priming de cerveja feita com dois fermentos distintos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fred3d

Member
Joined
Oct 16, 2017
Messages
9
Reaction score
2
Tenho uma duvida e quero saber da viabilidade...
Tenho 20l de cerveja fermentando em um balde e 20l fermentando em outro balde. Feitas com a mesma receita o que diferencia elas eh que a primeira utilizou s-23 e a segunda w-34/70.

quando eu for fazer o adicionar acucar para o priming posso misturar as duas levas e depois engarrafar numa boa? vai haver alguma perda ou uma levedura vai querer sobressair sobre outra e nao carbonatar corretamente?

Obrigado
 
Eu já pensei em algo diferente: Que tal não misturar e fazer o priming separado e engarrafar separado para verificar se consegue distinguir a diferença nas cervejas em função do fermento?
 
A idéia é no final ter uma única cerveja e não experimentar a diferença que os fermentos causam ao mosto.
 
A idéia é no final ter uma única cerveja e não experimentar a diferença que os fermentos causam ao mosto.

Se a ideia é essa então manda bala, pode misturar sem medo, não vai prejudicar a carbonatação. O blend de leveduras é uma técnica comum.

O W-34/70 tem um perfil de aroma e sabor mais limpo enquanto a S-23 trás um pouco mais de frutado. Imagino que na mistura deve ficar um pouco desse perfil frutado/esterificado, porém menos intenso do que se estivesse usando o S-23 sozinho. Mas este perfil é suposição minha, nunca testei essas leveduras em conjunto.

Mas concordo com o @Paiakan, faria o envase separado para poder avaliar a diferença entre as leveduras. É um ótimo exercício :)

Boas cervejas! :mug:
 
@Paiakan e @sobral obrigado pelas respostas, o objetivo é uma cerveja única. Mas vou separar uma garrafa de cada fermentador para comparar as diferenças. Vou aproveitar a oportunidade :).
 
@Paiakan e @sobral obrigado pelas respostas, o objetivo é uma cerveja única. Mas vou separar uma garrafa de cada fermentador para comparar as diferenças. Vou aproveitar a oportunidade :).

Boa!
Assim consegue avaliar cada uma das amostras e a mistura das duas.
Deu até vontade de fazer um teste desses, haha

Nos conte o resultado quando estiverem prontas!
 
Back
Top