BIO 4 American Ale- Starter

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fulljazz

Well-Known Member
Joined
Aug 4, 2015
Messages
426
Reaction score
136
Pessoal, ontem pela primeira vêz fiz um starter com a levedura BIO4- American Ale. Vejam abaixo algumas informações:

APA- 22 litros no fermentador;
13°Plato
Aerei o mosto com pedra difusora por 20 minutos;
Temperatura do mosto: 20 Graus;
sanitização do balde, mangueiras, pedra difusora com peracético 0,1% e filtro anti-bacteriológico novo;

usei um vial com data de fabricação de 10/08/2016 e fiz o starter na segunda pela manhã, conforme o guia prático do homebrewer do site da BIO4.

Como guia, usei a calculadora do Brewer's friend.

0,9lts de água mineral com DME, criando um mosto com 9°plato;
fervi por 15 minutos e tampei com papel aluminio sanitizado com alcool 70;
Após resfriado até 24°C, adicionei todo o vial, previamente agitado manualmente para homogenizar o composto;
Acendi uma lamparina e adicionei a levedura;
a barra magnética já estava sanitizada;
Tampei novamente com papel aluminio sanitizado com alcool 70;
Coloquei em agitação até as 18:00 de ontem, ou seja, 34 horas de agitação constante, não exagerada.
verifiquei que depois de umas 5-6 horas se via umas microbolhas se formando;

Duvidas:

Fazem 12 horas após o inóculo e airlock sem nenhum movimento (nível no meio do S do airlock não se altera). A densidade continua a mesma, 13°P.
Uso balde alimentício de 30 litros. fiz o teste de vazamento do balde, precionando o centro da tampa e o airlock se movimenta, comprovando que não vaza.
iniciei com 18,5°C e esta assim até então.

É NORMAL UM LAGTIME PARA ESTE TIPO DE FERMENTO?
ESTOU TOMANDO COMO BASE ESTA DÚVIDA, AS MINHAS LEVAS ANTERIORES QUE EU USAVA LEVEDURAS SECAS US-05, DEVIDAMENTE HIDRATADAS E APÓS 6 HORAS JÁ COMEÇAVA A BORBULHA.
 
Pessoal, ontem pela primeira vêz fiz um starter com a levedura BIO4- American Ale. Vejam abaixo algumas informações:

APA- 22 litros no fermentador;
13°Plato
Aerei o mosto com pedra difusora por 20 minutos;
Temperatura do mosto: 20 Graus;
sanitização do balde, mangueiras, pedra difusora com peracético 0,1% e filtro anti-bacteriológico novo;

usei um vial com data de fabricação de 10/08/2016 e fiz o starter na segunda pela manhã, conforme o guia prático do homebrewer do site da BIO4.

Como guia, usei a calculadora do Brewer's friend.

0,9lts de água mineral com DME, criando um mosto com 9°plato;
fervi por 15 minutos e tampei com papel aluminio sanitizado com alcool 70;
Após resfriado até 24°C, adicionei todo o vial, previamente agitado manualmente para homogenizar o composto;
Acendi uma lamparina e adicionei a levedura;
a barra magnética já estava sanitizada;
Tampei novamente com papel aluminio sanitizado com alcool 70;
Coloquei em agitação até as 18:00 de ontem, ou seja, 34 horas de agitação constante, não exagerada.
verifiquei que depois de umas 5-6 horas se via umas microbolhas se formando;

Duvidas:

Fazem 12 horas após o inóculo e airlock sem nenhum movimento (nível no meio do S do airlock não se altera). A densidade continua a mesma, 13°P.
Uso balde alimentício de 30 litros. fiz o teste de vazamento do balde, precionando o centro da tampa e o airlock se movimenta, comprovando que não vaza.
iniciei com 18,5°C e esta assim até então.

É NORMAL UM LAGTIME PARA ESTE TIPO DE FERMENTO?
ESTOU TOMANDO COMO BASE ESTA DÚVIDA, AS MINHAS LEVAS ANTERIORES QUE EU USAVA LEVEDURAS SECAS US-05, DEVIDAMENTE HIDRATADAS E APÓS 6 HORAS JÁ COMEÇAVA A BORBULHA.

Cada cepa se comporta de uma maneira. Fique tranquilo e aguarde mais um pouco.
 
Fiz uma American wheat com está levedura, segui o procedimento da caixa para até 20 l. Depois de 24 de propagação achei o depósito de levedura muito pouco. Inoculei em 10 l de mosto. Inoculei tb em 30 l de mosto us-05 hidratado. O 05, na manhã seguinte já mostrava atividade enquanto o bio4 estava do mesmo jeito. Por receito, colhi parte do krausen e inoculei. Algumas horas depois estava em plena atividade. Claro que não posso tirar conclusões, mas achei o propagado da bio4 para 20 l muito diluído comparado a outras leveduras líquidas. Devo tentar novamente, mas fazendo uma propagação com dme tb.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Continuando meu relato, 6 dias ja esta com 8 plato.
Mosto a 23 graus e o diacetyl se foi....vou esperar parar a atenuacao e dh nele.

Realmente é uma cepa bem mais lenta que o us-05, porem...como é minha primeira experiencia com levedura liquida, vou repetir o procedimento algumas vezes para conhecer melhor esta cepa
 
Pessoal, eu sei que tem muita gente que já falou isso aqui mas é bom repetir: paciência meus jovens, paciência...cada cepa se comporta de uma maneira, para ales eu não me preocuparia com menos de 36 horas de inatividade....12 horas não é nada. Para lagers então pelo menos 48 horas.

Outro ponto, confiem nos seus métodos. Comprou levedura de qualidade (BIO4), com uma viabilidade boa, armazenou corretamente, fez o starter...relaxa....inocula e espera.

Nunca compare lag time de leveduras diferentes...não faz o menor sentido.

Quanto ao American Ale para uma Wheat, troca pelo Alt Beer da BIO4, fica muito mais próximo do estilo.
 
Ipera, Realmente fiquei preocupado com a forma que se apresentou a levedura depois de propaganda no falcon. Inexperiência. Quanto à levedura, havia visto diversas infos que recomendavam utilizar uma levedura bem neutra, inclusive a 05, realmente não pensei que da alt seria uma boa ideia. Poderia ter usado a da fermentis. Valeu.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Hoje apos 8 dias de fermentacao, eatabilizou em 8 plato (sem correcao do bm).

Um ponto que me lembre é que durante a agitacao no stir plate, provavelmente a temperatura do fermento deve ter ficado em 20 graus.

Deveria ter ficado entre 25-30 o tempo todo?
 
Back
Top