Ácido Peracético

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Klebao

Member
Joined
May 18, 2015
Messages
9
Reaction score
0
Boa tarde

Consegue na empresa que trabalho o ácido peracético na concentração de 90%, como devo fazer a diluição em água para sanitizar e o que devo usar para aplicar ?
E depois que realizar a sanitização devo fazer alguma coisa a mais ?

Grato

Kleber
 
Boa tarde

Consegue na empresa que trabalho o ácido peracético na concentração de 90%, como devo fazer a diluição em água para sanitizar e o que devo usar para aplicar ?
E depois que realizar a sanitização devo fazer alguma coisa a mais ?

Grato

Kleber

A diluição pra sanitização sem enxague vai de 0,01 a 0,1%. Pode usar em torno de 0,03% de acordo com a instrução do Ricardo Rosa:
http://cervejarte.org/blog/2009/07/20/sanitizando-com-iodofor-ou-acido-peracetico/

Pra diluir, a famosa fórmula de diluição C1*V1=C2*V2. Nunca adicione água no ácido, ácido na água.

Mas cara... realmente espero que vc saiba o que esteja fazendo. Se não sabe diluir um ácido talvez não devesse mexer com peracético a 90%, é perigoso de verdade.

Eu voto na utilização do iodofor, facil de preparar, barato, dura anos, rende muito e inócuo.

Abraço
 
Tiago, como assim dura anos? O prazo de validade do Kalyclean S390 é bem baixo.

Verdade. Provavelmente não devia ter dito isso na mensagem anterior.

Eu não sou a favor de recomendar coisas fora das instruções do fabricante, mas pessoalmente, eu acredito que ele dura mais que o prazo de validade indicado, desde que seja bem armazenado. Tenho um frasco há anos, guardado sempre na geladeira, com a tampa fechada. Retiro apenas pra preparar a solução e deixo o frasco aberto somente o tempo necessário pra isso.

A questão do iodofor é que o iodo, que é o agente sanitizante, evapora com o tempo. Isso faria com que ele perdesse a validade, mas na prática isso não acontece de uma hora pra outra, e sim gradualmente. É bem fácil observar isso numa solução diluída de iodofor. Se fica em temperatura ambiente, em alguns dias ela perde a cor, indicando que o iodo evaporou.... Mas se vc mantiver na geladeira, ela dura semanas.....

Mas enfim, quer ter 100% de certeza, use dentro do prazo de validade... Esse é só o relato da minha experiência, que pode ou não ser verdade.

Pra acrescentar: eu também tenho usado uma dosagem levemente maior que 1mL/L desde que passou 1 ano da data de vencimento, me mantendo próximo (mas dentro ainda) do limite superior da faixa de concentração indicada pro uso sem enxague, assim me sinto seguro de estar compensando perdas pelo vencimento. Desde que uso ele, até hoje, não obtive sinais claros de contaminação (não intencional) numa cerveja.

Abraço
 
Reforço a constatação do @Tiago
também tenho há um tempão um iodophor e ele continua super efetivo. O que tenho feito é só trabalhar mais perto dos 25 ppm, e não dos 12 ppm, visto que ele pode ter perdido um pouco do iodo livre...
 
Pessoal...ja li varios post sobre sanitização..mas essa é uma area desconhecida pra mim..tenho um pote de pac-200 comprado no lamas...mas nunca usei..como faço pra fazer a sanitização do balde de fermentação? Ou posdo usar outra tecnica
 
Pessoal...ja li varios post sobre sanitização..mas essa é uma area desconhecida pra mim..tenho um pote de pac-200 comprado no lamas...mas nunca usei..como faço pra fazer a sanitização do balde de fermentação? Ou posdo usar outra tecnica

basta fazer a diluição na quantidade recomendada. não tem segredo. encha o balde de água limpa, mistura a quantidade recomendada de pac-200, e deixa agir pelo tempo recomendado.
 
Back
Top