, mesmo que seja grosseira é melhor que nada... :D

16. 29/9/17 #96

Dexavator

Dexavator

Dexavator

Well-Known Member

Afiliado:
    2/6/16
    Curtidas Recebidas:
    57
    Não tem pq não é assim que funciona, a Cantareira fornece para vários bairros e cada um tem sua subestação de tratamento que terá valores diferentes. O ideal é descobrir a sua e entrar em contato para descobrir os valores. A última dica é que, por ser água de superfície, qualquer subestação que pegue água da Cantareira terá muito pouco mineral, dá para calcular quase como água desmineralizada.

Abs

Victor

Inspirion curtiu isso.
  17. 29/9/17 #97

Filipunk

Filipunk

Filipunk

Active Member

Afiliado:
    14/12/15
    Curtidas Recebidas:
    6
    Eu fiz analise da minha água que é abastecida pela cantareira.

Uso o Filtro da Brastemp que de acordo com o fabricante retem mais de 75% de cloro

A água não tem praticamente na de sais

Dureza total de 49,5ppm
    cloro residual 0,4 (com o Brastemp)
    PH 7.2
    Cloretos: 24.2
    Sódio:<2.5
    Sulfatos: <0,1
    Magnesio: <1.00
    Alcalinidade Total 39.5

18. 29/9/17 #98

mvrinaldi

mvrinaldi

mvrinaldi

Well-Known Member

Afiliado:
    6/1/16
    Curtidas Recebidas:
    42
    O Lamas tá fazendo essa análise por R$ 300,00.

19. 29/9/17 #99

Inspirion

Inspirion

Inspirion

Well-Known Member

Afiliado:
    4/1/14
    Curtidas Recebidas:
    2
    Excelente, desmineralizada já é um parâmetro :D

20. 29/9/17 #100

Inspirion

Inspirion

Inspirion

Well-Known Member

Afiliado:
    4/1/14
    Curtidas Recebidas:
    2
    Ótimo ! Saimos praticamente do nada, para algo, claro que longe de ser especifico e conclusivo, mas já é de muito bom grado. :)

Rascunho Salvo Rascunho deletado

Compartilhe esta Página

Group Builder