Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Equipamentos, Técnicas e Processos > Como deixar a cerveja cristalina com gelatina

Tópico encerrado

Opções Display
Antigo 17-04-2014, 05:19 PM   #21
drelimainacio
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 436
Liked 214 Times on 144 Posts
Likes Given: 47

Quote:
Mensagem Original de soaresbkp Ver Mensagem
Isso que ia perguntar, teria mt problema a gelatina ficar 7 dias a frio antes do envase?
Fiz uma Lite American Lager e usei a gelatina, deixei 5 dias a -0,5ºC. Ficou uma belezura, mesmo com priming, a borra fica tão presa no fundo que consigo servir a garrafa toda sem sujar (300ml).

A grande questão é que a carbonatação demorou 3 semanas. Em 2 anos e meio que faço cerveja, nunca uma leva minha demorou tanto pra carbonatar. Fica bom, mas tem que ter paciencia depois. Dizem que tem casos que tem que adicionar um pouco de fermento pra carbonatar, na minha não precisou então não sei dizer sobre isso.

Abraço!

Antigo 03-06-2014, 09:50 AM   #22
Bagualas
Recipes 

Registo: May 2014
Msgs: 83
Liked 9 Times on 6 Posts
Likes Given: 32

Revivendo um pouco o topico...
Se eu utilizar gelatina, posso ter problema com o primming na garrafa? Pois ao meu ver o fermento iria com a gelatina embora... estou errado?

Estou maturando uma IPA agora e queria deixa-la mais limpa, logo colocaria gelatina nela. Troquei de balde para maturacao.

Edit: Acabo de ler acima a resposta da pergunta. De qualquer forma, ha chances de ser necessario adicionar mais fermento?
Bagualas está offline

Antigo 03-06-2014, 09:17 PM   #23
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Registo: Apr 2013
Msgs: 3.823
Liked 3002 Times on 1393 Posts
Likes Given: 34

Dificilmente precisa adicionar mais fermento. No geral, talvez só demore uns dias a mais. Eu particularmente nunca adicionaria mais fermento só por causa disso... a não ser que depois da gelatina eu deixasse meses a frio antes de engarrafar.

Abraço!

- HomebrewTalk Brasil - Administrador
- Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/guenthersehn
- Site de cursos: www.cursocerveja.com.br
Guenther está offline

Antigo 03-06-2014, 11:48 PM   #24
TiagoGoncalves
Recipes 

Registo: Dec 2013
Msgs: 182
Liked 20 Times on 13 Posts
Likes Given: 19

até pq perde um pouco a logica.. tu usa gelatina justamente pra reduzir a quantidade de fermento (entre outros).. pq adicionar mais depois?

Antigo 04-06-2014, 11:25 AM   #25
headphone
Recipes 

Registo: Apr 2014
Msgs: 27
Liked 5 Times on 5 Posts
Likes Given: 4

Rapaziada, adicionar gelatina em uma IPA ou outro estilo em que se fez dry-hopping poderia prejudicar o aroma final?

Usei a gelatina em uma APA que fiz e o aroma não ficou tão pronunciado, mas pode ter sido por lúpulo velho também, pois não sei qual era a idade do Cascade que usei no DH.

Agora estou com uma IIPA fermentando que está uma beleza de cheirosa. Fiz DH essa semana e estava pensando em usar gelatina pra clarificar, mas me surgiu essa dúvida.

[]'s

Antigo 04-06-2014, 03:06 PM   #26
TiagoGoncalves
Recipes 

Registo: Dec 2013
Msgs: 182
Liked 20 Times on 13 Posts
Likes Given: 19

Acredito que o principal problema é que quando tu vai usar gelatina.. a cerveja acaba ficando uma semana parada sem o DH.. e aí se vai o aroma.

Antigo 04-06-2014, 07:53 PM   #27
Tiago
Moderator
HBTBR_MODERATOR.png
Recipes 

Msgs: 2.948
Liked 1222 Times on 923 Posts
Likes Given: 400

Quote:
Mensagem Original de headphone Ver Mensagem
Rapaziada, adicionar gelatina em uma IPA ou outro estilo em que se fez dry-hopping poderia prejudicar o aroma final?

Usei a gelatina em uma APA que fiz e o aroma não ficou tão pronunciado, mas pode ter sido por lúpulo velho também, pois não sei qual era a idade do Cascade que usei no DH.

Agora estou com uma IIPA fermentando que está uma beleza de cheirosa. Fiz DH essa semana e estava pensando em usar gelatina pra clarificar, mas me surgiu essa dúvida.

[]'s
Eu duvido muito que vá prejudicar o aroma da cerveja, se diminuir vai ser o mínimo e se acontecer, isso pode ser compensando adicionando MAIS LUPULO hehehe... no final das contas levedura em suspensão atrapalha muito mais o gosto/aroma da cerveja.

Antigo 05-06-2014, 03:22 PM   #28
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Registo: Apr 2013
Msgs: 3.823
Liked 3002 Times on 1393 Posts
Likes Given: 34

Quote:
Mensagem Original de TiagoGoncalves Ver Mensagem
Acredito que o principal problema é que quando tu vai usar gelatina.. a cerveja acaba ficando uma semana parada sem o DH.. e aí se vai o aroma.
Por que uma semana?

48 horas, e sendo que a cerveja vai estar gelada com o fermentador fechado, muito pouco aroma se perde.

Não tem galho não.

Abraço,

- HomebrewTalk Brasil - Administrador
- Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/guenthersehn
- Site de cursos: www.cursocerveja.com.br
Guenther está offline

Antigo 08-06-2014, 08:46 PM   #29
Bagualas
Recipes 

Registo: May 2014
Msgs: 83
Liked 9 Times on 6 Posts
Likes Given: 32

Engarrafei minha IPA hoje... percebi que nao tinha por exemplo um pedaço grande de gelatina no fundo do balde, e sim, parecia que estava por cima do fermentador. Assim como quando coloquei em uma jarra percebi uns "flocos" de gelatina....
Ou estava junto ao fermento no fundo do balde e nao vi, ou foi para as garrafas um pouco. Utilizei 12gr para 20L
Será que vai dar tudo certo?

Vou ter problemas?
Torco que nao, a cerveja esta limpíssima.
Bagualas está offline

Antigo 09-06-2014, 12:22 PM   #30
Tiago
Moderator
HBTBR_MODERATOR.png
Recipes 

Msgs: 2.948
Liked 1222 Times on 923 Posts
Likes Given: 400

Quote:
Mensagem Original de Bagualas Ver Mensagem
Engarrafei minha IPA hoje... percebi que nao tinha por exemplo um pedaço grande de gelatina no fundo do balde, e sim, parecia que estava por cima do fermentador. Assim como quando coloquei em uma jarra percebi uns "flocos" de gelatina....
Ou estava junto ao fermento no fundo do balde e nao vi, ou foi para as garrafas um pouco. Utilizei 12gr para 20L
Será que vai dar tudo certo?

Vou ter problemas?
Torco que nao, a cerveja esta limpíssima.
Não entendi direito, mas pra mim nunca formaram pedaços grandes de gelatina.
Flocos de fermento sim e quando eu fazia priming através de sifonar a cerveja do fermentador pro balde de priming acontecia justamente isso aí, ia um monte de flocos pra garrafa... não foi isso que aconteceu será?

vai dar tudo certo, fica tranquilo

Tópico encerrado
Opções
Display