Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Equipamentos, Técnicas e Processos > Não consigo Aroma e Sabor de lúpulo nas IPAs

Responder

Opções Display
Antigo 15-09-2016, 06:19 PM   #11
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Registo: Apr 2013
Msgs: 3.711
Liked 2857 Times on 1336 Posts
Likes Given: 34

Quote:
Mensagem Original de grupis Ver Mensagem
Agora tem a tendência das Haze IPA
Turbidez de trigo/proteína é uma coisa, de micropedaços de lúpulo, aí não é bom.

- HomebrewTalk Brasil - Administrador
- Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/guenthersehn
- Site de cursos: www.cursocerveja.com.br
Guenther está online
grupis Likes This 
Responder com Quote
Antigo 15-09-2016, 06:22 PM   #12
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Quote:
Mensagem Original de grupis Ver Mensagem
Guenther, por que separar em duas adições? O que se ganha com isso?

Abraço
Em vez de uma camada grossa de lúpulo que acaba se formando no fundo com uma adição só (menos contato lúpulo X cerveja), fazendo mais de uma adição, você acaba ganhando mais contato em adições menores.

Tem um episódio do BrewStrong onde eles falam só sobre isso. No mais, naqueles artigos que citei acima, os caras também citam.

Abraço,

Guenther está online
leosantos Likes This 
Responder com Quote
Antigo 15-09-2016, 06:23 PM   #13
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Quote:
Mensagem Original de Caramba Ver Mensagem
Alguma recomendação especial pro First Wort ??
Muitos falam em não colocar grandes quantidades e colocar lúpulos de baixo AA e baixo Co-humolone.

Na única que fiz coloquei uns 20% do lúpulo total, usei Topaz (alto AA) e Cascade (alto Co-humolone) e achei que ficou boa.

Você tem alguma restrição de lúpulo que não usa no First Wort ?
Não, isso é totalmente lenda.

Abraço,

Guenther está online

Responder com Quote
Antigo 15-09-2016, 11:18 PM   #14
NeoRamza
Recipes 

Registo: Mar 2016
Msgs: 142
Liked 30 Times on 23 Posts
Likes Given: 4

Compartilho do mesmo problema seu, já fiz 5 IPAs e ainda não fiquei satisfeito com nenhuma delas. Sempre uso bastante lúpulo em adições tardias e em dry hopping. Não é que não fica com aroma de lúpulo, fica sim, mas não o aroma que eu queria. Geralmente as boas IPAs comerciais que eu tomo por aí tem um aroma que lembra o aroma que dá pra sentir ao cheirar um pacotinho de pellets de lúpulos. Já as que eu faço sempre fica com um aroma diferente, bem cítrico, lembrando casca de laranja. Uma dessas receitas inclusive foi uma tentativa de clonar a Punk da Brewdog, mas não chegou nem perto.
NeoRamza está offline

Responder com Quote
Antigo 16-09-2016, 09:06 AM   #15
Jeffrey
Recipes 

Registo: Aug 2015
Msgs: 27
Liked 7 Times on 4 Posts
Likes Given: 6

Quote:
Mensagem Original de NeoRamza Ver Mensagem
Compartilho do mesmo problema seu, já fiz 5 IPAs e ainda não fiquei satisfeito com nenhuma delas. Sempre uso bastante lúpulo em adições tardias e em dry hopping. Não é que não fica com aroma de lúpulo, fica sim, mas não o aroma que eu queria. Geralmente as boas IPAs comerciais que eu tomo por aí tem um aroma que lembra o aroma que dá pra sentir ao cheirar um pacotinho de pellets de lúpulos. Já as que eu faço sempre fica com um aroma diferente, bem cítrico, lembrando casca de laranja. Uma dessas receitas inclusive foi uma tentativa de clonar a Punk da Brewdog, mas não chegou nem perto.
Um dos fatores que podem estar causando isso é a qualidade do lúpulo que está utilizando. Procuro sempre comprar os lúpulos recém chegados na distribuidora. Muitas vezes já deixei de usar o lúpulo que queria pela safra ser muito antiga.
Cerca de dois anos atrás fiz umas 15 ipas single hops, procurando conhecer melhor os lúpulos, mas algumas levas deixaram muito a desejar pela safra destes ser de dois anos ou mais, fazendo com que o lúpulo perca muito de suas qualidades, repeti algumas com safras novas e o resultado foi muito diferente.
Jeffrey está offline
2
People Like This 
Responder com Quote
Antigo 16-09-2016, 09:42 AM   #16
tomazela
Recipes 

Registo: Jan 2016
Msgs: 1.388
Liked 332 Times on 300 Posts
Likes Given: 285

Quote:
Mensagem Original de Guenther Ver Mensagem
Turbidez de trigo/proteína é uma coisa, de micropedaços de lúpulo, aí não é bom.
@Guenther você, mencionou que utiliza 10% de trigo na receita...irei experimentar, pois nunca usei nas minhas IPAs...

Eu uso gelatina para clarificação. Esse percentual não chega a fazer muita diferença na transparência da cerveja não né? Ou é perceptível?
tomazela está offline

Responder com Quote
Antigo 16-09-2016, 11:52 AM   #17
lpera
Recipes 

Registo: Jan 2015
Msgs: 825
Liked 390 Times on 287 Posts
Likes Given: 87

Quote:
Mensagem Original de Jeffrey Ver Mensagem
Um dos fatores que podem estar causando isso é a qualidade do lúpulo que está utilizando. Procuro sempre comprar os lúpulos recém chegados na distribuidora. Muitas vezes já deixei de usar o lúpulo que queria pela safra ser muito antiga.
Cerca de dois anos atrás fiz umas 15 ipas single hops, procurando conhecer melhor os lúpulos, mas algumas levas deixaram muito a desejar pela safra destes ser de dois anos ou mais, fazendo com que o lúpulo perca muito de suas qualidades, repeti algumas com safras novas e o resultado foi muito diferente.
Não estou em Curitiba então não tenho como olhar, mas aqui eu só compro aquele lúpulo que vem no apcote verde metálico....não tem erro.

Outra coisa é evitar comprar lúpulo em quantidades muito grandes se você não tem como armazenar eles corretamente. Digo isso porque em uma viagem ao exterior comprei uns 600 gramas de Nelson..mas ele não é um lúpulo que dá pra usar em tudo.....

Recentemente comprei uma embaladora a vácuo portátil. Então eu uso o lúpulo, faço o vácuo, lacro e coloco no freezer, não tem erro.
lpera está offline

Responder com Quote
Antigo 16-09-2016, 12:10 PM   #18
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Quote:
Mensagem Original de tomazela Ver Mensagem
@Guenther você, mencionou que utiliza 10% de trigo na receita...irei experimentar, pois nunca usei nas minhas IPAs...

Eu uso gelatina para clarificação. Esse percentual não chega a fazer muita diferença na transparência da cerveja não né? Ou é perceptível?
Não faz nas minhas... então é preciso considerar que eu corrijo água, uso gelatina, sou paciente, etc.

Guenther está online

Responder com Quote
Antigo 16-09-2016, 12:16 PM   #19
wagnerlibardi
Recipes 

Registo: Jul 2014
Msgs: 196
Liked 8 Times on 8 Posts
Likes Given: 51

Quote:
Mensagem Original de lpera Ver Mensagem
Perfeito post do Guenther. Tinha que colcoar como fixo: "Guia básico de uma IPA".

O artigo do Vinnie da Russian River é praticamente o manual de instruções da Pliny the Elder que eles brassam, aí você começa a entender o porque de ser considerada a melhor IPA do mundo.

Minha única divergência, e aí é uma questão pessoal é que vez ou outra eu gosto de uma IPA mais incorpada. Meu setup em casa funciona assim: sempre tenho uma IPA no postmix, todos os dias do ano, e no outro postmix eu deixo uma cerveja mais leve para os amigos e família (blondes, saison, weiss, etc). Tenho também agora um pipeline de sours que vão para as garrafas...mas de vez em quando me dá aquela voltade de tomar uma IPA mais incorpada..então o que tenho feito nos últimos 6 meses é fazer algumas levas BIAB de 10 litros de IPAs onde mosturo aos 69 graus e uso 10-15% de Crystal. não tem uma drinkability boa, mas naqueles dias frios de Curitiba eu acho que combina legar tomar 1 copo a noite, por isso faço apenas 10 litros!
Concordo. Belo post. Tinha que ser fixo como guia.
wagnerlibardi está offline

Responder com Quote
Antigo 16-09-2016, 12:23 PM   #20
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Quote:
Mensagem Original de Jeffrey Ver Mensagem
Bem lembrado..... tem BrewShops por aí que importam lúpulo em container não refrigerado, e aqui deixa eles em geladeira para parecer cuidadoso. Perguntem sobre isso... e perguntem a safra.

Se o lúpulo foi bem estocado, em termos de Alfa Ácido não faz muita diferença, mas em termos de Dry Hopping e gosto.... safras mais novas, com a mesma estocagem, geram melhores resultados.

Usualmente quando vou fazer Dry Hopping eu sempre tenho 2 ou 3 lúpulos que me "serviriam" para o objetivo que quero, e acabo decidindo mais usar na hora.... pelo todos, abro, sinto o aroma, e decido quais usar.

Abraço,

Guenther está online

Responder com Quote
Responder
Opções
Display