Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Sanitização > Sanitização com iodophor

Responder

Opções Display
Antigo 27-12-2017, 04:37 PM   #151
damigol
Recipes 

Registo: Sep 2017
Msgs: 81
Liked 9 Times on 8 Posts
Likes Given: 66

Quote:
Mensagem Original de gnucci Ver Mensagem
Coloquei iodorphor no air lock do balde de fermentação e no dia seguinte ele ficou transparente... alguém saberia dizer o motivo??

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
A solução de Iodo vai perdendo a cor quando perde as propriedades dele. Guardando em geladeira ela dura mais tempo. Geralmente uso no Blowoff e ela mantém a cor até o final.
damigol está offline

Responder com Quote
Antigo 06-02-2018, 12:29 PM   #152
Chacal
Recipes 

Registo: Jan 2018
Msgs: 14

Quote:
Mensagem Original de RodrigoCampos Ver Mensagem
Comecei faz pouco tempo mas não notei nada nem com as cervejas que fiz até agora e nem com as que um amigo que me influenciou aqui faz. Uso o mesmo Biofor da Lamas mas comprei aqui mesmo em Fortaleza. Fácil de encontrar em lojas do ramo agropecuário.

Sobre a espuma que ele deixa eu fico receoso e tento tirar ela na hora de escorrer o iodofor mas tem vezes que é difícil! Se não tem dado problema como vocês dizem vou tentar relaxar com isso.

Agora sobre o tempo de contato, eu deixo um tempo imerso e depois deixo escorrer. Não sabia que dava só para borrifar. Realmente fica bem mais fácil assim. A sanitização é um daqueles processos que o pessoal prefere pecar pelo excesso do que pela negligência! É um tal de lavar, usar vanish, ferver e ainda usar o sanitizante! rsrsrsrs
Tbm sou de fortaleza. Existe algum local aqui em fortaleza que vende insumos?
Chacal está offline

Responder com Quote
Antigo 06-02-2018, 01:02 PM   #153
eduatletico
Recipes 

Registo: Oct 2013
Msgs: 89
Liked 6 Times on 5 Posts
Likes Given: 13

Quote:
Mensagem Original de Chacal Ver Mensagem
Tbm sou de fortaleza. Existe algum local aqui em fortaleza que vende insumos?
Tem a BrewLab Insumos
eduatletico está offline

Responder com Quote
Antigo 06-03-2018, 02:46 PM   #154
FelGuara
Recipes 

Registo: Apr 2017
Msgs: 15
Liked 2 Times on 2 Posts
Likes Given: 42

Quote:
Mensagem Original de Rins Ver Mensagem
Eu moro no rio, e deixo ele do lado de fora de casa (bate 33 36 graus rindo) faço leva de 20 ltrs e ate hoje ja brassei mais de 50 tipos de cerveja e nunca tive contaminação.
Acredito se a garrafa for bem lacrada é dificil perder a eficiencia do iodo, ou então sou muito sortudo.
Detalhe, tenho esse iodophor desde que comecei a fazer cerveja, pq dura muito, desde de 2009. Ele agora ta acabando, mais ainda to fazendo cerveja com ele e ta funcionando de boa!
Amigos, boa tarde.
Comprei um frasco do Kalyclean s 390 e lendo o rótulo me deparei com duas questões.
Primeiro que na composição descrita no rótulo não consta iodo, ao menos especificamente.
Segundo que a validade informada é de apenas 8 meses após a fabricação.
Este post de 2013 aí relata a utilização de iodofor por anos.
Esta validada é "válida" rrsrsrs, ou formalidade a ser cumprida pelos fabricantes?
Grande abraço.
FelGuara está offline

Responder com Quote
Antigo 07-03-2018, 09:54 AM   #155
jeanpaullopes
Recipes 

Registo: May 2016
Msgs: 1.106
Liked 356 Times on 298 Posts
Likes Given: 250

O iodo é volátil, principalmente quando mais dissolvido. A validade é até onde o fabricante se compromete em ter o que diz entregar.

Minha experiência prática diz que dá para usar um pouco mais. o meu cheguei a usar por quase 12 meses com sucesso (ou melhor, sem contaminações) mas descartei boa parte por conta de que ele começou a ficar cada vez mais viscoso (provavelmente por evaporação do solubilizante) o que poderia comprometer a correta preparação do sanitizante.

Na boa, é tão prático usar o iodofor e é tão barato que vale mais a pena seguir minimamente as indicações de validade. Cada vez que faço uma solução (para brassagem ou envase) vou logo de 20l para jogar todo o equipamento dentro.
FelGuara Likes This 
Responder com Quote
Responder
Opções
Display

« Anterior | Seguinte »
Escolher Fórum