Água

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ronaldo

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
347
Reaction score
188
Sistematização de alguns estudos sobre água.
 

Attachments

  • Slide2.jpg
    Slide2.jpg
    28.1 KB · Views: 1,750
  • Slide3.jpg
    Slide3.jpg
    44.2 KB · Views: 1,686
  • Slide4.jpg
    Slide4.jpg
    47.9 KB · Views: 1,700
  • Slide5.jpg
    Slide5.jpg
    38.7 KB · Views: 1,654
  • Slide1.jpg
    Slide1.jpg
    23.1 KB · Views: 1,788
Onde é que se consegue esses produtos pra correção por aqui (em Porto Alegre)? O Minghelli comprou numa farmácia de manipulação pra corrigir a água da última cerveja que ele fez (uma Russian Imperial Stout), mas vem em cápsulas, o que é um saco... E não tem o sulfato de cálcio.

Outra coisa, é normal a água ficar esbranquiçada depois da correção ou o produto da farmácia de manipulação tem algo que não deveria ter?

Edit: Esqueci de dizer onde estou (Porto Alegre). Hábito da lista de e-mails. :p
 
Barni,
Dependendo do que estás colocando na água vai ficar branco/leitoso.
Procura em distribuidora de produtos de laboratório. Eles têm os sais em potes de 500g.
A Bodebrown vende um kit de sais em potinhos de 100g bem interessantes.
 
Barni,
Dependendo do que estás colocando na água vai ficar branco/leitoso.
Procura em distribuidora de produtos de laboratório. Eles têm os sais em potes de 500g.
A Bodebrown vende um kit de sais em potinhos de 100g bem interessantes.

Tri. Vou dar uma olhada. Valeu!
 
Vi na tabela acima (extraida do livro do John Palmer) sobre a composição de algumas principais cidades e estilos.

Eu consegui a composição da minha cidade, mas tenho uma duvida muito grande sobre qual composição devo buscar para alguns estilos diferentes como: cream ale, pale ale, etc .... (principalmente para ales)

se alguem tiver uma tabela ou alguma forma que ajude a determinar isso eu agradeço :)
 
Caros,
Fiz uma análise para ver o conteúdo mineral de minha água (uma nascente) e o resultado mostrou que este conteúdo é muito baixo. O íon Ca ficou em 0,9 ppm, Mg 1,02 ppm, Cloreto 8, Sulfato 2, Sódio 2,7 e a Alcalinidade total em 13 ppm. Já fiz algumas cervejas claras e não me preocupei muito com este baixo conteúdo mineral, mas agora pretendo Brassar umas escuras e a primeira será uma Oatmeal Stout e fazendo a simulação no Beersmith (comparando minha água com a de Dublin, por exemplo), percebi que teria que acrescentar uma boa quantidade de sais para fabricar uma água parecida com a de Dublin, então minhas questões são:

- Para a brassagem de cervejas escuras, é essencial a adição de sais em águas desmineralizadas ? - - Posso não adicionar sais e ter uma boa cerveja escura ?
- Muitos sais, quando indicados pelo beersmith, podem prejudicar o sabor da cerveja ?
- Posso confiar nas simulações do beersmith ?
abraços
Gilberto
 
Podes perguntar diretamente ao Brad Smith no Congresso Técnico da ACERVA Catarinense aqui em Floripa semana que vem! :ban:

Caros,
Fiz uma análise para ver o conteúdo mineral de minha água (uma nascente) e o resultado mostrou que este conteúdo é muito baixo. O íon Ca ficou em 0,9 ppm, Mg 1,02 ppm, Cloreto 8, Sulfato 2, Sódio 2,7 e a Alcalinidade total em 13 ppm. Já fiz algumas cervejas claras e não me preocupei muito com este baixo conteúdo mineral, mas agora pretendo Brassar umas escuras e a primeira será uma Oatmeal Stout e fazendo a simulação no Beersmith (comparando minha água com a de Dublin, por exemplo), percebi que teria que acrescentar uma boa quantidade de sais para fabricar uma água parecida com a de Dublin, então minhas questões são:

- Para a brassagem de cervejas escuras, é essencial a adição de sais em águas desmineralizadas ? - - Posso não adicionar sais e ter uma boa cerveja escura ?
- Muitos sais, quando indicados pelo beersmith, podem prejudicar o sabor da cerveja ?
- Posso confiar nas simulações do beersmith ?
abraços
Gilberto
 
Oi Ronaldo,
Infelizmente não poderei ir desta vez, o evento caiu justamente no fim de semana que não dá para ir (o antes e o depois daria), vai ficar para uma próxima oportunidade.
Abraços
 
Caros,
Fiz uma análise para ver o conteúdo mineral de minha água (uma nascente) e o resultado mostrou que este conteúdo é muito baixo. O íon Ca ficou em 0,9 ppm, Mg 1,02 ppm, Cloreto 8, Sulfato 2, Sódio 2,7 e a Alcalinidade total em 13 ppm. Já fiz algumas cervejas claras e não me preocupei muito com este baixo conteúdo mineral, mas agora pretendo Brassar umas escuras e a primeira será uma Oatmeal Stout e fazendo a simulação no Beersmith (comparando minha água com a de Dublin, por exemplo), percebi que teria que acrescentar uma boa quantidade de sais para fabricar uma água parecida com a de Dublin, então minhas questões são:

- Para a brassagem de cervejas escuras, é essencial a adição de sais em águas desmineralizadas ? - - Posso não adicionar sais e ter uma boa cerveja escura ?
- Muitos sais, quando indicados pelo beersmith, podem prejudicar o sabor da cerveja ?
- Posso confiar nas simulações do beersmith ?
abraços
Gilberto

Gilberto,

Pra ter um bom resultado com cerveja escura, numa água tão mole, imagino que precise sim adicionar alguns sais. Porque os grãos escuros abaixam o pH do mosto, alguns íons dos sais ajudam a aniquilar esse efeito até um certo limite.

Vc ja tem a analise da agua, isso é ótimo, agora é só calcular quantos ppm de cada íon que vc precisa adicionar.

Dosagem superior aos niveis recomendados podem prejudicar o sabor sim...

Não conheço as simulações do beersmith, mas tem muita fonte de informação sobre ajuste de água disponivel por ai, tem que tirar um tempo, estudar e ver quanto e quais sais adicionar na sua agua pra determinada cerveja que for fazer.
 
Tiago,
já fiz duas experimentações com sais e creio que os resultados foram bons. Produzi uma Oatmeal Stout e uma APA e ambas simulei nos beersmith e também utilizei a planilha de alcalinidade residual do John Palmer, não utilizei toda a quantidade de sais recomendado (tanto beersmith quanto a planilha do Palmer), usei um pouco menos e quando fizer outras levas testarei maiores quantidades de sais e farei uma comparação. Tentei dar uma maior atenção na quantidade do cálcio e carbonatos para a Stout e cálcio e sulfatos/cloreto para a APA.
abraços
 
Pessoal
Podemos confiar nas informações físico-químicas dos rótulos dos garrafões de água mineral?

Abç
 
Pessoal, desculpe desenterrar o tópico mas estou pensando em fazer algumas correções na água para produzir uma cerveja escura e tenho duas dúvidas:

1. Em que momento da mostura devem ser adicionados os sais? Ou devo adicionar antes de largar os maltes?

2. Sobre a água de lavagem, devo considerar o volume total de água usada para adicionar os sais? Se sim, adiciono metade na mostura e metade na água de lavagem ou devo adicionar tudo na mostura já considerando o volume da água de lavagem?
 
Pessoal, desculpe desenterrar o tópico mas estou pensando em fazer algumas correções na água para produzir uma cerveja escura e tenho duas dúvidas:

1. Em que momento da mostura devem ser adicionados os sais? Ou devo adicionar antes de largar os maltes?

2. Sobre a água de lavagem, devo considerar o volume total de água usada para adicionar os sais? Se sim, adiciono metade na mostura e metade na água de lavagem ou devo adicionar tudo na mostura já considerando o volume da água de lavagem?

Nunca fiz modificação da água, mas acredito que antes de largar os maltes. Não sei se entendi a sua pergunta 2, mas acredito que você deverá tratar tanto a sua água de mostura quanto a de lavagem com as respectivas quantidades de sal.
 
Pessoal, desculpe desenterrar o tópico mas estou pensando em fazer algumas correções na água para produzir uma cerveja escura e tenho duas dúvidas:

1. Em que momento da mostura devem ser adicionados os sais? Ou devo adicionar antes de largar os maltes?

2. Sobre a água de lavagem, devo considerar o volume total de água usada para adicionar os sais? Se sim, adiciono metade na mostura e metade na água de lavagem ou devo adicionar tudo na mostura já considerando o volume da água de lavagem?

Olá @rskis

Estou começando meus estudos sobre água também, fiz apenas uma receita (AIPA que estou acostumado a tomar) experimentando a adição de sais e gostei muito do resultado.

Também tenho esta dúvida sobre o momento de adicionar os sais e vou deixar para os mais experientes responderem, mas EU tenho tratado toda a água que vou usar numa panela grande que deixo separada só para isso. Simplesmente "tempero" toda a água simulando a encontrada em um determinado lugar. Como se eu estivesse pegando toda a água que usarei no processo direto naquele lugar (água target) sem tratá-la.
 
Pessoal, desculpe desenterrar o tópico mas estou pensando em fazer algumas correções na água para produzir uma cerveja escura e tenho duas dúvidas:

1. Em que momento da mostura devem ser adicionados os sais? Ou devo adicionar antes de largar os maltes?

2. Sobre a água de lavagem, devo considerar o volume total de água usada para adicionar os sais? Se sim, adiciono metade na mostura e metade na água de lavagem ou devo adicionar tudo na mostura já considerando o volume da água de lavagem?

1. Se forem sais que trabalham como cofatores enzimáticos ou que reduzem o pH, adicione-os antes de largar o malte na água. Se for uma questão de sabor (como os sais que interferem na relação cloretos/sulfatos), vc pode adicioná-los a qualquer momento.

2. Se vc está usando sais para trabalharem no sabor da cerveja, é bom utilizar quantidade compatível com teu volume de referência, ou seja, todo o volume de água utilizado e isso independe do onde vc irá colocar os sais.
Se for para causar algum efeito na mostura (como enriquecer com cálcio ou reduzir o pH), então use o necessário baseado no volume da mostura. Como a água do sparge está separada, cuide separadamente do pH da água do sparge (se o pH for sua preocupação).
 
1. Se forem sais que trabalham como cofatores enzimáticos ou que reduzem o pH, adicione-os antes de largar o malte na água. Se for uma questão de sabor (como os sais que interferem na relação cloretos/sulfatos), vc pode adicioná-los a qualquer momento.

2. Se vc está usando sais para trabalharem no sabor da cerveja, é bom utilizar quantidade compatível com teu volume de referência, ou seja, todo o volume de água utilizado e isso independe do onde vc irá colocar os sais.
Se for para causar algum efeito na mostura (como enriquecer com cálcio ou reduzir o pH), então use o necessário baseado no volume da mostura. Como a água do sparge está separada, cuide separadamente do pH da água do sparge (se o pH for sua preocupação).

Valeu pelas respostas pessoal!

@Kurt a ideia é para alterar os sabores mesmo. Uso uma água mineral de galão que tem PH de 5,65 então acredito que esteja ok tanto para mostura quanto para lavagem.

Resumindo as dicas, para o meu caso acredito que seja melhor adicionar na mostura a qtdade de sais equivalente ao volume de água da mostura e depois tratar separadamente a água da lavagem, acho que é isso.

Vou tentar usar a planilha "brunwater" que tem um link aqui no forum.
 
Back
Top