Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Receitas & ingredientes > Lúpulos Renomados Para IPA ?

Responder

Opções Display
Antigo 19-01-2018, 04:07 PM   #11
williantriches
Recipes 

Registo: Jan 2018
Msgs: 9
Liked 1 Times on 1 Posts

Quote:
Mensagem Original de Budha Ver Mensagem
Olá pessoal, a um ano venho fazendo minha cerveja. Costumo usar muito este fórum mas nunca postei nada pois só lendo é Muito útil...

A Pouco fiz uma IPA com Citra, onde uma indicação no instagram (o gringo falou que citra demais nunca é demais uhaua) me guiou bem. Usei como inspiração Barco Sã Diego e consegui com sucesso um aroma sem igual, minha IPA ficou mais maltadinha que o padrão e usei meio kilo de citra para 62L. onde 170 foi em Dry Hopy que mesmo com a Bag deixou a cerveja bem turva e com muito resíduo na garrafa, único contra, é ter cautela ao servir.

Logo pensei, quais outros lúpulos tão espetaculares quanto este poderia usar e venho aos amigos perguntar... os parceiros da já adiantaro o seguinte:

-Galax
-Amarilo (preferem galax em vez dele)
-Simcoe
-Centenial
-Equinox
-Chinook (diz que casa muito bem com citra)

Minha bera foi uma single hop.
Opa!

Gosto de usar Cascade e Amarillo em singles hops. Muito satisfeito com o resultado.

Willian

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
williantriches está offline
Budha Likes This 
Responder com Quote
Antigo 19-01-2018, 06:11 PM   #12
Budha
Recipes 

Registo: Oct 2016
Msgs: 8
Likes Given: 15

O que fiz ficou um aroma surpreendente com sabor que nem o JenPauloLopes comentou (compartilho da mesma ideia, odeio aquele amargor que lembra dipirona)..
Fiz o seguinte em 500gr realizei :

10gr em First Wort
21gr em 60 min
26gr em 21 min
30gr em 10 min
34gr em 30 min (passo umas 6 gr+- rsss) 36 tão.
183gr em Late Hopy, uso serpentina que leva uma eternidade pra resfriar rsss (em torno de uma hora e meia) ...

Ai pelas contas do bloco de notas do dia d abrassagem foi na realidade 218gr em Dry Hop e não 170 desculpem ai... Esse Dry Hopy me foi indicado fazer a 18Graus e não levar muito tempo pois dá sabor de grama, então deixei ele sete dias e saquei a bag e sacudi o fermentador novamente pq a gravidade tava em 1,028 ainda após 15 dias....

Uma pergunta que tenho aos amigos é o quanto devo usar pra chegar aos 1,018 de FG pois nunca consigo e envaso sempre com 1,022 té ja envasei com 1,030, minhas beras são pesadas porque gosto assim, a maioria inicia com 1,060 - 1,070 to achando que os saches de 11,5Ggr pra essa densidade não se aplica 1/20L seria 1,5 alguém com experiência de altas densidades pra dá um salve, curto usar só os bixim da Fermentis

Responder com Quote
Antigo 20-01-2018, 07:29 AM   #13
jeanpaullopes
Recipes 

Registo: May 2016
Msgs: 957
Liked 314 Times on 262 Posts
Likes Given: 195

Quote:
Mensagem Original de Budha Ver Mensagem
O que fiz ficou um aroma surpreendente com sabor que nem o JenPauloLopes comentou (compartilho da mesma ideia, odeio aquele amargor que lembra dipirona)..
Fiz o seguinte em 500gr realizei :

10gr em First Wort
21gr em 60 min
26gr em 21 min
30gr em 10 min
34gr em 30 min (passo umas 6 gr+- rsss) 36 tão.
183gr em Late Hopy, uso serpentina que leva uma eternidade pra resfriar rsss (em torno de uma hora e meia) ...

Ai pelas contas do bloco de notas do dia d abrassagem foi na realidade 218gr em Dry Hop e não 170 desculpem ai... Esse Dry Hopy me foi indicado fazer a 18Graus e não levar muito tempo pois dá sabor de grama, então deixei ele sete dias e saquei a bag e sacudi o fermentador novamente pq a gravidade tava em 1,028 ainda após 15 dias....

Uma pergunta que tenho aos amigos é o quanto devo usar pra chegar aos 1,018 de FG pois nunca consigo e envaso sempre com 1,022 té ja envasei com 1,030, minhas beras são pesadas porque gosto assim, a maioria inicia com 1,060 - 1,070 to achando que os saches de 11,5Ggr pra essa densidade não se aplica 1/20L seria 1,5 alguém com experiência de altas densidades pra dá um salve, curto usar só os bixim da Fermentis

Se tá dando sempre altas FG´s, ou tu está sacarificando em temperaturas muito altas, ou está com pouco fermento.

Consulte uma calculadora de fermento, como a do Brewer´s Friend. Para 1.070 pelo menos 3 pacotes de fermento.
Budha Likes This 
Responder com Quote
Antigo 20-01-2018, 01:34 PM   #14
Budha
Recipes 

Quote:
Mensagem Original de jeanpaullopes Ver Mensagem
Se tá dando sempre altas FG´s, ou tu está sacarificando em temperaturas muito altas, ou está com pouco fermento.

Consulte uma calculadora de fermento, como a do Brewer´s Friend. Para 1.070 pelo menos 3 pacotes de fermento.
Desconfiei desde o princípio, vario bem as brassagens, mas a base delas é geralmente meio a meio , 30 em torno de 63 e 30/73 mais 10 em 78...

Responder com Quote
Antigo 22-01-2018, 06:35 AM   #15
cerveja2011
Recipes 

Registo: Nov 2017
Msgs: 10
Liked 1 Times on 1 Posts

Fiz uma APA com chinook ( amargor 60''), cascade ( 0'', 15'' e dry-hop) e Amarillo( 0'', 15'' e dry hop) e provei este fim de semana. Antes eu estava usando centennial no lugar do amarillo.
Sempre achei que este gosto de fruta (maracuja) poderia ficar forte demais e roubar o sabor da cerveja. Ficou bom e pretendo repetir com citra ou galaxy.
cerveja2011 está offline
Budha Likes This 
Responder com Quote
Antigo 22-01-2018, 07:23 AM   #16
paulopinho
Recipes 

Registo: Apr 2015
Msgs: 440
Liked 79 Times on 78 Posts
Likes Given: 39

mandarina bavaria / citra

ficam otimos tbm
paulopinho está offline
Budha Likes This 
Responder com Quote
Antigo 24-01-2018, 06:09 PM   #17
TIAGODINIZ
Recipes 

Registo: Jul 2017
Msgs: 9
Liked 1 Times on 1 Posts

Amanhã farei uma IPA single Hop com azacca.
Intenção é ter só adição tardia (5 minutos finais) e meter o pé no Dry Hop com 15g/litro.
Vamos ver como sai...
TIAGODINIZ está online
Budha Likes This 
Responder com Quote
Antigo 26-01-2018, 06:45 AM   #18
Budha
Recipes 

Quote:
Mensagem Original de TIAGODINIZ Ver Mensagem
Amanhã farei uma IPA single Hop com azacca.
Intenção é ter só adição tardia (5 minutos finais) e meter o pé no Dry Hop com 15g/litro.
Vamos ver como sai...
Haha sucesso eim ^^ , tomei ontem a Saison da Barco que leva Equinox em Dry Hop, realmente como sitaram é um lúpulo interessante... vou passar a limpo esse tópico

Responder com Quote
Antigo 03-02-2018, 07:10 AM   #19
Jberte
Recipes 

Registo: Jan 2018
Msgs: 4
Liked 2 Times on 2 Posts

Pessoal, na minha versão da IPA, sai um pouco do estilo nos aromas e sabores.

Meu objetivo foi dar um toque amadeirado, picante com notas de mel.

Falando de lúpulos, usei:

Challenger
East kent golding
Pilgrim

Eles possuem alfas moderados, por isso a fervura foi levou um pouco mais tempo.

Após a primeira leva ficar pronta, fiz os ajustes necessários na receita e refiz ela.

Me agradou muito o resultado!!!

IBU 60,5
EBC 18,9
ABV 6,4
Jberte está offline
Budha Likes This 
Responder com Quote
Responder
Opções
Display