Home Brew Talk Brasil Forums > Compra e Venda > Compras coletivas > Compra coletiva de Maltes - POA/Reg.Metropolitana

Responder

Opções Display
Antigo 19-03-2015, 06:11 PM   #21
Luccasm
Recipes 

Registo: Jan 2014
Msgs: 350
Liked 73 Times on 65 Posts
Likes Given: 193

Entendo o @Guenther e concordo com a linha de pensamento, porém como o @FranciscoDS falou, se isso fosse reciproco.

As margens de lucro são absurdas, e a maioria só trabalha com valores a vista. Caso facilitassem, ate entenderia uma margem um pouco maior.. mas nem isso.
Ou seja, é um monopolio meio que abusivo, exatamente como descrito no post do Boden destacado.

A impressão que se tem, não é que as lojas querem crescer junto com os cervejeiros, mas sim que elas querem crescer em cima de nós..

Por mais que eu goste de ir até a loja da Lamas, a exemplo, que seja uma experiencia legal, que eles me forneçam coisas, etc, sei que não fazer isso por um fair play (como na "teoria dos jogos" de Nash) onde todos ganham.. e sim, que eles só fazem isso porque podem lucrar muito em cima de nós. Esó querem isso, nem que não seja sustentavel a longo prazo..

Espero que um dia as lojas passem a perceber, que se fossem mais justas e ajudassem mais os homebrews, nós consumiriamos muito mais e o lucro viria do giro das vendas e não de apenas uma "venda boa". Pois eu mesm já entrei varias vezes no site deles, e desisti das vendas quando ja estava no carrinho.
Acredito que só compro depois de umas 5 desistencias.

Na minha visão, que trabalho em mercado financeiro, ganhamos muito mais fazendo 10 vendas com 20% de lucro, do que 3 vendas a 50%.. Ou, quando cobramos um pouco mais, é porque nosso serviço tem qualidade bem superior. No caso da WE, estou a 48h esperando um email no qual questionei as diferenças de qualidade das peças de um arrolhador SUPER 2000 e do Colt Strong.. creio que nao deve ser dificil responder isso.

E o que acho mais engraçado, é que se tentar comprar um pacote de fermento na WE, Aturma ou lamas o frete não te sai por menos de 15 reais.. e já postei coisas no correio pra muito mais longe, com mais de 200x o peso de um fermento, pagando menos que isso..

Até o frete deles é manipulado pra gerar lucro.. então.. é dificil ser um consumidor amigo e colaborar com alguem que só quer ganhar em cima de vc do outro lado. Me sinto até "otario"..

Diferente, daqui do HBT, por exemplo.. que me presta um ótimo serviço e nunca me cobrou por isso.. Você mesmo @Guenther, que ta sempre aí, tirando duvida do pessoal, inclusive dos "não colaboradores" sem diferenciar isso.. apenas pelo colaboradorismo. E o HBT me agrada tanto, que decidi que queria pagar a anuidade, mesmo sem ser obrigatorio... E quando tentei pagar e dava erro no site, mandei email pedindo pra corrigirem pra poder pagar. Porque a meu ver, era o minimo que podia fazer para recompensar o conhecimento que o HBT me proporcionou.. achava errado só usufruir, sem mais nem menos, pois na minha linha de pensamento, eu também acho que se eu dou suporte pras coisas que me ajudam, elas se fortalecem e continuam.. como o HBT, Beersmith, etc.. eo HBT creio que aumentou bem seus colaboradores no ultimo ano, que prova que quando uma coisa é JUSTA as pessoas reconhecem, ou ao menos parte delas.

E sinceramente, não consigo sentir essa "parceria" com estas lojas.. mal consigo ver eles como algo diferente de "exploradores". E consequentemente não me sinto confortavel em "ajuda-los" a me enganar..

Abs
Luccasm está offline

Responder com Quote
Antigo 19-03-2015, 10:58 PM   #22
valtert
Recipes 

Registo: Jun 2014
Msgs: 432
Liked 131 Times on 97 Posts
Likes Given: 276

Gostaria de adicionar, apesar de não ser lojista e não ter conhecimento profundo a respeito, que "comprar por 10 e vender por 20" está longe de ser 100% de lucro. Se contar os custos com logística, espaço físico, RH e principalmente impostos, vai ver que o lucro nem é tão abusivo assim. Se comparar com o preço no exterior aí sim que a comparação fica injusta mesmo...

Por outro lado concordo que o atendimento em si das lojas de homebrewing está muito ruim de forma generalizada, tanto em lojas físicas quanto virtuais, salvo raras exceções.

Bem superficial, mas é só pra adicionar uma ideia contrária à maioria pra gerar entropia mesmo

Responder com Quote
Antigo 20-03-2015, 10:27 AM   #23
guianflor
Recipes 

Registo: Apr 2014
Msgs: 26
Liked 2 Times on 2 Posts
Likes Given: 5

também acho legal dar suporte as brewshops locais, mas realmente não é uma via de duas mãos.
O valor do malte pilsen que o magrão pesquisou daria 1,57/kg sem o frete. Mas no site da WE, que no caso é a brewshop mais perto da minha casa (porto alegre), 1 kg de malte pilsen é 5,37. 500% de lucro. O saco de 5kg, diminui em centavos, e o de 35kg fica 4,30. Detalhe, sem o frete.
Esse é o motivo pelo qual o aliexpress é tão popular no brasil em geral. Tudo é muito mais caro aqui. O arrolhador emily que custa 95 reais aqui, eu paguei 30 reais no aliexpress com frete. Atualmente prefiro comprar tudo da china e esperar 2 meses pra chegar do que pagar um valor absurdo na WE. Só que com insumos, não tenho muita saída...
guianflor está offline

Responder com Quote
Antigo 20-03-2015, 12:11 PM   #24
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Registo: Apr 2013
Msgs: 3.822
Liked 2979 Times on 1386 Posts
Likes Given: 34

Quote:
Mensagem Original de Luccasm Ver Mensagem
Entendo o @Guenther e concordo com a linha de pensamento, porém como o @FranciscoDS falou, se isso fosse reciproco.

As margens de lucro são absurdas, e a maioria só trabalha com valores a vista. Caso facilitassem, ate entenderia uma margem um pouco maior.. mas nem isso.
Ou seja, é um monopolio meio que abusivo, exatamente como descrito no post do Boden destacado.

A impressão que se tem, não é que as lojas querem crescer junto com os cervejeiros, mas sim que elas querem crescer em cima de nós..

Por mais que eu goste de ir até a loja da Lamas, a exemplo, que seja uma experiencia legal, que eles me forneçam coisas, etc, sei que não fazer isso por um fair play (como na "teoria dos jogos" de Nash) onde todos ganham.. e sim, que eles só fazem isso porque podem lucrar muito em cima de nós. Esó querem isso, nem que não seja sustentavel a longo prazo..

Espero que um dia as lojas passem a perceber, que se fossem mais justas e ajudassem mais os homebrews, nós consumiriamos muito mais e o lucro viria do giro das vendas e não de apenas uma "venda boa". Pois eu mesm já entrei varias vezes no site deles, e desisti das vendas quando ja estava no carrinho.
Acredito que só compro depois de umas 5 desistencias.

Na minha visão, que trabalho em mercado financeiro, ganhamos muito mais fazendo 10 vendas com 20% de lucro, do que 3 vendas a 50%.. Ou, quando cobramos um pouco mais, é porque nosso serviço tem qualidade bem superior. No caso da WE, estou a 48h esperando um email no qual questionei as diferenças de qualidade das peças de um arrolhador SUPER 2000 e do Colt Strong.. creio que nao deve ser dificil responder isso.

E o que acho mais engraçado, é que se tentar comprar um pacote de fermento na WE, Aturma ou lamas o frete não te sai por menos de 15 reais.. e já postei coisas no correio pra muito mais longe, com mais de 200x o peso de um fermento, pagando menos que isso..

Até o frete deles é manipulado pra gerar lucro.. então.. é dificil ser um consumidor amigo e colaborar com alguem que só quer ganhar em cima de vc do outro lado. Me sinto até "otario"..

Diferente, daqui do HBT, por exemplo.. que me presta um ótimo serviço e nunca me cobrou por isso.. Você mesmo @Guenther, que ta sempre aí, tirando duvida do pessoal, inclusive dos "não colaboradores" sem diferenciar isso.. apenas pelo colaboradorismo. E o HBT me agrada tanto, que decidi que queria pagar a anuidade, mesmo sem ser obrigatorio... E quando tentei pagar e dava erro no site, mandei email pedindo pra corrigirem pra poder pagar. Porque a meu ver, era o minimo que podia fazer para recompensar o conhecimento que o HBT me proporcionou.. achava errado só usufruir, sem mais nem menos, pois na minha linha de pensamento, eu também acho que se eu dou suporte pras coisas que me ajudam, elas se fortalecem e continuam.. como o HBT, Beersmith, etc.. eo HBT creio que aumentou bem seus colaboradores no ultimo ano, que prova que quando uma coisa é JUSTA as pessoas reconhecem, ou ao menos parte delas.

E sinceramente, não consigo sentir essa "parceria" com estas lojas.. mal consigo ver eles como algo diferente de "exploradores". E consequentemente não me sinto confortavel em "ajuda-los" a me enganar..

Abs
"As margens de lucro são absurdas"

Tu tens conhecimento de todos os valores que eles pagam até chegar no preço?

Bom, eu tenho, e não, os lucros não são absurdos, são normais.

Ou seja, é uma acusação errada, e injusta, na minha visão.

O resto das coisas e acusações que tu fez, como frete, etc, sinceramente, nem vou comentar porque eu discordo de tanta coisa que isso iria gerar uma discussão sem sentido, já que aparentemente tu estás com uma ideia tão fixa na cabeça que eu duvido que mude, e se não vai mudar, não tem porque discutir.

Abraço,

- HomebrewTalk Brasil - Administrador
- Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/guenthersehn
- Site de cursos: www.cursocerveja.com.br
Guenther está offline
peretti2004 Likes This 
Responder com Quote
Antigo 20-03-2015, 12:25 PM   #25
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Quote:
Mensagem Original de guianflor Ver Mensagem
também acho legal dar suporte as brewshops locais, mas realmente não é uma via de duas mãos.
O valor do malte pilsen que o magrão pesquisou daria 1,57/kg sem o frete. Mas no site da WE, que no caso é a brewshop mais perto da minha casa (porto alegre), 1 kg de malte pilsen é 5,37. 500% de lucro. O saco de 5kg, diminui em centavos, e o de 35kg fica 4,30. Detalhe, sem o frete.
Esse é o motivo pelo qual o aliexpress é tão popular no brasil em geral. Tudo é muito mais caro aqui. O arrolhador emily que custa 95 reais aqui, eu paguei 30 reais no aliexpress com frete. Atualmente prefiro comprar tudo da china e esperar 2 meses pra chegar do que pagar um valor absurdo na WE. Só que com insumos, não tenho muita saída...
Caraca @guianflor..............

"1,57/kg sem o frete" >>>>>> "1 kg de malte pilsen é 5,37. 500% de lucro"

Pessoal, sem querer desmerecer ninguém, nem nada...... mas essa conta aí é uma prova de que alguns de vocês não tem a mínima noção dos custos e HORRORES de impostos envolvidos em comércio.

Só pra dar um pequeno exemplo do quão equivocada a conta está.... sem nem entrar no resto dos impostos, custo de aluguel, funcionários, etc.

Se o custo fosse, 1,57, e cobrassem:

100% de lucro = R$ 3,14
200% de lucro = R$ 4,71
300% de lucro = R$ 6,28
400% de lucro = R$ 7,85
500% de lcuro = R$ 9,42

Ou seja, mesmo essa conta simples já é completamente fora da realidade.

Agora, contem impostos (que são grandes), mais custos, aluguel, funcionários (e só quem tem funcionários sabe que ter um funcionário CLT a risca dá um custo total do dobro do salário), etc etc etc.......... fora o lucro LÍQUIDO.... aí sim a gente tá conversando.

Ou seja pessoal, cuidado no que falam. A última vez que vi uma acusação assim um dono de loja entrou na história, mostrou todas contas de um valor que parecia "absurdo", e no final o lucro real não dava 30%............ e quem passou vergonha (com justiça) foi a pessoa que acusou.

Os donos das maiorias das lojas são Homebrewers como nós, pessoal.... ninguém quer enganar ninguém, passar a perna, fazer de otário, etc.

Todo mundo é livre pra acusar, mas uma dica que eu dou é.... façam isso com responsabilidade. Se eu fosse dono de uma loja, e me acusassem disso..... seria quase como me chamar de mau caráter, e não se chama um homem de mau caráter sem ter provas disso, porque a coisa pode ficar bem séria.

Abraço,

Guenther está offline
4
People Like This 
Responder com Quote
Antigo 20-03-2015, 12:44 PM   #26
Luccasm
Recipes 

Quote:
Mensagem Original de Guenther Ver Mensagem
"As margens de lucro são absurdas"

Tu tens conhecimento de todos os valores que eles pagam até chegar no preço?

Bom, eu tenho, e não, os lucros não são absurdos, são normais.

Ou seja, é uma acusação errada, e injusta, na minha visão.

O resto das coisas e acusações que tu fez, como frete, etc, sinceramente, nem vou comentar porque eu discordo de tanta coisa que isso iria gerar uma discussão sem sentido, já que aparentemente tu estás com uma ideia tão fixa na cabeça que eu duvido que mude, e se não vai mudar, não tem porque discutir.

Abraço,
@guenther. Não eh questão de ideia. Mas simples de simular no site.

Muitas coisas vendidas no site deles são vendidas no aliexpress. (Nao digo q compram la pq nao tenho provas) mas sao identicas. Como picnics, Como ou uma bomba chinesa que podia ser encontrada por 120, que era anunciada por 40 na China já com frete pro outro lado do mundo.
Sou filho de comerciante, e tenho noção de alguns custos de comércio físico. Que no meu ver e superior ao das lojas online. Então, eu realmente acho as margens altas.
Mas como falei antes. Concordo e respeito seu ponto de vista tb.

Abs!
Luccasm está offline

Responder com Quote
Antigo 20-03-2015, 12:47 PM   #27
drelimainacio
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 436
Liked 214 Times on 144 Posts
Likes Given: 47

Eu sou dono de loja de insumos (nem me chamo brew shop pois so tenho insumos e uns 50 clientes). E nao fiquei ofendido, sabe por que? Por que eu pensava parecido.
Sabe quando mudei meu pensamento? Quando abri minha loja e quis ser amigo da garotada. Em tres meses eu paguei pra galera fazer cerveja. Depois tive que me adequar a realidade. Tive reclamações aqui iguais as do pessoal, mas a estes eu mostrava todo meu problema. Se eu tivesse lucros exorbitantes eu nao estaria ainda trabalhando de operador da Ambev, arrastando mangueiras de 30kg nas costas.
Quer ver o quanto é difícil? Abre uma loja de insumos ou cooperativa e tenta vender de forma legal pros seus amigos a preço de custo.
Abraço!

Responder com Quote
Antigo 20-03-2015, 12:59 PM   #28
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Quote:
@guenther. Não eh questão de ideia. Mas simples de simular no site.

Muitas coisas vendidas no site deles são vendidas no aliexpress. (Nao digo q compram la pq nao tenho provas) mas sao identicas. Como picnics, Como ou uma bomba chinesa que podia ser encontrada por 120, que era anunciada por 40 na China já com frete pro outro lado do mundo.
Sou filho de comerciante, e tenho noção de alguns custos de comércio físico. Que no meu ver e superior ao das lojas online. Então, eu realmente acho as margens altas.
Mas como falei antes. Concordo e respeito seu ponto de vista tb.

Abs!
Lucas, entendo a tua seria, só discordo.

Na MINHA OPINIÃO, não existe possibilidade alguma de comparar preços de coisas compradas diretamente da China, com preços praticados aqui. Esse sistema de compra direto da China com fretes irreais pra cá é algo mágico que funciona com poucas unidades.... digo isso porque se comprar um MONTE de unidades de qualquer coisa..... vem taxa, e GRANDE, tanto que já ocorreu comigo. Ou seja, pra MIM, isso não é argumento pra balizar os preços praticados aqui.

E não sou comerciante, nem ganho nada pra falar bem de Brewshop algum, só conheço pessoalmente vários donos, de longa data, e eles só fazem o que tem que fazer pra conseguir ter sucesso no negócio.

OUTRO FATOR extremamente importante. Quando se tem um negócio, e você vende um produto por um preço X, e vende tudo rapidamente pela grande procura.... você tem duas opções: a) aumenta o negócio (o que precisa de muita grana = custo), ou b) você aumenta o preço, porque é assim que o mercado funciona, e quem não faz isso, está perdendo dinheiro. Depois que se aumenta o negócio e há vazão suficiente para a procura, pode chegar um ponto onde haja mais produtos à venda do que a procura por eles..... o que se faz? Baixa-se o preço...... e assim vai. A coisa é auto-regulada.

Abraço,

Guenther está offline
Luccasm Likes This 
Responder com Quote
Antigo 20-03-2015, 01:34 PM   #29
Luccasm
Recipes 

Claro.. Simples regra da oferta e demanda. Mas isso pra mim se aplica quando o fornecimento eh limitado e o preço vai se regular no fornecedor frente a todo mercado.. Ainda mais se tratando de commodities.
Agora. O que comentei no primeiro post eh que gostaria de as lojas não se limitassem a essas duas opções. E sim pela C) aumentar o giro do ativo. Que eh simplesmente repor o estoque mais vezes e lucrar no giro das vendas.

Por favor não entenda como ironia. Mas realmente acho que seu ponto de vista inicial eh a solução. Pois, eu implico com os preços das principais lojas de insumos. Mas que acredito que isso só acontece porque eh um mercado pequeno e monopolizado, e que ha aproveitamento disso.. Mas isso acontece em todo segmento. Carros, telefonia, etc.
Se realmente nos ajudarmos nossas lojas locais, as pequenas, as novas, ou ate as que não são especializadas mas q podem vir a notar uma demanda de mercado e se adaptar, iremos fomentar um mercado mais acirrado, e com maior concorrência e assim as margens tenderão a baixar e se ajustar.

No fim, realmente vc ta certo. Em nem um momento vc disse "comprem das players" mas sim, das suas lojas locais..
Que eh, comprar das lojas brasileiras em vez de um aliexpress da vida.

No fim, essa eh a solução. Com mais lojas fortes, as players baixam o preço.

Sua ideia resolveu meu problema kk
Valeu mais uma vez!
Abs!!
Luccasm está offline

Responder com Quote
Antigo 20-03-2015, 02:02 PM   #30
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Quote:
Claro.. Simples regra da oferta e demanda. Mas isso pra mim se aplica quando o fornecimento eh limitado e o preço vai se regular no fornecedor frente a todo mercado.. Ainda mais se tratando de commodities.
Agora. O que comentei no primeiro post eh que gostaria de as lojas não se limitassem a essas duas opções. E sim pela C) aumentar o giro do ativo. Que eh simplesmente repor o estoque mais vezes e lucrar no giro das vendas.

Por favor não entenda como ironia. Mas realmente acho que seu ponto de vista inicial eh a solução. Pois, eu implico com os preços das principais lojas de insumos. Mas que acredito que isso só acontece porque eh um mercado pequeno e monopolizado, e que ha aproveitamento disso.. Mas isso acontece em todo segmento. Carros, telefonia, etc.
Se realmente nos ajudarmos nossas lojas locais, as pequenas, as novas, ou ate as que não são especializadas mas q podem vir a notar uma demanda de mercado e se adaptar, iremos fomentar um mercado mais acirrado, e com maior concorrência e assim as margens tenderão a baixar e se ajustar.

No fim, realmente vc ta certo. Em nem um momento vc disse "comprem das players" mas sim, das suas lojas locais..
Que eh, comprar das lojas brasileiras em vez de um aliexpress da vida.

No fim, essa eh a solução. Com mais lojas fortes, as players baixam o preço.

Sua ideia resolveu meu problema kk
Valeu mais uma vez!
Abs!!
Aê, esse é o ponto que eu queria chegar.

Guenther está offline
Luccasm Likes This 
Responder com Quote
Responder
Opções
Display