Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Iniciantes > Proteina coagulada e medir temperatura do fermentador

Responder

Opções Display
Antigo 16-04-2018, 12:47 AM   #1
vlirio94
Recipes 

Registo: Apr 2018
Msgs: 4
Likes Given: 5

Default Proteina coagulada e medir temperatura do fermentador

Boa noite, forum. Estou com duas duvidas... Aos que possuem um controlador de temperatura, na geladeira, podiam me falar como o deixam? Já armei, fiz tudo direitinho mas como faço pra ele ter um contato mais preciso com o fermentador, pra ter uma temperatura-regulação exata? OBS. Não possuo um poço térmico para colocar o sensor do tic dentro.

Outra duvida é... depois que fiz o whirpoll (utilizei uma pastilha de whirfloc), já com o chiller de imersão dentro da panela, subiram algumas "pelotas", que ao ler aqui no forum cheguei a conclusão de que eram proteinas coaguladas, elas estavam na parte de cima da panela. Elas podem cair no balde fermentador normalmente e caso não como faço para evitar de que essas proteinas coagulem?

Valeu, forum!! Nota 10!!
vlirio94 está offline

Responder com Quote
Antigo 16-04-2018, 07:55 AM   #2
nathanguilherme
Recipes 

Registo: Feb 2018
Msgs: 20
Liked 4 Times on 3 Posts

cara, tambem nao possuo um poço termico no meu balde fermentador na geladeira, coloco uma camada de izolante termico colado no balde junto com a ponta do termostato e vedo bem com fita para tentar chegar o mais proximo da temperatura interna do fermentador.
Sobre o uso do whirfloc, geralmente se usa faltando 15 minutos para o termino da fervura, sera que nao pode ter sido isso o problema de proteinas coaguladas?
nathanguilherme está offline
vlirio94 Likes This 
Responder com Quote
Antigo 16-04-2018, 12:21 PM   #3
vlirio94
Recipes 

Eu coloquei uma espuma, presa com fita isolante, com o sensor do tic no interior e estou fazendo assim a medição. Na questão do whitrfloc eu utilizei faltando 15 minutos para o termino da fervura e não sei se foi isso que causou as proteínas coaguladas. Essa é uma das minhas duvidas também.
vlirio94 está offline

Responder com Quote
Antigo 16-04-2018, 05:49 PM   #4
nathanguilherme
Recipes 

Registo: Feb 2018
Msgs: 20
Liked 4 Times on 3 Posts

o certo é voce colar um daqueles adesivos que colocam em telhados que refletem o calor, coloquei um daquele la, achei que consigo ter um resultado legal, qualquer casa de construcao se acha por metro.
A questao do whirlfloc ai eu nao sei te ajudar tambem kkkkk
nathanguilherme está offline
vlirio94 Likes This 
Responder com Quote
Antigo 16-04-2018, 06:46 PM   #5
Tiago
Moderator
HBTBR_MODERATOR.png
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 2.993
Liked 1246 Times on 940 Posts
Likes Given: 404

Quote:
Mensagem Original de vlirio94 Ver Mensagem
Boa noite, forum. Estou com duas duvidas... Aos que possuem um controlador de temperatura, na geladeira, podiam me falar como o deixam? Já armei, fiz tudo direitinho mas como faço pra ele ter um contato mais preciso com o fermentador, pra ter uma temperatura-regulação exata? OBS. Não possuo um poço térmico para colocar o sensor do tic dentro.

Outra duvida é... depois que fiz o whirpoll (utilizei uma pastilha de whirfloc), já com o chiller de imersão dentro da panela, subiram algumas "pelotas", que ao ler aqui no forum cheguei a conclusão de que eram proteinas coaguladas, elas estavam na parte de cima da panela. Elas podem cair no balde fermentador normalmente e caso não como faço para evitar de que essas proteinas coagulem?

Valeu, forum!! Nota 10!!
A forma correta é encostar o sensor no fermentador e isolar ele da parte externa com algum material. Praticamente qualquer coisa funciona, pode ser estopa de algodão, isopor, etc...

As bolas de proteína se formaram por causa do choque térmico com o chiller no resfriamento. O whirfloc ajuda a aglutinar ainda mais. Não tem problema se for alguma coisa disso pro fermentador.

Abraço
Responder com Quote
Antigo 16-04-2018, 11:22 PM   #6
vlirio94
Recipes 

Estou usando uma espuma com o sensor do tic dentro dela e prendendo ao fermentador com fita isolante. Será que mede tranquilamente?

Show de bola! Foi no resfriamento que essas proteínas coaguladas apareceram. Tem alguma forma de evita-las ou é sem problemas?
vlirio94 está offline

Responder com Quote
Antigo 16-04-2018, 11:36 PM   #7
Tiago
Moderator
HBTBR_MODERATOR.png
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 2.993
Liked 1246 Times on 940 Posts
Likes Given: 404

Quote:
Mensagem Original de vlirio94 Ver Mensagem
Estou usando uma espuma com o sensor do tic dentro dela e prendendo ao fermentador com fita isolante. Será que mede tranquilamente?

Show de bola! Foi no resfriamento que essas proteínas coaguladas apareceram. Tem alguma forma de evita-las ou é sem problemas?
Se o sensor estiver encostando na parede do fermentador e com a espuma por cima OK. Não deve estar dentro da espuma isolado de tudo.

Essa coagulação promovida pelo choque térmico (formação do cold break) é extremamente benéfico pra cerveja, evita problemas de turbidez (chill haze), não se deve buscar evitar e sim promover, então não se preocupe com isso.
Responder com Quote
Antigo 17-04-2018, 04:05 PM   #8
vlirio94
Recipes 

Show!! Valeu, Tiago, agora é esperar para continuar as próximas etapas após a fermentação. Existe alguma forma de finalizar o post ou pode deixar ele em aberto aqui no forum?
vlirio94 está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display