Resultado Primeira

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ortiz

Well-Known Member
Joined
Jun 2, 2014
Messages
185
Reaction score
20
Srs, Fiz minha primeira cerveja uma IPA com extrato de malte da artbrew, sem grande controle de temperatura na fermentação primária (4 dias a 20 de sala - foi de 1.068 para 1.012) mais 8 na secundária subindo a temperatura de 20 até 25 gradativamente. esfriei com gelo por 3 dias , priming e envasei.Depois de 11 dias estava com 2,4 de pressão.
Resultado : A cerveja ficou relativamente clara , com boa espuma e gás.
Ficou com uma pequena camada de fermento no fundo da garrafa, mesmo tomando cuidado na hora de passar do fermentador/maturador para o balde de envase. O aroma ficou excelente usei Magnum, Citra e Galaxy. A única coisa que me incomodou foi o sabor do fermento. Usei o S-04 e quando engarrafei não senti esse sabor, que parece ter aparecido com o decorrer do Priming.
AJUDA : Como posso diminuir esse sabor de fermento ? vou partir para uma leva all-grain e não queria ter esse problema novamente. Devo mudar o fermento ?
Agradeço antecipadamente as opiniões.
 
Uma vez fiz uma blond ale com s04 que também ficou com gosto de fermento, depois de um mês engarrafada sumiu o gosto. O que eu estou fazendo agora é deixar entre 4 e 5 graus ( o mais baixo que eu consigo) por mais tempo antes de engarrafar.

O seu problema provavelmente foi a temperatura, de 1068 a 1012 em 4 dias foi rápido, a cerveja deve ter fermentado mais quente que 20 graus.

Coloque seu fermentador dentro de um recipiente com água e gelo (garrafas congeladas ajudam bastante), e tente baixar a temperatura dele nos primeiros dias da fermentação para 16º~18º.
 
minhas duas primeiras levas foram com o s-04 e sem controle de temperatura ( eu deixava um termometro solto onde estava a cerva fermentando). Cara, as duas ficaram com gosto excessivo de fermento... pq mesmo que a sala esteja a 20º, a fermentação gera calor, e se estabilizou em apenas 4 dias, é pq a temperatura do líquido devia estar acima dos 25º (que seria o limite indicado pelo fabricante)...
Quando comecei a controlar a temperatura da fermentação, começando abaixo do "target" (tipo começando a uns 18º e subindo gradativamente até os 20º) este "gosto" de fermento sumiu...
Se não conseguir controlar a temperatura na próxima leva... usa um fermento mais neutro.... ou faz uma cerva que "aceite" uma temperatura mais alta de fermentação (belgas *grosso modo*)
 
Srs, obrigado por suas considerações.

Ontem experimentei mais algumas, que ficaram na geladeira por 5 dias, e achei que o gosto de fermento diminuiu. Acho que nas primeiras que experimentei o fermento ainda estava ativo e por isso o gosto. Agora ainda tem uma borra no fundo das garrafas, mas parece que inativa. Como dizem, o ideal é ir experimentando a cerveja e acompanhar a evolução.
Quanto à temperatura de fermentação, sem dúvida, o próximo passo é adquirir uma geladeira usada para controlar esse importante detalhe.

Abcs e boas birras.
 
Ortiz, o motivo da borra é por causa do primming. Todas as levas com primming geram borra no fundo. Claro que algumas mais, algumas menos. Mas não da pra fugir disso!
 
Nós já fizemos 3 Blond Ale com esse fermento. As 2 primeiras até aparecem o gosto, mais bem pouco e ficaram com a borra no fundo. Todas não controlamos a temperatura de fermentação.

Essa terceira usamos uma técnica diferente para dissolver o fermento na água (hidratação do fermento).
Maturamos uma semana (no proprio fermentador) a uma temperatura em torno de 2º ...

Quando engarrafamos essa última, no fundo do fermentador, a lama estava muito dura ... não soltava nada no liquido, tanto é que demos uma virada no fermentador pra tirar um restinha e a lama não se movimentava, estava encrostada no fundo do fermentador. (4 dias e muito pouca borra no fundo da garrada, quase nada)

Já nas outras 2 anteriores a lama estava bem líquida, se viressemos o fermentador para aproveitar o fim, com certeza iria fermento junto (borra no fundo da garrafa, bem perceptivel).

Acredito que essa última vai ficar melhor e limpa, será que foi pela maturação a frio ? Ou hidratação diferenciada do fermento?

* Detalhe que com essa técnica de hidratação, o fermentou ficou soltando bolhas no airlock durante quase 5 dias, quando as outras ficaram 2 a 3 dias.
 
vcremasco, obrigado.

Murilo,
Com certeza é pela maturacao a 2°..... também hidratei o fermento antes de inocular.
Depois me fala quanto tempo vai levar esse priming, como foi menos fermento deve demorar mais, correto ?

Abc.
 
A nossa primeira levou 1 semana pra carbonatar ...
A segunda levou quase 3 semana...

Essa conseguimos um manometro, já esta batendo 1 bar em 3 dias.. (ontem).. hoje ainda não sei como está.

Quando medimos a densidade, engarrafamos uma de 250 e 1 semana carbonatou certinho. Vamos ver essas.
 
A minha depois de 11 dias estava boa com 2,4 no manometro.
com quinze dias estabilizou em 3,0..... ainda bem
 
Back
Top