Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Equipamentos, Técnicas e Processos > Como deixar a cerveja cristalina com gelatina

Tópico encerrado

Opções Display
Antigo 01-04-2014, 07:58 AM   #11
Ronaldo
HBTBR_SUPPORTER.png
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 346
Liked 176 Times on 112 Posts
Likes Given: 92

Duas coisas:

1) Como não vais reusar o fermento à exaustão, não existe risco de "seleção" de leveduras mais floculantes... o Guenther já deu uma boa solução.

2) Prefiro fazer trasfega pós fermentação e levar um pouco de levedura na trasfega e não ter oxidação.

absss e em breve quero provar essas belezuras que tens feito em Fortaleza!!!

People Like This 
Antigo 01-04-2014, 08:03 AM   #12
VictorCoelho
Recipes 

Registo: Aug 2013
Msgs: 503
Liked 86 Times on 69 Posts
Likes Given: 38

Show de bola Guenther! Obrigado!

VictorCoelho está offline

Antigo 01-04-2014, 09:12 AM   #13
RodrigoCampos
Recipes 

Msgs: 159
Liked 99 Times on 49 Posts
Likes Given: 64

Quote:
Mensagem Original de Guenther Ver Mensagem
Rodrigo, isso tu podes resolver facilmente fazendo uma lavagem com água pura (pré-fervida e resfriada) depois de coletar o fermento. Basta pegar o recipiente onde colocou o slurry, adicionar uma quantidade de água, agitar, e deixar uns 20 minutos na geladeira... o que ficar condensado no fundo, descarta, pois são só proteínas, lúpulo, células mortas, e células floculantes demais. Pega só o fermento em suspensão.

Olhe aqui: http://www.homebrewtalk.com/f163/yea...strated-41768/

Abraço!
Oi Guenter, já tenho feito bastante aqui a lavagem para reaproveitar fermento. Minha maior dúvida era em relação ao efeito que a gelatina poderia ter na levedura. Queria saber se alguém reutilizava levedura mesmo usando gelatina para clarificar ou se tem algum problema. Não vi nada nos livros que já li, nem no Yeast.
RodrigoCampos está offline
juliocosta Likes This 
Antigo 01-04-2014, 09:55 AM   #14
soaresbkp
Recipes 

Registo: Dec 2013
Msgs: 25
Liked 1 Times on 1 Posts

Mais una vez, Guenther falou, li, copiei, colei, imprimi, reli, guardarei, lerei novamente... Hehe vlw mestre
soaresbkp está offline

Antigo 01-04-2014, 11:53 AM   #15
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Registo: Apr 2013
Msgs: 3.594
Liked 2741 Times on 1283 Posts
Likes Given: 34

Cara, e provavelmente não vai ter pouca coisa sobre isso.... mas se for reaproveitar, eu faria antes de colocar a gelatina.

Apesar de que, reaproveitando, esse seria o menor dos problemas, pois a maioria não reaproveita das melhores maneiras.

Abraço,

- HomebrewTalk Brasil - Administrador
- Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/guenthersehn
- Site de cursos: www.cursocerveja.com.br
Guenther está offline

Antigo 07-04-2014, 04:54 PM   #16
Kurt
Recipes 

Msgs: 333
Liked 177 Times on 120 Posts
Likes Given: 69

Se for reaproveitar o fermento, evite qualquer mudança brusca de temperatura antes disso (ou temperaturas extremas). Portanto, prefira fazer a coleta do slurry logo após o término da fermentação, com o fermento ainda ativo.

Ao derrubar a temperatura antes de coletar, após a coleta o fermento pode produzir heat resistance proteins, que dificultam o desempenho do mesmo.
Maturando: IPA
Kurt está offline
Marcelo_N Likes This 
Antigo 09-04-2014, 06:40 AM   #17
hughet
Recipes 

Registo: Mar 2014
Msgs: 17
Liked 1 Times on 1 Posts

Coloquei a gelatina na minha APA que estava digamos totalmente turva há umas 30h, peguei um pouco agora pra dar uma olhada e ela já está com uma aparência muito melhor, ficou excelente! O sabor eu diria que ficou o mesmo, não senti diferença. Quando envasar a cerveja, na refermentação ela vai clarificar mais ainda?
hughet está offline

Antigo 09-04-2014, 09:35 PM   #18
TiagoGoncalves
Recipes 

Msgs: 182
Liked 18 Times on 12 Posts
Likes Given: 19

Quote:
Mensagem Original de hughet Ver Mensagem
Coloquei a gelatina na minha APA que estava digamos totalmente turva há umas 30h, peguei um pouco agora pra dar uma olhada e ela já está com uma aparência muito melhor, ficou excelente! O sabor eu diria que ficou o mesmo, não senti diferença. Quando envasar a cerveja, na refermentação ela vai clarificar mais ainda?
quanto mais tempo guardar a frio e quanto mais frio for, mais cristalina vai ficar.

Antigo 16-04-2014, 11:35 AM   #19
soaresbkp
Recipes 

Msgs: 25
Liked 1 Times on 1 Posts

Isso que ia perguntar, teria mt problema a gelatina ficar 7 dias a frio antes do envase?
soaresbkp está offline

Antigo 16-04-2014, 11:53 AM   #20
dryfon
Recipes 

Registo: Oct 2013
Msgs: 192
Liked 42 Times on 32 Posts
Likes Given: 31

Muito interessante essa técnica, mas no caso de não ter como colocar o balde numa geladeira, a gelatina funcionária para clarificar em uma temperatura de uns 18 graus?

Abraços!

dryfon está offline

Tópico encerrado
Opções
Display