Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Envase > Cilindro de CO2 e Barris - Tenha cuidado!

Responder

Opções Display
Antigo 25-10-2016, 02:50 PM   #21
jppaixao
Recipes 

Registo: Aug 2016
Msgs: 21
Liked 3 Times on 2 Posts
Likes Given: 2

Existe alguma forma de utilizar cilindro de extintor de CO2 que está vazio, para colocar CO2 próprio e carbonatar a cerveja?
jppaixao está offline

Responder com Quote
Antigo 25-10-2016, 04:08 PM   #22
tomazela
Recipes 

Registo: Jan 2016
Msgs: 1.156
Liked 282 Times on 256 Posts
Likes Given: 244

Quote:
Mensagem Original de jppaixao Ver Mensagem
Existe alguma forma de utilizar cilindro de extintor de CO2 que está vazio, para colocar CO2 próprio e carbonatar a cerveja?
Sem querer causar terrorismo, mas essa notícia de morte por acidente com barril de chope ocorreu há um dia atrás: http://g1.globo.com/sp/presidente-pr...em-taciba.html

Portanto o ideal é utilizar cilindros, barris e equipamentos devidamente testados.

Com todos os cuidados tomados, não teremos problemas
tomazela está online

Responder com Quote
Antigo 25-10-2016, 04:58 PM   #23
jppaixao
Recipes 

Registo: Aug 2016
Msgs: 21
Liked 3 Times on 2 Posts
Likes Given: 2

Quote:
Mensagem Original de tomazela Ver Mensagem
Sem querer causar terrorismo, mas essa notícia de morte por acidente com barril de chope ocorreu há um dia atrás: http://g1.globo.com/sp/presidente-pr...em-taciba.html

Portanto o ideal é utilizar cilindros, barris e equipamentos devidamente testados.

Com todos os cuidados tomados, não teremos problemas
Vi essa notícia, mas estou falando de usar cilindros de co2 que são aqueles vermelhos, pra encher com co2 próprio em empresas especializadas para carbonatar. Tenho 2 cilindros de 4kg de co2 vermelho parado em casa, e vi alguns tutoriais que tirando a válvula dele e colocando uma própria com a regulagem de pressão, dá pra usar. Queria saber se alguém fez isso.

Enviado de meu Redmi Note 3 usando Tapatalk
jppaixao está offline
tomazela Likes This 
Responder com Quote
Antigo 26-10-2016, 08:59 AM   #24
Micheld
Recipes 

Registo: Sep 2016
Msgs: 12
Liked 1 Times on 1 Posts

Quote:
Mensagem Original de Guenther Ver Mensagem
Certo mas.... você não falou simplesmente a coisa mais importante de todas quando se usa um contra-pressão (o que me faz pensar que talvez vc não saiba utilizá-lo corretamente): qual era a pressão usada no sistema hora do envase, ou seja, a pressão que vc colocou o barril e para pré-pressurizar a garrafa? (que idealmente deve ser a mesma).
Descobri o problema meu bruxo, o manometro estava estragado, deve de ter oxidado e estava travando consequentemente não mostrava corretamente a quantidade de gás saindo do silindro, no estragado estava saindo 1,3 k e quando coloquei o novo ele marco 3k 😵😵 fiz a troca de manometro reduzi a presão do barril e consegui engarrafar perfeitamente um barril de 50l e disperdicei 1 mini como de espuma que saiu!
Abracos
Micheld está offline

Responder com Quote
Antigo 26-10-2016, 09:14 AM   #25
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Registo: Apr 2013
Msgs: 3.594
Liked 2741 Times on 1283 Posts
Likes Given: 34

Quote:
Mensagem Original de Micheld Ver Mensagem
Descobri o problema meu bruxo, o manometro estava estragado, deve de ter oxidado e estava travando consequentemente não mostrava corretamente a quantidade de gás saindo do silindro, no estragado estava saindo 1,3 k e quando coloquei o novo ele marco 3k 😵😵 fiz a troca de manometro reduzi a presão do barril e consegui engarrafar perfeitamente um barril de 50l e disperdicei 1 mini como de espuma que saiu!
Abracos
Isso é estranho porque, mesmo com o problema, se estivesse pressurizando barril e garrafa com 3kg, não teria problema nenhum no envase.

Problema teria se fizer algo que alguns fazem de forma incorreta, que é usar uma pressão no barril, e outra na garrafa. O ideal no envase por contra-pressão é usar um T na saída do regulador, e pressurizar barril e pré-pressurizar a garrafa exatamente com a mesma pressão.

Abraço,

- HomebrewTalk Brasil - Administrador
- Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/guenthersehn
- Site de cursos: www.cursocerveja.com.br
Guenther está offline

Responder com Quote
Antigo 31-10-2016, 03:32 PM   #26
Micheld
Recipes 

Msgs: 12
Liked 1 Times on 1 Posts

Quote:
Mensagem Original de Guenther Ver Mensagem
Isso é estranho porque, mesmo com o problema, se estivesse pressurizando barril e garrafa com 3kg, não teria problema nenhum no envase.

Problema teria se fizer algo que alguns fazem de forma incorreta, que é usar uma pressão no barril, e outra na garrafa. O ideal no envase por contra-pressão é usar um T na saída do regulador, e pressurizar barril e pré-pressurizar a garrafa exatamente com a mesma pressão.

Abraço,
Sim tenho o T , pois eh algo estava errado, o relógio que regula a quantidade de co2 estava estragado, dentro do barril estava super carbonatado, na hora de envasar também tinha um erro que o equipamento de contra presão estava vazando um pouco de ar, então vários erros!
Troquei o relógio por um que está funcionando 100% e li mais sobre o contra presão = a felicidade de engarrafar minhas louras sem desperdiçar 1 gota, e pensar que tava pensando em voltar pro primmer ehehehe
Obrigado sempre pelas dicas tche 👍🏻
Micheld está offline

Responder com Quote
Antigo 20-02-2017, 11:20 PM   #27
NOxREMORSE
Recipes 

Registo: Mar 2016
Msgs: 25
Liked 1 Times on 1 Posts

Tirando um pouco o tópico do limbo.

Eu comprei recentemente um cilindro de co2 de 6Kg.

Notei que após usar, a pressão do mesmo vai aumentando com o tempo, mesmo com tudo fechado e desplugado.

Ontem a noite após chegar de um churrasco, guardei tudo e apertei a saida de ar do engate do PM pra tirar o excesso de co2 da mangueira e fui dormir, hj de noite minha namorada foi olhar e estava no vermelho já.

A pressão q vai aumentando é a do medidor de pressão barril.

Eu preciso sempre q foi deixar o cilindro de lado deixar a pressão dele no 0 através do regulador de pressão ou só dar um leve puxão na valvula de escape pra resolver isso?

Obrigado.

PS: Cilindro, mangueiras, regulador e etc. Tudo Novo.

Cilindro: http://www.maxbeerchopeiras.com.br/_...humbs2/634.jpg
Regulador: http://www.maxbeerchopeiras.com.br/_...humbs2/669.jpg
NOxREMORSE está offline

Responder com Quote
Antigo 21-02-2017, 11:44 AM   #28
RodrigoSchuch
Recipes 

Msgs: 223
Liked 51 Times on 51 Posts
Likes Given: 14

Não entendi, seu cilíndro aumenta a pressão? isso é impossível, a menos que seu regulador estiver muito bugado. É a do cilíndro ou do barril? voce misturou as coisas ali.. mas vamos lá

Seu regulador está de cabeça pra baixo, certo? percebeu que a parte vermelha do manômetro do cilindro indica na vdd que ele está começando a esvaziar?

O máximo q pode ocorrer é ter medições diferentes dependendo da temperatura. Isso tudo falando do regulador do cilindro..

Agora.. seu regulador de saída, pode sim aumentar a pressão se ainda tiver gás na linha, isso vai depender tb da qualidade do regulador em segurar a pressão setada pelo segundo manômetro. Se você setar 1bar em equilíbrio pro barril e deixar a entrada do cilindro aberto, ele tende a se manter sempre nessa regulagem. Esse é o esquema da carbonatação forçada lenta.

O que muita gente acaba fazendo é abrindo mais a válvula, a pressão do barril parece se estabilizar, mas ainda tem uma entrada de ar no barril, mesmo que lenta, e isso vai se estabilizar as vezes em 1,4~,1,5bar.
RodrigoSchuch está offline

Responder com Quote
Antigo 21-02-2017, 12:24 PM   #29
NOxREMORSE
Recipes 

Liked 1 Times on 1 Posts

O regulador que fica aumentando é o de pressão do barril.

O regulador do cilindro fica OK e tá cheio.

Vou fazer o teste de tirar a mangueira do cilindro e ver se era esse co2 residual que tava aumentando a pressão.
NOxREMORSE está offline

Responder com Quote
Antigo 10-03-2017, 07:43 PM   #30
NOxREMORSE
Recipes 

Liked 1 Times on 1 Posts

Só pra concluir, acho, levei tudo pro cara que comprei e ele analisou o que estava acontecendo.

O que faz aumentar a pressão é o co2 residual que fica na parte que vai ao cilindro e fui orientado a deixar aberto pra sair esse excesso de co2 que fica tudo normal. Testei isso e ficou ok.

Hj testando o sistema de contra pressão, usei pela primeira vez as 2 saidas de co2, e tudo funcionou normalmente até que fechei as 2 saidas das mangueiras e o ponteiro começou a subir que foi um tiro.
Estava a 1 bar e só foi o tempo de abrir as valvulas de novo e ja estava no vermelho.

Pra evitar isso tudo, o que noitei é sempre deixar aberto as saidas de co2 pra mangueira Iregistro do cilindro fechado é claro) pra não guardar mais esse co2 residual.

Ai pergunto, é assim mesmo o jeito de usar ou tem realmente algo errado, pois está meio q parecendo muito perigoso isso..
NOxREMORSE está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display

« Anterior | Seguinte »
Escolher Fórum