Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Envase > Tabela para carbonatação forçada

Responder

Opções Display
Antigo 29-09-2015, 10:23 AM   #61
cleber
Recipes 

Registo: Jul 2014
Msgs: 552
Liked 136 Times on 113 Posts
Likes Given: 101

Quote:
Mensagem Original de pedrocampos Ver Mensagem
Amigos, ressuscitando o tópico.
Estou com uma blond no barril que creio estar super carbonatada, coloquei 3kg de pressão (1 vez por dia, durante 5 dias), barril à 5, 7 graus.
Ao servir, na chopeira, não formou aquela imensa espuma que torna ruim a aparência, comuns em cervejas super carbonatada, porém, a espuma estava muito densa, formando um colarinho bem consistente.
Agora pergunto, como procedo caso queira dar uma aliviada na carbonatação, basta aliviar a pressão interna do barril? No caso concreto, tem como saber o volume de co2 dissolvido na cerveja?

Desde já, agradeço. abss
Se aliviar a pressão do barril o CO2 diluido irá se desprender diminuindo o volume até estabilizar. Se não me engano basta medir a pressão interna que estabilizou e consultar a tabela de carbonatação pra ver a quantidade de volumes existente.

Agora pelo seu relato, pro meu gosto a espuma está ideal.

Última edição de cleber : 29-09-2015 às 10:24 AM Razão: Inserido comentário adicional sobre a espuma.
cleber está offline
BeneK Likes This 
Responder com Quote
Antigo 29-09-2015, 10:26 AM   #62
pedrocampos
Recipes 

Registo: Dec 2014
Msgs: 33
Liked 3 Times on 3 Posts

Quote:
Mensagem Original de cleber Ver Mensagem
Se aliviar a pressão do barril o CO2 diluido irá se desprender diminuindo o volume até estabilizar. Se não me engano basta medir a pressão interna que estabilizou e consultar a tabela de carbonatação pra ver a quantidade de volumes existente.
Mas, a pressão que estabiliza dentro do barril é a mesma do co2 absorvido pelo líquido?
pedrocampos está offline

Responder com Quote
Antigo 29-09-2015, 10:31 AM   #63
cleber
Recipes 

Registo: Jul 2014
Msgs: 552
Liked 136 Times on 113 Posts
Likes Given: 101

Quote:
Mensagem Original de pedrocampos Ver Mensagem
Mas, a pressão que estabiliza dentro do barril é a mesma do co2 absorvido pelo líquido?
É a pressão que mantem o CO2 no liquido sem se desprender. Quando fazemos a carbonatação colocamos sempre uma pressão, de acordo com a tabela de carbonatação, constante até o momento em que essa pressão se estabilize lá dentro do barril de forma que à partir daí não vai entrar mais gás lá dentro a não ser que você aumente a pressão. Se você baixar a pressão do barril (após estabilizada) então o CO2 vai se desprender do líquido até o momento em que se estabilize em uma pressão menor.
cleber está offline

Responder com Quote
Antigo 29-09-2015, 10:43 AM   #64
pedrocampos
Recipes 

Registo: Dec 2014
Msgs: 33
Liked 3 Times on 3 Posts

Quote:
Mensagem Original de cleber Ver Mensagem
É a pressão que mantem o CO2 no liquido sem se desprender. Quando fazemos a carbonatação colocamos sempre uma pressão, de acordo com a tabela de carbonatação, constante até o momento em que essa pressão se estabilize lá dentro do barril de forma que à partir daí não vai entrar mais gás lá dentro a não ser que você aumente a pressão. Se você baixar a pressão do barril (após estabilizada) então o CO2 vai se desprender do líquido até o momento em que se estabilize em uma pressão menor.
Certo, irei fazer o teste esses dias aliviando a pressão, e controlar em quanto irá estabilizar. Vlw pela dica!
pedrocampos está offline

Responder com Quote
Antigo 22-10-2015, 12:03 PM   #65
peterthomasu
Recipes 

Registo: Jul 2015
Msgs: 266
Liked 68 Times on 57 Posts
Likes Given: 15

Confrades,

Estou fazendo um teste com PET, coloquei a breja lá e botei pra carbonatar a 1,5kg segundo a tabela com a temperatura que esta minha cerveja! Essa pressão vai abaixando depois que eu regulo, acontece porque o liquido vai absorvendo?! Aí eu vou lá e ajusto novamente pra 1,5. A partir do momento que estabilizar em 1,5 é porque esta na carbonatação que desejo. Confere?

Obrigado!
peterthomasu está offline

Responder com Quote
Antigo 22-10-2015, 12:42 PM   #66
lpera
Recipes 

Registo: Jan 2015
Msgs: 828
Liked 392 Times on 289 Posts
Likes Given: 87

Quote:
Mensagem Original de peterthomasu Ver Mensagem
Confrades,

Estou fazendo um teste com PET, coloquei a breja lá e botei pra carbonatar a 1,5kg segundo a tabela com a temperatura que esta minha cerveja! Essa pressão vai abaixando depois que eu regulo, acontece porque o liquido vai absorvendo?! Aí eu vou lá e ajusto novamente pra 1,5. A partir do momento que estabilizar em 1,5 é porque esta na carbonatação que desejo. Confere?

Obrigado!
Exato!
lpera está offline

Responder com Quote
Antigo 22-10-2015, 12:51 PM   #67
peterthomasu
Recipes 

Registo: Jul 2015
Msgs: 266
Liked 68 Times on 57 Posts
Likes Given: 15

Quote:
Mensagem Original de lpera Ver Mensagem
Exato!
Show! Muito obrigado Ipera!
peterthomasu está offline

Responder com Quote
Antigo 15-10-2016, 10:10 PM   #68
Dig
Recipes 

Registo: Jun 2014
Msgs: 17
Liked 8 Times on 6 Posts
Likes Given: 12

Pessoal veja se estou certo pra não fazer bobeira.

Estou com uma Weiss para carbonatar. Olhei algumas tabelas e o ideal para este estilo é de 3,6 a 4,5 volumes de CO2

Supondo que minha cerveja está a 5°C e eu queira 3,6 volumes

De acordo com a primeira tabela eu preciso de aproximadamente 1,72 Bar

É isso? ou estou enganado?
Dig está offline

Responder com Quote
Antigo 16-10-2016, 07:16 PM   #69
leosantos
Recipes 

Registo: Jun 2015
Msgs: 67
Liked 13 Times on 11 Posts
Likes Given: 127

Quote:
Mensagem Original de Dig Ver Mensagem
Pessoal veja se estou certo pra não fazer bobeira.

Estou com uma Weiss para carbonatar. Olhei algumas tabelas e o ideal para este estilo é de 3,6 a 4,5 volumes de CO2

Supondo que minha cerveja está a 5°C e eu queira 3,6 volumes

De acordo com a primeira tabela eu preciso de aproximadamente 1,72 Bar

É isso? ou estou enganado?

Correto!
leosantos está offline
Dig Likes This 
Responder com Quote
Antigo 23-10-2016, 11:09 AM   #70
Micheld
Recipes 

Registo: Sep 2016
Msgs: 12
Liked 1 Times on 1 Posts

Coloquei 1,3 kg num barril de 50l e quando fui fazer o envase de contra presão simplesmente só sai espuma 😓
Alguém me dá uma luz?
Micheld está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display

« Anterior | Seguinte »
Escolher Fórum