Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Cerveja sem glúten > Guia de malteação de milho e outros cereais

Responder

Opções Display
Antigo 25-11-2014, 03:22 PM   #21
Erick
Recipes 

Registo: Sep 2014
Msgs: 23
Liked 2 Times on 2 Posts
Likes Given: 19

Olá, aproveitando o tópico, pelo que eu entendi o que interessa no grão para cerveja é a quantidade/qualidade de amido que ele dispõe para virar açúcar, alguém tem informação ,ou sabe onde encontrar, se da para fermentar um malte de feijão por exemplo

Erick está offline

Responder com Quote
Antigo 25-11-2014, 04:00 PM   #22
Luccasm
Recipes 

Registo: Jan 2014
Msgs: 343
Liked 70 Times on 62 Posts
Likes Given: 192

hahahahahaha, já ate imaginei a cerveja de feijoada.. arroz, feijão e um pouco de malte smoked ale..

Cara, sinceramente não sei.. mas também fiquei curioso agora.

Luccasm está offline

Responder com Quote
Antigo 25-11-2014, 10:47 PM   #23
Tiago
Moderator
HBTBR_MODERATOR.png
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 2.852
Liked 1157 Times on 883 Posts
Likes Given: 391

Quote:
Mensagem Original de Erick Ver Mensagem
Olá, aproveitando o tópico, pelo que eu entendi o que interessa no grão para cerveja é a quantidade/qualidade de amido que ele dispõe para virar açúcar, alguém tem informação ,ou sabe onde encontrar, se da para fermentar um malte de feijão por exemplo
Não só isso, interessa também as enzimas. Sem elas o amido não vira açucar. Esse é o motivo de ter maltado o milho. A alternativa a isso seria usar o grão não maltado em conjunto com um malte comprado (de cevada, por ex.) ou enzima pura (muito dificil de se conseguir por aqui).

Sobre a qualidade do amido dos grãos, eu acho que sim, mas nao tenho certeza.
A experiência que eu tenho com grãos mais duros, especificamente o pinhão, é que ele não converte direito mesmo gelatinizando o amido e usando uma boa quantidade de malte de cevada em conjunto (pra disponibilizar as enzimas). Eu acho que isso pode ter a ver com o tamanho da cadeia do amido, que penso que possa ser maior que o normal nesses grãos que cozinham por bastante tempo...

Responder com Quote
Antigo 26-11-2014, 12:09 PM   #24
paulo
Moderador
HBTBR_MODERATOR.png

Recipes 

Registo: May 2013
Msgs: 573
Liked 332 Times on 200 Posts
Likes Given: 221

Quote:
Uma coisa que me ocorre é que o feijão é rico em ferro, o que pode trazer um gosto metálico à cerveja (isso é apenas suposição, não tenho dados empíricos).

Responder com Quote
Antigo 26-11-2014, 02:37 PM   #25
Erick
Recipes 

Registo: Sep 2014
Msgs: 23
Liked 2 Times on 2 Posts
Likes Given: 19

Quote:
Mensagem Original de paulo Ver Mensagem
Uma coisa que me ocorre é que o feijão é rico em ferro, o que pode trazer um gosto metálico à cerveja (isso é apenas suposição, não tenho dados empíricos).
E eu dei uma olhada aqui, a quantidade de ferro no feijão é de menos de 1 mg para cada 100g de feijão, não é muita coisa, é mais fácil pegar gosto da panela que do feijão.
Erick está offline

Responder com Quote
Antigo 26-11-2014, 05:12 PM   #26
paulo
Moderador
HBTBR_MODERATOR.png

Recipes 

Registo: May 2013
Msgs: 573
Liked 332 Times on 200 Posts
Likes Given: 221

Quote:
E eu dei uma olhada aqui, a quantidade de ferro no feijão é de menos de 1 mg para cada 100g de feijão, não é muita coisa, é mais fácil pegar gosto da panela que do feijão.
Isso pode ser bastante coisa! Pra alguns compostos a nossa sensibilidade é da ordem de partes por bilhão, ou seja, 0,001mg por litro.

Edit: Segundo a referência abaixo, com 0,004mg de ferro por litro já dá pra sentir sabor metálico na água.
http://www.water-research.net/index....aste-and-odors
Tiago Likes This 
Responder com Quote
Antigo 26-11-2014, 08:32 PM   #27
Tiago
Moderator
HBTBR_MODERATOR.png
Recipes 

nossa... é realmente baixo o limite.

além disso acho que ele poderia contribuir com oxidação da cerveja, já que ele tem grande potencial de carregar o oxigênio pra cá e pra lá....

Responder com Quote
Antigo 10-12-2014, 08:19 AM   #28
Locha_RS
Recipes 

Registo: Jan 2014
Msgs: 39

Bom, como o Tiago falou, precisa também de enizmas. Mas dai uma técnica para isso, moer os grãos/maltes na boca e cuspir. Terão assim as enzimas necessárias pela saliva.

Pode parecer doidera, mas a Dogfish tem uma ceva feita assim, onde o Sam Calagione colocou seu funcionários para ficarem mastigando e cuspindo...

Locha_RS está offline

Responder com Quote
Antigo 11-12-2014, 08:12 AM   #29
Tiago
Moderator
HBTBR_MODERATOR.png
Recipes 

@Locha_RS, legal né, é uma técnica tradicional de se fazer a chicha... Se não me engano chamam essa de Chicha de Muko, enquanto que a que se faz com o malte do milho chamam de Chicha de Jora.

Responder com Quote
Antigo 11-12-2014, 11:34 PM   #30
dcylab
Recipes 

Registo: Aug 2013
Msgs: 53
Liked 44 Times on 27 Posts
Likes Given: 1

Eu imagino que qualquer grão ou semente que contém amido também tem que ter alguma enzima para consumi-la. Se não, qual vantagem levaria a planta por ter amido em sua semente?

Nunca vi muito sobre malteação de feijões. Agora estou um pouco curioso para experimentar com isso. Não deve ficar bom, mas seria interessante.

O mais fora do normal que encontrei até hoje é malte de semente de girassol:

http://coloradomaltingcompany.com/Our_Products.html
http://www.alesoftheriverwards.com/2...er-saison.html

dcylab está offline
Tiago Likes This 
Responder com Quote
Responder

Opções
Display