Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Equipamentos, Técnicas e Processos > FAQ - Panelas de Alumínio para Fervura?

Responder

Opções Display
Antigo 22-01-2016, 05:38 PM   #21
Raisoshi
Recipes 

Registo: Jan 2015
Msgs: 824
Liked 210 Times on 179 Posts
Likes Given: 23

Quote:
Mensagem Original de LeandroCarvalho Ver Mensagem
Boa tarde a todos.

Estou com uma dúvida e não achei outro tópico mais adequado.
Comprei uma panela de 65 litros de inox com fundo triplo (uma camada de alumínio entre duas de inox) e por isso ela tem uma marca de solda discreta que percorre todo a região próxima do fundo da panela. A dúvida é:
Vou fazer o furo para a torneira e não sei se faço o furo acima desta marca da solda ou se faço o furo através da solda. Se fizer acima da solda, o furo ficaria acima do que eu gostaria que ficasse para não perder muito do precioso líquido.
Alguém já passou por isso? ou tem alguma sugestão?

Obrigado e abraços

Leandro
Acho que o dip tube resolve mesmo.

Quando não encontrar um tópico adequado, crie um! Assim pessoas com a mesma dúvida que a sua vão achar mais facilmente as respostas.

Responder com Quote
Antigo 08-06-2016, 02:38 PM   #22
DBOSSAN
Recipes 

Registo: Jun 2016
Msgs: 73
Liked 8 Times on 8 Posts
Likes Given: 4

Qual o melhor produto para a limpeza do alumínio? Seria apenas a água e esponja com posterior aplique de Iodoflor para guardar as panelas? Não localizei isto no tópico. Vi apenas que foi apresentado o que não pode usar. Na internet muitos falam em água quente mas deve haver algum produto que auxilie na limpeza. Se possível me esclareçam.

DBOSSAN está offline

Responder com Quote
Antigo 08-06-2016, 03:04 PM   #23
cgfischer
Recipes 

Registo: Jun 2015
Msgs: 337
Liked 103 Times on 85 Posts
Likes Given: 274

Quote:
Mensagem Original de DBOSSAN Ver Mensagem
Qual o melhor produto para a limpeza do alumínio? Seria apenas a água e esponja com posterior aplique de Iodoflor para guardar as panelas? Não localizei isto no tópico. Vi apenas que foi apresentado o que não pode usar. Na internet muitos falam em água quente mas deve haver algum produto que auxilie na limpeza. Se possível me esclareçam.
Sempre uso água (fria mesmo), detergente neutro e a esponja com o lado macio.
Não precisa passar Iodofor, a preocupação com contaminação deve ser na parte fria do processo (fermentador, airlock, mangueiras etc).
Água, detergente neutro e um bom enxágue resolve.
Abraço!

Responder com Quote
Antigo 08-06-2016, 03:14 PM   #24
jalexandre
HBTBR_SUPPORTER.png

Recipes 

Registo: Nov 2014
Msgs: 1.381
Liked 601 Times on 438 Posts
Likes Given: 385

Quote:
Mensagem Original de DBOSSAN Ver Mensagem
Água morna e detergente. Abrasivos e limpeza quimica destroem a camada óxido passiva, e não queremos isso.

Panela de alumínio brilhando não é legal.
jalexandre está offline

Responder com Quote
Antigo 08-06-2016, 04:29 PM   #25
cgfischer
Recipes 

Registo: Jun 2015
Msgs: 337
Liked 103 Times on 85 Posts
Likes Given: 274

Quote:
Mensagem Original de jalexandre Ver Mensagem
Água morna e detergente. Abrasivos e limpeza quimica destroem a camada óxido passiva, e não queremos isso.

Panela de alumínio brilhando não é legal.
Bem lembrado sobre a camada de óxido.
Falei em usar a esponja do lado macio mas não expliquei o porquê.

Responder com Quote
Antigo 19-07-2016, 10:26 PM   #26
Yochi
Recipes 

Registo: Jul 2016
Msgs: 7

Somente as partes escuras é que ficam oxidadas? Ou seja, as partes em contato com a água, ou somente o vapor já oxida de forma satisfatória, mesmo não escurecendo.
Yochi está offline

Responder com Quote
Antigo 03-08-2016, 11:32 PM   #27
mwvarela
Recipes 

Registo: Jul 2016
Msgs: 18
Liked 3 Times on 3 Posts
Likes Given: 11

Boa noite,
Antes de ler este post eu tinha passado a esponja com uma certa força do lado verde em um pedaço por dentro na panela.
Após ler, enchi a panela com água e fervi, ficou um uma cor mais dourada, menos no pedacinho onde já tinha passado esponja, acredito não ter problemas porque foi mais em cima da panela.

Obrigado.

Enviado de meu Nexus 7 usando Tapatalk

Responder com Quote
Antigo 27-10-2016, 10:34 PM   #28
bruno12345
Recipes 

Msgs: 23
Liked 3 Times on 3 Posts

Pelo que notei o pessoal falando aqui no tópico, creio que a camada de óxido de alumínio tende a se formar novamente com o tempo, principalmente pq vc realizou uma nova fervura para oxidar a panela novamente. Acredito que a diferença de coloração entre as partes onde vc passou para onde vc nao passou a esponja se deve a diferença de niveis de oxidação entre essas áreas.
bruno12345 está offline

Responder com Quote
Antigo 27-10-2016, 10:44 PM   #29
bruno12345
Recipes 

Msgs: 23
Liked 3 Times on 3 Posts

Agora, minha dúvida:
No início do ano que vem, vou montar um equipamento para 20 litros finais (o meu atual é para 10 litros). Optei por panelas de aluminio mesmo... vou montar um sistema "single vessel" com uma panela dentro da outra onde a panela de dentro (que leva o malte) tem o seu fundo todo furado para a circulação da água. Farei recirculaçao continua durante todo processo de mosturação com ajuda de uma bomba. A dúvida é quanto a espessura das panelas: A panela de dentro (menor) será um caldeirão 34 com 2mm de parede, já a panela maior (de fora) será nº36, mas não sei se opto por uma panela com 3mm ou com 5mm de espessura. Qual seria mais indicada? 3mm ou 5mm? Obs.: atualmente utilizo resistencia eletrica, mas pretendo passar a utilizar um fogareiro de alta pressão (a luz tá cara, amigos...rs...) Se puderem, gostaria de saber os pros e contras de cada uma.

bruno12345 está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display