Água - Parâmetros importantes

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

SergioGraciano

Well-Known Member
Joined
Jun 17, 2016
Messages
73
Reaction score
4
Boa tarde a todos,
Quero fazer a análise da água de meu poço artesiano, a mesma passa por um filtro e é a água que eu bebo.
Estive vendo que muitos analisam os seguintes parâmetros: Dureza, pH, sulfato, cloreto, carbonatos, sódio, cálcio, magnésio, nitrito, nitrato, ferro e metais.
Porem uma análise com todos estes parâmetros fica R$450,00, e uma análise só de pH, Cálcio e Magnésio R$80,00. Como é somente para uma cerveja caseira, gostaria de saber se só pH, Cálcio e Magnésio, já servem para ter um parâmetro ou se tem mais algum item indispensável.
É que quero investir o mínimo possível, por isso gostaria de saber quais são os parâmetros indispensáveis. Lembrando que eu e minha família bebemos desta água a uns 30 anos e não tivemos nenhum problema relacionado a alguma contaminação ou teor elevado de algum elemento.
Grato!
 
Boa tarde a todos,
Quero fazer a análise da água de meu poço artesiano, a mesma passa por um filtro e é a água que eu bebo.
Estive vendo que muitos analisam os seguintes parâmetros: Dureza, pH, sulfato, cloreto, carbonatos, sódio, cálcio, magnésio, nitrito, nitrato, ferro e metais.
Porem uma análise com todos estes parâmetros fica R$450,00, e uma análise só de pH, Cálcio e Magnésio R$80,00. Como é somente para uma cerveja caseira, gostaria de saber se só pH, Cálcio e Magnésio, já servem para ter um parâmetro ou se tem mais algum item indispensável.
É que quero investir o mínimo possível, por isso gostaria de saber quais são os parâmetros indispensáveis. Lembrando que eu e minha família bebemos desta água a uns 30 anos e não tivemos nenhum problema relacionado a alguma contaminação ou teor elevado de algum elemento.
Grato!
Cara, sinceramente, se é pra fazer análise com intuito de fazer correção de água MESMO, tem que fazer de tudo:

- Sulfato (mg/L)
- Cloreto (mg/L)
- Potássio (mg/L)
- Sódio (mg/L)
- Magnésio (mg/L)
- Cálcio (mg/L)
- pH
- Alcalinidade (mg/L)
- Bicarbonato (mg/L)
- Dureza (mg/L)

Agora, se vc não pretende fazer correção de água com sais, etc, aí vale muito mais a panela comprar um simples teste de pH e pronto.

Essa é a minha opinião, ou seja, se vai fazer o básico... só o pH já serve. Conheço um monte de cervejeiros que nem isso sequer mediram na água de suas casas.

Agora, se quer fazer algo avançado e corrigir o perfil da água de todas as suas cervejas, aí sim vale a pena.

Lembrando, se você entrar em contato com a concessionária de água que abastece sua residência, eles conseguem uma análise básica de graça.

Abraço,
 
Obrigado Guenther

onde moro, água é de superfície, água mole.

tenho filtração com carvão ativado, 2 em série e conforme indicação do Randy Mosher, ao encher as panelas, deixo numa vazão bem baixa.

o que eu corrigo é o Ph (quando necessário) com ácido lático com auxilio de um Phmetro- Comprei na WE um digital excelente.

Gypsum, para endurecer a água, quando faços minhas biras lupuladas.
 
Boa tarde a todos,
Quero fazer a análise da água de meu poço artesiano, a mesma passa por um filtro e é a água que eu bebo.
Estive vendo que muitos analisam os seguintes parâmetros: Dureza, pH, sulfato, cloreto, carbonatos, sódio, cálcio, magnésio, nitrito, nitrato, ferro e metais.
Porem uma análise com todos estes parâmetros fica R$450,00, e uma análise só de pH, Cálcio e Magnésio R$80,00. Como é somente para uma cerveja caseira, gostaria de saber se só pH, Cálcio e Magnésio, já servem para ter um parâmetro ou se tem mais algum item indispensável.
É que quero investir o mínimo possível, por isso gostaria de saber quais são os parâmetros indispensáveis. Lembrando que eu e minha família bebemos desta água a uns 30 anos e não tivemos nenhum problema relacionado a alguma contaminação ou teor elevado de algum elemento.
Grato!
Boa tarde galera.

Minha dúvida é parecida.

Uso água de poço artesiano (que consumimos há anos aqui no sítio) para fazer minhas cervejas.

Uso um filtro de mica e um de carvão ativado trocado a cada seis meses.

Orcei umas análises da água aqui na região e a mais barata foi 500 reais.

Então comprei ácido láctico e estou partindo apenas para correção do PH.

Na fita tá dando entre 6 e 7. Daí a dúvida:

* Sabemos que os grãos modificados já dão uma baixada no PH. Com esse valor entre 6 e 7, eu precisaria baixar um pouco o PH do Mash ou baixar só o PH do Sparge seria suficiente?
 
Tem um parceiro da WE q faz análise de água e da cerveja tb (Tecden). Uso água do sítio também, minha análise de água foi bem completa e paguei em torno de 350.
 
Cara, sinceramente, se é pra fazer análise com intuito de fazer correção de água MESMO, tem que
...............
Abraço,

BoM Dia Pessoal! Seguinte, ja cutucando o Guenther e outros Mestres evito abrir um tópico afim da seguinte discussão.

Aqui na ACERVA SC tem o curso de água que diz ser a última fronteira rsss... E ando pensando em mexer na minha linda e maravilhosa água do sítio, porem:

a) Estou Feliz com os resultados dos 4 anos de Brassagens e mais de 100 cervejas de autoria própria, sendo que considero a água e o extrato primitivo mais "caprichado" a nossa identidade.

b) Falta muito, algo, é nas IPAS :( , além do frescor que apenas a indústria parece conseguir dár aos choops e às latinhas de mais de R$30 rsss, comecei a matutar o título do curso da ACERVA e se a IPA não seria o estilo mais afetado com os sais e as características da água. As Belgas e Escuras eu acerto na mosca! Mas a IPA fica boa.... ainda não me auto premiei rss, e olha que saiu umas boas.

Assim, venho pedir a quem já mexe na água se vale a pena o empenho, gasto com material e análises. E/ou ainda pode-se seguir este vídeo geral que um camarada mandou no grupo, o mesmo, fala que sentiu diferença apenas em relação ao amargor mesmo.


Valeuuuuu....

PS: O pH já ajusto e ja notei várias diferenças na cinética do Brassar e do Beber rsss
 
Essa palestra que você está falando é do Fábio Koerich, né? Já assisti ela, achei MUITO boa!!!

Química de água é o fator que mais apanhei para aprender... especialmente porque é ruim de "decorar" os íons e a quantidade específica de cada um. Me dediquei para aprender e me forço a ver isso com bastante calma toda a brassagem, até pegar a manha e ler os ions como se fosse qualquer outro tipo de ingrediente. Nas minhas experiências, minha cerveja melhorou significativamente. Mas o principal é que agora eu tenho uma noção melhor de como fazer aquele ajuste fino. Por exemplo adstringência: minha última foi uma APA que não tem off de adstringência, mas eu queria ela um pouco mais redonda. Acho que não preciso mexer na lupulagem, e posso atingir isso reduzindo a relação sulfato/cloreto.

Não acho que precisa sair igual um bitolado comprando PHmetro e análise específica da sua água... Acho que um excelente ponto de partida pra vc, principalmente nas IPAs, é comprar uma mixaria (50g ou menos) de Sulfato de Cálcio e de Cloreto de Cálcio. Faz uma solução aquosa com cada uma, e vai colocando gotinhas nas suas cervejas (comerciais inclusive), direto no copo - igual leite com Nescau mesmo kkkkk. Você consegue ver na hora a diferença de cada um, sendo que a relação sulfato/cloreto um ótimo ponto de partida para seu estudo - e super fácil de fazer.
 
BoM Dia Pessoal! Seguinte, ja cutucando o Guenther e outros Mestres evito abrir um tópico afim da seguinte discussão.

Aqui na ACERVA SC tem o curso de água que diz ser a última fronteira rsss... E ando pensando em mexer na minha linda e maravilhosa água do sítio, porem:

a) Estou Feliz com os resultados dos 4 anos de Brassagens e mais de 100 cervejas de autoria própria, sendo que considero a água e o extrato primitivo mais "caprichado" a nossa identidade.

b) Falta muito, algo, é nas IPAS :( , além do frescor que apenas a indústria parece conseguir dár aos choops e às latinhas de mais de R$30 rsss, comecei a matutar o título do curso da ACERVA e se a IPA não seria o estilo mais afetado com os sais e as características da água. As Belgas e Escuras eu acerto na mosca! Mas a IPA fica boa.... ainda não me auto premiei rss, e olha que saiu umas boas.

Assim, venho pedir a quem já mexe na água se vale a pena o empenho, gasto com material e análises. E/ou ainda pode-se seguir este vídeo geral que um camarada mandou no grupo, o mesmo, fala que sentiu diferença apenas em relação ao amargor mesmo.


Valeuuuuu....

PS: O pH já ajusto e ja notei várias diferenças na cinética do Brassar e do Beber rsss


Eu iniciei a correção da minha agua há algumas(muitas kkk) brassagens, porém não tenho a analise da agua da rede que utilizo. Acho que o primeiro passo é esse, analisar e ajustar. Eu usei e uso muito esse video que postou e vi muitas diferenças também, na brassagem,clarificação e resultado final.

Um colega uma vez falou pra mim: " A diferença entre fazer cervejas boas e ótimas é o ajuste da água."
Levo como premissa para fazer sempre. Lógico que há outros fatores e sabemos disso, porém se tiver um pitch adequado, controle de temperatura de fermentação e bons insumos é perceptivel a diferença com ajustes de agua e PH
 
Correção de água é aquela mexida que leva as cervejas de nota 9 pra nota 10, cara. Cada estilo requer uma água diferente, e a água muda a breja tanto quanto qualquer outro ingrediente. Se, sem mexer na água vc faz cervejas boas, mexendo elas vão ficar perfeitas.
Se a sua água for dura, é mais importante ter uma análise dela... Se for mole vc consegue até mexer sem analisar. Aqui no Rio a água de linha é tão mole que calculamos sais praticamente do zero na cervejaria.
A dica do @Filipe Quati é muito boa! Você pode ter uma idéia do impacto de determinados sais na cerveja inserindo eles depois da cerveja pronta...
Tem um tópico sobre águas das cidades aqui no fórum que pode te ajudar tbm..
Abs.
 
Aqui em Niterói tb, seguindo a dica de uma microcervejaria local, jogo a origem toda em zero. Naquele mapa das águas que o Jamal fez tem duas análises daqui, as duas relatando um perfil suuuper mole. Pensando nos íons que mexo (cálcio, magnésio, sulfato e cloreto - não faço cervejas escuras com frequência então pouco mexo no bicarbonato) pouca diferença faz se tou tacando uma enxurrada de 250 ppm de sulfato numa água que já tem 5 ppm ou 10 ppm, ou 120 ppm de cálcio numa água que tem 6 ppm ou 9 ppm...

Agora água de poço é outra história! Hahaha

Sensorialmente senti pouca (pra não dizer nenhuma) diferença desde que comecei a corrigir a água, mas não faz muito tempo (umas 4, 5 brassagens). Senti bastante diferença em processos, principalmente mostura, fermentação, clarificação. Mas certamente vou fazer essa dica do @Filipe Quati pra matar o sensorial do sulfato/cloreto.
 
Porra pessoal....depois destas deixas vcs empolgam o cara a adentrar mais este passo no universo alquimico que é a arte de fazer cerveja...

Irei de leve, vou iniciar comprando o livro Água da Krater e depois decidir aplicar as deixas desse vídeo ai do Jamal e sendo feliz, hehe, irei fazer análise de água e corrigir ela.

Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!

PS: tb vou testar tipo Nescau, fiquei curioso uhauha, mudar na hora! Doideira!
 
Ia criar um post pra tirar uma duvida sobre agua, mas vou é aproveitar aqui kkkkkk
Alguem faz cerveja direto com a agua da torneira, sem filtrar antes??
To pra fazer uma breja aqui mas to sem filtro, e n queria comprar garrafão. Pensei em só jogar vitamina C pra neutralizar o cloro e mandar bala (farei correção de sais). Alguem ja teve uma experiência dessa e sabe se faz mta diferença a filtragem??
 
Ia criar um post pra tirar uma duvida sobre agua, mas vou é aproveitar aqui kkkkkk
Alguem faz cerveja direto com a agua da torneira, sem filtrar antes??
To pra fazer uma breja aqui mas to sem filtro, e n queria comprar garrafão. Pensei em só jogar vitamina C pra neutralizar o cloro e mandar bala (farei correção de sais). Alguem ja teve uma experiência dessa e sabe se faz mta diferença a filtragem??

se voce usar apenas vitamina C da pra fazer sim uma cerveja boa, excelente inclusive. Sem dúvidas.

Depende mto do que vc pretende, é para fazer cerveja para consumo próprio? uma cerveja boa com custo mais baixo? é para venda? é para concurso? Seu objetivo é fazer uma cerveja boa ou a melhor cerveja que voce pode fazer?

Enfim, a agua é sim de importancia tremenda, mas ja tomei cervejas excelentes que foram feitas com nenhuma correçao ou com minima correçao e ja tomei cervejas medianas que a correçao foi feita sob medida.

De qualquer forma recomendo que sempre use a vitamina C (ou outra alternativa) e que monitore o pH ( existe peagâmetros portáteis ai na faixa de 130 reais)
 
é para fazer cerveja para consumo próprio? uma cerveja boa com custo mais baixo?
Sim sim, consumo proprio e teste de receita. Tenho os sais e o phmetro (chines, mas da pro gasto). Minha duvida é se a filtragem muda algo no sabor, ou se o unico proposito seria a remoção do cloro, coisa que farei com a vit c.
 
Ia criar um post pra tirar uma duvida sobre agua, mas vou é aproveitar aqui kkkkkk
Alguem faz cerveja direto com a agua da torneira, sem filtrar antes??
To pra fazer uma breja aqui mas to sem filtro, e n queria comprar garrafão. Pensei em só jogar vitamina C pra neutralizar o cloro e mandar bala (farei correção de sais). Alguem ja teve uma experiência dessa e sabe se faz mta diferença a filtragem??
Boa tarde! O mais perigoso em não filtrar é o cloro, mesmo. No sabor da água não vai fazer diferença nenhuma. Abs.
 
Sim sim, consumo proprio e teste de receita. Tenho os sais e o phmetro (chines, mas da pro gasto). Minha duvida é se a filtragem muda algo no sabor, ou se o unico proposito seria a remoção do cloro, coisa que farei com a vit c.

A filtragem com carvao retira cloro e turbidez e a filtragem com apenas o filtro poroso tira apenas turbidez...
cloro pode ser retirado sim com vitamina C e turbidez so contribuiria com algo se fosse um valor mto absurdo (o que geralmente so acontece qdo se tem algo mto incomum com a agua).

Pode ir com vitamina C sem preocupação.
 
Ia criar um post pra tirar uma duvida sobre agua, mas vou é aproveitar aqui kkkkkk
Alguem faz cerveja direto com a agua da torneira, sem filtrar antes??
To pra fazer uma breja aqui mas to sem filtro, e n queria comprar garrafão. Pensei em só jogar vitamina C pra neutralizar o cloro e mandar bala (farei correção de sais). Alguem ja teve uma experiência dessa e sabe se faz mta diferença a filtragem??

Aqui em casa tenho com sucesso seguido o seguinte procedimento: um dia antes coleto a água caindo quente do chuveiro. Nessa queda uma boa parte do cloro se evapora. Deixo a panela aberta pra continuar evaporando até o dia seguinte, o dia da brassagem. Só antes de ligar o fogo adiciono a vitamina C pra capturar o que pode ter restado de cloro. É sucesso!
 
Aqui em casa tenho com sucesso seguido o seguinte procedimento: um dia antes coleto a água caindo quente do chuveiro. Nessa queda uma boa parte do cloro se evapora. Deixo a panela aberta pra continuar evaporando até o dia seguinte, o dia da brassagem. Só antes de ligar o fogo adiciono a vitamina C pra capturar o que pode ter restado de cloro. É sucesso!
oloco ai sim kkkkkk
vou adotar
 
Aqui em casa tenho com sucesso seguido o seguinte procedimento: um dia antes coleto a água caindo quente do chuveiro. Nessa queda uma boa parte do cloro se evapora. Deixo a panela aberta pra continuar evaporando até o dia seguinte, o dia da brassagem. Só antes de ligar o fogo adiciono a vitamina C pra capturar o que pode ter restado de cloro. É sucesso!

funciona mto bem se sua caixa dagua estiver limpa, pois se estiver com mta sujeira a materia organica reage com o cloro e forma substancias menos volateis que a agua do chuveiro nao seria quente o suficiente eliminar
 
vcs fazem a estimativa de Vit C como?
Fui olhar no site da Sabesp mas a analise deles nao faz sentido se comparamos os diversos reservatorios...
http://site.sabesp.com.br/site/uploads/file/relatorios_qualidade_agua/Inf_Qualidade_quant_abr_21.pdfBO TURVINHO teria 11ppm de cloro residual, e GUARAPIRANGA 800ppm??
Seria 1,1 e 0,8ppm??

Não, é o número de análises realizadas.. tem o número exigido, o realizado e qtos ficaram de acordo com a legislação... Que é de 0,2 a 2 mg/L
 
E qual a qtd de Vitamina C por litro ?
Qual relação vc usa ?

xxg para xxL de agua ?

Eu tenho aqueles filtros SOFT, tira dele para os galões, e trato a agua com sais somente. Nunca tive problemas.

Abraços

Aqui em casa tenho com sucesso seguido o seguinte procedimento: um dia antes coleto a água caindo quente do chuveiro. Nessa queda uma boa parte do cloro se evapora. Deixo a panela aberta pra continuar evaporando até o dia seguinte, o dia da brassagem. Só antes de ligar o fogo adiciono a vitamina C pra capturar o que pode ter restado de cloro. É sucesso!
 
Eu fiz essa planilha aqui para calcular...

Uso ácido ascórbico 99% e faço análise de cloro sempre funcionou pra mim...

Não testei pra vitamina C, mas pela teoria seria isso
 

Attachments

  • Calcular remoção de cloro.zip
    114.3 KB · Views: 18
Last edited:
Não, é o número de análises realizadas.. tem o número exigido, o realizado e qtos ficaram de acordo com a legislação... Que é de 0,2 a 2 mg/L
Ahhhhhh, perfeito, agora sim isso faz sentido
 
Back
Top