Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Equipamentos, Técnicas e Processos > Não consigo Aroma e Sabor de lúpulo nas IPAs

Responder

Opções Display
Antigo 16-09-2016, 12:23 PM   #21
wagnerlibardi
Recipes 

Registo: Jul 2014
Msgs: 196
Liked 8 Times on 8 Posts
Likes Given: 51

Segue o PDF da receita do Beersmith
https://1drv.ms/b/s!Au8J1kmUMvtjkRFV36_5NxDJnKFi

wagnerlibardi está offline

Responder com Quote
Antigo 16-09-2016, 01:50 PM   #22
tomazela
Recipes 

Registo: Jan 2016
Msgs: 1.259
Liked 314 Times on 283 Posts
Likes Given: 255

Quote:
Mensagem Original de Guenther Ver Mensagem
Não faz nas minhas... então é preciso considerar que eu corrijo água, uso gelatina, sou paciente, etc.
Não mexo na água, mas sou paciente e também uso gelatina...rs...vou experimentar...

Hoje as minhas são cristalinas. Na pior das hipóteses vai trazer uma turbidez bem leve...

tomazela está offline
rodfon Likes This 
Responder com Quote
Antigo 16-09-2016, 06:55 PM   #23
rodfon
Recipes 

Registo: Oct 2015
Msgs: 577
Liked 119 Times on 109 Posts
Likes Given: 320

Quote:
Mensagem Original de tomazela Ver Mensagem
Não mexo na água, mas sou paciente e também uso gelatina...rs...vou experimentar...

Hoje as minhas são cristalinas. Na pior das hipóteses vai trazer uma turbidez bem leve...
Irei usar na minha próxima também! Estou curioso para sentir o resultado!
rodfon está offline

Responder com Quote
Antigo 19-09-2016, 08:22 PM   #24
matozo
Recipes 

Registo: Apr 2016
Msgs: 180
Liked 54 Times on 45 Posts
Likes Given: 6

Quote:
Mensagem Original de Caramba Ver Mensagem
Alguma recomendação especial pro First Wort ??
Muitos falam em não colocar grandes quantidades e colocar lúpulos de baixo AA e baixo Co-humolone.

Na única que fiz coloquei uns 20% do lúpulo total, usei Topaz (alto AA) e Cascade (alto Co-humolone) e achei que ficou boa.

Você tem alguma restrição de lúpulo que não usa no First Wort ?
Quote:
Mensagem Original de Guenther Ver Mensagem
Não, isso é totalmente lenda.

Abraço,
Apenas uma observação:

Quantidade e alfa ácido, OK, bem provável que seja lenda, como testado aqui: http://brulosophy.com/2016/07/18/bit...iment-results/

Agora, lúpulos com alta vs baixa quantidade de cohumulona produziram cervejas distintas nesse outro experimento: http://brulosophy.com/2016/03/07/bit...iment-results/

Essas variáveis são discutidas até hoje e os resultados não são conclusivos, então eu não usaria a expressão "totalmente lenda", mas sim: vale a pena testar pra verificar qual é tua preferência.
matozo está offline

Responder com Quote
Antigo 20-09-2016, 11:50 AM   #25
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Registo: Apr 2013
Msgs: 3.628
Liked 2784 Times on 1297 Posts
Likes Given: 34

Quote:
Mensagem Original de matozo Ver Mensagem
Apenas uma observação:

Quantidade e alfa ácido, OK, bem provável que seja lenda, como testado aqui: http://brulosophy.com/2016/07/18/bit...iment-results/

Agora, lúpulos com alta vs baixa quantidade de cohumulona produziram cervejas distintas nesse outro experimento: http://brulosophy.com/2016/03/07/bit...iment-results/

Essas variáveis são discutidas até hoje e os resultados não são conclusivos, então eu não usaria a expressão "totalmente lenda", mas sim: vale a pena testar pra verificar qual é tua preferência.
@matozo,

Acredito que tu confundiu as coisas.

A pergunta do @Caramba foi sobre..... First Wort Hopping. O que o fator Cohumulona do lúpulo tem a ver com isso? Nada. Onde First Wort Hopping é citado no artigo? Nenhuma vez.

A pergunta do @Caramba:
Quote:
Você tem alguma restrição de lúpulo que não usa no First Wort?
Ou seja, em outras palavras, a pergunta dele é: ao utilizar First Wort Hopping, devo escolher o lúpulo de alguma maneira diferente do que faço quando escolho qualquer lúpulo de amargor?

Se fosse algum experimento que concluísse algo do tipo "Lupulos X são bons pra adições de amargor normal, mas não são bons pra First Wort Hopping"......... aí ok, mas o que tu citou só tem a ver com cohumulona.

Cohumulona é algo largamente conhecido na literatura geral (por isso fizeram o experimento) por aumentar a chance de amargor áspero na cerveja.

Resumindo 1: o que um lúpulo com alto ou baixo teor de Cohumulona vai influenciar na minha decisão de utilizar First Wort Hopping, ou vice-versa? Nada.

Resumindo 2: cohumulona sempre vai aumentar a tendência de amargor mais áspero do que outro lúpulo com menos cohumulona independente se for uma adição normal ou em First Wort Hopping.

Abraço,

- HomebrewTalk Brasil - Administrador
- Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/guenthersehn
- Site de cursos: www.cursocerveja.com.br

Última edição de Guenther : 20-09-2016 às 11:53 AM
Guenther está offline
Danny Likes This 
Responder com Quote
Antigo 20-09-2016, 12:19 PM   #26
matozo
Recipes 

@Guenther

Não, naõ confundi.

FWH é uma adição de amargor. Usar lúplulos com alta concentração de cohumulona nas adições de amargor pode causar amargor ríspido (ou no mínimo te trazer uma cerveja diferente de outra com lúpulos de baixa cohumulona).

Isso pode ser bom ou ruim, dependendo da sua preferência.

Repito: vale a pena testar e, baseado na sua preferência, escolher restringir esse tipo de lúpulo nas suas adições de amargor, sejam elas FWH, 90 min, 60 min...

A resposta mais adequada, na minha opinião, seria: FWH por se tratar de uma adição de amargor, caso utilizado com algum lúpulo com alto cohumulona pode (e quero frisar o pode pois não é um fato comprovado) causar um amargor ríspido.

Do artigo do Brulosophy: "later studies performed by our friends at Oregon State University demonstrated experienced tasters were unable to distinguish between beers containing differing CoH levels to a significant degree".

É possível que FWH com alta cohumolona não traga amargor ríspido? Acredito que sim, mas a melhor forma de ter certeza sobre isso é ou analisando algum teste sobre o assunto ou testando por si próprio.
matozo está offline

Responder com Quote
Antigo 20-09-2016, 12:44 PM   #27
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Quote:
@Guenther

Não, naõ confundi.

FWH é uma adição de amargor. Usar lúplulos com alta concentração de cohumulona nas adições de amargor pode causar amargor ríspido (ou no mínimo te trazer uma cerveja diferente de outra com lúpulos de baixa cohumulona).

Isso pode ser bom ou ruim, dependendo da sua preferência.

Repito: vale a pena testar e, baseado na sua preferência, escolher restringir esse tipo de lúpulo nas suas adições de amargor, sejam elas FWH, 90 min, 60 min...

A resposta mais adequada, na minha opinião, seria: FWH por se tratar de uma adição de amargor, caso utilizado com algum lúpulo com alto cohumulona pode (e quero frisar o pode pois não é um fato comprovado) causar um amargor ríspido.

Do artigo do Brulosophy: "later studies performed by our friends at Oregon State University demonstrated experienced tasters were unable to distinguish between beers containing differing CoH levels to a significant degree".

É possível que FWH com alta cohumolona não traga amargor ríspido? Acredito que sim, mas a melhor forma de ter certeza sobre isso é ou analisando algum teste sobre o assunto ou testando por si próprio.
Desculpe, com todo o respeito, mas confundiu sim.

Por que? Estamos falando de First Wort Hopping.

O que você está dizendo: "sejam elas FWH, 90 min, 60 min.."

Ou seja, você tá citando uma característica GERAL sobre escolha de lúpulos para amargor, qualquer adição.

Nós estamos falando o seguinte........... dentre as recomendações já conhecidas, incluindo essa que você citou............ existe alguma recomendação ESPECIAL que se aplique SÓ ao First Wort Hopping?

Não existe.

Resumindo:

Pergunta que você está respondendo: "Que lúpulos devo evitar para diminuir o amargor áspero na cerveja?" - Ok, isso você respondeu... mas não foi o que foi perguntado.

Pergunta que realmente foi feita, escrita de forma mais clara: "Devo evitar algum lúpulo ao utilizar técnica First Wort Hopping?"

Guenther está offline
Guilhermecfs Likes This 
Responder com Quote
Antigo 20-09-2016, 12:48 PM   #28
matozo
Recipes 

Tudo bem Guenther, já virou uma discussão pra saber quem tá certo e não pra agregar conhecimento, paro por aqui.
matozo está offline

Responder com Quote
Antigo 20-09-2016, 01:00 PM   #29
Guilhermecfs
Recipes 

Registo: Aug 2016
Msgs: 47
Liked 6 Times on 6 Posts
Likes Given: 27

Tô passando pelo mesmo problema.

Vou repetir a receita na próxima brassagem, mas com técnicas diferentes.

1) lúpulo na fervura só o FWH pra atingir os IBU necessários, e uma adição aos 5 min
2) o resto da adição após whirlpool quando o mosto chegar a 80 graus
3) adiciono mais aos 60 graus
4) Deixo mais alguns minutos (30) antes de resfriar e transferir pro fermentador
5) Não me preocupar tanto com trub, já que a maior parte fica fixa com o whirlpool bem feito

no fermentador:
6) Dry-hop com pellet direto no fermentador no final da primária (5o ou 6o dia)
7) Cold crash + gelatina
8) no dia do envase, blendar a cerveja com chá de lúpulo (ferver 400ml de água c/ 1 shot de vodka, abaixar a 60 graus e descendo temperatura por 45 minutos na prensa francesa)
9) começar a experimentar depois de uns 10 dias engarrafada

Explicações: adições no flameout e hop step extraem características de aroma e sabor da cerveja, e alguns IBU (bem pouco). Trabalham em faixas de temperatura menores que a fervura, então extrai óleos que não são perdidos. O dry hop com pellet direto no fermentador, acho que não tem segredo. O chá de lúpulo no dia do envase tem um princípio parecido com a técnica de flameout (extração sem fervura), e vai dar aroma e sabor mais frescos por ser mais novo.

Quanto menos tempo entre a brassagem e o momento em que você beber a cerveja, mais "novo" será o aroma de lupulo.

Ah, e claro, vou usar 180g de centennial pra 20l.

Espero que isso ajude a dar o famoso "soco de lúpulo" que os homebrewers de IPA tanto falam. Alguem tem alguma sugestão?

Abs

EDIT: outro passo importante: vou comprar um lúpulo da safra 2015. Os pellets que eu tinha na primeira receita eram de 2013.
Guilhermecfs está offline

Responder com Quote
Antigo 20-09-2016, 01:07 PM   #30
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Quote:
Tudo bem Guenther, já virou uma discussão pra saber quem tá certo e não pra agregar conhecimento, paro por aqui.
Bom, Matozo, respeito tua posição... mas não é de maneira nenhuma a minha intensão.

Acredite... já estou acostumado com os mais diversos tipos de reações em discussões onde eu tenho que me opor a alguém..... eu sempre espero alguma reação assim, querendo dizer que "eu quero só estar certo", ou que é "ego", etc. Já recebi ofensas pessoais, à minha família, etc.... tudo por discordar de alguém, mesmo que de forma totalmente educada.

Bom, que fique claro... eu estou fazendo uma discussão estritamente técnica e interpretativa.

O que eu quero evitar, é que alguém saia daqui com algo na cabeça como "Devo evitar lúpulos com alto teor de cohumulona ao fazer First Wort Hopping."

Se tem alto teor de cohumulona, ou não tem.... tanto faz no que diz respeito à técnica especifica de First Wort Hopping. FWH, pelo que foi testado em rodas de Blind Testing até hoje (a exemplo do Brülosophy), na imensa maioria dos casos sempre faz um mesmo lúpulo ficar com amargor mais Smooth/Suave........... independentemente do teor de cohumulona que ele tenha. Ou seja, se fizer a MESMA receita com Columbus por exemplo (alto teor de cohumulona), e em uma adicioná-lo normalmente, e em outra leva igual adicioná-lo como First Wort Hopping...... a percepção de amargor será mais suave/aveludada com ele. Isso já foi provado várias vezes em blind tests extensivos.

Assim como, se a discussão por exemplo estivesse invertida, falando SOMENTE de cohumulona, o contrário TAMBÉM seria verdade....... cohumulona sempre aumenta a percepção de amargor mais harsh/áspero, independente da técnica. Ou seja, se fizer duas cervejas com First Wort Hopping, uma com um lúpulo rico em cohumulona, e outro não..... a primeira terá maior tendência de amargor mais áspero.

Abraço,

Guenther está offline
leosantos Likes This 
Responder com Quote
Responder
Opções
Display