1ª Leva - Witbier ou What?bier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AntonioMartins

Well-Known Member
Joined
May 5, 2014
Messages
802
Reaction score
390
Location
Nova Friburgo
Pessoal, fiz minha primeira brassagem no último Domingo, dia 18, e gostaria de compartilhar a experiência, além de sanar umas dúvidas e pedir uns conselhos.

O Plano

Planejei fazer uma Witbier porque gosto muito de cervejas com Trigo, a receita que usei foi essa:

2,5 Kg Malte Pilsen
1,35 Kg Malte de Trigo
0,70 Kg Trigo não Malteado
0,50 Kg Aveia

Rampas de Temperatura:

51ºC - 20 min
64ºC - 30 min
68ºC - 30 min
78ºC - 5 min

Fervura e Lúpulo:

60 min - 40G Styrian
5 min - 10G Amarillo

Fermento:

Um sachê de Safbrew WB-06 (11,5G)

Água:

12,5L junto com os grãos
19L para lavagem

Estimativa de OG - 1046.

Estimativa Produção - cerca de 20 litros de mosto

Meu equipamento:

1 x Panela de Brassagem com fundo falso
2 x Panela com torneira (aquecer água e ferver o mosto)

A Execução

Rampas de Temperatura:

Tive muita dificuldade para controlar a temperatura da panela. Por conta disso, em vez de conseguir rampas de temperatura, consegui algo mais parecido com um a montanha russa de temperaturas.

Aqueci tudo a 55ºC e deixei por 50min.
Depois destes 50min, a temperatura estava em 48ºC.
Aqueci tudo a 68ºC e deixei por 60min.
Depois destes 60min a temperatura estava em 65ºC.
Aqueci tudo a 76ºC e deixei por 5min.

Tempo total - aproximadamente 2 horas.

Usei o fogão da cozinha, e no final percebi que a temperatura aumentava ainda uns 2ºC depois que eu desligava o fogo. Usei 76ºC no "Mashout" por segurança.

O tempo todo que o fogo estava ligado eu re-circulava o mosto para evitar queimar o fundo.

Comprar um fogareiro potente de duas bocas é minha prioridade agora.

Água:

Precisei usar mais água nos grãos que o planejado. Com o tempo, os grão iam absorvendo água e inchando, então eu colocava mais água na panela para manter tudo submerso. Creio que isso se deu por eu estar usando fundo falso, o que eleva um pouco a altura da cama de grãos.

No final, ficou assim:

Água dos grãos ~ 17L
Água da lavagem ~ 15L

Quando escoei o mosto, deu uns 26 litros, aí parti para a fervura.

Fervura:

O fogão da cozinha proporcionou uma fervura bem fraquinha, borbulhava, mas nada intenso.

Por conta da quantidade acima do esperado e pelo tamanho das minhas panelas, precisei ferver em duas panelas, uma com cerca de 19L de mosto e outra com 6L.

Coloquei um pouco mais de Lúpulo que o previsto. Fiz umas regrinhas de 3 e no final, juntando as duas panelas, o total foi de 47G de Styrian e de 12G de Amarillo

Resfriamento do Mosto:

Ocorreu sem problemas, resfriei a 20ºC as duas panelas (primeiro a menor que ferveu antes e depois a maior).

OG Medida após a fervura: 1050 (Acho que a montanha russa de temperaturas e o tempo estendido ajudou a eficiência). Foi medida com Densímetro.

A partir de agora, vou deixar pelo menos uns 5 litros de água bem fervida à disposição, pois poderia ter conseguido um pouco mais de mosto e ainda ficar com uma OG boa, já que o esperado era 1046 e consegui 1050.

Inoculação do Fermento:

Aqui começou a bagunçar um pouco o processo. Foi a primeira vez que usei o equipamento, foi necessário montar várias coisas, testar, adaptar... Praticamente umas 12 horas de trabalho (agora, já com tudo montado e ajustado, a próxima vai ser bem mais rápida), nesta altura eu já estava cansado...

Coloquei o fermento seco direto nas panelas de mosto. Deveria ter colocado no balde...

Como deu mais mosto que o esperado, misturei um pouco de outro fermento que eu tinha (Safale S-04).

No final a proporção ficou mais ou menos assim:

Panela de 19L - 10G de WB06 + 4Gde S04
Panela de 6L - 1,5G de WB06 + 1,5G de S04

Trasfega para o Balde Fermentador:

Como errei e coloquei o fermento na panela, fiquei com medo de deixar o trub na panela e perder o fermento junto.

Então, foi tudo para o balde, muito material de trub.

Também dividi para fermentar, uns 19 Litros em um balde e uns 6 Litros em um galão de água.

Fermentação:

Está tudo fermentando em temperatura controlada de 19,5ºC com variação de mais ou menos 0,3ºC.

Dúvidas:

Como a mistura dos dois fermentos pode afetar a cerveja? Alguém saberia?

Qual a melhor forma de lidar com todo o trub nos baldes? Essa quantidade exagerada de trub vai alterar a cerveja?

A fervura a baixa intensidade pode não ter sido eficiente. As substâncias que porventura não foram evaporadas podem ser eliminadas ou amenizadas durante a fermentação / maturação?

O plano é deixar fermentando nesta mesma temperatura por uns 20 dias (não tenho muita disponibilidade para ir ao local de fermentação e ficar ajustando a temperatura).

Depois fazer o choque térmico para 2ºC por uns 2 dias, fazer o priming e engarrafar.

Sobre o trub, estava pensando em fazer o choque térmico, trocar de balde, deixar mais um dia em temperatura baixa e depois fazer o priming para engarrafar. Acho que assim posso me livrar de boa parte do material precipitado.

P.S. Achei melhor chamar essa Cerveja de What?Beer ao invés de Witbier porque além de modificar as rampas e o fermento, também não adicionei nenhum tempero nela...
 
Esqueça aquelas rampas de temperatura na mosturação. Use somente uma temperatura entre 64 e 68 graus (vai do seu objetivo pra cerveja), e depois faça a rampa pra mash-out a 78 (eu recomendo 76 por segurança).

Sobre os dois tipos de fermento, não vai ter problema, mas não é uma técnica utilizada pela baixa repetibilidade e por, no geral, não trazer vantagens.

Leia o texto que escrevi aqui na área de iniciantes. Esse caso de adicionar mais fermento é o clássico caso que cito de tentar resolver um problema que você, na verdade, não tem certeza que é um problema.

Sobre as tuas outras questões, vou deixar tu ler o texto primeiro e depois voltar com dúvidas mais pontuais. É complicado responder tantas dúvidas num post só.

No geral, o ideal é que posts com perguntas sempre tenham as informações necessárias, mas sejam específicas. Posts pequenos, rápidos e pontuais são fáceis de responder... e normalmente faço isso na hora. Já os posts muito grandes por vezes eu demoro dias pra responder, ou acabo nem fazendo pois esqueço e ele sai das perguntas top da lista de novas mensagens.

Abração,
 
Oi Antonio,

Posso tentar te ajudar na ordem,

A mistura dos fermentos vai alterar o sabor da cerveja sim, inoculando duas cepas diferentes ao mesmo tempo, vai obter características de ambas na cerveja final, o que não significa bom nem ruim.

Fervura que cria pequenos grumos na superfície e mostra sinais claros de convecção no liquido já é intensa o suficiente, acha que não conseguiu isso?

Seu equipamento tá bastante no limite pro volume de cerveja que vc propoe fazer, melhor aumentar um pouco o volume das suas panelas e fermentador pra não ter um dia de brassagem tão complicado...

50 min a 55ºC é muito tempo, procure fazer uns 15 no max. pra não ter problemas de retenção de espuma...

Espero ter ajudado
Abç
 
Esqueça aquelas rampas de temperatura na mosturação. Use somente uma temperatura entre 64 e 68 graus (vai do seu objetivo pra cerveja), e depois faça a rampa pra mash-out a 78 (eu recomendo 76 por segurança).

Sobre os dois tipos de fermento, não vai ter problema, mas não é uma técnica utilizada pela baixa repetibilidade e por, no geral, não trazer vantagens.

Leia o texto que escrevi aqui na área de iniciantes. Esse caso de adicionar mais fermento é o clássico caso que cito de tentar resolver um problema que você, na verdade, não tem certeza que é um problema.

Sobre as tuas outras questões, vou deixar tu ler o texto primeiro e depois voltar com dúvidas mais pontuais. É complicado responder tantas dúvidas num post só.

No geral, o ideal é que posts com perguntas sempre tenham as informações necessárias, mas sejam específicas. Posts pequenos, rápidos e pontuais são fáceis de responder... e normalmente faço isso na hora. Já os posts muito grandes por vezes eu demoro dias pra responder, ou acabo nem fazendo pois esqueço e ele sai das perguntas top da lista de novas mensagens.

Abração,

Obrigado pela resposta Guenther!

Já lí e re-lí o seu texto (aliás este último e também inúmeros outros aqui do Fórum. Obrigado por compartilhar o conhecimento!).

Mas, infelizmente, só depois de fazer a minha 1ª leva... :D

Nas próximas vezes, vou tentar ser mais sucinto e colocar as dúvidas mais pontualmente.

Abraço!
 
Oi Antonio,

Posso tentar te ajudar na ordem,

A mistura dos fermentos vai alterar o sabor da cerveja sim, inoculando duas cepas diferentes ao mesmo tempo, vai obter características de ambas na cerveja final, o que não significa bom nem ruim.

Fervura que cria pequenos grumos na superfície e mostra sinais claros de convecção no liquido já é intensa o suficiente, acha que não conseguiu isso?

Seu equipamento tá bastante no limite pro volume de cerveja que vc propoe fazer, melhor aumentar um pouco o volume das suas panelas e fermentador pra não ter um dia de brassagem tão complicado...

50 min a 55ºC é muito tempo, procure fazer uns 15 no max. pra não ter problemas de retenção de espuma...

Espero ter ajudado
Abç

Tiago

Ajudou sim! E muito!

A fervura foi então suficiente, pois havia clara movimentação do mosto, com colunas de bolhas subindo (bolhas pequeninas, mas bolhas).

Também já percebi que o tamanho das panelas é fator limitante. Vou precisar de uma grande panela para fervura. As que tenho são para 20 litros, se dá um pouco a mais de mosto do que o previsto, já não cabe.

Foi mais um caso de comprar um "kit" de produção de cerveja sem estudar mais antes. Aí depois tem que gastar mais para complementar melhorar o que já foi comprado.

Tive problemas com a temperatura porque chegou nos 55ºC e eu fiquei esperando baixar para 51ºC conforme estava na receita.

Mas de agora em diante, já vai ser mais tranquilo e mais simples.

O importante é colocar a mão na massa, ou melhor, no malte, e começar a fazer Cerveja.

É só fazendo mesmo que aprendemos mais e podemos aprimorar o processo.

Se essa primeira ficar bebível eu já vou ficar muito feliz!

Abraço e obrigado pela resposta.
 
Caros Cervejeiros

É com muita satisfação e um bocado de atraso que apresento a minha primeira cerveja:

Witbier 008e.jpg


Mesmo mandando todo o trub para o fermentador, posso afirmar que ficou muito boa! Sinceramente superou as minhas expectativas. Está cheirosa, bonita e gostosa!

O único impacto do trub foi um amargor leve, mas presente, tanto no primeiro gole quanto no sabor residual. Mas nada que prejudique, tem cerveja muito mais amarga por ai.

Ficou fermentando por 3 semanas, clarificando a 3C por umas 24 horas (foi pouco mas foi o que deu para fazer), fiz o priming com 6 G/L de açúcar invertido e ficou maturando a cerca de 10C por 2 meses.

Então, nessa primeira leva aprendi na pratica que:

- Se um pouco de trub for para o fermentador, não tem problema. Essa foi com todo o trub e no final ficou boa (confirmando o que Guenther já falava e outros posts daqui também).

- Para se fazer cerveja não adianta ter pressa. Deixe as coisas acontecerem tranquilamente (conforme o que o Zé Rosa sempre diz também).

- Fazer cerveja é muito BOM!
 
Caros Cervejeiros

É com muita satisfação e um bocado de atraso que apresento a minha primeira cerveja:

View attachment 114088


Mesmo mandando todo o trub para o fermentador, posso afirmar que ficou muito boa! Sinceramente superou as minhas expectativas. Está cheirosa, bonita e gostosa!

O único impacto do trub foi um amargor leve, mas presente, tanto no primeiro gole quanto no sabor residual. Mas nada que prejudique, tem cerveja muito mais amarga por ai.

Ficou fermentando por 3 semanas, clarificando a 3C por umas 24 horas (foi pouco mas foi o que deu para fazer), fiz o priming com 6 G/L de açúcar invertido e ficou maturando a cerca de 10C por 2 meses.

Então, nessa primeira leva aprendi na pratica que:

- Se um pouco de trub for para o fermentador, não tem problema. Essa foi com todo o trub e no final ficou boa (confirmando o que Guenther já falava e outros posts daqui também).

- Para se fazer cerveja não adianta ter pressa. Deixe as coisas acontecerem tranquilamente (conforme o que o Zé Rosa sempre diz também).

- Fazer cerveja é muito BOM!


Parabéns pelo resultado da sua primeira leva.
É isso aí, fazer cerveja é exercitar sua paciência!
Nunca tenha pressa!
 
Muito legal.
"Fazer cerveja é muito BOM!".
Beber a própria cerveja não tem preço.

Isso me lembrar um outro dia que estava lendo um artigo que falava de um cara nos EUA que é fera em ganhar prêmios em concursos de cerveja mas não gosta e nem toma cerveja.
Pena que não lembro mais quem era o cara e nem onde li...hehehe

Antonio,
Parabéns cara! Ficou linda e parece saborosa.
 
Isso me lembrar um outro dia que estava lendo um artigo que falava de um cara nos EUA que é fera em ganhar prêmios em concursos de cerveja mas não gosta e nem toma cerveja.
Pena que não lembro mais quem era o cara e nem onde li...hehehe

Antonio,
Parabéns cara! Ficou linda e parece saborosa.

Obrigado Victor!

Ficou bem gostosa sim. Quem provou, aprovou.

Só esclarecendo, fazer a cerveja é muito bom, mas beber a própria cerveja é ainda melhor! :cross:

Como disse o Zé Rosa, "Não tem preço"

:mug:
 
Back
Top