Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Iniciantes > Projeto de Cervejaria (Start-Up)

Responder

Opções Display
Antigo 10-01-2014, 01:44 PM   #1
CaioPapai
Recipes 

Registo: Jan 2014
Msgs: 49
Liked 17 Times on 10 Posts
Likes Given: 4

Default Projeto de Cervejaria (Start-Up)

E ai pessoal, como vão tudo bem ?

No inicio de 2010 tive a ideia de criar uma nova Cerveja Gourmant do Tipo Weissbier.

Porem como sabemos por muitos motivos foi ficando para trás e meu empreendimento teve uma morte rápida.

Mas sempre acompanhei o movimento (com uma certa distancia)! Com a entrada de ano revi alguns de meus valores e decidi reviver o projeto...e tenho estudado muito.

NUNCA fiz nenhuma brassagem....e também não encontrei nenhum curso aqui por SP...mas isso não vem ao caso agora.

Gostaria da opinião de você:

Sei que preciso montar a receita antes de produzir, mas minha duvida é no investimento inicial, compro um Kit de panelas para na raça montar a formula e aprender os processos, ou invisto em um equipamento do nível da MECBier ?

Sei que essa primeira fase o equipamento será basicamente descartável, pois minha visão é ser regulamentado pelo MAPA e registrar a cerveja, sendo assim os Kits iniciais não seriam mais uteis na segunda fase.

Fora isso, gostaria de saber se alguém poderia me indicar cursos ou me ajudar com um processo como "mentor" nesse primeiros passos. Tenho muitos conceitos inovadores nessa "marca" de cerveja que tem potencial para ser um diferencial!

Abraços e Muito Obrigado desde já!
CaioPapai está offline
Luizrdn Likes This 
Responder com Quote
Antigo 10-01-2014, 04:27 PM   #2
Diogo
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 136
Liked 26 Times on 20 Posts
Likes Given: 11

Se vc tem ideia de fazer uma coisa para registrar .. acho melhor começar com equipamentos certos que são liberados pelo MAPA .

Como os da Mec acima de 100 litros, Dragon Bier, D&E Inox, jhonasbier entre outras ... só a cozinha com tanque de mostura, filtragem e fervura .. vai sair de 25 mil a 40 mil ...

Agora se a intenção é primeiro começar a fazer em pequenas escalas, não vejo problema em comprar panelas para fazer uns 20 - 40 litros por leva. ( de R$1.000,00 até R$3.000,00 monta um tranquilo)

Nesses fabricantes que passei existe o equipamento caseiro, feito de Inox bem bonito tudo pronto .. vc vai gastar de R$3.500,00 a R$10.000,00 ... em equipamentos até 50 litros (obs: sem fermentador) nesse caso não sei se o MAPA vai aprovar. ( eu não vejo problema neles aprovarem, mas sabe como são as leis e os fiscais )
Diogo está offline
Luizrdn Likes This 
Responder com Quote
Antigo 10-01-2014, 04:56 PM   #3
CaioPapai
Recipes 

E ai Diogo Beleza?

Prazer em ter o primeiro contato com você cara.

Então...eu dei uma olhada em alguns Kits com panela e tudo mais...estava acompanhando um tópico que o pessoal comprou um equipamento da Mec, achei bem legal, ainda mais que tem a opção de customização para algumas coisas.

A primeiro momento eu não vou registrar nada no MAPA, acho que eu tenho que aprender muito ainda e fechar a receita, então o investimento vai ser basicão mesmo!

Ah uma coisa que eu pesquisei e achei interessante mas não sei muitooo bem ainda, qual a diferença do processo de fermentação no balde e no fermentador cônico ?

E pelo que eu andei vendo aqui..a Weissbier é uma das mais chatinhas para se fazer né ?

Bom os primeiros passos eu já dei, me cadastrei aqui no forum, pedi uns orçamentos e me inscrevi no Acerva Paulista, vamos ver se o pessoal me aprova, já que a quantidade de brassagem é 0 kkkk, acho que sou o caçula.

Abraços e obrigado
CaioPapai está offline

Responder com Quote
Antigo 10-01-2014, 08:52 PM   #4
Diogo
Recipes 

Msgs: 136
Liked 26 Times on 20 Posts
Likes Given: 11

Caio, eu comprei um MEC de 30 litros. Tive alguns problemas. Hoje só uso ele para filtrar e fervura, a mostura faço na panela ( perdi 3 levas com a farinha que ficou na resistência e literalmente torrou, deixando um gosto e cheiro horríveis.)
Começa então com equipamentos de panela, existe alguns de inox para vender que ficam em torno de R$1.500,00 para 20~30litros.
Eu tenho fermentador cônico e fermentador de balde, pra mim a diferença é apenas trabalho a menos para não fazer a transfega para o maturador, pois no cônico você pode ir expurgando o fermento e a sujeira que ficam na parte de baixo até poder transferir para o barril ou engarrafar. Geralmente o pessoal gosta de cônico para volumes maiores que dão bem mais trabalho.
As cervejas Weiss vejo muita gente com problemas para filtrar, no meu caso nunca tive problemas de filtração. Sei lá são diversos fatores que podem atrapalhar e dar trabalho..rs.. acho que o controle T na fermentação é trabalhoso tb.
O pessoal da Acerva Paulista é super gente boa, acredito que nem todos precisam fazer cerveja para fazer parte. Tem uma lista aberta para partipar de trocas de e-mails tb. (https://groups.google.com/forum/?hl=...acervapaulista )

Bem vindo ao mundo dos cervejeiros caseiros.

Abraço
Diogo está offline

Responder com Quote
Antigo 11-01-2014, 07:31 AM   #5
lcmpedrosa
Recipes 

Registo: Jul 2013
Msgs: 163
Liked 51 Times on 36 Posts

Caro Caio, quando pensei em fazer cervejas, fui fazer um curso de 1 dia, foi legal e tal, e comecei brassagens de 20 lts, mas em matéria de aprendizado, uma das minhas biblias foi o blog do Bode, fantástico, e também o livro do Jonh Palmer...vale a pena vc ver o link do Bode abaixo. Sucesso e abçs

henrikboden.blogspot.com.br
lcmpedrosa está offline

Responder com Quote
Antigo 11-01-2014, 09:43 AM   #6
drelimainacio
Recipes 

Msgs: 435
Liked 213 Times on 144 Posts
Likes Given: 47

Caio, se você nunca fez uma brassagem, por que não monta um equipamento de 20 litros e treina primeiro. Participe de todas as listas, adiciona os mestres no Facebook, todos eles são muito solicitos em ajudar a gente.

Equipamento para fazer cerveja tem N tipos de N métodos e indicar um assim, principalmente sem voce nunca ter feito uma leva, é igual indicar médico. O que me curou pode não resolver nada pra você.

Depois, com mais vivencia no assunto, ai voce mesmo vai começar a entender cada um, testar e ver qual método é melhor pra você, e ai sim o pessoal pode te ajudar a fazer o upgrade. Até por que, depois é bem fácil vender seu equipamento menor para aumentar.

Perda de cerveja, as vezes levas inteiras, fazem parte do processo de aprendizado (eu já perdi uma completamente e tive uma que ficou complicada de beber) e pode crer, perder 10 litros já é ruim, imagina perder 100?

Então é isso, comece pequeno e aprenda tudo que puder, para poder mais tarde bater no peito e dizer "eu sei fazer cerveja".

Abraço!

Responder com Quote
Antigo 11-01-2014, 12:00 PM   #7
CaioPapai
Recipes 

Diogo,

Entendi! Vou rever meus conceitos sobre por onde começar, estou entendendo que é melhor começar com as panelas mesmo! E isso tem toda lógica, porque ficará mais fácil de eu aprender os processos visto que todos serão aprendidos no braço! hahaha
Vou entrar no fórum!

lcmpedrosa,

Eu entrei no blog e reparei que eu já tinha visitado, mas não com toda atenção que eu deveria! Vou prestar mais atenção a partir de hoje!
Em relação aos livros, reparei que aqui no brasil temos poucas opções e se não me engano o único site que eu encontrei livros importados é no site do Lamas, mas achei meio caro, entrei no site da amazon e o preço é mais acessível e com mais opções. Para compra de livros não paga a taxa de imposto, mas o frete fica meio caro para dependendo de quantos livros se compra. Eu vi que tem um tópico aqui para compras coletivas, não li ainda se existe algo para compra dos livros. Se não tiver, vou começar um movimento para importar esses livros, o que acha ?

drelimainacio,

É isso ai, vou começar na panelas mesmo e subir degrau a degrau e com a ajuda da galera vou fazendo o upgrade. É uma pena eu não ter Facebook não sejo sentido nele hehehehe.
Mas é isso ai, vou do principio mesmo vou de panelas mesmo! A unica duvida fica com o fermentador cônico.

A duvida é: Começo só quando eu tiver uma geladeira dedicada para isso ?

Obrigado a Todos!!!!!!!!!!!!!!
CaioPapai está offline

Responder com Quote
Antigo 11-01-2014, 02:10 PM   #8
david_jr
Recipes 

Msgs: 162
Liked 38 Times on 34 Posts
Likes Given: 85

Quote:
Mensagem Original de CaioPapai Ver Mensagem
Mas é isso ai, vou do principio mesmo vou de panelas mesmo! A unica duvida fica com o fermentador cônico.

A duvida é: Começo só quando eu tiver uma geladeira dedicada para isso ?

Obrigado a Todos!!!!!!!!!!!!!!
Muitas das boas cervejas nacionais começaram nas panelas dos caseiros, dessas panelas nascem grandes ideias e grandes cervejas.

O fermentador cônico é melhor, sem dúvidas, mas muita gente usa baldes e bombas de plástico alimentício, agora o que não deve faltar são as geladeiras com um controlador de temperatura, melhora muito a qualidade das cervejas produzidas. Uma fermentação feita do modo correto só traz ganhos, pois a levedura pode exercitar todo o seu potencial, com atenuação, aromas e sabores.
Maturando - Black Rye IPA
Garrafas - Christmas Ale, American Wheat, Saison, American Wheat/Rye, Double IPA
david_jr está offline

Responder com Quote
Antigo 11-01-2014, 02:27 PM   #9
drelimainacio
Recipes 

Msgs: 435
Liked 213 Times on 144 Posts
Likes Given: 47

Em relação ao conico, não deixe de fazer cerveja por não ter um. Em relação a geladeira...bom, ai é sua decisão. Eu fiz acho que umas 10 levas sem nenhum controle...por sorte só perdi duas, mas não recomendo. Sem controle de temperatura voce não consegue controlar as características da fermentação. Na verdade eu fui tão nó cego que fiz 4 levas sem NENHUM controle de nada, nem de densidade, nem de fermentação, nada...não recomendo isso pra ninguém.

Compra uma geladeira sim, isso vai fazer toda diferença. O resto voce vai aprendendo no braço.

Abraço!

Responder com Quote
Antigo 12-01-2014, 11:54 AM   #10
CaioPapai
Recipes 

Bom, então visto esse cenário, vou comprar a geladeira dedicada para isso =)

Onde posso achar as primeiras receitas de Weiss para ter uma base ?
CaioPapai está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display