Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Brew Science > Sulfato de cálcio P.A. - Dúvida PPM metais pesado.

Responder

Opções Display
Antigo 15-04-2018, 06:49 PM   #1
Ricardo84
Recipes 

Registo: Mar 2018
Msgs: 3
Likes Given: 2

Default Sulfato de cálcio P.A. - Dúvida PPM metais pesado.

Olá, cervejeiros. Tudo bem?

Eu sempre compro os saís para ajuste da água, P.A ACS/USP. Porém, nessa última compra, por falta de atenção comprei Sulfato de Cálcio P.A. Sendo o mesmo, com uma taxa de metais pesado de 5ppm. Percebi há poucos dias, onde já consumi a metade da leva de IPA que eu fiz.

O ajuste da água para IPA, vai bastante desse sal. Será que essa quantidade de metais pesados pode trazer algum risco à saúde?

Ou a quantidade de sulfato de cálcio, em relação a quantidade de água torna minimo a presença dos metais, sendo assim não prejudicial.

Obrigado,
Ricardo Nogueira.
Ricardo84 está offline

Responder com Quote
Antigo 16-04-2018, 06:57 PM   #2
Tiago
Moderator
HBTBR_MODERATOR.png
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 2.993
Liked 1246 Times on 940 Posts
Likes Given: 404

Quote:
Mensagem Original de Ricardo84 Ver Mensagem
Olá, cervejeiros. Tudo bem?

Eu sempre compro os saís para ajuste da água, P.A ACS/USP. Porém, nessa última compra, por falta de atenção comprei Sulfato de Cálcio P.A. Sendo o mesmo, com uma taxa de metais pesado de 5ppm. Percebi há poucos dias, onde já consumi a metade da leva de IPA que eu fiz.

O ajuste da água para IPA, vai bastante desse sal. Será que essa quantidade de metais pesado pode trazer algum risco à saúde?

Ou a quantidade de sulfato de cálcio, em relação a quantidade de água torna minimo a presença dos metais, sendo assim não prejudicial.

Obrigado,
Ricardo Nogueira.
Oi Ricardo,

Sim, a diluição na leva toda vai reduzir bastante esse valor. Eu não diria que existe nível mínimo seguro, o melhor seria não ter nada certamente.

Mas ao mesmo tempo eu diria pra vc não ficar preocupado por essa leva e pelo que já bebeu.

Sei que a levedura é capaz de complexar e absorver uma boa quantidade de vários metais, através de alguns artigos que li... isso reduz praticamente a zero níveis de alguns metais dissolvidos. Não sei/não lembro se vale pra todos ou pra quais metais pesados, seria o caso de fazer uma nova leitura.

Abraço
Responder com Quote
Antigo 17-04-2018, 05:45 AM   #3
Ricardo84
Recipes 

Registo: Mar 2018
Msgs: 3
Likes Given: 2

Quote:
Mensagem Original de Tiago Ver Mensagem
Oi Ricardo,

Sim, a diluição na leva toda vai reduzir bastante esse valor. Eu não diria que existe nível mínimo seguro, o melhor seria não ter nada certamente.

Mas ao mesmo tempo eu diria pra vc não ficar preocupado por essa leva e pelo que já bebeu.

Sei que a levedura é capaz de complexar e absorver uma boa quantidade de vários metais, através de alguns artigos que li... isso reduz praticamente a zero níveis de alguns metais dissolvidos. Não sei/não lembro se vale pra todos ou pra quais metais pesados, seria o caso de fazer uma nova leitura.

Abraço
Olá, Tiago.

Obrigado pela explicação. Agora eu posso voltar a consumir minha leva sem culpa.

Eu compro pote de 500g em um laboratório, com validade de 4 anos. Acho que vou descartar esse sal e comprar outro.

Obrigado.
Ricardo84 está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display