Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Equipamentos, Técnicas e Processos > Chiller de Imersão e Placas - Como dimensionar (grosseiramente)

Responder

Opções Display
Antigo 12-12-2016, 04:35 PM   #11
tomazela
Recipes 

Registo: Jan 2016
Msgs: 1.504
Liked 358 Times on 321 Posts
Likes Given: 298

Quote:
Mensagem Original de spoock Ver Mensagem
tomazela, você não troca para agua gelada, usa somente agua da torneira, certo?

Achei bem interessante a forma que posicionou o chiller, além de facilitar o whirlpool manual para melhorar a troca de calor durante o resfriamento também mantém o trub no seu devido local.

[ ] 's
Ainda não utilizei água gelada, pois teria que usar uma bomba, visto que minha panela já fica bem alta.

Mas se usar certamente o resultado será ainda melhor...

Dá para passar em um pré-chiller num balde com gelo, ligado em série com esse grande ...

Eu usei o chiller dessa forma, justamente para o Whirlpool que acelera a troca de calor...

Além de tudo, como o chiller pega o diâmetro todo da panela em sua extremidade, o próprio chiller por ser grosso, acaba fazendo uma barreira, evitando que o trub saia pela torneira.

Esse meu chiller ficou ótimo...recomendo!
tomazela está offline
FelGuara Likes This 
Responder com Quote
Antigo 16-03-2017, 12:40 PM   #12
marceloneres
Recipes 

Registo: May 2016
Msgs: 32
Liked 1 Times on 1 Posts
Likes Given: 15

@Guenther e demais,

O diâmetro do chiller influência em sua eficiência caso se utilize a recirculação durante o resfriamento?
Pergunto porque estou pensando em montar um que caiba tanto na bombona de 50l, que tem uma boca de apenas 23cm de diâmetro, quanto na panela de fervura nº 45, na qual ele teria um diâmetro bastante reduzido com relação ao tamanho da panela.

Abraço,
Marcelo.
marceloneres está offline

Responder com Quote
Antigo 16-03-2017, 06:16 PM   #13
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Registo: Apr 2013
Msgs: 3.822
Liked 2978 Times on 1386 Posts
Likes Given: 34

Quote:
Mensagem Original de marceloneres Ver Mensagem
@Guenther e demais,

O diâmetro do chiller influência em sua eficiência caso se utilize a recirculação durante o resfriamento?
Pergunto porque estou pensando em montar um que caiba tanto na bombona de 50l, que tem uma boca de apenas 23cm de diâmetro, quanto na panela de fervura nº 45, na qual ele teria um diâmetro bastante reduzido com relação ao tamanho da panela.

Abraço,
Marcelo.
O que mais influencia é área de contato total do metal com o líquido.

- HomebrewTalk Brasil - Administrador
- Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/guenthersehn
- Site de cursos: www.cursocerveja.com.br
Guenther está offline

Responder com Quote
Antigo 26-05-2017, 09:48 AM   #14
chiponga
Recipes 

Registo: Sep 2016
Msgs: 19
Liked 5 Times on 3 Posts
Likes Given: 2

Quote:
Mensagem Original de tomazela Ver Mensagem
Eu utilizo uma panela de 79 litros, comprei o tubo de 3/4 e enrolei o tubo de forma que ficasse na extremidade da panela.
Dessa forma posso fazer o Whirlpool com a pá cervejeira, durante o resfriamento.

Utilizando água em temperatura de aproximadamente 21C para resfriar, cheguei a 25C em aproximadamente 30 minutos.

Na próxima brassagem faço medições mais precisas...

Segue foto da panela com o Chiller enrolado
Achei bem interessante seu projeto com o chiller de imersão, e bem eficiente!
Quantos metros de tubo você usou nesse caso Tomazela?
Na imagem que você postou aqui, acredito que não estava ainda finalizada a confecção completa do chiller.. teria como deixar mais uma imagem de como ficou após finalizado?
chiponga está offline

Responder com Quote
Antigo 26-05-2017, 01:49 PM   #15
tomazela
Recipes 

Registo: Jan 2016
Msgs: 1.504
Liked 358 Times on 321 Posts
Likes Given: 298

Quote:
Mensagem Original de chiponga Ver Mensagem
Achei bem interessante seu projeto com o chiller de imersão, e bem eficiente!
Quantos metros de tubo você usou nesse caso Tomazela?
Na imagem que você postou aqui, acredito que não estava ainda finalizada a confecção completa do chiller.. teria como deixar mais uma imagem de como ficou após finalizado?
A foto já é dele finalizado.

Cara, nem lembro de quantos metros eu utilizei.

Mas para calcular eu medi o diametro da panela e a altura, estimando o quanto seria necessário.
tomazela está offline

Responder com Quote
Antigo 27-05-2017, 09:46 PM   #16
FelGuara
Recipes 

Registo: Apr 2017
Msgs: 6
Liked 1 Times on 1 Posts
Likes Given: 29

Boa noite, amigos.
Sou iniciante. Vou fazer o meu de imersão e o tópico tá me salvando!
Tomazela, vc conseguiu fazer o chiller sem emendas ou tem conexão?
Pra mim será complicado arrumar os tubos sem ser pela net. Tem como comprar dois ou três "rolos" (as tais "panquecas", cujo padrão é 15m de comprimento) e ir emendando sem que haja risco de vazamento nem contaminação do mosto com solda?
A consideração do Guenther a respeito da "irrelevância relativa do material/metal" me dissuadiu de comprar o de cobre, que além de mais pesado é bem mais caro que o alumínio, mesmo material de minhas panelas.
Ainda assim refaço a pergunta que fiz em outro tópico (mil perdões) a respeito da tinta impressa com as medidas em alguns canos: Será que ela contaminaria o mosto? (um fornecedor me disse que não, mas sempre é bom um pezinho atrás...)
Captura de Tela 2017-05-27 às 11.52.45.png‎  
FelGuara está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display