Home Brew Talk Brasil Forums > Compra e Venda > Compras coletivas > Compra coletiva de Maltes - POA/Reg.Metropolitana

Responder

Opções Display
Antigo 25-03-2015, 09:40 AM   #41
tiefensee
Recipes 

Registo: Oct 2014
Msgs: 866
Liked 294 Times on 242 Posts
Likes Given: 13

Quote:
Mensagem Original de Luccasm Ver Mensagem
@Lauro_J.. entendo seu ponto.

Mas da uma olhada nesse exemplo se valvula 3/4
http://loja.lamasbrewshop.com.br/val...ela-lamas.html

http://www.indupropil.com.br/produto...i-inox-304-3-4

87 no Lamas, contra 71 da indupropil.. acredito que o imposto é o mesmo pra mesma peça..

Pra uma ideia, de experiencia pessoal.
Comprei o kit abaixo, que hoje ta indisponivel, a poucos meses atras por 67 reais.
No lamas, o mesmo kit estava por 140.. pode olhar no site, é o mesmo preço ate hoje..

http://www.indupropil.com.br/produto...para-caldeirao

O fato de levantarmos a questao dos preços, nao foi baseado apenas nas nossas opiniões, e sim, nos anuncios dos produtos. E ambas lojas são onlines, e atuam no mesmo pais, estando abaixo da mesma legislaçao e mesmas taxas de impostos.

Abs
Mas aí tem uma coisa bem relevante também. Lamas é em São Paulo, uma das cidades com o maior custo de vida do Brasil. Indupropil é em Ijuí, interior do RS. No Lamas, o custo com funcionários e aluguel certamente vai ser mais alto e o lucro dos proprietários tem que ser maior, porque o custo de vida da cidade é maior. Por outro lado, os fretes que eles pagam pelos produtos devem ser mais baixos, pois o estado de São Paulo é o principal "centro logístico" do país.
No interior (por incrível que pareça) até os preços em supermercado são menores, o que só pode ser justificado pela menor margem de lucro e pelos menores custos com funcionários, aluguel de espaço, etc., pois eles gastam mais com frete e perdem na escala de compra e no número de vendas.

A questão da diferença do custo de vida é absurda mesmo. Quem já morou em interior e capital sabe. Eu morava no interior (bem perto de Ijuí, custo de vida similar) e vim pra Porto Alegre concluir estudos no ensino médio e depois fazer faculdade. Segue um breve comparativo:

No interior (na época que me mudei)
- o melhor colégio particular da cidade - R$ 250,00/mês, incluíndo transporte.
- Aluguel de uma CASA de 250m2 com garagem - R$ 600,00
Total estudo e moradia - R$ 850,00

Em Porto Alegre (na época que me mudei)
- um colégio bom (nem o mais caro), + transporte coletivo para estudante custava R$ 650,00/mês
- Alugel de um AP de 60m2 + condomínio + garagem - R$ 795,00
Total estudo + moradia R$ 1445,00

Nesse caso em específico, é bem coerente o Lamas ter (se é que realmente tem) maior margem de lucro. E infelizmente, conforme tu mesmo falou, o homebrew não é um mercado muito grande. Mas discordo de ti quanto a eles conseguirem vender muito mais se baixarem o preço, pois não acredito que a demanda aumentaria muito se os preços baixassem. Não acredito que o pessoal aumentaria a capacidade produtiva ou o número de brassagens o suficiente para isso ocorrer, só pela baixa dos preços. Até porque, como Hobby, geralmente é para consumo próprio e de amigos, o que limita a produção. Também não vejo o número de cervejeiros caseiros tão atrelado ao custo. Acho que é muito mais atrelado à cultura cerevejeira (ainda pequena no Brasil) e a prioridade da maior parte da população em necessidades mais básicas... minha opinião!

tiefensee está offline

Responder com Quote
Antigo 25-03-2015, 09:47 AM   #42
Luccasm
Recipes 

Registo: Jan 2014
Msgs: 343
Liked 70 Times on 62 Posts
Likes Given: 193

@tiefensee a lamas eh em campinas. Interior a 120km de SP. E os custos lá não se comparam a são Paulo. Digo isso porque já morei lá, e também já fui na sede da Lamas, que eh bem fora só centro comercial. Fica na rodovia depois da cidade.
Concordo com vc qd se refere a serviços e aluguéis de SP. Mas ela não se enquadra ai
Abs.

Edit: Lembrando que me refiro a preços de loja Online, que são despachados do depósito.. não estou comparando lojas fisicas, pois aí sim, há custos atrelados e a propria loja fisica. Estas tem uma valor acima do site, que acho coerente visto ter outros custos e não estou debatendo isso.

Luccasm está offline

Responder com Quote
Antigo 25-03-2015, 10:00 AM   #43
gabrielcalo
Recipes 

Registo: Jun 2014
Msgs: 587
Liked 117 Times on 96 Posts
Likes Given: 86

Com certeza a demanda aumentaria com melhores preços.

Já perdi a conta de quantas vezes fiquei olhando pro meu carrinho de compras, olhando o valor final com frete, sentindo aquela facada, e por fim, protelando ou diminuindo a quantidade de insumos...

Gabriel
gabrielcalo está offline

Responder com Quote
Antigo 25-03-2015, 10:11 AM   #44
tiefensee
Recipes 

@Luccasm - achei que fosse São Paulo. Claro que Campinas é mais barato que São Paulo, mas mesmo assim, com certeza é mais cara que Ijuí.

Campinas:
- 1.150.000 habitantes
- 1.390,83 de renda média
- 0,56 coeficiente de gini (desigualdade)

Ijuí
- 80.000 habitantes
- R$ 1.066,65 de renda média
- 0,54 coeficiente de gini (desigualdade)

Cidade mais próxima à capital, com população maior, maior renda média e mais desigualdade com certeza terá preços mais altos quando tratamos de uma loja cervejeira, que se foca na parte de "cima" da desigualdade. Os custos envolvidos em aluguel e pessoal devem ser mais altos, e a margem de lucro também, pois os donos, para um mesmo padrão de vida, tem que ganhar mais... agora, o quanto mais, só se Indupropil e Lamas nos abrissem seus balanços financeiros.

A título de curiosidade. Sou de Três de Maio, cidade próxima a Ijuí, com cerca de 24.000 habitantes. Tem uma fábrica de cerveja artesanal lá, a Hettwer (nunca tomei) com uns 8 estilos. Há tempos não vou pra lá, mas um amigo que foi contou que o hotel que ele ficou lá vende as cervejas de 600ml desta cervejaria a R$10,00. Em Porto Alegre, um Ibis vende uma long neck de Skol, Heineken ou uma Stella de 275 ml por R$ 8,00...
tiefensee está offline

Responder com Quote
Antigo 25-03-2015, 10:41 AM   #45
Luccasm
Recipes 

Registo: Jan 2014
Msgs: 343
Liked 70 Times on 62 Posts
Likes Given: 193

@tiefensee, eu sou de São Roque, 80Mil habitantes.. Os preços são equivalentes a campinas.. e se comparar com Sorocaba, que tem quase 650mil habitantes, os preços de são roque,como aluguel, são iguais e as vezes maiores. Não se tem tanta diferença assim entre cidades do interior.

Como vc mesmo disse, ijui tem:
80mil habitantes e renda percapita de 1,06mil?
Campinas 1,150 MILHÕES de habitantes tem renda percapita de 1390?? + de 14x os habitantes e uma renda 0,3x maior?

Olha a renda de São Paulo:
11MM de habitantes, e renda média domiciliar per capita dos moradores de São Paulo, que, em 2008, era de 816,40 reais o que posiciona a cidade na oitava colocação no ranking das capitais brasileiras, atrás de Florianópolis, Porto Alegre, Vitória, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. (wikipedia. mesma fonte dos dados que vc passou)

816,40 reais, inferior a Ijui..

Sinceramente, não acho que um comparativo de população seja a medida certa para se comparar lojas online.. mas vai de cada um..

Abs
Luccasm está offline

Responder com Quote
Antigo 25-03-2015, 11:07 AM   #46
tiefensee
Recipes 

@Luccasm
Na verdade, minha fonte foi outra: O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) - http://economia.terra.com.br/infograficos/renda/

Mas realmente, conforme o Guenther falou, não acho que seja uma discussão que valha muito a pena prosseguir, não vejo no horizonte onde isso acaba...

A verdade é que cada um tem sua opinião e pode decidir levando em conta o que mais pesar: facilidade, preço, atendimento, proximidade, vínculo com vendedor, etc., e que para sabermos a % de lucro cada empresa tem e qual o lucro líquido que eles tem e almejam, só com a opinião destes!

Eu me aproximo mais da ideia do @Guenther e já elegi meu fornecedor preferido (que é até um pouco mais caro), levando em conta principalmente a facilidade (comprar receitas prontas nas quantidades certas, com malte moído na hora), qualidade de atendimento e relação com fornecedor.

Infelizmente hoje, se for calcular por custo, não temos um hobby muito rentável (mas acho que eles nunca são)...

tiefensee está offline

Responder com Quote
Responder

Opções
Display