Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Equipamentos, Técnicas e Processos > Mosturação na mesma panela do fundo falso

Tópico encerrado

Opções Display
Antigo 28-01-2015, 04:36 PM   #11
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Registo: Apr 2013
Msgs: 3.724
Liked 2880 Times on 1349 Posts
Likes Given: 34

Sim, a eficiência industrial muitas vezes passa de 80%.... e sinceramente, não, não é nada difícil chegar acima de 70%.

Agora, eficiência baixa ou alta é importante pra cerveja ficar boa? De maneira nenhuma.

Ter um processo cuja eficiência é constante? Previsível? Isso sim, é importante.

Sobre filtro, o melhor é sempre fundo falso em termos técnicos, etc.

Sobre o que eu recomendo? Recomendo usar o que preferir, e se não souber, de modo geral, fundo-falso pq hoje em dia se acha fácil pra qualquer tamanho de panela... ou seja, não tem que ficar construindo filtro nem adaptando coisas pra algo que nunca vai ter todas as vantagens de um fundo falso.

Agora, ter todas as vantagens de um fundo falso é necessário fazer cerveja boa???? Claro que não.... mas não é essa a questão desse tópico específico.... estou discutindo os aspectos técnicos pra quem gosta disso, e principalmente, tentando desfazer alguns mitos de muitos cervejeiros que são ensinados que não dá pra fazer cerveja de determinado jeito...... a discussão do tópico não tem a ver com eficiência propriamente dita......... mas eficiência muito baixa as vezes mostra que estamos fazendo coisas erradas, e coisas erradas sim, podem fazer com que as cervejas não fiquem tão boas quanto poderiam.

Abraço,

- HomebrewTalk Brasil - Administrador
- Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/guenthersehn
- Site de cursos: www.cursocerveja.com.br
Guenther está offline
5
People Like This 
Antigo 06-02-2015, 06:56 PM   #12
claudiomsmg
Recipes 

Registo: Dec 2013
Msgs: 105
Liked 15 Times on 14 Posts
Likes Given: 2

Excelente tópico, Guenther. Já na minha terceira brassagem passei a utilizar fundo falso, bem dentro da descrição que você fez
Depois comecei a ler referências a (falsa) impossibilidade de usar o fundo falso na mostura. Para mim soou como contra senso, mas ficou aquela pulga do porquê disso. Tópico esclarecedor.
claudiomsmg está offline

Antigo 07-02-2015, 04:38 PM   #13
felipeossantos
Recipes 

Registo: Dec 2014
Msgs: 101
Liked 10 Times on 10 Posts
Likes Given: 3

Excelente tópico. Estava para comprar uma bazoka mas desisti.
felipeossantos está offline
jonnes Likes This 
Antigo 09-02-2015, 02:29 PM   #14
BrunoLessa
Recipes 

Registo: Feb 2015
Msgs: 17
Liked 3 Times on 2 Posts

Guenther, parabéns pelo tópico! Excelente.

Sou muito iniciante, fiz minha primeira brassagem há 3 semanas e ainda nem sei dizer se deu tudo certo (ao que tudo indica, sim).

Utilizei o fundo falso, mas em panela diferente, e me fiz essa mesma pergunta: não poderia ser tudo numa só?

Estou querendo usar seus conselhos para a minha próxima brassagem.

Minhas dúvidas são as seguintes:

- Os grãos que passarem do fundo falso e não saírem pela torneira porque ficam abaixo da linha dela, não vão queimar la no fundo?

- Como faço pra lavar de forma constante? Só na jarra mesmo?

Obrigado.
BrunoLessa está offline

Antigo 09-02-2015, 04:08 PM   #15
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Quote:
Mensagem Original de BrunoLessa Ver Mensagem
Guenther, parabéns pelo tópico! Excelente.

Sou muito iniciante, fiz minha primeira brassagem há 3 semanas e ainda nem sei dizer se deu tudo certo (ao que tudo indica, sim).

Utilizei o fundo falso, mas em panela diferente, e me fiz essa mesma pergunta: não poderia ser tudo numa só?

Estou querendo usar seus conselhos para a minha próxima brassagem.

Minhas dúvidas são as seguintes:

- Os grãos que passarem do fundo falso e não saírem pela torneira porque ficam abaixo da linha dela, não vão queimar la no fundo?

- Como faço pra lavar de forma constante? Só na jarra mesmo?

Obrigado.
Os grãos que passagem pelo fundo vão acabar saindo na jarra porque são muito pequenos e leves, e quando tu despejar o mosto lá em cima, vão ficar retidos na cama de grãos (justamente o que queremos).

Fly Sparge com jarra só precisa que tu vá extraindo lentamente o mosto, e vá adicionando água em cima, com a jarra, de forma que o nível nunca baixe.... deixando sempre uma camada de alguns cm de líquido acima da cama de grãos.

Abraço,

Guenther está offline

Antigo 09-02-2015, 04:12 PM   #16
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Quote:
Mensagem Original de claudiomsmg Ver Mensagem
Excelente tópico, Guenther. Já na minha terceira brassagem passei a utilizar fundo falso, bem dentro da descrição que você fez
Depois comecei a ler referências a (falsa) impossibilidade de usar o fundo falso na mostura. Para mim soou como contra senso, mas ficou aquela pulga do porquê disso. Tópico esclarecedor.
No Brasil a galera que começa a fazer cerveja curte bastante criar blogs, e fazer vídeos pra ensinar os outros. Isso por um lado é legal, mas infelizmente, a maioria escreve/ensina o que sabe como se aquilo fosse o CORRETO absoluto, sem dizer que é o SEU modo de ver a coisa, ou o SEU modo de fazer, e nem citando referências de literatura ou explicando mais detalhadamente (pseudo cientificamente) o motivo daquilo ser verdade, e isso acaba fazendo com que quem aprende ache que aquilo é o CERTO, e esses que aprendem dessa forma começam a ensinar outros..... e tudo vira uma bola de neve (com flocos de "mitos").

Guenther está offline

Antigo 09-02-2015, 04:54 PM   #17
lucasbamaral
Recipes 

Registo: Aug 2014
Msgs: 3

Eu fiz minha segunda brassagem usando fundo falso, as duas ficaram com uma eficiência baixa..... Ex.: A receita pedia 1.063 SG deu 1.051 SG ..... ao ler atentamente de novo, li que você só recircula a água somente quando o fogo esta ligado, eu nas minhas brassagens, deixei recirculando direto, tanto com o fogo ligado ou desligado, pode ter sido isso que causou minha baixa eficiência ?? Pergunto isso, pq antes eu fazia a brassagem em uma panela depois passava o malte para outra para fazer a recirculação , geralmente minha eficiência era um pouco maior isso quando não ultra passava as SG das receitas.
lucasbamaral está offline

Antigo 10-02-2015, 08:55 AM   #18
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Quote:
Mensagem Original de lucasbamaral Ver Mensagem
Eu fiz minha segunda brassagem usando fundo falso, as duas ficaram com uma eficiência baixa..... Ex.: A receita pedia 1.063 SG deu 1.051 SG ..... ao ler atentamente de novo, li que você só recircula a água somente quando o fogo esta ligado, eu nas minhas brassagens, deixei recirculando direto, tanto com o fogo ligado ou desligado, pode ter sido isso que causou minha baixa eficiência ?? Pergunto isso, pq antes eu fazia a brassagem em uma panela depois passava o malte para outra para fazer a recirculação , geralmente minha eficiência era um pouco maior isso quando não ultra passava as SG das receitas.
Se tu ficar recirculando com o fogo desligado, tua temperatura baixa ABSURDAMENTE rápido.

Não ficou conferindo isso durante a mosturação?

Abraço,

Guenther está offline

Antigo 10-02-2015, 11:26 AM   #19
lucasbamaral
Recipes 

Registo: Aug 2014
Msgs: 3

Quote:
Mensagem Original de Guenther Ver Mensagem
Se tu ficar recirculando com o fogo desligado, tua temperatura baixa ABSURDAMENTE rápido.

Não ficou conferindo isso durante a mosturação?

Abraço,

Fiquei conferindo e sempre controlava.... mas da próxima vou recircular somente com o fogo ligado..... uma hora eu me acerto....
lucasbamaral está offline

Antigo 10-02-2015, 12:25 PM   #20
cnlemos
Recipes 

Registo: Nov 2013
Msgs: 80
Liked 12 Times on 6 Posts
Likes Given: 23

Guenther, blz ?

tenho uma panela de mosturação/filtragem (com parede encamisada).
Lendo o tópico percebi que eu cometo dois erros:

1- Faço recirculação constante, mesmo com o fogo desligado. Realmente eu acabo tendo que corrigir a temperatura umas 3 a 4 vezes. Há algum benefício em simplesmente não recircular ? Fora não precisar corrigir a temperatura quando ela cair....

2- Tenho um sistema de pás com motor (agitador) que deixo ligado durante a mostura. Notei que se ligo o motor, acabo forçando a passagem de grãos no fundo falso e desfaço a cama de grãos. Na verdade não são pás, são réguas que "cortam" o bagaço. Comprei essa panela usada. Acho que colocaram esse agitador com essas pás para poder homogeneizar o mosto e equalizar a temperatura durante a brassagem. A panela é grande, cabem 300L.

Quote:
Quando mosturamos na mesma panela do fundo falso, o chamado MLT (Mash/Lauter Tun - Tina Mosturação/Filtragem), o grande segredo é NÃO TOCAR NOS GRÃOS NUNCA MAIS DEPOIS DE MISTURAR O MALTE NA ÁGUA.
Você falou pra nunca misturar o malte na água. No meu caso (panela grande) isso não é necessário? Ou posso simplesmente não misturar os grãos na panela deixando apenas os grãos descansando durante a brassagem ?

Abs.
Cristiano.
cnlemos está offline

Tópico encerrado
Opções
Display