Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Equipamentos, Técnicas e Processos > Devo ou não comprar um FERMENTADOR CÔNICO?

Responder

Opções Display
Antigo 01-02-2016, 11:19 PM   #21
Elson
Recipes 

Registo: May 2014
Msgs: 21
Liked 7 Times on 5 Posts
Likes Given: 2

comprei um fermentador cônico de Polipropileno e, no primeiro uso, após os 2/3 finais da fermentação, fiz o dry hopping por 3 dias e abaixei a temperatura para próximo de 0 graus no quarto dia...Com 1 dia de cold crash, ao fazer a purga saiu uma "massa" grossa de lúpulo que cessou e interrompeu o fluxo na valvula; mesmo após a introdução de um objeto metálico no interior da mesma o fluxo de lúpulo e fermento parou...será que esta temperatura congelou o trub(que não tem tanto álcool como a cerveja acima dele)? Aumentar a temperatura pra uns 5 graus resolveria o problema do entupimento? É verdade que nos fermentadores de inox polidos internamente esse lupulo e fermento escorrega mais facil?

Abraço
Elson está offline

Responder com Quote
Antigo 03-02-2016, 09:58 AM   #22
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Registo: Apr 2013
Msgs: 3.823
Liked 3002 Times on 1393 Posts
Likes Given: 34

Quote:
Mensagem Original de Elson Ver Mensagem
comprei um fermentador cônico de Polipropileno e, no primeiro uso, após os 2/3 finais da fermentação, fiz o dry hopping por 3 dias e abaixei a temperatura para próximo de 0 graus no quarto dia...Com 1 dia de cold crash, ao fazer a purga saiu uma "massa" grossa de lúpulo que cessou e interrompeu o fluxo na valvula; mesmo após a introdução de um objeto metálico no interior da mesma o fluxo de lúpulo e fermento parou...será que esta temperatura congelou o trub(que não tem tanto álcool como a cerveja acima dele)? Aumentar a temperatura pra uns 5 graus resolveria o problema do entupimento? É verdade que nos fermentadores de inox polidos internamente esse lupulo e fermento escorrega mais facil?

Abraço
Por favor, crie um tópico específico para suas dúvidas.

- HomebrewTalk Brasil - Administrador
- Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/guenthersehn
- Site de cursos: www.cursocerveja.com.br
Guenther está offline

Responder com Quote
Antigo 03-02-2016, 12:19 PM   #23
Elson
Recipes 

Registo: May 2014
Msgs: 21
Liked 7 Times on 5 Posts

Desculpe, achei estar num tópico sobre fermentadores cônicos...
Elson está offline

Responder com Quote
Antigo 03-02-2016, 02:53 PM   #24
Tuba
Recipes 

Registo: Dec 2015
Msgs: 11

Élson, se não purgar regularmente (pelo menos a cada 3 dias), ele tende a "solidificar". Mas não há necessidade de purgar o fermento, não gera nenhum malefício à cerveja. Só há necessidade de purgar se for deixar maturando por meses dentro do fermentador. Experiencia própria.
Sobre o guenther, ele diz abrir outro pq não é sobre o fermentador e sim sobre o fermento ter "solidificado"
Tuba está offline

Responder com Quote
Antigo 04-02-2016, 01:51 AM   #25
Thiagonnes
Recipes 

Registo: Jan 2014
Msgs: 115
Liked 22 Times on 19 Posts
Likes Given: 14

Comprei pelo principal motivo de ser de 100lt, 80lt é a minha leva. E com isso vou ter um resultado só.
Uma vez fiz 80 dividindo 30 30 e 20!e obtive 3 cervejas diferentes de um mesmo mosto.
Fora isso, começar a brincar de reutilizar o fermento!!!!
Thiagonnes está offline

Responder com Quote
Antigo 04-02-2016, 09:07 AM   #26
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Registo: Apr 2013
Msgs: 3.823
Liked 3002 Times on 1393 Posts
Likes Given: 34

Quote:
Mensagem Original de Elson Ver Mensagem
Desculpe, achei estar num tópico sobre fermentadores cônicos...
Elson.........................

Se nós organizarmos o fórum assim, teremos 4 ou 5 posts em cada área dizendo "Tópico sobre Fermentadores Cönicos", e mais um "Tópico sobre panelas"....... e assim vai.

Ou seja, esse é um post fixo que tem o intuito de tirar a maioria das dúvidas sobre fermentadores cônicos. Se ele não responde outras dúvidas mais específicas, o ideal é criar com um tópico específico.....

Imagine a seguinte situação..... imagine que outro usuário tem A MESMA DUVIDA que você tem.... então ele entra na área de equipamentos, e quer saber se algum tópico fala sobre especificamente sobre drenagem de borra em fermentadores cônicos.

O título do tópico "Devo ou não comprar...." ajuda ele? Não...... ele vai ter que ler todo o tópico pra descobrar que na página X um cara, POR ACASO, perguntou isso.

Agora, se ele entrar na área, e tiver um tópico do Elson cujo título diz "Drenagem do fermento em fermentador cônico"........... PRONTO! O cara já vai direto para o seu tópico, e você fez com que a sua dúvida (e a resposta recebida) ajudasse outro cervejeiro.

Ou seja, criar tópicos separados com títulos claros e didáticos faz com o fórum se torne uma enciclopédia, e quando entramos numa área e olhamos os tópicos, é como se olhássemos o índice dos assuntos.

Entendeu, agora, porque eu instrui você a criar um tópico separado?

Os que responderam sua dúvida acima, no caso o @Tuba, vão ajudar só você e os que eventualmente tiverem paciência de ter TODAS as páginas desse tópico.

Se você tivesse postado um tópico separado, seu assunto ficaria organizado na lista, você teria recebido a mesma resposta do @Tuba, mas provavelmente muitos outros usuários iriam ler sua dúvida.......... e...................... também iriam responde-la, e isso tudo faria com que o tópico ajudasse muito mais cervejeiros.............. e esse é o intuito do fórum existir.............. ORGANIZAR nossas dúvidas........ de forma que as dúvidas e suas respostas sejam de fácil consulta.

Isso tudo que estou dizendo já está dito nas "Boas práticas do fórum"........ que ninguém lê, e confesso que às vezes me bate um cansaço de ficar explicando tudo de novo e ainda receber respostas como se eu fosse o vilão da história... como se estivesse de má vontade pra responder as coisas.

Mas é a vida.

- HomebrewTalk Brasil - Administrador
- Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/guenthersehn
- Site de cursos: www.cursocerveja.com.br

Última edição de Guenther : 04-02-2016 às 09:10 AM
Guenther está offline
5
People Like This 
Responder com Quote
Antigo 24-04-2016, 10:26 AM   #27
stormridersp
Recipes 

Registo: Jul 2015
Msgs: 154
Liked 30 Times on 27 Posts
Likes Given: 208

Muito obrigado pelo tópico Guenther. Estava mesmo bem tentado a comprar um cônico rotomoldado; até ler esse tópico; acabei por comprar uma bombona.

abs

Planejando: Pilsner Urquell Clone #2
Fermentando:
Maturando: Pilsner Urquell Clone #1.
Bebendo: Impeachment Session Bitter, Parti-Gyle: Burton Tripel e Tripel Karmeliet Clone.
stormridersp está offline

Responder com Quote
Antigo 15-11-2016, 11:21 PM   #28
Nilton
Recipes 

Registo: Nov 2016
Msgs: 1

Excelente o tópico. Me ajudou a decidir a não investir em um fermentador cônico neste momento.
Nilton está offline

Responder com Quote
Antigo 24-05-2017, 05:17 PM   #29
chiponga
Recipes 

Registo: Sep 2016
Msgs: 20
Liked 5 Times on 3 Posts

Boa tarde cervejeiros. Ótimo tópico Guenther. Está clareando as ideias de muitos homebrewers.
Atualmente minha produção é de 40L, e estou planejando aumentar para 80 ou 100L por brassagem. Temos um Moto Clube aqui na cidade e a rapaziada nas reuniões semanais estão detonando o estoque rsrs
Minha primeira questão sobre o assunto é que pesquisei bombonas para esses volumes (80 a 100L) e não encontrei em nenhum site. Fermentadores cônicos de 100L não cabem nas geladeiras onde fermento minhas levas... e não queria comprar cônicos até pelas desvantagens (prefiro bombona), e teria que investir em freezers verticais para coloca-los dentro.
Alguém sabe onde posso encontrar bombona de 100L? Como elas não tem aqueles pés dos cônicos talvez caibam dentro das minhas geladeiras..
Se alguém puder me ajudar a solucionar esse problema, agradeço.
Abraço á todos!
chiponga está offline

Responder com Quote
Antigo 24-05-2017, 05:55 PM   #30
gustavofgt
Recipes 

Registo: Jul 2015
Msgs: 39
Liked 17 Times on 14 Posts
Likes Given: 37

Talvez uma opção seja utilizar duas bombonas de 40 ou 50, uma em cima da outra, se o problema maior for a largura e não altura da geladeira.

Mas no Mercado livre, por exemplo, existem alguns vendedores de bombonas de 80L-100L.. exemplo: http://produto.mercadolivre.com.br/M...-com-tampa-_JM
gustavofgt está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display