Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Equipamentos, Técnicas e Processos > BIAB - Eficiência do equipamento

Responder

Opções Display
Antigo 20-04-2017, 03:20 PM   #11
brunonacari
Recipes 

Registo: Jan 2016
Msgs: 158
Liked 20 Times on 17 Posts
Likes Given: 5

Fazendo BIAB sem lavagem dos grãos minha eficiência fica na casa de 65%, com a lavagem dos grãos vai pra 75%.
E como o colega falou ali em cima, mexo a cada 20min!

Tá mais eficiente que meu sistema de 3 panelas!
brunonacari está offline

Responder com Quote
Antigo 20-04-2017, 03:38 PM   #12
jeanpaullopes
Recipes 

Registo: May 2016
Msgs: 760
Liked 208 Times on 177 Posts
Likes Given: 147

Quote:
Mensagem Original de brunonacari Ver Mensagem
Fazendo BIAB sem lavagem dos grãos minha eficiência fica na casa de 65%, com a lavagem dos grãos vai pra 75%.
E como o colega falou ali em cima, mexo a cada 20min!

Tá mais eficiente que meu sistema de 3 panelas!
Bem, se está lavando, está fazendo de certa forma o sistema de 3 panelas .

Mexer não aumenta em muito a eficiência e pode ser um precursor de oxidação a quente (estás incorporando mais O2 a mistura quente, que por estar quente tem as reações de oxidação aceleradas e facilitadas). Cuidado.

A ideia do BIAB é ser simples, sem recirculação, sem lavagem; Mostura, tira o saco e parte para a fervura. Todo o resto é "invencionice" para tirar uns 5 a 10% mais de eficiência, não que eu não o faça.

Comecei com BIAB clássico em uma panela de 23l e engarrafando 12~14l.

Hoje uso 2 panelas de 65l e o saco como elemento filtrante somente. Ainda fico nos lotes de 20l, mas 20~28l no fermentador.

Responder com Quote
Antigo 20-04-2017, 06:06 PM   #13
MBraga
Recipes 

Registo: Sep 2016
Msgs: 27
Liked 4 Times on 3 Posts
Likes Given: 18

Bom, vou tentar usar o fogareiro no mínimo quando o mosto atingir a temperatura de fervura pra ver o quanto consigo diminuir essa taxa de evaporação. Vou colocar uns 10 litros de água na panela e fazer uns testes.

Não faço lavagem pq quero deixar o procedimento o mais simples possível, sem ter de me preocupar em corrigir o ph da água de lavagem, etc (até pq onde eu faço as brassagens seria bem pouco prático ter de esquentar outra panela com água).

Só não acho que vou conseguir diminuir muito essa perda no fundo da panela, até pq até hoje não consegui aquele cone certinho de trub. Nas 4 brassagens que fiz o trub ficou basicamente por toda a superfície do fundo.
MBraga está offline

Responder com Quote
Antigo 20-04-2017, 06:11 PM   #14
matozo
Recipes 

Registo: Apr 2016
Msgs: 284
Liked 78 Times on 66 Posts
Likes Given: 6

Corrigir o pH da mostura não é tão complicado e com certeza te traria benefícios, incluindo eficiência.

E de verdade, a não ser q seu fermentador seja bem restrito quanto ao tamanho, não se preocupe tanto assim con trub. Na verdade um pouco de trub é bom pra fermentação.
matozo está offline
SandroRibeiro Likes This 
Responder com Quote
Antigo 20-04-2017, 07:28 PM   #15
MBraga
Recipes 

Registo: Sep 2016
Msgs: 27
Liked 4 Times on 3 Posts
Likes Given: 18

Quote:
Mensagem Original de matozo Ver Mensagem
Corrigir o pH da mostura não é tão complicado e com certeza te traria benefícios, incluindo eficiência.

E de verdade, a não ser q seu fermentador seja bem restrito quanto ao tamanho, não se preocupe tanto assim con trub. Na verdade um pouco de trub é bom pra fermentação.
Acabei de ler os dois experimentos do Brulosophy aqui sobre trub no fermentador e acho que vou deixar de me preocupar com isso na próxima brassagem haha
MBraga está offline

Responder com Quote
Antigo 24-05-2017, 12:41 AM   #16
Gutto
Recipes 

Registo: Jan 2017
Msgs: 30
Likes Given: 1

Eu estou Usando BIAB" com um escorredor inox terminou a brassagem ponho o saco dentro dele sobre a panela água de lavagem já aquecida vou lavando e já partindo pra fervura.

Consigo quase sempre og desejada, na última 1051 de 1053, e foi pra fermentar 9l de 10l. Já usei 3 panelas com circulação e etc. não troco o "biab" nem a pau.

Enviado do meu iPad usando Tapatalk
Gutto está offline

Responder com Quote
Antigo 26-07-2017, 10:04 AM   #17
Wenderosck
Recipes 

Registo: Jul 2017
Msgs: 151
Liked 19 Times on 18 Posts

Quote:
Mensagem Original de MBraga Ver Mensagem
Fala, galera. Utilizo o método BIAB e tenho achado que a eficiência do meu equipamento está muito baixa. Vi um vídeo daquele canal "Cerveja Fácil" e notei que o cara faz levas de 10 litros (volume levado para o fermentador) em uma panela de 15 litros. Ele não faz a mosturação com o volume completo, já que faz uma lavagem dos grãos antes da fervura.

Enfim, o meu quadro é o seguinte:

1) Minha panela é de 32 litros (panela do kit lamas para produção de 20 litros).
2) Taxa de evaporação com o fogareiro que uso está em torno de 4,9 litros por hora.
3) Perco 3 litros de mosto no final da panela em função da altura da torneira.
4) Faço levas para atingir o volume de 12 litros no fermentador, já que assim, considerando perdas na hora de trasfegar para engarrafar e dry hopping, consigo efetivamente engarrafar 10 litros de cerveja.
5) Apenas exemplificando: última receita que fiz foi uma IPA com OG de 1068. Usei 22,5 litros da água na panela e 4,92 kg de malte.

Qual seria o melhor jeito de melhorar essa eficiência do sistema? Ou está numa faixa normal para BIAB e sem lavagem? Pelo Beersmith a brewhouse efficiency está em 52,5%. Na brassagem de uma IPA que fiz no fds passado a eficiencia foi de 57,5%.
O volume evaporado sempre vai ser mais ou menos esses 4,9L
O tamanho da panela influencia muito nisso. Colocando 10l ou 30l vai evaporar os mesmos 4,9 se mantido o mesmo vigor da fervura.
Uso uma panela de 40l e independente do volume de mosto a evaporação e sempre em torno de 5l.

André Wenderosck
Wenderosck está offline

Responder com Quote
Antigo 27-07-2017, 04:45 PM   #18
Leofecarvalho
Recipes 

Registo: Jan 2017
Msgs: 76
Liked 14 Times on 12 Posts
Likes Given: 16

Faço BIAB e tenho levado para fervura quase 28L de mosto para fervura. Consigo facilmente boa eficiência + 19~20L de cerveja para o fermentador. Para a panela de 32L levar apenas 12L é muito pouco.
Leofecarvalho está offline

Responder com Quote
Antigo 27-07-2017, 05:19 PM   #19
Wenderosck
Recipes 

Registo: Jul 2017
Msgs: 151
Liked 19 Times on 18 Posts

Quote:
Mensagem Original de Leofecarvalho Ver Mensagem
Faço BIAB e tenho levado para fervura quase 28L de mosto para fervura. Consigo facilmente boa eficiência + 19~20L de cerveja para o fermentador. Para a panela de 32L levar apenas 12L é muito pouco.
Vc tá levando 28 pra fervura ou utilizando 28l de agua no total?
O @MBraga está usando 22.5l no TOTAL e perdendo 5l na fervura menos 3l pro trub menos 2~3l da absorção dos grãos.
Levar os 12l pro fermentado está correto, o que ele poderia fazer e virar a panela pra diminuir a perda no trub.

André Wenderosck
Wenderosck está offline

Responder com Quote
Antigo 27-07-2017, 05:21 PM   #20
lebvianna
Recipes 

Registo: Nov 2014
Msgs: 42
Liked 10 Times on 8 Posts
Likes Given: 1

Faço BIAB também e tive um ganho bastante significativo na eficiência quando comecei a ajustar a minha água com sais.
lebvianna está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display