Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Envase > Tabela para carbonatação forçada

Responder

Opções Display
Antigo 29-07-2013, 04:56 PM   #11
paulo
Moderador
HBTBR_MODERATOR.png

Recipes 

Registo: May 2013
Msgs: 583
Liked 339 Times on 201 Posts
Likes Given: 221

Quote:
Mensagem Original de MCmelo Ver Mensagem
Existe algum problema em carbonatar uma quantidade bem menor do que a capacidade maxima do barril? Tipo carbonatar 15 litros em um barril de 50 litros.
valeu
Não, é até mais fácil. Você só precisa purgar o ar de dentro do barril (preenchendo-o com CO2) antes de transferir a cerveja.
MCmelo Likes This 
Responder com Quote
Antigo 24-09-2013, 10:50 PM   #12
rodrigo
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 274
Liked 99 Times on 77 Posts
Likes Given: 67

Eu tenho dúvidas com as correções de temperatura. Por exemplo, caso eu tenha a cerveja maturada em 5 graus e vá manter nesta temperatura, eu faço o cálculo e aplico a pressão corrigida, neste ponto ok.

Mas no meu caso não tenho como manter o keg o tempo todo na geladeira, então após a carbonatação eu vou armazenar em temperatura ambiente para servir pela chopeira a gelo. Preciso fazer alguma correção? Preciso carbonatar pensando na temperatura que a cerveja está ou na que ficará?

obrigado,
rodrigo está offline

Responder com Quote
Antigo 25-09-2013, 03:25 PM   #13
paulo
Moderador
HBTBR_MODERATOR.png

Recipes 

Rodrigo, a carbonatação tem a ver com quantidade de CO2 dissolvida, não com a pressão propriamente dita. Uma vez que você colocou a quantidade necessária de gás, mudar a temperatura vai mudar a pressão, mas não a carbonatação (considerando que o barril está cheio).

Na hora de servir, você esquece a tabela e ajusta uma pressão que permita tirar a cerveja sem espumar demais. Quanto maior a serpentina da chopeira, maior será a pressão necessária para empurrar a cerveja através dela.
rodrigo Likes This 
Responder com Quote
Antigo 25-09-2013, 04:01 PM   #14
RodrigoTPereira
Recipes 

Msgs: 122
Liked 43 Times on 27 Posts

Meu raciocínio é: (posso estar errado, frequentemente estou!)

São duas etapas distintas, a primeira é forçar a incorporação do CO² na cerveja e a segunda a extração.

Na primeira há influência da carga de gás, ou volume de gás colocado para dentro do barril e da temperatura da cerveja. Quanto mais quente estiver, mais desprendido do líquido estará o gás. Assim penso!

Na segunda etapa o gás tem o papel de empurrar a cerveja para fora, ou para dentro do copo!

É isso que eu tento executar.

Att.

Rodrigo T Pereira
Torres/RS

PS: Tem Rodrigo demais neste fórum. Todo tópico tem um post de um Rodrigo diferente.
RodrigoTPereira está offline
2
People Like This 
Responder com Quote
Antigo 25-09-2013, 04:07 PM   #15
paulo
Moderador
HBTBR_MODERATOR.png

Recipes 

Certíssimo, Rodrigo [o Pereira ]

Responder com Quote
Antigo 25-09-2013, 04:21 PM   #16
rodrigo
Recipes 

Msgs: 274
Liked 99 Times on 77 Posts

Obrigado!

Agora outra pergunta (acredito que complementar à discussão, caso esteja no lugar errado peço desculpas): quando eu montar um keggerator, vou precisar quebrar a pressão para servir, certo? Caso eu deixe alguns dias sem completar o gás, a pressão interna do barril tenderá a se equalizar, reduzindo a carbonatação. Caso eu queira aumentar novamente a carbonatação terei algum prejuízo com a qualidade da cerveja?

Ou terei que a cada servida (vamos supor que eu tome um copo por dia) quebrar a pressão e depois completar novamente?

Ps: Concordo! Sou a favor de que não houvessem nomes repetidos... hahaha
rodrigo está offline

Responder com Quote
Antigo 25-09-2013, 04:46 PM   #17
paulo
Moderador
HBTBR_MODERATOR.png

Recipes 

Os problemas vão aumentando à medida que a quantidade de cerveja no barril diminui. Quanto menos cerveja, maior será a perda de carbonatação (como quando você guarda uma garrafa de refrigerante pela metade).

Se com "qualidade da cerveja" você ser refere apenas a off-flavors, provavelmente não haverá nenhum problema em fazer isso. Mas se a carbonatação entrar na equação, então sim, você provavelmente terá uma cerveja flat muito rapidamente quando o nível da cerveja baixar.
rodrigo Likes This 
Responder com Quote
Antigo 25-09-2013, 11:56 PM   #18
robocop
Recipes 

Registo: Aug 2013
Msgs: 237
Liked 18 Times on 17 Posts
Likes Given: 48

Digamos que estou com a pressão correta para a carbonatação.

Quando eu for servir, devo aliviar antes a pressão e então colocar uma pressão mais baixa?

E quando eu terminar de beber, devo aumentar a pressão e posso retirar o gás do post mix e armazena-lo?
robocop está offline

Responder com Quote
Antigo 26-09-2013, 11:58 AM   #19
RodrigoTPereira
Recipes 

Msgs: 122
Liked 43 Times on 27 Posts

Quote:
Mensagem Original de robocop Ver Mensagem

Quando eu for servir, devo aliviar antes a pressão e então colocar uma pressão mais baixa?

E quando eu terminar de beber, devo aumentar a pressão e posso retirar o gás do post mix e armazena-lo?

Quando serves da garrafa, alivias a pressão?
Não! Então não é necessário aliviar a pressão do barril se a carbonatação estiver satisfatória, ou seja, CO² corretamente incorporado à cerveja.

Att.

Rodrigo
RodrigoTPereira está offline
robocop Likes This 
Responder com Quote
Antigo 26-09-2013, 12:22 PM   #20
paulo
Moderador
HBTBR_MODERATOR.png

Recipes 

Quote:
Mensagem Original de robocop Ver Mensagem

Se você estiver falando de um kegerator, é exatamente isso que você faz.

Conforme mencionei anteriormente, na hora de servir você esquece a pressão usada para carbonatar e ajusta uma pressão que permita tirar a cerveja sem espumar demais.

Essa pressão pode ser maior, menor ou igual à pressão usada para carbonatar. Se for um kegerator, provavelmente será menor. Por outro lado, uma chopeira com serpentina longa provavelmente precisará de mais pressão.
robocop Likes This 
Responder com Quote
Responder
Opções
Display

« Anterior | Seguinte »
Escolher Fórum