Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Envase > Carbonatação rapida em KEG

Responder

Opções Display
Antigo 13-09-2016, 05:12 PM   #1
Luz
Recipes 

Registo: Aug 2013
Msgs: 190
Liked 49 Times on 41 Posts
Likes Given: 21

Default Carbonatação rapida em KEG

Olá pessoal,

gostaria de saber se alguem ja tentou fazer a carbonatação, em barris com valvula tipo S, fazendo a injeção do CO2 pela saida do liquido para carbonatar mais rapido a cerveja.
Imaginei que inserindo o co2 por ali ele ira sair pelo fundo do sifão, procede?
Luz está offline

Responder com Quote
Antigo 13-09-2016, 05:56 PM   #2
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Registo: Apr 2013
Msgs: 3.816
Liked 2955 Times on 1380 Posts
Likes Given: 34

Quote:
Mensagem Original de Luz Ver Mensagem
Olá pessoal,

gostaria de saber se alguem ja tentou fazer a carbonatação, em barris com valvula tipo S, fazendo a injeção do CO2 pela saida do liquido para carbonatar mais rapido a cerveja.
Imaginei que inserindo o co2 por ali ele ira sair pelo fundo do sifão, procede?
Não faz nenhum milagre.

Quer carbonatar rápido? Sacuda o barril.

Exemplo: digamos que esteja envasando a cerveja a 4 graus, e quer uma carbonatação de uns 2,5 volumes de CO2, o que dá uns 0,8 Bar de pressão estabilizada nessa temperatura.

Conecte a extratora, pressurize o barril com algo acima disso (2 ou 3 Bar), deixe o cilindro aberto, e comece a sacudir o barril.

Quando sacudimos o barril, o movimento faz o do CO2 se dissolver na hora, e isso faz obviamente a pressão baixar, o que faz entrar mais CO2.

Então em outras palavras, quando estamos sacudindo, da pra notar que cada sacudida faz entrar mais CO2 no barril, e isso dá pra notar claramente pelo barulho dele saindo do cilindro.

Depois de um tempo sacudindo (o que pode variar bastante), mas sei lá, digamos 1 minuto, feche o cilindro de CO2, e siga sacudindo o barril. Ao sacudir ele com o cilindro fechado, mais CO2 será dissolvido, e isso faz baixar a pressão no manometro, até chegar uma hora que ela para de baixar, porque vc estará muito próximo da pressão estabilizada. Se quando praticamente parar de baixar a pressão, ela ainda estiver abaixo de 0,8 Bar, abra o cilindro, e de mais umas sacudidas com ele aberto, e repita o processo.... feche, sacuda até estabilizar a pressão, etc. Fazendo isso, vai chegar uma hora que já vai haver tanto CO2 dissolvido que a pressão estabilizada ficará ali pelos 0,8. Ao atingir isso, pronto..... cerveja carbonatada.

Sem dúvida, logo após fazer isso, a carbonatação não vai ser algo perfeito igual como se já estivesse carbonatado há dias porque algumas reações demoram horas/dias pra acontecer (CO2 + H2O ==> H2CO3 (ácido carbônico) ==> H+ HCO3- (bicarbonato e libera um H+ que baixa o pH da cerveja), o que altera sensação na boca, retenção, etc.... mas em termos de dissolução de CO2... é isso.

Observações:

- O que é pressão estabilizada? É quanto a pressão no head-space não tem mais "força" de dissolver mais CO2 no líquido. Ley de Henry dos gases: a dissolução de um gás em um líquido é diretamente proporcional à pressão parcial que este gás exerce sobre o líquido. A questão é que isso não ocorre de forma instantânea, então pra acelerar, a gente sacode o barril e aceleramos as reações.

- Note que lá em cima eu citei pra pressurizar em 2 ou 3 Bar.... pois isso é uma decisão pessoal. Se você quisesse regular pra 0,8 Bar o cilindro e ficar sacudindo durante 15 ou 20 minutos.... daria no mesmo. Usar uma pressão maior faz com que mais CO2 se dissolva mais rápido, então por isso recomendo 2 ou 3 Bar.

- Outra coisa: quando o barril está muito cheio, o head-space é muito menor, logo, como tem muito menos CO2 dentro do barril pra ficar se chocando com a cerveja enquanto sacudimos, normalmente temos que sacudir bem mais tempo. Já quando o barril não está tão cheio, é muito mais rápido, então pra não exagerar eu recomendo usar uns 2 ou 3kg e sacudir uns 30 segundos no máximo, e já fechar o cilindro e começar a ver onde a pressão estabilizada está parando.

Abraço,

- HomebrewTalk Brasil - Administrador
- Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/guenthersehn
- Site de cursos: www.cursocerveja.com.br

Última edição de Guenther : 14-09-2016 às 10:17 AM
Guenther está offline
10
People Like This 
Responder com Quote
Antigo 13-09-2016, 06:09 PM   #3
cgfischer
Recipes 

Registo: Jun 2015
Msgs: 372
Liked 118 Times on 97 Posts
Likes Given: 287

Um verdadeiro Manual de Carbonatação Forçada. Estou guardando o post pra quando puder ter meus postmixes.
Parabéns, @Guenther , pela disposição.
Abraço a todos.

Responder com Quote
Antigo 14-09-2016, 12:07 AM   #4
Korvocore
Vendor
HBTBR_SPONSOR.png
Recipes 

Registo: Jul 2014
Msgs: 289
Liked 95 Times on 62 Posts
Likes Given: 84

Perfeito! É exatamente isso que acontece, não saberia explicar melhor. Com sua permissão @Guenther, posso copiar esse texto e mostrar para meus clientes que tiverem dúvidas sobre carbonatação forcada?

Abraço.

Brewmetal Loja de conexões e equipamentos do cervejeiro caseiro.
https://www.facebook.com/brewmetal/
Korvocore está offline

Responder com Quote
Antigo 14-09-2016, 08:03 AM   #5
guilosch
Recipes 

Registo: Dec 2015
Msgs: 37
Liked 3 Times on 3 Posts
Likes Given: 14

Bom dia.
Seria ideal se este post fosse fixado.
Abraços

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk
guilosch está offline

Responder com Quote
Antigo 14-09-2016, 10:13 AM   #6
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Quote:
Mensagem Original de Korvocore Ver Mensagem
Perfeito! É exatamente isso que acontece, não saberia explicar melhor. Com sua permissão @Guenther, posso copiar esse texto e mostrar para meus clientes que tiverem dúvidas sobre carbonatação forcada?

Abraço.
Sim, pode pegar o post à vontade. Tá no fórum, é pra ser compartilhado.

Provavelmente vou lançar um "livreto" ou "manual" de umas 50 páginas só sobre carbonatação forçada envase em barril.... acho que vou fazer separado do livro principal. Ainda não decidi.

Guenther está offline
6
People Like This 
Responder com Quote
Antigo 14-09-2016, 10:14 AM   #7
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Quote:
Mensagem Original de guilosch Ver Mensagem
Bom dia.
Seria ideal se este post fosse fixado.
Abraços

Feito.

Guenther está offline
cgfischer Likes This 
Responder com Quote
Antigo 29-09-2016, 07:48 AM   #8
emersonfiorin
Recipes 

Registo: Sep 2016
Msgs: 4
Liked 1 Times on 1 Posts
Likes Given: 4

Default Manômetro para Barril

@Guenther

Então o ideal seria ter um manômetro para acoplar a válvula extratora.

Veja se entendi bem:

Vou pressurizar o barril de 2 a 3 Bar......agitar.....a pressão vai baixar, e repito processo até estabilizar, por saturação.

Mas, só conseguirei ter essa certeza se tiver um manômetro no barril né?!......faço o processo acima, desconecto o CO2 conecto manômetro.....e vou fazendo a checagem até estabilizar.

O manômetro com adaptador de garrafa serve na extratora?! Ou preciso de algum outro adptador?! O ideal seria acoplá-lo na saída do líquido, enquanto injeta gás pela entrada de gás não é?!

Até esse ponto acho que está ok, mas a respeito do ácido carbônico.....Qto tempo leva para se formar dentro do barril, para termos aquele efeito de "picância" no palato?!

Abrçs

Quote:
Mensagem Original de Guenther Ver Mensagem
Não faz nenhum milagre.

Quer carbonatar rápido? Sacuda o barril.

Exemplo: digamos que esteja envasando a cerveja a 4 graus, e quer uma carbonatação de uns 2,5 volumes de CO2, o que dá uns 0,8 Bar de pressão estabilizada nessa temperatura.

Conecte a extratora, pressurize o barril com algo acima disso (2 ou 3 Bar), deixe o cilindro aberto, e comece a sacudir o barril.

Quando sacudimos o barril, o movimento faz o do CO2 se dissolver na hora, e isso faz obviamente a pressão baixar, o que faz entrar mais CO2.

Então em outras palavras, quando estamos sacudindo, da pra notar que cada sacudida faz entrar mais CO2 no barril, e isso dá pra notar claramente pelo barulho dele saindo do cilindro.

Depois de um tempo sacudindo (o que pode variar bastante), mas sei lá, digamos 1 minuto, feche o cilindro de CO2, e siga sacudindo o barril. Ao sacudir ele com o cilindro fechado, mais CO2 será dissolvido, e isso faz baixar a pressão no manometro, até chegar uma hora que ela para de baixar, porque vc estará muito próximo da pressão estabilizada. Se quando praticamente parar de baixar a pressão, ela ainda estiver abaixo de 0,8 Bar, abra o cilindro, e de mais umas sacudidas com ele aberto, e repita o processo.... feche, sacuda até estabilizar a pressão, etc. Fazendo isso, vai chegar uma hora que já vai haver tanto CO2 dissolvido que a pressão estabilizada ficará ali pelos 0,8. Ao atingir isso, pronto..... cerveja carbonatada.

Sem dúvida, logo após fazer isso, a carbonatação não vai ser algo perfeito igual como se já estivesse carbonatado há dias porque algumas reações demoram horas/dias pra acontecer (CO2 + H2O ==> H2CO3 (ácido carbônico) ==> H+ HCO3- (bicarbonato e libera um H+ que baixa o pH da cerveja), o que altera sensação na boca, retenção, etc.... mas em termos de dissolução de CO2... é isso.

Observações:

- O que é pressão estabilizada? É quanto a pressão no head-space não tem mais "força" de dissolver mais CO2 no líquido. Ley de Henry dos gases: a dissolução de um gás em um líquido é diretamente proporcional à pressão parcial que este gás exerce sobre o líquido. A questão é que isso não ocorre de forma instantânea, então pra acelerar, a gente sacode o barril e aceleramos as reações.

- Note que lá em cima eu citei pra pressurizar em 2 ou 3 Bar.... pois isso é uma decisão pessoal. Se você quisesse regular pra 0,8 Bar o cilindro e ficar sacudindo durante 15 ou 20 minutos.... daria no mesmo. Usar uma pressão maior faz com que mais CO2 se dissolva mais rápido, então por isso recomendo 2 ou 3 Bar.

- Outra coisa: quando o barril está muito cheio, o head-space é muito menor, logo, como tem muito menos CO2 dentro do barril pra ficar se chocando com a cerveja enquanto sacudimos, normalmente temos que sacudir bem mais tempo. Já quando o barril não está tão cheio, é muito mais rápido, então pra não exagerar eu recomendo usar uns 2 ou 3kg e sacudir uns 30 segundos no máximo, e já fechar o cilindro e começar a ver onde a pressão estabilizada está parando.

Abraço,
emersonfiorin está offline

Responder com Quote
Antigo 29-09-2016, 08:05 AM   #9
guilosch
Recipes 

Registo: Dec 2015
Msgs: 37
Liked 3 Times on 3 Posts
Likes Given: 14

Boa! Também fiquei com essa dúvida. Abs

guilosch está offline

Responder com Quote
Antigo 29-09-2016, 09:30 AM   #10
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Quote:
Mensagem Original de emersonfiorin Ver Mensagem
@Guenther

Então o ideal seria ter um manômetro para acoplar a válvula extratora.

Veja se entendi bem:

Vou pressurizar o barril de 2 a 3 Bar......agitar.....a pressão vai baixar, e repito processo até estabilizar, por saturação.

Mas, só conseguirei ter essa certeza se tiver um manômetro no barril né?!......faço o processo acima, desconecto o CO2 conecto manômetro.....e vou fazendo a checagem até estabilizar.

O manômetro com adaptador de garrafa serve na extratora?! Ou preciso de algum outro adptador?! O ideal seria acoplá-lo na saída do líquido, enquanto injeta gás pela entrada de gás não é?!

Até esse ponto acho que está ok, mas a respeito do ácido carbônico.....Qto tempo leva para se formar dentro do barril, para termos aquele efeito de "picância" no palato?!

Abrçs
Não..... você acompanha pelo manômetro do regulador de pressão que está acoplado no cilindro, pois ele mede a pressão da mangueira, que consequentemente está medindo a pressão do barril, ou seja, se a pressão do barril baixa, a pressão da mangueira de gás conectada à extratora também baixa, e o manômetro mostra qual pressão está.

Ficou claro?

Sobre ácido carbônico... não tenho como te responder "vai demorar X minutos ou horas", ele acompanha a carbonatação da cerveja.

Guenther está offline
emersonfiorin Likes This 
Responder com Quote
Responder
Opções
Display