• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Água entrou na panela na hora do Chiller

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Lucas F.

Member
Afiliado
29/6/20
Boa tarde Pessoal , tudo bem ?

Fiz minha primeira brassagem e estava indo tudo bem até a hora de colocar o chiller. Eu coloquei ele no tempo correto porém não vedei direito a mangueira na boca do chiller e a água vazou pelo cantinho dele e escorreu durante uns 5 minutos pra dentro panela sem que eu percebesse. Quando vi tampei o vazamento e continuei o processo, coloquei no balde fermentador e ela está lá desde então fermentando.
Meu medo é se ela pode ter contaminado por causa disso , alguém saberia me dizer ?

Josué Luiz

Member
Afiliado
3/7/18
Salve @Lucas F. foi muita agua??? se foi pouco... relaxa... não teria porque se preocupar... 100..200ml... (mesmo sendo agua clorada...) mas se foi bastante.... aí pode ser que pode dar um pouco de contaminação.... mas... segue o barco... envase e bebe e depois nos conta como ficou!!!

Eu tb já tive esse problema no chiller... mas não entrou mta agua.... e naõ percebi mudança na cerveja!!

Eutenio neto

Member
Afiliado
14/11/19
Boa tarde!
Já aconteceu 2 vezes comigo, a abraçadeira não estava bem apertada e um jatinho de água foi direto para dentro da panela...
Não tive problemas

Lucas F.

Member
Afiliado
29/6/20
Salve @Lucas F. foi muita agua??? se foi pouco... relaxa... não teria porque se preocupar... 100..200ml... (mesmo sendo agua clorada...) mas se foi bastante.... aí pode ser que pode dar um pouco de contaminação.... mas... segue o barco... envase e bebe e depois nos conta como ficou!!!

Eu tb já tive esse problema no chiller... mas não entrou mta agua.... e naõ percebi mudança na cerveja!!
Boa tarde Josué ,tava escorrendo um pouquinho por fora do cano do chiller , escorreu uns 5 minutos antes de eu ter visto , acho que não deve ter sido muita água. Obrigado pela resposta !! Espero que dê certo, se não der , paciência , vou partir pra próxima !! Abraço

Lucas F.

Member
Afiliado
29/6/20
Boa tarde!
Já aconteceu 2 vezes comigo, a abraçadeira não estava bem apertada e um jatinho de água foi direto para dentro da panela...
Não tive problemas
Boa tarde Eutenio,
Obrigado pela resposta , fiquei mais tranquilo sabendo que pode dar certo agora , abraço ...

Trops

Well-Known Member
Afiliado
26/11/19
água clorada geralmente não da problema de contaminação, poderia ate dar um off flavor de por causa do cloro, mas como foi pouco nao deve ficar perceptível..

Breno Bonioli

Well-Known Member
Afiliado
13/8/18
Eu tô é morrendo de medo de uma lager que eu to fermentando num balde que um dia antes foi sanitizado com água sanitária, de tanta craca que tinha kkkkk

Tomara que tenha dado tempo do cloro evaporar todo!

juliamoron

New Member
Afiliado
13/5/19
Da nada não, na minha ultima a litragem depois da ferfura diminui 7 litros a menos não entendi, coloquei água mineral e nos testes esta de boa, mas já podemos batizar de belorizontina