Home Brew Talk Brasil Forums > Hidromel, destilados e outras bebidas > Hidromel, destilados e outras bebidas > Maturação do hidromel

Responder

Opções Display
Antigo 21-10-2016, 07:09 PM   #1
ALANoGRANDE
Recipes 

Registo: Oct 2016
Msgs: 1
Liked 1 Times on 1 Posts

Default Maturação do hidromel

Boa noite,tenho algumas dúvidas quanto a maturação do Hidromel
1ºlogo após o término da fermentação e logo após as trasfegas,é preciso o airlock pra fazer a maturação ou pode manter a garrafa fechada apenas com uma tampa comum?
2ºQual das opções eu terei uma maturação melhor,em temperatura ambiente ou na geladeira?
Agradeço a quem suprir minhas dúvidas!
ALANoGRANDE está offline
Fersil Likes This 
Responder com Quote
Antigo 11-11-2016, 03:11 PM   #2
andriolli
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 17
Liked 3 Times on 1 Posts
Likes Given: 2

opa, boa tarde Alan..
1- eu sugiro sim você continuar com o airlock, pois ainda pode haver açúcar residual sendo consumido na fase de maturação, gerando pressão interna no recipiente que você usa. Eu sempre mantenho nos meus
2- terá uma maturação mais previsível se mantiver em temperatura controlada, pois altas temperaturas favorecem produção de aromas indesejáveis algumas vezes. Eu mantenho em temperatura ambiente mesmo, pois o local que estão armazenados é no porão da minha casa, a variação de temperatura lá é muito baixa. Procure por um local da sua casa que seja mais fresco. Outra boa opção também é manter teu maturador imerso em outro recipiente com água fria, assim a troca de temperatura com o ambiente será mínima.
espero ter ajudado
andriolli está offline

Responder com Quote
Antigo 10-12-2016, 01:01 PM   #3
Eduard
Recipes 

Registo: Apr 2015
Msgs: 23
Liked 3 Times on 3 Posts

Quote:
Mensagem Original de ALANoGRANDE Ver Mensagem
Boa noite,tenho algumas dúvidas quanto a maturação do Hidromel
1ºlogo após o término da fermentação e logo após as trasfegas,é preciso o airlock pra fazer a maturação ou pode manter a garrafa fechada apenas com uma tampa comum?
2ºQual das opções eu terei uma maturação melhor,em temperatura ambiente ou na geladeira?
Agradeço a quem suprir minhas dúvidas!
O Hidromel é uma bebida de guarda e uma maturação longa costuma gerar melhores resultados. Após a fermentação, costumo deixá-lo maturando com airlock, agitando levemente de vez em quando para desprender o CO2.

Após um mês de maturação, se a densidade não variar mais, transfiro pra outro fermentador sem airlock e deixo ali maturando por mais um longo período, pelo tempo que a minha paciência puder esperar.

Sem o Airlock, com o fermentador completamente vedado, noto que ainda assim é gerado um volume mínimo de gás dentro do fermentador, mas que não oferece riscos, já que costumo maturar em garrafões de água de 8 litros. Ainda assim, de vez em quando abro o fermentador pra liberar o gás e provar a bebida pra acompanhar a maturação.
Eduard está offline
Fersil Likes This 
Responder com Quote
Responder
Opções
Display