Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Envase > NE IPA escurecendo - MUITO - na garrafa

Responder

Opções Display
Antigo 02-01-2017, 12:15 PM   #1
thirango
Recipes 

Registo: Jan 2014
Msgs: 12
Default NE IPA escurecendo - MUITO - na garrafa

Pessoal, boa tarde!

Brassei uma NE IPA há algumas semanas, e engarrafei na segunda-feira passada. Hoje quando fui abrir a primeira garrafa, me surpreendi com uma mudança de cor extremamente brusca: de um amarelo vívido no dia do envase a um marrom acinzentado no momento da abertura da garrafa, como vocês podem ver nas fotos anexas. Fiz a fermentação em um balde de 20 litros, e neste mesmo balde coloquei os lúpulos do dry hopping. Como restaram muitos sedimentos, fiz um cold break e passei para outro balde, onde a cerveja maturou por uns 3 dias e foi transferida novamente de balde para envase. OBS: todas as transferências foram feitas com a mangueira encostando no fundo do balde para que não houvesse queda brusca. O envase foi feito com enchedor de garrafas. Alguém passou por essa situação e sabe como evitar esse erro?

Obrigado!

ANTES:

DEPOIS:

https://www.facebook.com/tmgsilveira
thirango está offline

Responder com Quote
Antigo 02-01-2017, 01:04 PM   #2
tomazela
Recipes 

Registo: Jan 2016
Msgs: 1.073
Liked 253 Times on 229 Posts
Likes Given: 234

Quote:
Mensagem Original de thirango Ver Mensagem
Pessoal, boa tarde!

Brassei uma NE IPA há algumas semanas, e engarrafei na segunda-feira passada. Hoje quando fui abrir a primeira garrafa, me surpreendi com uma mudança de cor extremamente brusca: de um amarelo vívido no dia do envase a um marrom acinzentado no momento da abertura da garrafa, como vocês podem ver nas fotos anexas. Fiz a fermentação em um balde de 20 litros, e neste mesmo balde coloquei os lúpulos do dry hopping. Como restaram muitos sedimentos, fiz um cold break e passei para outro balde, onde a cerveja maturou por uns 3 dias e foi transferida novamente de balde para envase. OBS: todas as transferências foram feitas com a mangueira encostando no fundo do balde para que não houvesse queda brusca. O envase foi feito com enchedor de garrafas. Alguém passou por essa situação e sabe como evitar esse erro?

Obrigado!

ANTES:

DEPOIS:
Você só abriu duas garrafas?

Aparentemente a segunda tem bastante lúpulo do DH em suspensão.

Verifique outras garrafas para constatar se ocorreu o mesmo.

tomazela está online

Responder com Quote
Antigo 02-01-2017, 01:22 PM   #3
thirango
Recipes 

Registo: Jan 2014
Msgs: 12

Quote:
Mensagem Original de tomazela Ver Mensagem
Você só abriu duas garrafas?

Aparentemente a segunda tem bastante lúpulo do DH em suspensão.

Verifique outras garrafas para constatar se ocorreu o mesmo.
Meu caro, eu abri só uma garrafa. A primeira foto refere-se à cerveja antes de engarrafar. Vou abrir mais uma hoje à noite para ver se o problema é recorrente.

https://www.facebook.com/tmgsilveira
thirango está offline

Responder com Quote
Antigo 02-01-2017, 01:46 PM   #4
AntonioMartins
Recipes 

Registo: May 2014
Msgs: 502
Liked 184 Times on 146 Posts
Likes Given: 298

Quote:
Meu caro, eu abri só uma garrafa. A primeira foto refere-se à cerveja antes de engarrafar. Vou abrir mais uma hoje à noite para ver se o problema é recorrente.
Como ficou o sabor e o aroma?
AntonioMartins está offline

Responder com Quote
Antigo 02-01-2017, 02:53 PM   #5
tomazela
Recipes 

Registo: Jan 2016
Msgs: 1.073
Liked 253 Times on 229 Posts
Likes Given: 234

Quote:
Entendi.
Provavelmente algumas das garrafas levaram um pouco de trub...
tomazela está online

Responder com Quote
Antigo 16-01-2017, 05:55 AM   #6
Piraguelber
Recipes 

Registo: Aug 2016
Msgs: 3

Amigo, está acontecendo a mesma coisa com a minha NE IPA. Escureceu demais e notei que o sabor também mudou muito.
IMG_9059.jpg‎   IMG_9074.jpg‎  
Piraguelber está offline

Responder com Quote
Antigo 27-01-2017, 10:45 AM   #7
MilRob
Recipes 

Registo: Nov 2016
Msgs: 27
Liked 15 Times on 10 Posts
Likes Given: 10

Aconteceu comigo em uma Belgian Blond Ale, ai pesquisando nos foruns gringos descobri que o problema era oxidação por O2.
Fiz o teste engarrafando uma parte de outra produção e embarrilando o restante e realmente, as da garrafa escureceram um pouco depois de uns meses e a do barril permaneceu perfeita.
Minha conclusão é que no envase acaba indo um pouco de O2 para o mosto e isso faz com que a coloração da cerveja mude um pouco por oxidação. Quando você transfere de baldes, a movimentação do líquido também incorpora um pouco de O2.
No barril, vc consegue jogar CO2 pela linha de serviço fazendo o líquido borbulhar e esse processo ajuda a retirar qualquer O2 que tenha no líquido -é um recurso.
Se alguém tiver outra explicação gostaria de ouvir.
Agora só uso barril, então nunca mais tive problema de alteração na coloração.
MilRob está offline

Responder com Quote
Antigo 30-01-2017, 11:07 AM   #8
leonardoreges
Recipes 

Registo: Sep 2016
Msgs: 10
Liked 3 Times on 3 Posts

Eu tive algo parecido numa leva de wit, mas em poucas garrafas e observei que as poucas que escureceram tinha bastante sedimento no fundo da garrafa, no meu caso com certeza foi por transferência de sedimento na hora de engarrafar
leonardoreges está offline

Responder com Quote
Antigo 30-01-2017, 11:15 AM   #9
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Registo: Apr 2013
Msgs: 3.585
Liked 2686 Times on 1266 Posts
Likes Given: 34

Quote:
Mensagem Original de leonardoreges Ver Mensagem
Eu tive algo parecido numa leva de wit, mas em poucas garrafas e observei que as poucas que escureceram tinha bastante sedimento no fundo da garrafa, no meu caso com certeza foi por transferência de sedimento na hora de engarrafar
Na imensa maioria dos casos..... oxidação.

- Sabe aqueles chuveirinhos na hora recirculação e lavagem que a gente vê o pessoal fazendo? Ou de usar escumadeira?
- Sabe quando transfere o mosto de uma panela pra outra por gravidade, deixando ele cair lá de cima e batendo, fazendo splash e um monte de espuma?
- Sabe aquela peneirinha que muitos usam na hora de filtrar o mosto pré-fervura?

Bom, eu poderia citar um monte de coisas aqui, mas é isso... tudo influencia.

Abraço,

- HomebrewTalk Brasil - Administrador
- Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/guenthersehn
- Site de cursos: www.cursocerveja.com.br
Guenther está offline
rodfon Likes This 
Responder com Quote
Antigo 30-01-2017, 03:01 PM   #10
lpera
HBTBR_SUPPORTER.png
Recipes 

Registo: Jan 2015
Msgs: 797
Liked 370 Times on 271 Posts
Likes Given: 84

Quote:
Mensagem Original de Guenther Ver Mensagem
Na imensa maioria dos casos..... oxidação.

- Sabe aqueles chuveirinhos na hora recirculação e lavagem que a gente vê o pessoal fazendo? Ou de usar escumadeira?
- Sabe quando transfere o mosto de uma panela pra outra por gravidade, deixando ele cair lá de cima e batendo, fazendo splash e um monte de espuma?
- Sabe aquela peneirinha que muitos usam na hora de filtrar o mosto pré-fervura?

Bom, eu poderia citar um monte de coisas aqui, mas é isso... tudo influencia.

Abraço,
@Guenther,

existe algum estudo recente que fale sobre o "Hot side aeration" ?

Pergunto porque tenho dificuldades de entender se isso realmente acontece ou é um mito cervejeiro.

Usando a lógica é muito improvável você incorporar um gás em um líquido quente, a não se que esteja sobre uma pressão muito grande. Até concordo que splashes e tudo mais podem até ajudar, mas escumadeira? Gostaria de me aprofundar mais nesse tema.

lpera está offline

Responder com Quote
Responder

Opções
Display