Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Equipamentos, Técnicas e Processos > Prateleiras de Madeira na Geladeira?

Responder

Opções Display
Antigo 10-01-2018, 11:07 AM   #1
Carbobiach
Recipes 

Registo: Jul 2017
Msgs: 247
Liked 83 Times on 59 Posts
Likes Given: 155

Default Prateleiras de Madeira na Geladeira?

E ae, pessoal!

Reparei que as prateleiras (grades) da minha geladeira envergam muito quando coloco meus fermentadores e isto me dá um puta medo, porque elas já estão a meio pau (normalmente coloco de 20 a 40l em cada uma).

Tenho uma chapa de compensado naval em casa de 20mm de espessura, pensei em envernizar e utilizar, pela alta resistência.

Acham que teria problemas com alojamento de fungos nas chapas, por conta da umidade? Alguém usa prateleiras de madeira ou reforçadas com madeira?

Meu blog (em construção): https://carbobiachhomebrew.blogspot.com.br/
Carbobiach está offline

Responder com Quote
Antigo 10-01-2018, 12:46 PM   #2
Rafael_Mulinari
Recipes 

Registo: Jun 2017
Msgs: 21
Liked 6 Times on 5 Posts

Aqui uso de madeira.
Peguei ripas de telhado e serrei no tamanho da prateleira...
Fermento 50L e elas não dão nem sinal de envergar. Aguentam muitos mais que os 50 kg do líquido...

Vou anexar a foto pra vc ver..
Existem manchas de água na madeira que é o suor do fermentador quando estou embarrilando, mas fungo não...
Mas quando não estou usando a geladeira para fermentar ou maturar a porta fica sempre aberta para arejar...

Se você passar em alguma obra ou madeireira os caras capaz que nem cobram de vc...
IMG_20180110_133916.jpg‎  
Rafael_Mulinari está offline
2
People Like This 
Responder com Quote
Antigo 10-01-2018, 03:19 PM   #3
rmrcarvalho
Recipes 

Registo: Dec 2016
Msgs: 74
Liked 20 Times on 19 Posts
Likes Given: 46

Eu também fiz prateleiras de madeira para o meu freezer. No meu caso é um freezer vertical, no qual a serpentina passa debaixo de cada prateleira, que no contexto original servem apenas para encaixe das gavetas e, por isso, não suportam muito peso.

Para abrir espaço para os fermentadores eu removi as bases de algumas prateleiras e dobrei alguns trechos da serpentina. Para não sobrecarregar a prateleira eu peguei algumas peças de madeira, apoiando elas mais ou menos como na foto do amigo acima.

No entanto, meu freezer costuma pingar muito, pois a água (vapor) condensa na serpentina e estava molhando muito a madeira. Resolvi o problema "embrulhando" e vedando a madeira em plástico, mas em um plástico grosso. Desde então não tive mais problemas com a madeira molhada e o plástico é uma superfície bem mais fácil de secar e limpar.

Não sei se é o seu caso, mas pelo menos é mais um testemunho de como usar madeira na geladeira.

Abs.
rmrcarvalho está offline
Carbobiach Likes This 
Responder com Quote
Antigo 10-01-2018, 03:50 PM   #4
tomazela
Recipes 

Registo: Jan 2016
Msgs: 1.649
Liked 429 Times on 378 Posts
Likes Given: 305

Quote:
Mensagem Original de Carbobiach Ver Mensagem
E ae, pessoal!

Reparei que as prateleiras (grades) da minha geladeira envergam muito quando coloco meus fermentadores e isto me dá um puta medo, porque elas já estão a meio pau (normalmente coloco de 20 a 40l em cada uma).

Tenho uma chapa de compensado naval em casa de 20mm de espessura, pensei em envernizar e utilizar, pela alta resistência.

Acham que teria problemas com alojamento de fungos nas chapas, por conta da umidade? Alguém usa prateleiras de madeira ou reforçadas com madeira?
A madeira retém muita umidade e pode acumular fungos e bolores, tipo aqueles pretos que aparecem no balde qd está muito úmido.

O que eu fiz na minha foi cortar uns canos de PVC e colocar como apoio em baixo da prateleira, para dar maior sustentação.

O amigo acima usou madeira no lugar da prateleira, mas isso não garante que com o tempo, o plástico da geladeira que sustenta a prateleira estoure e caia tudo, ainda mais em geladeiras antigas, onde o plástico está bem ressecado.
tomazela está offline
Carbobiach Likes This 
Responder com Quote
Antigo 10-01-2018, 03:57 PM   #5
Carbobiach
Recipes 

Registo: Jul 2017
Msgs: 247
Liked 83 Times on 59 Posts
Likes Given: 155

Valeu, rapaziada! Fiquei mais tranquilo! Vou serrar a chapa aqui e tirar as grades!

Meu blog (em construção): https://carbobiachhomebrew.blogspot.com.br/
Carbobiach está offline

Responder com Quote
Antigo 10-01-2018, 05:51 PM   #6
Rafael_Mulinari
Recipes 

Registo: Jun 2017
Msgs: 21
Liked 6 Times on 5 Posts

Um detalhe que não mencionei é que minha geladeira é frost-free, então age como um ar condicionado retirando toda a umidade do ambiente.

Fungo é uma preocupação que eu não tenho nem um pouco...
Chances mínimas.
Rafael_Mulinari está offline
Carbobiach Likes This 
Responder com Quote
Antigo 12-01-2018, 04:11 PM   #7
luiz_fernandoh
Recipes 

Registo: Apr 2016
Msgs: 81
Liked 6 Times on 6 Posts

eu usei madeira e pintei muito bem com esmalte a base de água.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
luiz_fernandoh está offline

Responder com Quote
Antigo 12-01-2018, 04:24 PM   #8
Snoop
Recipes 

Registo: Mar 2017
Msgs: 98
Liked 24 Times on 22 Posts
Likes Given: 37

Uso compensado naval. Até aqui tudo normal.
Snoop está offline

Responder com Quote
Antigo 12-01-2018, 05:43 PM   #9
MacBozo
Recipes 

Registo: May 2014
Msgs: 106
Liked 29 Times on 21 Posts
Likes Given: 55

Uma alternativa, também, para evitar a umidade na madeira seria envolver com alumínio ... estes que se compra em rolo.
O único problema que vejo seria arrastar o balde sobre ele e acabar rasgando.
Na minha geladeira tem uma haste de ferro, que é a base das ventoinhas e por ser de ferro estava sempre enferrujando. Eu limpei a ferrugem e envolvi em aluminio. Bau Bau. Tá lindosmar.
MacBozo está offline

Responder com Quote
Antigo 17-01-2018, 03:57 PM   #10
Dasbera
Recipes 

Registo: Jul 2015
Msgs: 63
Liked 3 Times on 3 Posts
Likes Given: 10

Também uso madeira e não tive problemas. Uma coisa que faço é espirrar iodophor por toda a geladeira, não aparece uma colônia sequer.

Responder com Quote
Responder
Opções
Display