Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Equipamentos, Técnicas e Processos > Freezers e refrigeradores - Dimensões internas

Responder

Opções Display
Antigo 22-10-2017, 10:02 PM   #211
Sergiocc
Recipes 

Registo: Sep 2017
Msgs: 8
Liked 1 Times on 1 Posts

Alguem tem experiência na desbailitação do termostato original da geladeira para a instalação de um digital cervejeiro?
Adquiri uma Consul 342L FrostFree, que tem um painelzinho eletronico como termostado, logo, a regulagem é por botão digital, e não aquela rodinha analógica. A cada vez que meu termostato externo desliga a geladeira, ela religa num setup padrao menos gelado (3 numa escala de 1 a 5) que pode desarmar ela antes do termostato na maturação.

meu plano era que ela se mantivesse ligada, e o termostato pilotasse APENAS o compressor mesmo... independente do termostato original, o motor ligaria e desligaria, a luz continuaria acendendo e o painel ficaria ligado...

Segue foto
WhatsApp Image 2017-10-22 at 21.24.09.jpeg‎  
Sergiocc está offline

Responder com Quote
Antigo 23-10-2017, 11:55 AM   #212
Wenderosck
Recipes 

Registo: Jul 2017
Msgs: 183
Liked 30 Times on 28 Posts

Quote:
Mensagem Original de Sergiocc Ver Mensagem
Alguem tem experiência na desbailitação do termostato original da geladeira para a instalação de um digital cervejeiro?
Adquiri uma Consul 342L FrostFree, que tem um painelzinho eletronico como termostado, logo, a regulagem é por botão digital, e não aquela rodinha analógica. A cada vez que meu termostato externo desliga a geladeira, ela religa num setup padrao menos gelado (3 numa escala de 1 a 5) que pode desarmar ela antes do termostato na maturação.

meu plano era que ela se mantivesse ligada, e o termostato pilotasse APENAS o compressor mesmo... independente do termostato original, o motor ligaria e desligaria, a luz continuaria acendendo e o painel ficaria ligado...

Segue foto
Vc tem que pegar o esquema elétrico da geladeira e basicamente cortar os fios do termostato.
E ligar o controlador no lugar dele
O esquema de uma geladeira SIMPLIFICADO e esse Ai. Se tiver dúvida, não entender de elétrica, chama um tec.20171023_125314.jpg

André Wenderosck
Wenderosck está offline

Responder com Quote
Antigo 23-10-2017, 10:12 PM   #213
Sergiocc
Recipes 

Liked 1 Times on 1 Posts

Quote:
Mensagem Original de Wenderosck Ver Mensagem
Vc tem que pegar o esquema elétrico da geladeira e basicamente cortar os fios do termostato.
E ligar o controlador no lugar dele
O esquema de uma geladeira SIMPLIFICADO e esse Ai. Se tiver dúvida, não entender de elétrica, chama um tec.Anexo 119499

André Wenderosck
Vou dar uma estudada no físico quando chegar lá na quarta. O esquema faz sentido... O ruim das frostfree é que ainda tenho que me preocupar com o ventilador =(
Mas ta valendo!
valeu pela ajuda
Sergiocc está offline

Responder com Quote
Antigo 24-10-2017, 09:16 AM   #214
Wenderosck
Recipes 

além do ventilador as frostfree também tem uma resistência pra descongelar a evaporadora ( funcionamento parecido com uma câmara fria) Mais um complicador!

André Wenderosck
Wenderosck está offline

Responder com Quote
Antigo 25-10-2017, 06:48 PM   #215
Sergiocc
Recipes 

Liked 1 Times on 1 Posts

É, to bem arrependido de não ter me atentado a isso das frostfree... É que eu tava procurando a um tempão e essa apareceu num preço bom.

Conseguí um esquema elétrico da geladeira, alguém tem alguma idéia de onde posso botar o termostato externo?
Acredito que o sensor de temperatura ligado na placa é só um sensor, e não pilota nada, só informa pra placa a temp...

Ps, aqui não tenho pc, e meu celular nao conseguiu de forma alguma fazer upload no fórum, botei nesse link:

https://ibb.co/kSx4vm

Valeu galera!
Sergiocc está offline

Responder com Quote
Antigo 26-10-2017, 08:11 AM   #216
Wenderosck
Recipes 

Se o motor da geladeira estiver ligado, Quando abre a porta da geladeira o motor desliga?

André Wenderosck
Wenderosck está offline

Responder com Quote
Antigo 08-11-2017, 09:54 AM   #217
leorjbrz
Recipes 

Registo: Mar 2017
Msgs: 10
Likes Given: 2

Terá que fazer a intervenção direta no compressor, desligando a parte elétrica da geladeira.
leorjbrz está offline

Responder com Quote
Antigo 08-11-2017, 12:03 PM   #218
Sergiocc
Recipes 

Liked 1 Times on 1 Posts

Quote:
Mensagem Original de leorjbrz Ver Mensagem
Terá que fazer a intervenção direta no compressor, desligando a parte elétrica da geladeira.
Mas se eu fizer isso perco o ciclo de degelo, e em questão de horas o evaporador remoto vai entupir com um bloco imenso de gelo....

A grande dificuldade é exatamente essa, fazer funcionar o compressor + ventilador, mantendo os ciclos de degelo, que ao contrário das geladeiras que não são frost free, são essenciais para o funcionamento contínuo da mesma.
Sergiocc está offline

Responder com Quote
Antigo 08-11-2017, 12:07 PM   #219
Wenderosck
Recipes 

Quote:
Mensagem Original de Wenderosck Ver Mensagem
Se o motor da geladeira estiver ligado, Quando abre a porta da geladeira o motor desliga?

André Wenderosck
Se quando o motor ligado a o abrir a porta o motor desligar, vc pode ligar o termostato no mesmo circuito da lâmpada, assim o termostato iria simular a porta aberta.
Minha geladeira e assim, o compressor não funciona com a porta aberta (não e frostfree)

André Wenderosck
Wenderosck está offline

Responder com Quote
Antigo 09-11-2017, 12:18 PM   #220
leorjbrz
Recipes 

Registo: Mar 2017
Msgs: 10
Likes Given: 2

Na verdade o compressor continua funcionando, o que para quando a porta é aberta é a ventoinha para o ar gelado não sair facilmente.

Quanto a ser frostfree em uso contínuo, tipo maturar próximo de zero grau por vários dias realmente, o degelo automático talvez fosse necessário.
Não sei se 30 dias, por exemplo, próximo de zero grau, chega a ser necessário esse degelo automático. As geladeiras que não são frostfree funcionam normalmente com o congelador lotado de gelo, acabam criando esse banco de gelo, o que não é ruim.
Faço isso no meu frigobar (Electrolux 120l), quando vou maturar, coloco um cooler de pc de 120mm dentro dele e coloco o próprio termostato da geladeira no máximo, chega a zero grau dentro. não sei dizer dentro do mosto, mas acredito que deva ficar bem próximo por não ter mais atividade de fermentação.

Geladeiras que tem painel elétrico e tem uma configuração padrão de temperatura ao serem ligadas, não tem jeito, tem que ser feita a intervenção mesmo do compressor ligado no tic.

Abs
leorjbrz está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display