Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Equipamentos, Técnicas e Processos > Mosturação na mesma panela do fundo falso

Tópico encerrado

Opções Display
Antigo 10-02-2015, 03:23 PM   #21
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Registo: Apr 2013
Msgs: 3.816
Liked 2955 Times on 1380 Posts
Likes Given: 34

Não, peraí.... o que eu disse foi "NÃO TOCAR NOS GRÃOS NUNCA MAIS DEPOIS DE MISTURAR O MALTE NA ÁGUA", ou seja...... faz a infusão inicial, mistura bem, e depois, não precisa mais mexer.

Ficar recirculando constantemente só é indicado em sistemas que ligam/desligam o aquecimento automaticamente, de outra forma, não tem porque... pois a recirculação só vai fazer perder temperatura.

Ao fazer uma rampa no final, como mash-out por exemplo, aí sim, tem que recircular sempre quando o aquecimento estiver ativo.

No geral, ficar fazendo como tu faz..... deixar cair... corrigir..... etc, gera um resultado menos repetível que simplesmente deixar parado o tempo inteiro, mesmo com queda de temperatura (o que não tem absolutamente nenhum problema), ainda mais que tu panela tem isolamento.

Agora... 300 litros? Tá fazendo pra vender?

Abraço,

- HomebrewTalk Brasil - Administrador
- Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/guenthersehn
- Site de cursos: www.cursocerveja.com.br
Guenther está offline

Antigo 10-02-2015, 04:01 PM   #22
Kurt
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 352
Liked 186 Times on 125 Posts
Likes Given: 69

E quanto a uma panela de mostura que usa bazooka mas que drena o líquido para uma panela auxiliar que é aquecida (chama ou resistência) de onde é bombeado para cima dos grãos novamente. Isso constantemente.

Pensei nesse sistema hoje e me parece interessante fazer o aumento de temperatura em sistemas com bazooka sem revolver os grãos. Acho que inclusive já vi isso em algum livro.
Maturando: Festbier
Carbonatando: Extra Stout
Prontas: A. Red Ale, Cream Ale, A. Blond Ale, IPA
Kurt está offline

Antigo 10-02-2015, 04:05 PM   #23
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Quote:
Mensagem Original de Kurt Ver Mensagem
E quanto a uma panela de mostura que usa bazooka mas que drena o líquido para uma panela auxiliar que é aquecida (chama ou resistência) de onde é bombeado para cima dos grãos novamente. Isso constantemente.

Pensei nesse sistema hoje e me parece interessante fazer o aumento de temperatura em sistemas com bazooka sem revolver os grãos. Acho que inclusive já vi isso em algum livro.
O problema disso é a dinâmica do líquido ao recircular, e vai descendo em formato de V, ou seja, abrangendo toda a cama lá parte de cima, e indo para o centro lá embaixo, fazendo com que grande parte dos grãos não tenha seu mosto recirculado.

Ou seja, sistemas com bazooka, a recirculação só deve ser feita até que o mosto esteja limpo pra começar a lavar.

Se o intuito é aquecer.... e é bazooka... não tem quase escapatória... o ideal seria mexer/misturar o malte.

Agora, lembrando.... entenda-se bazooka um filtro simples, em formato de bazooka.... e não circular, composto, etc.

Guenther está offline

Antigo 11-02-2015, 12:31 PM   #24
cnlemos
Recipes 

Registo: Nov 2013
Msgs: 80
Liked 12 Times on 6 Posts
Likes Given: 23

Quote:
Mensagem Original de Guenther Ver Mensagem
Não, peraí.... o que eu disse foi "NÃO TOCAR NOS GRÃOS NUNCA MAIS DEPOIS DE MISTURAR O MALTE NA ÁGUA", ou seja...... faz a infusão inicial, mistura bem, e depois, não precisa mais mexer.

Ficar recirculando constantemente só é indicado em sistemas que ligam/desligam o aquecimento automaticamente, de outra forma, não tem porque... pois a recirculação só vai fazer perder temperatura.

Ao fazer uma rampa no final, como mash-out por exemplo, aí sim, tem que recircular sempre quando o aquecimento estiver ativo.

No geral, ficar fazendo como tu faz..... deixar cair... corrigir..... etc, gera um resultado menos repetível que simplesmente deixar parado o tempo inteiro, mesmo com queda de temperatura (o que não tem absolutamente nenhum problema), ainda mais que tu panela tem isolamento.

Agora... 300 litros? Tá fazendo pra vender?

Abraço,
Blz Guenther,
acho que me expressei mal no post anterior. Eu havia entendido justamente como explicou sobre fazer a infusão inicial, misturar e não mexer. Realmente fazer desta forma evita a dificuldade que tenho com a repetibilidade das receitas. Até porque meu sistema é fogo direto e não é automatizado.

Como tenho isolamento na panela, a queda é realmente pequena. E vai passar a cair menos ainda quando eu parar de usar a bomba o tempo todo.
Na próxima vou testar fazer o inicio da recirculação somente quando eu fizer o mash out. Vamos ver como vai ficar...

Sobre os 300L. Eu fazia cerveja em panelas de alumínio de 100L. A compra dessas panelas usadas de inox de 300L foi uma boa oportunidade. Paguei um bom preço...Continuo fazendo 100 L nela. Consumo próprio e somos 4 fazendo, então nem é tanta cerveja assim....
Tenho dois fermentadores de 70 e 30L. Nem dá pra fazer mais... e mais do que isso é muita coisa pra beber.

Abraços e obrigado novamente pelas dicas.
Att,
Cristiano
cnlemos está offline

Antigo 19-02-2015, 11:12 PM   #25
BrunoLessa
Recipes 

Registo: Feb 2015
Msgs: 17
Liked 3 Times on 2 Posts

Vou brassar nesse domingo e pretendo utilizar o fundo falso na panela de mostura, depois que li esse tópico. Primeiramente, com recirculação na jarra mesmo e, numa próxima brassagem, com o auxílio de uma bomba.

Minha dúvida é a seguinte:
Onde medir a temperatura?

Se eu medir na parte de cima da panela, não corro o risco de ter uma temperatura muito mais alta embaixo do fundo falso?

Isso poderia caramelizar alguns grãos que estão ali embaixo?
E na hora do mash? Posso estar medindo 78 graus na parte de cima e estar muito mais quente que isso na parte de baixo da panela, não?
BrunoLessa está offline

Antigo 20-02-2015, 07:43 PM   #26
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Quote:
Mensagem Original de BrunoLessa Ver Mensagem
Se eu medir na parte de cima da panela, não corro o risco de ter uma temperatura muito mais alta embaixo do fundo falso?
Sim, na parte de cima. Se recircular direito, e usar fogo brando, não, não corre o risco.

Quote:
Isso poderia caramelizar alguns grãos que estão ali embaixo?
Não porque os grãos não estão em contato com o fundo da panela.

Quote:
E na hora do mash? Posso estar medindo 78 graus na parte de cima e estar muito mais quente que isso na parte de baixo da panela, não?
Só se não recircular direito ou usar fogo forte demais. No entanto, recomendo fortemente não ir até 78, e sim 75, 76 no máximo. A maioria das literaturas que tenho visto recomendam essas temperaturas, e não 78.

Abraço,

Guenther está offline
lohn Likes This 
Antigo 20-02-2015, 07:46 PM   #27
BrunoLessa
Recipes 

Registo: Feb 2015
Msgs: 17
Liked 3 Times on 2 Posts

Show!
BrunoLessa está offline

Antigo 25-02-2015, 08:06 PM   #28
FabioRolfsen
Recipes 

Registo: Jul 2013
Msgs: 19
Liked 6 Times on 5 Posts
Likes Given: 3

Default Moagem fina

Olá Guenther.
Primeiro, obrigado pelo texto. Muito esclarecedor.
Faço cerveja há 2 anos, e uso 3 panelas, passando os liquidos quentes com jarras. Quero mudar isso, por vários motivos, entre eles a segurança, e tenho lido vários textos sobre RIMS, que é o esquema que quero usar.
Mas em minhas brassagens gosto de moer o malte BEM FINO, porque assim produzo mais cerveja com menos malte. Sempre tenho problemas em fazer a filtragem (fundo falso), que acaba entupindo. Já estou acostumado com isso, e quando entope eu adiciono água para lavagem, e mexo o mosto com o bagaço, para que desentupa. Aí, eu recirculo novamente, até que fique claro, e assim vou filtrando. Depois de diminuir a densidade(ou viscosidade?) do mosto, acaba sendo mais facil.
Tenho medo de partir para o RIMS e com o entupimento posso perder a leva, pois esquentaria muito o mosto abaixo do fundo falso.
Como nunca usei bomba, pergunto: A bomba daria conta de "sugar" o mosto através dos grãos compactados em moagem fina? Ou deveria repensar a moagem muito fina?

Obrigado!
FabioRolfsen está offline

Antigo 26-02-2015, 12:08 PM   #29
guianflor
Recipes 

Registo: Apr 2014
Msgs: 26
Liked 2 Times on 2 Posts
Likes Given: 5

Guenther, fiquei com uma dúvida meio besta na parte da infusão.

Digamos que o Beersmith disse que tenho que usar 20L para meus X kg de grãos e fazer a infusão a uma temperatura de Y graus.

Ok, esquentei a água até os Y graus, a panela já está com o fundo falso.
Esse cálculo que ele faz é considerando que vou usar um fundo falso e terei água abaixo dele ? Isso não poderia acarretar em, após a infusão, nem todos os grãos estarem 'submersos' na água mesmo após mexer ? Ou eu tenho que adicionar água do fundo da panela até o fundo falso + 20L

Valeu!
guianflor está offline

Antigo 26-02-2015, 12:52 PM   #30
Raisoshi
Recipes 

Registo: Jan 2015
Msgs: 824
Liked 213 Times on 181 Posts
Likes Given: 23

Se não me engano por volta de 76 já desnatura as enzimas, e acima de 78 extrai taninos da casca do malte, não é isso?

Acho que é daí que vem o 78, mas 76 já seria suficiente

Tópico encerrado
Opções
Display