Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Receitas & ingredientes > Sugestões sobre Blonde Ale com laranja

Responder

Opções Display
Antigo 17-10-2017, 05:27 PM   #1
GabrielMachado
Recipes 

Registo: Oct 2017
Msgs: 3
Liked 1 Times on 1 Posts
Likes Given: 2

Default Sugestões sobre Blonde Ale com laranja

Boa tarde, eu to pensando em fazer uma Blonde Ale com traços de laranja adicionando no DH, meia laranja pasteurizada pra uma receita de 20L. Segue abaixo os ingredientes que pensei em utilizar:

MALTES

Malte Pilsen 90%
Malte Vienna 10%

LÚPULOS

Admiral
Cascade
Mandarina Bavaria

ESPECIFICAÇÕES

ABV - 5.21
Amargor - 27.9
Densidade Inicial - 1.053
Densidade Final - 1.013

Vou usar carbonatação forçada pra não correr risco de explosão de garrafa. O Cascade vou adicionar nos primeiros 15min e o Admiral vai ser adicionado nos 60min.
GabrielMachado está offline

Responder com Quote
Antigo 18-10-2017, 10:22 AM   #2
bruno12345
Recipes 

Registo: Jun 2016
Msgs: 63
Liked 19 Times on 16 Posts
Likes Given: 13

Como vai fazer as adições de cada lúpulo?
Imagino que seja o Admiral para amargor e o Cascade para aroma/sabor.
Qual a levedura? Qual a temperatura de fermentação? Qual o perfil de maturação? Em que momento vai fazer a imersão da laranja pra obter o aroma?
To fazendo essas perguntas pois o resultado final depende muito dessas questões.
Pelos lúpulos que está utilizando, imagino que seja uma American Blonde Ale e, o perfil frutado que está propondo foge ao estilo, mas vale a experiência... também não sou purista e essa idéia que vc está propondo com essa receita é interessante. O que vale é experimentar até se adequar ao seu gosto. Danem-se os rótulos (Fuck BJCP... rs).

Outra coisa: eu, consideraria adiconar de 300g a 500g de Carapils para melhorar a retenção de espuma. Se vc usa algum software cervejeiro, vc pode ver se fica melhor substituir parte do pilsen ou parte do viena pelo carapils. Mas claro, foi só uma dica pois o mais importante é a experiência que vc adquire no processo com suas próprias idéias.

Abraço.
bruno12345 está offline
GabrielMachado Likes This 
Responder com Quote
Antigo 18-10-2017, 10:51 AM   #3
Wenderosck
Recipes 

Registo: Jul 2017
Msgs: 183
Liked 30 Times on 28 Posts

Não acho necessário adicionar carapils pra retenção de espuma, o Viena já ajuda bastante, pra mim 27ibu e muito forte pra uma American blond ALE, que é leve, gosto dela na casa dos 18ibu
Vc vai adicionar somente a casca ou toda laranja?
Vai devagar com a quantidade, por ser uma cerveja leve, adições pequenas tem grandes impactos. Posta os resultados que eu gostei da idéia!!!!!

André Wenderosck
Wenderosck está offline
GabrielMachado Likes This 
Responder com Quote
Antigo 18-10-2017, 11:35 AM   #4
GabrielMachado
Recipes 

Liked 1 Times on 1 Posts

Boa tarde pessoal, a imersão da laranja será faltando quatro dias para finalizar a maturação, vou utilizar uma laranja pela metade. Ainda não sei que fermento usar... se puderem me ajudar! Vou tentar fazer ela caso dê certo compartilho o resultado com vocês!

Responder com Quote
Antigo 18-10-2017, 02:31 PM   #5
bruno12345
Recipes 

Quote:
Mensagem Original de GabrielMachado Ver Mensagem
Boa tarde pessoal, a imersão da laranja será faltando quatro dias para finalizar a maturação, vou utilizar uma laranja pela metade. Ainda não sei que fermento usar... se puderem me ajudar! Vou tentar fazer ela caso dê certo compartilho o resultado com vocês!
Se vc estiver pensando numa American Blonde Ale (pois existe a Belgian Blonde Ale tb) recomendo uma levedura com perfil de fermentação limpo como US05 para leveduras secas ou o American Ale da Levtek para leveduras líquidas. Esses são apenas dois exemplos... mas existem algumas outras q podem ser utilizadas. O mais importante é vc escolher uma levedura q nao produza muitos esteres durante a fermentação.
bruno12345 está offline

Responder com Quote
Antigo 18-10-2017, 03:54 PM   #6
Danielsantos
Recipes 

Registo: Aug 2015
Msgs: 323
Liked 96 Times on 68 Posts
Likes Given: 12

Quote:
Mensagem Original de bruno12345 Ver Mensagem
Se vc estiver pensando numa American Blonde Ale (pois existe a Belgian Blonde Ale tb) recomendo uma levedura com perfil de fermentação limpo como US05 para leveduras secas ou o American Ale da Levtek para leveduras líquidas. Esses são apenas dois exemplos... mas existem algumas outras q podem ser utilizadas. O mais importante é vc escolher uma levedura q nao produza muitos esteres durante a fermentação.
Segundo o BJCP para este estilo:
''Ésteres frutados de intensidade baixa a média são opcionais, mas são bem-vindos''.

eu uso o S04, porém deve ser fermentada a 17°....já fermentei a 19° e fica muito esterificada, totalmente fora do estilo. a 17°c os ésteres ficam bem sutis...
Danielsantos está offline

Responder com Quote
Antigo 18-10-2017, 05:11 PM   #7
bruno12345
Recipes 

Quote:
Mensagem Original de Danielsantos Ver Mensagem
Segundo o BJCP para este estilo:
''Ésteres frutados de intensidade baixa a média são opcionais, mas são bem-vindos''.

eu uso o S04, porém deve ser fermentada a 17°....já fermentei a 19° e fica muito esterificada, totalmente fora do estilo. a 17°c os ésteres ficam bem sutis...
Concordo... mas como ele quer usar laranja e está usando cascade q tb é cítrico... não sei se combina mto com perfil esterificado. Mas aí é questão de gosto mesmo. Outra coisa a ser lembrada é q por mais limpa q seja uma levedura ale, ela sempre vai gerar ésteres. Se fermentar com US05 a 19 ou a 20 graus vao ter ésteres na cerveja... mto mais sutis q o S04, por exemplo, mas eles estarão lá.
bruno12345 está offline

Responder com Quote
Antigo 19-10-2017, 11:04 AM   #8
GabrielMachado
Recipes 

Liked 1 Times on 1 Posts

Bom pra ser sincero, não sei em que estilo ela se encaixa. Meu objetivo é fazer ela com esses ingredientes... ela pode ser uma ABA ou uma Fruit Bier, enfim queria propor pra vocês essa receita. Eu tenho uma IPA que to fermentando com US05 acho que vou aproveitar o embalo e fazer essa com US05 também.
Se gostaram da receita deem a opinião de vocês! abraço.
bruno12345 Likes This 
Responder com Quote
Antigo 19-10-2017, 01:29 PM   #9
bruno12345
Recipes 

Quote:
Bom pra ser sincero, não sei em que estilo ela se encaixa. Meu objetivo é fazer ela com esses ingredientes... ela pode ser uma ABA ou uma Fruit Bier, enfim queria propor pra vocês essa receita. Eu tenho uma IPA que to fermentando com US05 acho que vou aproveitar o embalo e fazer essa com US05 também.
Á idéia parece mto boa mesmo. Acho q vai ficar uma cerveja mto boa. Não ligue mto pra estilos... faça o q vc acha q vai ficar bom... O q vai te agradar. O BJCP é apenas um guia (mto bom por sinal) e não um livro sagrado da cerveja. Vc pode se guiar pelo BJCP mas não limite suas experiências por causa do q está escrito lá.
bruno12345 está offline

Responder com Quote
Antigo 19-10-2017, 01:48 PM   #10
sepesaraiva
Recipes 

Registo: Aug 2017
Msgs: 117
Liked 16 Times on 14 Posts
Likes Given: 16

Quote:
Opa.. Penso em adicionar laranja (não sei como ainda) em alguma IPA que eu for fazer mais pra frente. Se optar por fazer nessa sua IPA que ta fermentando ai, documenta como esta fazendo e posta o resultado ai pra nos?? tipo, tirar foto de como está colocando a laranja, qual tipo dela, peso, como fez a pasteurização etc... Vai ajudar bastante cara!!

Valeu, abraço!

Responder com Quote
Responder
Opções
Display