Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Equipamentos, Técnicas e Processos > Meu projeto Herms

Responder

Opções Display
Antigo 29-04-2014, 11:48 AM   #1
mateusinfo
Recipes 

Registo: Apr 2014
Msgs: 142
Liked 29 Times on 28 Posts
Likes Given: 11

Default Meu projeto Herms

Olá pessoal, estou querendo montar um herms pequeno e simplificado com alguns equipamentos que já possuo (outros terei que comprar) gostaria de dicas e sugestões dentro da minha realidade (baixo orçamento).

Todas as panelas e mangueiras terão isolamento térmico

Segue um esboço que montei, não coloquei todas as conexões no desenho para que não fique muito complicado.

A ideia é a seguinte:
Possuo uma panela de 12 litros na qual vou colocar a serpentina e uma resistência de 1000w controlada por termostato.

Possuo uma caixa térmica de boa qualidade 24 litros, na qual vai ser instalada a bazooka e uma bomba de recirculação.

Possuo uma panela de 16 litros que vou utilizar para fazer a lavagem.

Possuo uma panela de 27 litros para fazer a fervura.

Possuo os fogareiros.

O que ainda não possuo são: serpentina, bomba (vou começar com uma de lava-louça), conexões, válvulas e mangueiras.

Minha ideia é produzir 20 litros, utilizando em média 5 kg de malte, se for preciso uso um pouco da água do HLT para complementar a lavagem.

Obrigado a todos.
Herms.jpg‎  
mateusinfo está offline

Responder com Quote
Antigo 29-04-2014, 02:36 PM   #2
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Registo: Apr 2013
Msgs: 3.724
Liked 2880 Times on 1349 Posts
Likes Given: 34

Cara, vai funcionar.

Eu só não usaria isolante na panela de fervura, pois é mais complicado, teria que usar lã de rocha/vidro pra não queimar, e ficaria feio pra @#$@#$.

No entanto, não acho que valha a penal montar um HERMS pra um equipamento tão pequeno, ainda mais com caixa térmica.

Abraço,

- HomebrewTalk Brasil - Administrador
- Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/guenthersehn
- Site de cursos: www.cursocerveja.com.br
Guenther está offline

Responder com Quote
Antigo 29-04-2014, 02:58 PM   #3
mateusinfo
Recipes 

Valeu Guenther.

Não vou isolar a panela de fervura.

Estou montando com o que tenho disponível no momento, mais para o futuro posso ampliar.

A ideia é fazer as rampas de forma semi-automatizada (setando manualmente no termostato) e ter a recirculação constante para melhorar a eficiência e clarificação.

Até hoje produzi apenas 2 levas pequenas utilizando minhas 2 panelas 12 e 15 litros e o sistema BIAB, como faço apenas para consumo próprio, 20 litros por leva vai ficar bom pra mim. Até por que minha geladeira e espaço são pequenos.

Muito obrigado pela força.
mateusinfo está offline

Responder com Quote
Antigo 29-04-2014, 06:17 PM   #4
lcmpedrosa
Recipes 

Registo: Jul 2013
Msgs: 163
Liked 51 Times on 36 Posts

Gunther, só uma curiosidade, a panela que vai a serpentina (chiller) aquece a agua até o mash, correto.....será que poderiamos usar uma panela maior, e resistencia maior, e aproveitar a agua que fica ali, já na temperatura de mash, como agua de lavagem.....(não coloquei os acentos e interrogações, pois o micro é novo, e não achei os danados ainda...rsrs...mas considere todo o texto como perguntas....abraços)...
lcmpedrosa está offline

Responder com Quote
Antigo 29-04-2014, 06:57 PM   #5
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Quote:
Mensagem Original de lcmpedrosa Ver Mensagem
Gunther, só uma curiosidade, a panela que vai a serpentina (chiller) aquece a agua até o mash, correto.....será que poderiamos usar uma panela maior, e resistencia maior, e aproveitar a agua que fica ali, já na temperatura de mash, como agua de lavagem.....(não coloquei os acentos e interrogações, pois o micro é novo, e não achei os danados ainda...rsrs...mas considere todo o texto como perguntas....abraços)...
Cara, pode fazer isso sim, mas eu não gosto.

Por exemplo, a água inicial deve ser esquentada, nesse caso, na panela que contem a serpentina e então tu vais fazer a infusão.

Ok, feita a infusão, tu vais ter que colocar água fria naquela panela de volta, e não vai poder começar a recircular imediatamente o mosto no sistema HERMS, pois como a água em volta da serpentina está fria, vais esfriar o mosto recirculando-o.

Esse é só UM dos problemas ao implementar um HERMS colocando a serpentina na panela de água quente, por isso que eu sempre recomendo, se possível, ter uma panelinha separada só pra ele.

Abraço,

Guenther está offline

Responder com Quote
Antigo 29-04-2014, 07:00 PM   #6
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Quote:
Mensagem Original de mateusinfo Ver Mensagem
Valeu Guenther.

Não vou isolar a panela de fervura.

Estou montando com o que tenho disponível no momento, mais para o futuro posso ampliar.

A ideia é fazer as rampas de forma semi-automatizada (setando manualmente no termostato) e ter a recirculação constante para melhorar a eficiência e clarificação.

Até hoje produzi apenas 2 levas pequenas utilizando minhas 2 panelas 12 e 15 litros e o sistema BIAB, como faço apenas para consumo próprio, 20 litros por leva vai ficar bom pra mim. Até por que minha geladeira e espaço são pequenos.

Muito obrigado pela força.
Mateus,

Como tu vais usar caixa térmica, por que tu não faz rampas por infusão posterior de água quente também?

Tu podes simplesmente começar a mosturar com 2 litros por kg, e depois, quando quiser fazer rampas, é só calcular quantos litros de água mais quente (tipo, 90 graus) deves adicionar pra fazer a rampa. O BeerSmith ou outros softwares tem cálculo pra isso, e não precisa criar toda uma parafernalha de equipamento adaptado (e sujeito a dar M$%$%), que sinceramente não vai te trazer nenhum benefício na cerveja comparado com fazer do jeito que estou te dizendo.

Ou seja, eu sei que muitas vezes vemos os equipamentos dos outros com sistemas HERMS, RIMS, ULTRAFUCKINGMASH, whatever, e parece ser muito legal e melhor, mas eu sempre tento salientar a todos que na maioria dos casos, um processo bem simples, e principalmente, DOMINADO pelo cervejeiro, faz o mesmo efeito.

Cuidados com fermentação vão te trazer benefícios muito maiores.

Abraço,

Guenther está offline

Responder com Quote
Antigo 29-04-2014, 07:10 PM   #7
lcmpedrosa
Recipes 

Registo: Jul 2013
Msgs: 163
Liked 51 Times on 36 Posts

Entendi....
lcmpedrosa está offline

Responder com Quote
Antigo 29-04-2014, 10:16 PM   #8
Fdamata
Recipes 

Registo: Dec 2013
Msgs: 516
Liked 49 Times on 41 Posts
Likes Given: 7

Quote:
Mensagem Original de lcmpedrosa Ver Mensagem
Eu estou usando a mesma panela que contem a serpentina para aquecer a agua de lavar os grãos depois. Como eu faço? Aqueço um volume inicial de agua ate uns 50°C que seja suficiente para o volume de 2,5 a 3,0 x a massa de malte na panela de mostura mais um volume que seja suficiente para deixar a serpentina coberta apos transferir a agua aquecida para a panela de mostura no primeiro patamar de mostura. Sigo as rampas e feito mash out, se vc medir a temperatura da agua de aquecimento, vai perceber que ela estará próxima de uns 80°C (no meu novo sistema vou prever conexões para manter uma bombinha ligada para homogeneizar a agua de aquecimento) . Como está no mash out, VC poderia até suspender a circulação, adicionar o volume adicional (que no meu caso dá uns 10-15 L e ajustar a temperatura ate uns 76°C que é a temperatura da agua de lavagem).

Dá praticamente empatado o tempo do descanso do mash out com o ajuste da temperatura da agua de lavagem.

Meu sistema é para produzir uns 50-55L preboil.

SDS,

Fabiano

Fabiano da Mata
Fdamata está offline

Responder com Quote
Antigo 30-04-2014, 08:43 AM   #9
kidh0
Recipes 

Registo: Mar 2014
Msgs: 71
Liked 19 Times on 15 Posts
Likes Given: 2

Já vi alguns projetos gringos que eles usam a panela de fervura para aquecer a água inicial, mantendo a água da HLT lá para fazer a recirculação.
http://www.homebrewtalk.com/f11/auto...19/index8.html
Adiciona complexidade no processo, mas diminui a necessidade de mais panela.

Esse é exatamente o sistema que quero fazer, com um diferencial que é fazer ele num rack vertical (espaço, eu não tenho nenhum).
kidh0 está offline

Responder com Quote
Antigo 30-04-2014, 09:49 AM   #10
mateusinfo
Recipes 

Guenther.

Já vi muitos vídeos, principalmente de americanos fazendo desta forma que você falou, porém sempre tive receio quanto aos ajustes de temperatura e também quanto a clarificação.

Para fazer desta forma o ideal seria eu utilizar o batch Spage, já que o meu filtro será uma bazooka?

Caso eu deseje fazer mais rampas posso fazer uma decocção?

Obrigado.
mateusinfo está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display