Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Envase > Extração de oxigênio sem válvula de alívio

Responder

Opções Display
Antigo 05-01-2017, 07:12 AM   #1
Leprechaun
Recipes 

Registo: Dec 2016
Msgs: 13
Default Extração de oxigênio sem válvula de alívio

Faço minha cerveja a cerca de 4 anos e agora estou iniciando no mundo dos kegs. Minha dúvida é bem básica. Vi em alguns vídeos no youtube, que após colocar a cerveja no barril deve-se injetar um pouco de CO2 e através da válvula de alívio da extratora retirar o oxigênio. Porém, minha extratora não tem a válvula de alívio; Como faço para extrair o oxigênio neste caso?
Leprechaun está offline

Responder com Quote
Antigo 05-01-2017, 07:47 AM   #2
eduardo_301
Recipes 

Registo: Nov 2016
Msgs: 4

Quote:
Mensagem Original de Leprechaun Ver Mensagem
Faço minha cerveja a cerca de 4 anos e agora estou iniciando no mundo dos kegs. Minha dúvida é bem básica. Vi em alguns vídeos no youtube, que após colocar a cerveja no barril deve-se injetar um pouco de CO2 e através da válvula de alívio da extratora retirar o oxigênio. Porém, minha extratora não tem a válvula de alívio; Como faço para extrair o oxigênio neste caso?
Cara eu utilizo postmix. No meu caso costumo deixar a tampa um pouco aberta por alguns segundos antes de vedar completamente, a medida que o CO2 vai entrando o oxigênio vai saindo.
No caso de um Keg onde a entrada e saída é pelo mesmo lugar não sei se tu conseguiria fazer algo semelhante ao que citei antes de vedar hermeticamente, nesse caso acredito que teria que comprar uma extratora com alívio mesmo.

Responder com Quote
Antigo 05-01-2017, 09:39 AM   #3
paulo
Moderador
HBTBR_MODERATOR.png

Recipes 

Registo: May 2013
Msgs: 591
Liked 346 Times on 206 Posts
Likes Given: 224

Quote:
Você pode retirar a válvula extratora e pressionar o anel do tubo sifão para liberar a pressão do barril. Eu já vi diversas ferramentas sendo usadas para isso, mas o mais fácil é usar algo que tenha diâmetro equivalente ao do anel: cabo de vassoura, cabo de chave de fenda, chave biela, tubo de PVC...

Responder com Quote
Antigo 05-01-2017, 09:52 AM   #4
Leprechaun
Recipes 

Quote:
Mensagem Original de paulo Ver Mensagem
Você pode retirar a válvula extratora e pressionar o anel do tubo sifão para liberar a pressão do barril. Eu já vi diversas ferramentas sendo usadas para isso, mas o mais fácil é usar algo que tenha diâmetro equivalente ao do anel: cabo de vassoura, cabo de chave de fenda, chave biela, tubo de PVC...
mas desse jeito não vai virar um chafariz de cerveja? Outra coisa, teria que usar uma ferramenta sanitizada para isso?
Leprechaun está offline

Responder com Quote
Antigo 05-01-2017, 12:53 PM   #5
paulo
Moderador
HBTBR_MODERATOR.png

Recipes 

Registo: May 2013
Msgs: 591
Liked 346 Times on 206 Posts
Likes Given: 224

Quote:
mas desse jeito não vai virar um chafariz de cerveja? Outra coisa, teria que usar uma ferramenta sanitizada para isso?
Cerveja sai se você apertar o pino central, que está conectado ao tubo sifão. Para liberar a pressão você deve pressionar só o anel que fica ao redor dele.

Não precisa sanitizar a ferramenta, mas é sempre bom passar algum sanitizante e cobrir a boca do barril com papel alumínio antes de guardá-lo.

Responder com Quote
Antigo 05-01-2017, 12:57 PM   #6
Cupe79
Recipes 

Registo: Jun 2015
Msgs: 145
Liked 32 Times on 27 Posts
Likes Given: 52

Quando eu tinha uma extratora sem válvula de alivio eu injetava um pouco de CO2 e retirava a mangueira de entrada de gás.... Fazia isso umas 4 vezes... ou simplesmente tirava a válvula de segurança com cuidado. Não tem muito segredo.

[|O|≡≡≡≡≡|O|]
Cupe79 está offline
alexandrelopes Likes This 
Responder com Quote
Antigo 05-01-2017, 01:09 PM   #7
RodrigoSchuch
Recipes 

Registo: Sep 2016
Msgs: 281
Liked 63 Times on 62 Posts
Likes Given: 14

se tiver dois conectores: depois de pressurizar com CO2-> desengatar o conector de CO2 -> conectar o segundo conector (com ou sem torneira) na entrada de gás -> deixar aliviar a pressão -> repetir o processo. Se conectar no de líquido, aí voa breja por tudo.

Dá pra fazer só com um conector, mas dá mais trabalho desplugar a mangueira de CO2.. alem disso, presumo que todo mundo que tenha post-mix tenha no minimo dois conectores (ball ou pin), pra gás e líquido
RodrigoSchuch está offline

Responder com Quote
Antigo 05-01-2017, 01:10 PM   #8
RodrigoSchuch
Recipes 

Registo: Sep 2016
Msgs: 281
Liked 63 Times on 62 Posts
Likes Given: 14

que bom que lí que era keg só agora iuhAEIUEAHIu
RodrigoSchuch está offline

Responder com Quote
Antigo 05-01-2017, 02:29 PM   #9
alexandrelopes
Recipes 

Registo: Sep 2014
Msgs: 69
Liked 35 Times on 23 Posts
Likes Given: 16

Também estou na mesma situação...

Optei por utilizar barril de chopp, e comprei uma extratora sem a válvula de alívio manual. (A válvula de alivio da extratora é aquela de segurança)

Nos testes que fiz com água, virei o barril de cabeça para baixo e não saiu líquido, só o co2 mesmo.

Não sei se tem o mesmo efeito, mas é assim que pretendo utilizar.
alexandrelopes está offline

Responder com Quote
Antigo 05-01-2017, 03:42 PM   #10
Leprechaun
Recipes 

Quote:
Mensagem Original de alexandrelopes Ver Mensagem
Também estou na mesma situação...

Optei por utilizar barril de chopp, e comprei uma extratora sem a válvula de alívio manual. (A válvula de alivio da extratora é aquela de segurança)

Nos testes que fiz com água, virei o barril de cabeça para baixo e não saiu líquido, só o co2 mesmo.

Não sei se tem o mesmo efeito, mas é assim que pretendo utilizar.

opa, não entendi o que você fez; Pra que virou o barril?
Acho que vou fazer como disse o amigo Cupe79, simplesmente desrosquear a entrada do CO2 da extratora para liberar o oxigênio e repetir o processo duas ou três vezes.
Leprechaun está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display